website templates

ISAÍAS

“Esse livro traz mensagens de juízo e arrependimento aos reinos de Judá e Israel, pois a obstinação poderia lhes trazer a ira divina. O profeta Isaías também apresenta vários pronunciamentos divinos para as nações pagãs relacionadas com Israel. O livro profetiza ainda a vinda do Messias, o salvador de Israel.”



1 - ESTAS SÃO AS mensagens que Isaías, filho de Amós, recebeu de Deus nas visões que teve, durante os reinos de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. Nessas mensagens, Deus mostrou a ele o que iria acontecer a Judá e Jerusalém.

2 - Céus, terra, escutem! Escutem o que o Senhor diz: Os filhos que eu criei com tanto amor e cuidado, os filhos que Eu ajudei a crescer e ficar fortes, se revoltaram contra Mim.

3 - Até os animais - o boi e o jumento conhecem e amam o dono, que cuida deles. Mas o meu povo, Israel, não Me conhece nem Me ama. Por mais que Eu faça, eles não se importam comigo.

4 - Que povo cheio, carregado de pecado! A culpa do povo de Israel é tão grande que eles andam curvados com o peso! E isso é de família; são iguaizinhos aos pais! São ruins de nascimento e vivem para a maldade! Viraram as costas para o Senhor e desprezaram o Santo de Israel. Escolheram viver sem a Minha ajuda.

5 e 6 - Ah, meu povo, vocês ainda não se cansaram de ser castigados? Vão me obrigar a viver batendo em vocês? Vão continuar revoltados contra Mim? Vocês estão doentes da cabeça aos pés, cheios de feridas abertas, sujas, cheias de sangue e de pus, feridas que nunca foram tratadas!

7 - O país está sendo destruído. As cidades estão queimadas. As plantações estão sendo roubadas pelos inimigos, enquanto vocês olham sem poder fazer nada.

8 - Sua capital, Jerusalém, está caindo aos pedaços como a cabana do vigia, depois que a plantação foi colhida - ou destruída pelos ladrões.

9 - Se o Senhor do Universo não viesse salvar alguns, nós acabaríamos sendo completamente arrasados como Sodoma e Gomorra.

10 - Que boa comparação! Escutem o que o Senhor diz, líderes de Israel, vocês que são iguais aos homens de Sodoma! Escutem judeus, vocês que são iguais ao povo de Gomorra, escutem o que o Senhor diz!

11 - Já não suporto mais os seus sacrifícios. Chega! Não quero mais os seus gordos carneiros, nem o sangue dos animais que vocês Me oferecem.

12 e 13 Para que servem os sacrifícios, se vocês nem sentem tristeza quando pecam? O incenso que vocês queimam para Mim, cheira mal. Suas festas religiosas - a lua nova e o Dia do Descanso, os seus jejuns - não passam de grossas mentiras! E não há nada que Eu odeie tanto quanto uma religião fingida!

14 - Eu não agüento mais todas essas festas. Eu sofro com elas; já nem posso olhar para essas cerimônias!

15 - De agora em diante, vocês podem orar com as mãos levantadas para o céu, mas Eu não vou atender! Podem fazer muitas orações, mas Eu não ouvirei nenhuma delas. E sabem por quê? Porque vocês são todos assassinos! As suas mãos estão sujas com o sangue das suas vítimas inocentes.

16 - Vamos, limpem-se de seus pecados! Limpem-se! Não quero mais ver vocês fazendo todas essas maldades; parem de uma vez de fazer o mal!

17 - Aprendam a fazer o bem, a ser honestos e a ajudar os pobres, os órfãos e as viúvas.

18 - Venham, vamos discutir o assunto até o fim! Por mais fundas e feias que sejam as manchas dos pecados que vocês cometeram, Eu posso limpar essas manchas completamente! Vocês ficarão limpos e brancos como a neve que acabou de cair. Mesmo que os seus pecados sejam vermelhos como sangue, Eu os deixarei brancos como cal!

19 - Se ao menos vocês Me deixassem ajudar, se ao menos vocês Me obedecessem, poderiam viver, ricos e felizes, na terra.

20 - Mas, se continuarem rebeldes, sem querer ouvir o que Eu digo, serão mortos pelos seus inimigos. Fui Eu, o Senhor, quem disse isso!

21 - Ah, Jerusalém! Antes você era a minha esposa fiel; agora não passa de uma prostituta, correndo atrás de outros deuses! Na que era antes a "Cidade da Justiça" habitam agora bandos de assassinos.

22 - Antes você era bonita e valiosa como prata de lei, agora é um monte de metal sem valor! Antes você era pura, mas agora parece vinho aguado!

23 – As suas autoridades se revoltaram contra Deus, e fizeram amizade com ladrões. Recebem parte do que os ladrões roubam, e não dão atenção aos problemas das viúvas e dos órfãos.

24 - Por isso, o Senhor do Universo, o Poderoso de Israel, avisa: Vou ajustar as contas, vou castigar duramente os meus inimigos!

25 - Vou limpar Israel de toda a sua sujeira; o fogo vai queimar o metal sem valor, o lixo.

26 - E quando acabar essa limpeza, darei bons juizes e conselheiros sábios, como Jerusalém tinha no princípio. Então ela voltará a ser chamada "A Cidade de Justiça" e "A Cidade Fiel" .

27 - Os judeus que se arrependerem e voltarem a obedecer ao Senhor, sendo justos e bondosos, serão salvos por Ele.

28 - Mas os teimosos, que insistem em viver pecando, e abandonam ao Senhor serão completamente destruídos.

29 - Vocês, que adoravam falsos deuses das árvores e dos bosques, ficarão cobertos de vergonha.

30 - Vocês murcharão como uma árvore velha, secarão como um jardim que não é regado.

31 - O homem mais forte e poderoso em Israel será como a palha; as grandes maldades que os judeus fizeram serão a chama que queima toda a palha e ninguém conseguirá apagar esse incêndio.

Capítulo 2

Isaías 2



1 - ESTA FOI OUTRA mensagem que Isaías recebeu, num sonho, sobre o futuro de Judá e de Jerusalém:

2 - Nos últimos dias da história, Jerusalém e o Templo do Senhor serão o centro das atenções de todo o mundo. Gente de todas as partes do mundo virá a Jerusalém para adorar ao Senhor.

3 - O comentário geral entre os povos vai ser o seguinte: "Vamos ao monte do Senhor, ao Templo do Deus de Israel. Lá Ele está ensinando Suas leis; vamos aprender e obedecer essas leis". Naquela época, o mundo inteiro vai ser dirigido pelas leis de Deus e a capital será Jerusalém.

4 - Os grandes problemas internacionais serão resolvidos pelo Senhor; todas as armas das nações serão transformadas em ferramentas úteis, pás, arados, e enxadas. Nunca mais se falará de guerra, não haverá mais quartéis ou escolas militares.

