free html5 templates

HABACUQUE

“O profeta Habacuque encoraja e fortalece seu povo em tempos de dificuldades e conflitos, e destaca a soberania de Deus e a necessidade de o justo viver pela fé. Seu comunicado também serve de aviso aos que se recusavam a dar ouvidos à voz de Deus. Ele oferece um padrão para se ter fé firme e inabalável.”



1 - ESTA É A MENSAGEM que veio ao profeta Habacuque, numa visão - que ele recebeu de Deus:

2 - O Senhor, quanto tempo ainda vou ter de pedir ajuda antes do Senhor me escutar? Eu grito ao Senhor, mas grito em vão. Não recebo resposta. "Socorro! Assassinato!" é o meu grito, mas ninguém aparece para socorrer!

3 - Será que eu te­nho de assistir todo esse pecado e toda essa tristeza à minha volta para sempre? Para qualquer lugar que eu olhe, existe violência e chantagem. Homens que dão a vida por uma discussão e uma briga.

4 – A lei não é cumprida, e nem nos tribunais se faz justiça pois os perversos são muito mais numerosos que os justos. O que manda é o dinheiro dado "por fora" e a desonestidade.

5 - O Senhor respondeu: "Prestem atenção e ficarão de boca aberta! Vocês ficarão espantados com o que eu vou fazer muito em breve! Ainda enquanto estiverem vivos, eu farei uma coisa que vocês terão de ver para crer.

6 - Eu estou preparando uma nova potência mundial, os caldeus, uma nação cruel e violenta que marchará pelo mundo e o conquistará.

7 - Eles serão famosos por sua maldade. Fazem o que bem entendem e ninguém pode com eles.

8 - Seus cavalos são mais ligeiros que os leopardos. Eles são um povo feroz. São mais ferozes que os lobos quando anoitece. As suas tropas de cavalaria marcham orgulhosamente, vindas de uma terra distante. Caem de repente sobre suas vítimas, como fazem as águias.

9 - Quando eles surgem para atacar, todos ficam tão apavorados que não é possível organizar a reação. Fazem tantos prisioneiros que é impossível contar!

10 - Zombam de reis, de príncipes, e das fortalezas de seus inimigos. Amontoam terra contra os muros das fortalezas e as conquistam.

11 - Atacam e se retiram com a rapidez do vento. Mas, a sua culpa é grande, pois dizem que o poder que têm foi dado pelos seus deuses."

12 - Ó Senhor meu Deus, meu Santo, o Senhor é eterno. Será que o Seu plano em tudo isso é nos destruir? É claro que não! Ó Deus, nossa Rocha, o Senhor resolveu dar poder aos caldeus para nos castigar e corrigir, por causa de nossos horríveis pecados.

13 - Nós somos perversos, mas eles são piores que nós! Será que o Senhor, que não tolera o pecado de maneira alguma, vai ficar assistindo calmamente enquanto eles nos devoram? O Senhor poderia ficar quieto enquanto os perversos destróem os que são melhores do que eles?

14 - Será que não passamos de peixes, feitos para serem pescados e mortos? Ou de cardumes que não têm um líder para defendê-lo de seus inimigos?

15 - Será que acabaremos fisgados pelos anzóis e apanhados pelas redes dos caldeus, enquanto eles festejam?

16 - Então eles adorarão seus equipamentos de guerra e queimarão incenso a eles! E dirão: "Estes são os deuses que nos deram toda essa riqueza"!

17 - O Senhor vai permitir que eles façam isso para sempre? Será que sempre sairão vitoriosos de suas guerras tão cruéis?

Capítulo 2

Habacuque 2



1 - AGORA VOU SUBIR à minha torre de vigia e esperar para ver que resposta Deus vai dar à minha queixa.

2 - E o Senhor me disse: "Escreva a minha resposta em uma prancha, em letras bem grandes, para que qualquer pessoa possa ler a mensagem num relance e saia correndo para contar a outros!

3 - Essas coisas que planejei não acontecerão porém imediatamente. Devagar, firmemente, e com certeza, vai se aproximando o tempo em que a visão será cumprida. Se parecer demorar muito, não se desespere, porque tudo vai acontecer mesmo! Seja paciente! O cumprimento dessa promessa não vai chegar nem um dia atrasado!

4 - Anote isso: Os homens perversos confiam em si mesmos, como fazem esses caldeus, e acabam fracassando. O justo, porém, confia em Mim e vive!

5 - Além do mais, esses caldeus arrogantes são traídos pela grande quantidade de vinho que bebem, porque o vinho é traiçoeiro. Cheios de ambição, eles conquistaram muitos povos, mas como a morte e o inferno, os caldeus nunca se satisfazem.

6 - Logo vai chegar o dia em que os seus escravos zombarão deles, dizendo: 'Ladrões! Finalmente a justiça acertou as contas com vocês! Agora vocês vão ter o que merecem pela violência e pela exploração que praticaram!'

7 - De repente os credores surgirão, furiosos, e carregarão consigo tudo o que eles têm. Enquanto vocês assistem a tudo, indefesos e tremendo de medo!