5 - Venham israelitas, vamos andar na luz do Senhor, obedecendo às Suas leis!

6 - O Senhor deixou o povo de Israel de lado porque eles seguiram os maus costumes do Oriente, a magia negra e a adivinhação, como também fizeram os filisteus.

7 - Israel tem grandes riquezas, muito ouro e prata sem limite; o país tem muitos cavalos e carros mais do que se pode contar.

8 - E os ídolos! Há ídolos por toda a parte. Os judeus estão adorando imagens que eles mesmos fizeram!

9 - O resultado disso é que o povo perde a sua dignidade, o homem perde o seu valor. Deus não pode perdoar esse pecado.

10 - Vamos, arrastem-se para dentro das cavernas! Escondam-se na terra, com medo da glória e do poder do Senhor,

11 - porque está chegando o dia em que todo o seu orgulho cairá por terra; nesse dia só o Senhor será exaltado.

12 - Naquele dia o Senhor do Universo castigará os orgulhosos e arrogantes. Ele vai humilhar todos esses homens que se exaltam, vai esfregá-los no pó!

13 - Nesse dia até as grandes árvores altas, os cedros do Líbano e os carvalhos de Basã, vão se curvar.

14 - Vai ser um dia de humilhação para as grandes montanhas, e as colinas,

15 - para as grandes torres e fortalezas,

16 - para os navios comerciais e os belos objetos que eles transportam porque tudo isso vai ser destruído diante do Senhor naquele dia.

17 - Todas as coisas de que a humanidade tanto se orgulha perderão seu valor; o orgulho do homem vai ser reduzido a zero, e somente o Senhor será honrado.

18 - Os ídolos serão completamente destruídos.

19 - Quando o Senhor se levantar de seu trono para julgar a terra, os homens, cheios de medo, se arrastarão para dentro das cavernas e buracos para se esconder da tremenda glória da sua majestade.

20 - Finalmente, naquele dia, os homens jogarão fora seus ídolos, suas imagens de ouro e prata que fizeram para adorar, deixando tudo isso para os morcegos e toupeiras

21 - e se espremerão dentro das cavernas e grutas para fugirem, apavorados, do Senhor e da glória da sua majestade, quando Ele se levantar do seu trono para castigar seus inimigos.

22 - Por isso ninguém deve confiar no homem! Ele não é nada; não tem valor algum.

Capítulo 3

Isaías 3



1 - O SENHOR do Universo vai cortar o sustento da cidade de Jerusalém e do povo de Judá, tanto o pão quanto a água.

2 - Vão desaparecer os soldados, os juizes, os profetas verdadeiros e falsos, e os velhos cidadãos;

3 - os oficiais do exército, os comerciantes, os advogados, os mágicos e os feiticeiros.

4 - Os reis de Israel serão como crianças - suas leis e suas ordens serão tolices de criança.

5 - As pessoas não darão importância a seus vizinhos; todos vão viver brigando. Os jovens ofenderão os velhos e lutarão contra as autoridades. Os criminosos atacarão os homens de bem.

6 - Naqueles dias, um homem dirá a seu irmão: "Você, você ainda tem uma roupa decente. Você vai ser o nosso rei e dar um jeito em toda essa confusão!"

7 - E a resposta será: "Nunca! Eu não posso ajudar ninguém. Não tenho roupas nem comida sobrando. Não quero me envolver com isso!"

8 - Todo o reino de Judá está caindo aos pedaços porque os judeus ofenderam o Senhor, falando e fazendo coisas indignas da Sua glória.

9 - Basta olhar para os seus rostos para ver o seu pecado. Eles não sentem nem um pouco de vergonha em mostrar publicamente os seus pecados, como fazia o povo em Sodoma. Já escolheram seu destino, o castigo de Deus.

10 - Mas, para as pessoas que obedecem a Deus, tudo correrá bem. Digam a elas: "Vocês receberão um prêmio por terem obedecido a Deus!" Mas para os que não obedecem digam: "O seu castigo não demora! Vocês vão sofrer por todo o mal que fizeram!"

12 - Ah, meu pobre povo! Os seus líderes não passam de crianças, brincando de reis. São fracos como mulheres! Eles enganam o meu povo, levando-o pelo caminho da destruição.

13 - O Senhor se levanta, e como um advogado de acusação num tribunal, Ele acusa o seu povo!

14 – Os primeiros a ser castigados serão os velhos e os príncipes, que exploraram o povo. Encheram os bolsos com o que roubaram de gente pobre e humilde.

15 - O Senhor do Universo pedirá contas, dizendo: "Como vocês tiveram coragem de fazer tanto mal ao meu povo, de explorar tanto os pobres?"

16 - Depois disso, Ele vai julgar as orgulhosas mulheres de Judá, que desfilam pelas ruas, de cabeças erguidas, exibindo seus enfeites, que fazem barulho quando elas andam. Enquanto isso, provocam os homens, com olhares maliciosos.

17 - Mas o Senhor vai castigar essas mulheres com uma doença no couro cabeludo! Vai deixá-las nuas e envergonhadas diante de todos.

18 - Quando isso acontecer, elas já não terão os dedos todos enfeitados de anéis, nem os enfeites de meia-lua e as toucas;

19 - os belos colares, as pulseiras e os véus que as deixam tão belas desaparecerão.

20 - Os lindos chapéus, as correntes que prendem nos tornozelos para andar com elegância, as cintas, os brincos com perfumes e os amuletos;

21 - os anéis com selo e as jóias até no nariz,

22 - os belos vestidos de festa, os xales elegantes, os mantos e as bolsas;

23 - seus espelhos, as blusas delicadas, os enfeites para o cabelo e os longos véus, tudo isso vai desaparecer.

24 - Em lugar do perfume vai haver o mau cheiro; em vez de belos cintos, elas usarão pedaços de corda; seus cabelos, sempre tão bem penteados, cairão completamente; em vez de belos vestidos, usarão pano de saco. Toda a antiga beleza dessas mulheres desaparecerá; tudo que lhes resta é a vergonha e a desgraça.

25 e 26 - Os seus maridos morrerão na guerra e as mulheres, tristes e sem esperança, chorarão sentadas à porta da cidade.

Capítulo 4

Isaías 4



1 - NAQUELE DIA haverá tão poucos homens vivos em Israel, que sete mulheres ao mesmo tempo atacarão cada um deles, dizendo: "Case-se conosco! Não precisa dar roupa nem comida; nós mesmas trabalharemos para nos sustentar. Só queremos casar, ter um marido, para não zombarem de nós, dizendo que somos solteironas!"

2 a 4 - Naquele dia, o Ramo do Senhor aparecerá em sua glória e seu poder. Os judeus que forem salvos terão os melhores frutos da terra; eles vão se orgulhar do que o seu país vai produzir. Quem escapar em Jerusalém será limpo de sua sujeira moral, seus crimes e pecados, pelo Espírito puro e justo de Deus. Essas pessoas serão chamadas o povo santo de Deus.

5 - Então o Senhor estenderá uma grande sombra sobre toda a cidade de Jerusalém - sobre as casas e as praças uma grande camada de nuvens durante o dia. E à noite haverá uma nuvem de fogo para iluminar a cidade gloriosa.

6 - Assim, Jerusalém ficará protegida contra o calor e as grandes tempestades.

Capítulo 5

Isaías 5



1 - AGORA EU VOU cantar para o meu Amado uma canção que fala da sua vinha. O meu Amado teve uma vinha num morro de terra muito boa.

2 - Ele afofou a terra, arrancou todas as pedras e plantou na sua vinha as melhores uvas. No meio da vinha, Ele construiu uma torre para o vigia e cavou um tanque para espremer as uvas e fazer vinho. Ele esperava que a vinha desse uvas doces, mas acabou colhendo uvas bravas, amargas.

3 - Agora, homens de Jerusalém e de Judá, eu pergunto. Sejam os juizes neste caso!

4 - Faltou alguma coisa à minha vinha? Houve alguma coisa que deixei de fazer por ela? Por que foi que a minha vinha produziu uvas amargas em vez de doces?

5 - Vejam o que vou fazer: vou derrubar o muro que cerca a vinha e ela passará a ser pasto para o gado.

6 - Ela vai se transformar num deserto. Não será cuidada; o mato e os espinhos crescerão por toda a parte. Darei ordem às nuvens para não deixarem cair chuva sobre ela.

7 - O que eu acabei de contar a vocês é a história do povo de Deus. Israel é a vinha do Senhor do Universo, sua bela propriedade. Ele esperava um povo justo mas o resultado foi um povo pecador, Ele queria ver a justiça e acabou vendo a maldade e a exploração.

8 - Ai de vocês que vivem comprando casas e mais casas, terrenos e terrenos, e acabam sendo os únicos donos da terra!

9 - O Senhor do Universo já declarou o seu castigo - eu mesmo ouvi: "Muitas casas, grandes e ricas, ficarão sem seus moradores, abandonadas.

10 - Uma vinha plantada num quintal não produzirá nem cinco litros de vinho, e para se colher vinte quilos de trigo, vai ser preciso plantar duzentos quilos de sementes.

11 - Ai dos que acordam cedo e passam o dia bebendo, até altas horas da noite coitados, de vocês, bêbados!

12 - Há sempre boa música em suas festas; mas ninguém dá valor às grandes coisas que o Senhor fez, ninguém tem interesse nEle!

13 – É por essa ignorância, por essa ingratidão que vou mandar o meu povo para a escravidão. Os homens ricos passarão fome e os mais humildes morrerão de sede.

14 - O inferno já está esperando impaciente, de boca aberta, a destruição de Jerusalém! Que banquete delicioso! Os ricos e de Jerusalém, com todo o barulho das suas festas, os que viviam bêbados e alegres na cidade, para lá descerão.

15 - Quando isso acontecer, os orgulhosos serão humilhados; os arrogantes e atrevidos serão rebaixados a nada,

16 - e o Senhor do Universo será honrado, será exaltado acima de todos os homens, porque só Ele é Santo, Justo e Bom.

17 - Quando isso acontecer, as ovelhas e bois pastarão onde antes estavam às ruas e casas de Jerusalém, e os pastores viajantes aproveitarão os campos abandonados pelos judeus ricos.

18 - Vai ser muito triste o destino das pessoas que pecam, arrastando atrás de si o seu pecado como se puxa um boi com uma corda.

19 - E ainda fazem pouco caso do Santo de Israel, desafiando o Senhor a castigá-los, dizendo: "Ande logo, Deus. Venha nos castigar! Queremos ver o que o Senhor pode fazer!"

20 - Coitados dos que dizem que o certo está errado e o errado está certo; que dizem que o preto é branco e o branco é preto; que afirmam que o amargo é doce e o doce é amargo.

21 - Pobre de quem se considera muito sábio, e quem se acha uma pessoa inteligente e sensata!

22 - Coitados dos que são "heróis" da bebida e gostam de mostrar para os outros o quanto podem beber;

23 - gente que por um pouco de dinheiro torce a justiça, dando liberdade aos criminosos e prendendo os inocentes.

24 - Por isso Deus vai castigar todos eles sem dó nem piedade. Eles vão sumir como a palha no fogo. Suas raízes apodrecerão; vão murchar e morrer porque não deram importância nem obedeceram à Lei do Senhor do Universo, às palavras do Santo de Israel.

25 - É por isso que Deus está tão zangado com o seu povo. Por isso, na sua ira, Ele estende sua mão e esmaga o povo. Os montes vão tremer e os corpos mortos serão espalhados como lixo pelas ruas. Mesmo assim a ira de Deus ainda não passou; Ele ainda vai castigar seu povo.

26 - Vai mandar um aviso a nações distantes, vai assobiar para que povos venham dos fins do mundo, e eles virão bem depressa.

27 - Esses exércitos nunca se cansam, não param nem saem de forma. Os seus uniformes são muito resistentes; eles não param para dormir ou descansar.

28 - Têm flechas afiadas e os arcos sempre prontos para atirar. Quando atacam, seus cavalos tiram faíscas do chão e os seus carros de guerra são rápidos como o vento.

29 - Eles atacam como o leão, rugindo, com muito barulho. Vão cair sobre o meu povo e levá-lo para a escravidão; sem que ninguém vá em seu socorro.

30 - O barulho desse exército, quando ataca, é como o barulho do mar. Sobre a terra de Israel há uma nuvem escura; o povo está cheio de medo; o céu está completamente preto.

Capítulo 6

Isaías 6



1 - NO ANO EM QUE o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor! Ele estava sentado em um trono alto e majestoso; todo o templo estava cheio da sua glória.

2 - À sua volta voavam poderosos serafins, anjos que tinham seis asas. Com duas asas, eles cobriam seus rostos, com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

3 - Formando um grande coral, eles cantavam: "Santo, Santo, Santo é o Senhor do Universo; toda a terra está cheia da sua glória".

4 - Era tão tremendo esse coral, que chegou a sacudir o templo, até os alicerces. De repente todo o templo ficou cheio de fumaça.

5 - Então eu pensei em voz alta: "Chegou a minha hora! Vou morrer porque sou um pecador. Cada vez que abro a boca eu peco, e isso acontece com todo o meu povo. E agora eu vi o Rei, o Senhor do Universo" .