8 - Vocês destruíram muitas nações. Agora, elas os destruirão! Seus assassinos! Vocês semearam a violência entre os moradores dos campos e das cidades.

9 - Coitados de vocês, que ficaram ricos praticando a maldade, tentando com a riqueza escapar do perigo.

10 - Com os crimes que cometeram, vocês apenas envergonharam seus nomes e condenaram sua vida.

11 - As próprias pedras nas paredes das casas gritam, condenando-os, e as vigas do telhado fazem eco.

12 - Coitados de vocês que constroem cidades com o dinheiro ganho em assassinatos e roubos!

13 - O Senhor já decretou que as riquezas das nações sem Deus se transformarão em cinzas nas suas mãos! Elas se esforçam desesperadamente, mas em vão!

14 - Vai chegar o dia em que toda a terra ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor, tal como as águas enchem o mar.

15 - Coitados de vocês que fizeram seus vizinhos cambalear e se arrastar como bêbados, fazendo-os sofrer com sua violência e rindo quando eles ficavam nus e envergonhados!

16 - Logo, logo a sua própria glória será transformada em vergonha. Bebam o julgamento de Deus contra vocês. Tropecem e caiam!

17 - Vocês derrubaram as florestas do Líbano e agora serão derrubados! Vocês aterrorizaram os animais selvagens que apanharam em suas armadilhas e agora o terror vai cair sobre vocês por causa de toda a violência e assassinatos cometidos contra os moradores das cidades, em toda parte.

18 - Qual foi o proveito de adorar ídolos feitos por homens? Que mentira estúpida, dizer que eles poderiam ajudar! Como vocês foram tolos em confiar naquilo que vocês mesmos criaram!

19 - Coitados daqueles que ordenam a seus ídolos de madeira, sem vida, que os salvem! Coitados dos que gritam à pedra muda, pedindo que ela Ihes diga o que fazer! Quando é que imagens poderiam falar em lugar de Deus? Elas são cobertas de ouro e prata, mas dentro delas não há o menor sinal de vida!

20 - Mas o Senhor está em seu santo templo. Todos os habitantes da terra devem se calar diante dEle.

Capítulo 3

Habacuque 3



1 - ESTA É A ORAÇÃO de triunfo que Habacuque cantou ao Senhor:

2 - Ó Senhor, agora que ouvi os seus pianos, eu O adoro, cheio de espanto pelas coisas tremendas que o Senhor vai fazer! Nesta hora em que precisamos tanto de ajuda, ajude-nos novamente, como fez no passado! Mostre o seu poder que pode nos salvar. E mesmo na sua ira, lembre-se da sua misericórdia.

3 - Vejo Deus Se movimentando através dos desertos, partindo do Monte Sinai. Seu brilhante esplendor enche a terra e o céu. Sua glória enche o céu. A terra fica cheia de louvor a Ele! Que Deus maravilhoso é o Senhor!

4 - De suas mãos partem raios de luz brilhante. Ele se alegram em seu tremendo poder!

5 - A peste vai à sua frente e a praga vem logo atrás dEle.

6 - Ele pára e Se detém por um momento, observando a terra. Então, sacode as nações, destruindo as montanhas velhíssimas e nivelando os morros. O seu poder nunca muda!

7 - Vejo os povos de Midiã e Cusã mortalmente amedrontados!

8 e 9 - Foi cheio de ira, ó Deus, que o Senhor feriu os rios e dividiu o mar? O Senhor estava zangado com eles? Não, o Senhor estava mandando as suas carruagens de salvação! Todos viram o seu poder! E as fontes brotaram da terra quando o Senhor ordenou!

10 - As montanhas viram isso e tremeram. Grandes ondas de água avançaram. O grande abismo gritou, anunciando sua rendição ao Senhor.

11 - O sol e a lua, tão brilhantes, começaram a se apagar, escurecidos pelo brilho de suas flechas e pelo fulgor de sua lança brilhante.

12 - O Senhor marchou pela terra cheio de tremenda indignação, pisando as nações na sua ira.

13 - Saiu para salvar seu povo escolhido. O Senhor esmagou a cabeça dos perversos e deixou à vista todos os seus ossos, da cabeça aos pés.

14 - O Senhor destruiu com as suas próprias armas aqueles que, vindo como um furacão, pensavam que Israel seria uma presa fácil.

15 - Os seus cavaleiros marcharam pelo mar adentro. As águas se amontoaram.

16 - Eu tremo ouvindo essas coisas. Meus lábios tremem de medo. Minhas pernas bambeiam e eu estremeço de pavor! Esperarei em silêncio o dia em que toda essa tragédia vai acontecer ao povo que está para nos invadir.

17 - Embora as figueiras tenham sido totalmente destruidas e não haja flores nem frutos; embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios,

18 - eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação!

19 - O Senhor Deus é a minha força. Ele me dá a velocidade da corça e me guia em segurança por sobre as montanhas. (Recado para o regente do coro: Quando este cântico for cantado, o coro deve ser acompanhado por instrumentos de corda).