6 - Foi aí que um dos serafins veio voando para perto de mim. Ele havia tirado uma brasa do altar,

7 - e com ela tocou a minha boca. Depois me disse: "De agora em diante você é considerado 'inocente' porque esta brasa tocou os seus lábios. Os seus pecados foram perdoados."

8 - Então o Senhor fez uma pergunta: "Quem será o mensageiro que Eu vou enviar ao meu povo? Quem irá?" E eu respondi: "Eu irei, Senhor. Mande-me!"

9 - E o Senhor me respondeu: "Sim, você irá. E esta é a mensagem que você dará a este povo: 'Vocês vão ouvir as minhas palavras muitas vezes, mas não vão entender. Vocês vão ver milagres, mas não entenderão o que eles significam. 10 - Feche a mente desse povo, tampe os ouvidos e os olhos deles. Assim não verão, não ouvirão nem compreenderão; não voltarão para Mim, nem serão salvos.

11 - Eu perguntei então: "Senhor, quando será que eles poderão escutar, ver e entender?" E Ele respondeu: "Só depois que as cidades forem destruídas e ficarem vazias sem um habitante e todo o país parecer um deserto!

12 - Até que os homens morram ou sejam levados para longe como escravos, até que a terra fique destruída e abandonada!

13 - Mas a décima parte - um pequeno resto que vai escapar passará por uma nova destruição. Israel será como uma árvore derrubada; esse pequeno resto é o toco, que tornará a crescer.

Capítulo 7

Isaías 7



1 - DURANTE O REINADO de Acaz (filho de Jotão e neto de Uzias), Jerusalém foi atacada pelos reis Rezim, da Síria, e Peca (filho de Remalias) de Israel. Apesar do ataque, a cidade não foi conquistada.

2 - Mas quando se avisou no palácio real que a Síria estava do lado de Israel na guerra contra Judá, Acaz e os judeus ficaram cheios de medo, agitados como as árvores num dia de vento.

3 - Então o Senhor disse a Isaías: "Leve seu filho Shear-Iashuv (“um resto voltará”) com você e vá encontrar-se com o rei Acaz. Você o encontrará perto do fim dos canos que levam a água para o açude elevado, junto ao caminho que acaba no campo onde o povo vai lavar roupa.

4 - Diga que ele deve se acalmar", mandou o Senhor, "diga que não se assuste com a ira desses joõesninguém, Rezim, o rei da Síria, e Peca, o rei de Israel.

5 - Eles fizeram um plano para atacar você e seus país, dizendo:

6 - 'Vamos invadir Judá, deixar todo o seu povo morrendo de medo. Então atacaremos Jerusalém, tomaremos a cidade e nomearemos o filho de Tabeal o novo rei de Judá.'

7 - "Mas o Senhor Deus diz: Esse plano irá por água abaixo,

8 - Damasco continuará a ser a capital da Síria apenas, e o rei Rezim não ganhará novas terras. Daqui a sessenta e cinco anos Efraim já não existirá como nação; será destruído.

9 - Samaria continuará sendo a capital de Efraim apenas, e o rei Peca não ganhará novas terras. Você não acredita em Mim? É bom começar a crer, senão Eu não o protegerei e você será destruído."

10 - Pouco depois, o Senhor mandou nova mensagem ao rei Acaz.

11 - "Acaz, peça um sinal, uma prova de que Eu vou mesmo derrotar os seus inimigos. Vamos, peça o que quiser, seja no céu ou na terra!"

12 - E o rei Acaz respondeu: "Não, eu não vou aborrecer o Senhor com uma coisa dessas".

13 - Isaias replicou: Ouçam, membros da família real! Já não basta vocês acabarem com a minha paciência? Querem acabar também com a paciência do meu Deus?

14 - Por isso, Deus vai dar um sinal - quer vocês queiram, quer não. Uma virgem terá um filho! E ela; chamará o nenê de Emanuel (que significa "Deus está conosco").

15 e 16 - Quando esse menino parar de mamar e começar a comer, pouco antes desse menino saber o que é certo e o que é errado, os dois reis que tanto assustam você, rei Acaz - os reis de Israel e da Síria - estarão vencidos.

17 - Mas, algum tempo depois, o Senhor vai castigar o povo de Judá e a família real; vai haver muito sofrimento, muita desgraça! Desde que o império de Salomão se dividiu em Israel, e Judá, nunca houve coisa igual. O grande rei da Assíria e o seu forte exército invadirão Judá!

18 - Nessa época, o Senhor chamará os exércitos do Egito e da Assíria para caírem sobre Judá como moscas, como abelhas furiosas.

19 - Os soldados virão, aos milhares, e ocuparão toda a terra, os vales, as cavernas, os pastos e os desertos cheios de espinhos.

20 - Naquele dia, o Senhor vai usar a "navalha" que você alugou para salvar Jerusalém de Rezim e de Peca - o rei da Assíria - para raspar tudo o que você possui: sua terra, suas plantações e seu povo.

21 - Quando acabar a invasão, Judá não passará de um pasto. Quem tiver sorte conseguirá salvar uma vaca e duas ovelhas.

22 - Mas haverá alimento bastante para o resto do povo que escapou com vida.

23 - Naquele dia, as belas plantações de uvas virarão espinheiros bravos.

24 - O pais vai se transformar numa floresta de espinhos, num campo de caça cheio de animais ferozes.

25 - Ninguém mais andará pelos morros de Judá. Antes eles eram bem cuidados, cheios de belos jardins; depois da invasão, ficarão cobertos de espinheiros. Somente os bois e as ovelhas vão pastar por ali.

Capítulo 8

Isaías 8



1 - O SENHOR ME mandou uma nova mensagem: "Faça um grande cartaz, com letras bem grandes, para todos poderem ler. Nesse cartaz você vai anunciar o nascimento de seu filho. O nome desse menino será Maher-shalal-hash-baz (rápido – despojo – presa – segura), que indica que os inimigos de Judá serão destruídos em breve."

2 - Pedi a Urias, o sacerdote, e Zacarias, filho de Jerebequias, conhecidos por todos como homens honestos, que fossem testemunhas de eu ter escrito o cartaz (antes mesmo da criança chegar).

3 - Então minha esposa e eu tivemos relações e ela ficou grávida. Quando o menino nasceu, o Senhor me disse: "Esse menino vai se chamar Maher-shalal-hash-baz.

4 - O seu nome indica que dentro de dois anos, antes dele aprender a falar 'Papai' ou 'Mamãe', o rei da Assíria invadirá a Síria e Israel e tomará todas as riquezas desses dois países.

5 - Mais uma vez o Senhor falou comigo e me disse:

6 - Já que o povo de Judá não quis saber da minha carinhosa proteção, suave como o riacho de Siloé, e estão dispostos a buscar ajuda dos reis Rezim e Peca,

7 e 8 - vou trazer os poderosos exércitos assírios para atacar os judeus. Eles virão como as águas do rio Eufrates durante as enchentes, espalhando-se por toda a terra de Judá, afogando todo o povo judeu, Ó Emanuel.

9 e 10 - Inimigos de Judá, em todo o mundo, juntem toda sua raiva! Preparem os seus exércitos para a guerra, mas saibam que serão completamente destruídos. Façam belos planos de batalha, treinem as manobras de ataque, mas saibam que nada disso dará resultado porque Deus está do nosso lado!

11 - O Senhor me ordenou, sem deixar dúvidas quanto á sua vontade: Não faça o que todo o povo está fazendo.

12 - Não pense em se render aos exércitos reunidos da Síria e de Israel. Não tenha medo disso, como todos os habitantes de Jerusalém.

13 - A única pessoa a quem você deve temer é o Senhor do Universo! Quem obedece e respeita a Ele não precisa ter medo de coisa alguma.

14 e 15 - Ele será o seu refúgio, a sua proteção! Mas o povo de Judá e de Israel, que rejeitou o cuidado e a proteção do Senhor, tropeçou na Rocha da Salvação e acabou sendo esmagado por ela, Muitos israelitas acabarão como escravos, muitos morrerão na guerra.

16 - Escreva o que Eu lhe falei, guarde as minhas palavras para o futuro. Comunique tudo isso a homens que Me obedecem e respeitam."

17 - Eu esperarei pelo Senhor. Ele Se escondeu do seu povo mas eu sei que posso confiar nEle.

18 - Eu e os filhos que o Senhor me deu, temos nomes que mostram o que o Senhor do Universo, que vive em Sião, planejou para o seu povo: Isaías significa "O Senhor salvará (o seu povo)", Shear-Iashuv significa "Um resto voltará" e Maher-Shalal-Hash-Baz significa "seus inimigos serão destruídos em breve".

19 - Por que vocês não acreditam no que o seu Deus disse? Por que vocês vão consultar feiticeiros e médiuns para saber o futuro? Eles falam, resmungam, mas não dizem nada. Por acaso os mortos podem revelar o futuro aos vivos?

20 - O Senhor diz: "Comparem as palavras desses feiticeiros e médiuns com a Minha lei, a Palavra de Deus! Se eles não falarem de acordo com a Lei, vocês podem saber que não fui Eu que os mandei. Não há futuro para as falsas mensagens desses feiticeiros.

21 - O meu povo vai acabar como escravo, castigado e cansado, morto de fome. E quando a fome apertar, eles vão ofender o seu Rei e seu Deus.

22 - Eles olharão para todos os lados procurando uma esperança, mas só haverá medo, tristeza e desespero. E depois, serão jogados na mais terrível escuridão.

Capítulo 9

Isaías 9



1 - MAS ESSA ÉPOCA de escuridão e desespero não vai durar para sempre. Em breve Deus vai castigar a terra de Zebulom e Naftali; no futuro, porém, essa mesma terra, a Galiléia, por onde passam os povos na estrada do mar, será de glória.

2 - O povo que está andando na escuridão verá uma grande Luz. Essa Luz vai brilhar e iluminar todos os que vivem na região da sombra da morte.

3 - Deus fará de Israel uma grande nação novamente. Os judeus viverão alegres como os lavradores quando chega a colheita, como os soldados que venceram uma batalha e conquistaram grandes riquezas.

4 - Isso porque Deus vai quebrar as correntes que prendem o seu povo, vai acabar com os sofrimentos da escravidão, vai quebrar o poder dos que maltratam o povo judeu, como quando os trezentos homens de Gideão derrotaram o enorme exército dos midianitas.

5 - Nesse dia tão lindo, não vai mais se ouvir exércitos marchando; os uniformes de batalha, manchados de sangue serão todos queimados.

6 - Tudo isso porque um Menino nasceu; porque Israel ganhou um Filho. Ele receberá todo o poder, o governo de toda a terra. Estes serão os títulos de nobreza que Ele terá: "Maravilhoso", "Conselheiro", "Deus Poderoso", "Pai-Eterno" e "Príncipe da Paz!”.

7 - O seu reina sempre crescerá e viverá em completa paz. Ele governará com justiça perfeita no trono de Davi, desde agora e eternamente. O Senhor do Universo vai providenciar cuidadosamente para que tudo isso aconteça.

8 a 10 - O Senhor mandou uma mensagem, condenando Israel, especialmente os habitantes de Samaria, que se gabam aos quatro ventos, dizendo: Nessas cidades foram destruídas, mas nós construiremos todas de novo, ainda mais bonitas que, antes. As figueiras bravas foram derrubadas, mas nós plantaremos cedros em seu lugar!

11 e 12 - Como resposta, o Senhor vai trazer inimigas contra vocês - os Sírios no leste e os Filisteus no oeste. Eles comerão Israel como um animal feroz e faminto. Assim mesmo a ira do Senhor contra vocês não vai acabar; Ele ainda vai continuar castigando Israel,

13 - porque mesmo depois de tudo isso vocês não se arrependeram nem voltaram para Ele, o Senhor do Universo.

14 e 15 Por isso, num único dia, Deus destruirá os líderes e os falsos profetas de Israel juntamente com o povo,

16 - porque foram eles que levaram Israel para o caminho da destruição.

17 - É por isso que o Senhor não se alegra com os jovens de Israel; é por isso que Ele não tem pena dos órfãos e das viúvas, porque todos são pecadores fingidos e mentirosos. Por isso, o Senhor continua cheio de ira e ainda estende sua mão para ferir e castigar Israel.

18 - Ele vai pôr fogo em toda essa maldade, todos esses espinheiros. Até as florestas serão queimadas e a fumaça desse incêndio vai se espalhar pelo céu,

19 e 20 - A terra ficou completamente queimada por causa da ira do Senhor do Universo, e as que sobraram lutam entre si para conseguir comida. Um rouba do outro, mas ninguém consegue matar a fome; eles vão acabar comendo seus próprios filhos!

21 - Manassés e Efraim vão brigar um contra o outro - e vão se juntar para brigar com Judá. Mesmo depois de tudo. Isso a ira de Deus não terminará; Ele continuará a esmagar Israel com sua mão poderosa.

Capítulo 10

Isaías 10



1 - POBRES DE VOCÊS, juizes desonestos! Pobres de vocês, autoridades que fazem leis injustas,

2 - vocês que não tratam com justiça os pobres, roubam os que já perderam quase tudo, e maltratam as viúvas e os órfãos, tirando todos os seus direitos. e fazendo deles vítimas.

3 - Vocês não terão meios de escapar quando Eu trouxer de longe um castigo terrível! A quem vocês vão pedir ajuda? Aonde vão esconder seus tesouros roubados?

4 - Eu não darei qualquer ajuda a vocês; alguns acabarão como prisioneiros, outros serão mortos, mas mesmo assim a minha ira não passará e minha mão continuará estendida para um novo golpe contra Israel.

5 e 6 - A Assíria é o chicote que Eu vou usar para castigar esse povo: os exércitos assírios são a minha arma contra uma nação pecadora, que Me provocou até Eu perder a paciência. Os assírios vão roubar, matar, escravizar o povo de Israel, pisando os israelitas como pó.

7 - Mas o rei da Assíria nem vai pensar que fui Eu que fiz tudo isso. Ele vai pensar que esse ataque a Israel é parte do plano dele para conquistar o mundo.

8 - Ele pensa consigo mesmo: Logo cada um dos meus príncipes vai ser rei de uma nação conquistada.

9 - Nós destruiremos Calno como destruimos Carquemis. Ele dirá, e Hamate vai ser conquistada como Arpade. Nós acabaremos com Samaria do mesmo modo que fizemos com Damasco.

10 - Nós derrotaremos muitos outros reinos que tinham deuses mais fortes que os de Jerusalém e Samaria.

11 - E quando acabarmos de destruir Samaria e os seus ídolos, chegará a vez de Jerusalém e os seus ídolos!

12 - Quando o Senhor terminar de usar o rei da Assíria para corrigir Jerusalém e Sião, então castigará os assírios - orgulhosos e violentos.

13 - Eles dizem cheios de orgulho: "Nós mesmos, com nossa força e inteligência ganhamos todas essas guerras. Somos grandes, somos os melhores soldados. Nossos exércitos derrubaram muralhas, mataram muita gente e conquistaram grandes riquezas.

14 - E isso foi tão fácil quanto recolher os ovos em um ninho abandonado. Ninguém podia reclamar, ninguém tinha força para impedir!

15 - Mas o Senhor pergunta: "Será que o machado pode se considerar mais forte que o lenhador? Ou a serra pensar que vale mais que o carpinteiro? Será que um pedaço de pau poderia levantar uma pessoa? Ou então andar sozinho?"

16 - Rei da Assíria, por causa de todo esse orgulho, o Senhor do Universo vai mandar uma praga contra os seus soldados tão formidáveis, uma praga que vai destruir boa parte do exército de que você tanto se gaba.

17 - Deus, a Luz e o Santo de Israel, será o fogo que vai queimar e destruir seu exército. Em apenas uma noite ele queimará todos esses espinhos que destruíram a terra de Israel.

18 - O grande exército assírio, majestoso como uma floresta, será destruído. O Senhor mesmo os matará, os corpos e as almas, como um homem doente que morre aos poucos.

19 - Desse grande exército vai sobrar apenas um pequeno número de soldados. Qualquer criança poderá contar quantos são!

20 - Quando isso acontecer, finalmente, os que sobrarem em Israel e em Judá voltarão a confiar só no Senhor, o Santo de Israel. Nunca mais temerão os assírios.

21 - Um resto do povo judeu voltará para o Deus Poderoso.

22 - Mesmo que haja tantos judeus quanto os grãos de areia nas praias, apenas um pequeno número vai sobrar e se converter ao Senhor. Deus, com muita justiça já planejou castigar o seu povo.

23 - Essa nação será destruída, entre outras, conforme o Senhor do Universo já planejou.

24 - É por isso que o Senhor Deus do Universo diz: "meu povo, moradores de Jerusalém, não tenham medo do rei da Assíria, quando ele vier explorá-los e maltratá-los como os egípcios fizeram há tanto tempo.

25 - Isso não vai durar muito. Logo, logo a minha ira contra vocês vai passar, e então Eu vou destruir a Assíria" .

26 - O Senhor do Universo vai mandar o seu anjo para destruir; ele vai fazer entre os assírios uma grande matança, como aconteceu na época de Gideão, quando ele derrotou os midianitas na rocha de Orebe, ou como a vez em que Deus afogou os exércitos egípcios no Mar Vermelho.

27 - Naquele dia Deus acabará com a escravidão do seu povo, quebrará as correntes que prendem os judeus.

28 e 29 - Olhem, os exércitos da Assíria estão chegando! Chegaram a Aiate, a Migrom; em Micmás deixaram um depósito de armas e atravessaram a estreita passagem perto de Geba. Lá eles passam a noite. A cidade de Ramá já está apavorada; os habitantes de Gibeá - terra de Saul fogem para salvar suas vidas.

30 - Grite bem alto, povo de Galim. Avisem os habitantes de Laís. Ah, pobre cidade de Anatote, que triste destino o seu!

31 - O povo de Madmena foge correndo e os moradores de Gebim fogem para se salvar.

32 - Mas os exércitos assírios param em Nobe, para descansar. De lá eles ameaçam Jerusalém, o monte Sião.

33 - Mas, de repente... Vejam, vejam! Deus, o Senhor do Universo, está derrubando as grandes árvores! Ele está destruindo o grande exército, os oficiais e os soldados!

34 - Ele, o Poderoso, derrubará o inimigo como o machado do lenhador derruba as árvores altas na floresta do Líbano.

Capítulo 11

Isaías 11



1 - A FAMÍLIA REAL de Davi será quase destruída, derrubada como uma árvore, mas do tronco surgirá um Ramo - sim, um novo Ramo da velha raiz.

2 - O Espírito do Senhor estará nele, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de poder, o Espírito de conhecimento e temor do Senhor.

3 - Ele terá prazer em obedecer ao Senhor. Ele não julgará pelo que puder ver à primeira vista, nem pelo que ouvir dizer,

4 - mas fará justiça aos pobres e aos que estão sem defesa. Castigará os maus com sua palavra e matará o perverso com um sopro.

5 - Ele será sempre justo e fiel, em tudo o que fizer, será esta a sua natureza.

6 - Naquele dia o lobo e a ovelha morarão juntos; o leopardo e o cabrito viverão em paz. Os bezerros e os bois andarão junto com os leões, guiados por um criança.

7 - As vacas e os ursos serão companheiros no mesmo pasto; os bezerros os ursinhos brincarão juntos; o leão comerá capim, como o boi.

8 - Os nenezinhos poderão brincar no meio de cobras venenosas ou mexer em buracos de escorpião que nada vai acontecer.

9 - Não haverá destruição alguma no meu reino santo porque assim como as águas cobrem o mar, em toda a terra todos conhecerão o Senhor.

10 - Naquele dia, o Herdeiro do trono de Davi será uma bandeira de salvação para todos os povos. Ele morará na terra gloriosa, Israel, e todos virão procurá-lo ali.

11 - Naquele dia, pela segunda vez, o Senhor trará para Israel o resto de seu povo. Eles virão da Assíria, do Egito, da Etiópia, de Elão, de Babilônia, de Hamate e das terras próximas do mar.

12 - Ele dará um aviso a todas as nações e recolherá os israelitas espalhados por todo o mundo.

13 - Então Judá e Israel não serão mais inimigos. Israel não terá mais inveja de Judá, e Judá não tentará destruir Israel.

14 - Mas se unirão para expulsar os que tomaram suas terras: os filisteus a oeste, Edom, Moabe e Amom a leste.

15 - O Senhor abrirá um caminho no Mar Vermelho e estenderá sua mão sobre o Rio Eufrates. Um forte vento dividirá esse rio em sete riachos, que qualquer pessoa poderá atravessar com sandálias.

16 - Assim, o resto do povo judeu que estiver na Assíria, terá caminho livre para voltar à sua terra, como aconteceu quando os israelitas saíram do Egito.

Capítulo 12

Isaías 12



1 - NAQUELE DIA, OS judeus farão esta oração: "Louvado seja o Senhor! Ele esteve zangado comigo mas sua ira passou e agora Ele me consola!

2 - Deus veio me salvar. Eu não preciso ter medo, posso confiar nEle. O Senhor é a minha força, o motivo da minha canção. Ele é o meu Salvador.

3 - Que grande alegria beber a água da fonte da salvação!"

4 - Naquele dia maravilhoso, os judeus dirão: "Graças a Deus! Glória ao Senhor! Falem a todo o mundo do seu amor tão maravilhoso. Ele é poderoso, é grande!"

5 - Louvem ao Senhor, porque Ele fez coisas maravilhosas. O mundo inteiro tem de saber disso.

6 - Moradores de Jerusalém, gritem, cantem de alegria, louvando o Senhor. O Santo de Israel, que vive entre vocês, é grande e poderoso!

Capítulo 13

Isaías 13



1 - ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Babilônia, que Ele revelou a Isaías (filho de Amós) numa visão.

2 - Dêem um sinal nos altos montes para os inimigos de Babilônia atacarem. Vocês, judeus, devem gritar "Boa Sorte!" quando os exércitos passarem, marchando contra Babilônia, para destruir os palácios dos ricos e poderosos.

3 - Eu, o Senhor, formei esses exércitos para esta missão; chamei para esta guerra os que se orgulham de sua força, para executarem o meu castigo.

4 - Ouçam o barulho nas montanhas! Ouçam os exércitos marchando! É o barulho de muitas nações e povos reunidos! O Senhor do Universo verifica as suas tropas,

5 - que Ele trouxe de países muito distantes, além do horizonte. Elas são as armas que o Senhor vai usar na sua ira, para destruir você, Babilônia, e toda a terra.

6 - Gritem de terror, porque o dia do Senhor está chegando, o dia em que o Deus Todo-Poderoso vai esmagar todos vocês. 7 - Os seus braços perderão a força de tanto medo; até os homens mais valentes tremerão de medo,

8 - um medo tão grande que eles terão dores como a mulher que vai dar à luz. Sem saber o que fazer, olharão espantados uns para os outros, com os rostos fervendo de ódio e de vergonha.

9 - Vejam, o dia do Senhor está chegando, o terrível dia da sua ira, da sua raiva furiosa. Nesse dia Ele vai destruir a terra e os pecadores.

10 - O céu ficará escuro logo depois do nascer do sol; a lua e as estrelas não brilharão mais.

11 - Eu vou castigar o mundo por causa de sua maldade, e os perversos por causa do seu pecado; os arrogantes e orgulhosos serão castigados, perderão a pose e a prosa.

12 - Pouca gente vai sobrar depois do meu castigo. Os homens serão mais raros que o ouro, valerão mais que o ouro de Ofir.

13 - Porque Eu vou sacudir os céus e tirar a terra do seu lugar com a minha ira e com o meu furor.

14 - Os soldados de Babilônia vão cair de cansaço, fugindo como o veado foge dos cães, perdidos como ovelhas que o pastor não recolheu, tentando voltar para sua terra.

15 - Quem for apanhado pelos inimigos será cortado em pedaços.

16 - As criancinhas serão massacradas aos olhos dos pais; as casas de Babilônia serão saqueadas e as mulheres violadas pelos soldados invasores.

17 - Eu farei com que os medos ataquem Babilônia. Eles não aceitarão ouro, prata ou grandes riquezas para deixar de atacar.

18 - Quando atacarem Babilônia, matarão sem dó nem piedade os jovens, as crianças e até os nenezinhos.

19 - Assim, Babilônia, o mais glorioso dos reinos, a fina flor da cultura dos caldeus, será completamente destruída, como foram Sodoma e Gomorra, que Deus incendiou com fogo do céu.

20 - Babilônia nunca mais voltará a existir. Séculos e séculos vão passar e ninguém virá morar ali. Os viajantes não acamparão ali e os pastores não passarão a noite com suas ovelhas naquele lugar.

21 - Os animais selvagens é que vão morar nas ruínas de Babilônia. As casas ficarão cheias de corujas e de avestruzes. Babilônia será um local de festas para os demônios.

22 - Hienas e cachorros do mato farão suas tocas nos antigos palácios. Em breve vai chegar o dia do castigo de Babilônia; logo o seu destino vai se cumprir.

Capítulo 14

Isaías 14



1 - ISSO TUDO VAI acontecer porque o Senhor ainda tem muita compaixão pelos israelitas, eles ainda são os escolhidos de Deus. Ele os trará de volta para morar em Israel. Muitas pessoas de outros povos se ajuntarão a eles e serão amigos fiéis do povo judeu.

2 - As outras nações do mundo levarão os judeus de volta à sua terra; os que forem morar em Israel com os judeus serão seus empregados. As nações que antes haviam escravizado os israelitas serão escravizadas por eles Israel dominará os seus inimigos!

3 - Naquele lindo dia em que Deus tirar o seu povo da tristeza e do medo, do sofrimento e da escravidão,

4 - vocês vão zombar do rei de Babilônia, dizendo: "Sua hora chegou, seu valentão! O seu grande poder acabou!

5 - O Senhor destruiu o seu perverso poder, quebrou o seu governo cheio de maldade.

6 - Você destruiu muitas nações, com seus terríveis ataques; você perseguiu o meu povo, cheio de ódio. Você dominou os povos com terrível violência.

7 - Mas agora todo o mundo canta de alegria! A terra está calma, em paz finalmente.

8 - Até as árvores das florestas – os ciprestes e os cedros do Líbano - cantam de alegria: "Acabou o poder do rei da Babilônia! De agora em diante ninguém virá nos derrubar!"

9 - Todos os habitantes do inferno se movimentaram para assistir à sua chegada. Reis e príncipes da terra, mortos há muito tempo, lá estão para recebê-lo.

10 - A uma só voz, todos eles dizem: "Agora você é tão fraco quanto nós!"

11 - O seu poder e a sua força acabaram, foram junto com você para a sepultura. A bela música que você ouvia em seu palácio acabou. Sua cama será feita de minhocas, e o seu lençol feito de vermes!

12 - Como você caiu do céu, Lúcifer , filho da manhã! Você que atacava e conquistava outras nações, foi arrancado do seu lugar e jogado por terra.

13 - E isso aconteceu porque imaginou: "Eu vou subir bem alto no céu! Dominarei todos os anjos, sentado no trono mais importante! Eu serei a figura principal no Monte Sião, nos lados do norte.

14 - Subirei até o último céu e serei igual ao Grande Deus".

15 - Mas em lugar disso, você vai ser jogado violentamente para o inferno, para o fundo do inferno.

16 - Lá, quem o vir vai perguntar, olhando espantado: "Será que foi ele quem abalou as nações da terra, e transformou o mundo num deserto; que destruiu as grandes cidades e matou sem dó milhares de prisioneiros?"

18 - Os reis de outras nações foram enterrados em belas sepulturas, com muita honra,

19 - mas o seu corpo vai ser tirado da sepultura e jogado fora, como uma planta morta. Você vai ficar cercado de gente morta na guerra, numa cova rasa, coberto de pedras.

20 - Você não terá uma bela sepultura como os outros reis, porque destruiu sua nação e matou o seu povo. Seus filhos e netos não serão reis como você.

21 - Matem os filhos deste pecador. Eles não devem dominar a terra nem reconstruir as cidades do mundo.

22 - Eu mesmo, diz o Senhor do Universo, serei o seu inimigo. Eu mesmo impedirei que os filhos e netos do rei de Babilônia reinem; vou riscar essa família do mapa.

23 - Transformarei Babilônia numa terra de brejos, onde só viverá o porco-espinho. Vou varrer essa terra com a vassoura da destruição, diz o Senhor do Universo.

24 - O Senhor fez uma promessa solene: "Vou cumprir aquilo que planejei."

25 - Vou destruir o exército assírio quando ele marchar em Israel; vou esmagar seus soldados sobre os montes da minha terra; Israel não vai mais ser escravo da Assíria.

26 - Este é o meu plano para toda a terra o plano que Eu vou cumprir através do meu grande poder, que se estende por todo o mundo.

27 - O Senhor do Universo decretou isso - quem poderia mudar os seus planos? Ele já estendeu sua mão para o golpe - quem poderia fazê-lo parar?

28 - No Ano em que o rei Acaz morreu, Deus me revelou este julgamento:

29 - Vocês, filisteus, não fiquem alegres porque o rei que tanto os castigava morreu. Em lugar da cobra virá uma serpente ainda mais venenosa, muito mais perigosa, que vai destruir todos vocês!

30 - Eu i serei o Pastor dos pobres do meu povo. Eles viverão em paz e terão bastante alimento; mas vocês, filisteus, morrerão de fome e os que escaparem da fome morrerão na guerra.

31 - Cidades da Filistia, filisteus, chorem de desespero! O seu castigo já foi determinado. Um grande exército, perfeito na guerra, está vindo do norte contra vocês!

32 - Que resposta daremos ao mensageiro dos filisteus? Digam a eles que foi o Senhor quem fundou a cidade de Jerusalém; digam que lá os judeus que estiveram em dificuldade encontrarão abrigo e proteção!

Capítulo 15

Isaías 15



1 - ESTA É A MENSAGEM de Deus para o povo de Moabe: Numa só noite, suas cidades de Ar e Quir serão destruídas.

2 - Em Dibom o povo vai aos templos para chorar, pelo triste destino dos montes Nebo e Medeba. Em sua tristeza eles raspam as cabeças e cortam as barbas.

3 - Todos andam pelas ruas vestidos de pano de saco e gritam nas praças; em todas as casas se ouve alguém chorando.

4 - Os gritos e o choro dos moradores de Hesbom e Eleale podem ser ouvidos até em Jaaz. Os soldados mais valentes de Moabe gritam de medo.

5 - O meu coração chora por causa de Moabe! Os moabitas fogem para Zoar e Eglate. Sobem chorando a ladeira de Luite e descem o caminho de Horonaim gritando de desespero,

6 - porque até as águas do Rio Ninrim secaram! Os pastos verdes secaram e as plantas que havia junto ao rio sumiram.

7 - Desesperados, os moabitas que fogem levam apenas um pouquinho do muito que tinham. Fogem, atravessando o Riacho dos Salgueiros.

8 - De uma fronteira à outra, de norte a sul, Moabe é uma terra que chora.

9 - As águas do riacho de Dimom ficarão vermelhas de sangue. Mas esse não será todo o meu castigo contra Dimom! Leões vão atacar os sobreviventes, tanto os que fugirem de Moabe, como os que ficarem em sua terra.

Capítulo 16

Isaías 16



1 - OS QUE FUGIRAM de Moabe para Sela enviam carneiros para o rei de Judá, como prova de amizade.

2 - As mulheres de Moabe são abandonadas junto aos riachos que dão no rio Arnom; parecem pássaros que perderam o ninho.

3 - Os mensageiros, que levaram os carneiros a Jerusalém, pedem conselhos e ajuda: "Por favor, ajudem-nos! Escondam os que fugiram de Moabe; não nos entreguem aos nossos inimigos.

4 e 5 - Deixem os que escaparam de Moabe morarem com vocês; escondam essa pobre gente de seus inimigos! Se vocês fizerem isso, quando esse rei que destruiu o nosso país morrer, quando essa destruição acabar, Deus estabelecerá o reino de Davi para sempre e no trono de Israel vai haver um rei justo e fiel".

6 - Esse é o orgulhoso povo de Moabe, de quem tanto ouvimos falar? Agora o seu orgulho e o seu atrevimento acabaram.

7 - Por isso, todo o povo de Moabe está chorando; todos os moabitas vão chorar de saudade das deliciosas uvas de QuirHaresete,

8 - dos campos bem cuidados de Hesbom e das plantações de uvas de Sibma. Os generais do inimigo destruíram essas plantações, tão grandes que chegavam até Jazer, o deserto, e o Mar Morto.

9 - Por isso eu vou chorar por Jazer e pelas vinhas de Sibma. As minhas lágrimas vão rolar, por causa de Hesbom e Eleale, porque o inimigo destruiu os seus frutos de verão, a sua colheita.

10 - Foi-se embora a alegria da colheita! Não se ouve mais o canto de alegria nas plantações de uvas. Os tanques onde as uvas eram pisadas ficarão vazios para sempre. Eu acabei com a alegria que Moabe tinha na época da colheita.

11 - Eu vou chorar por causa de Moabe por muito tempo; o meu coração está quebrado por causa de Quir-Heres.

12 - Desesperados, os moabitas cansarão de orar aos seus ídolos no alto dos morros; nos templos farão pedidos aos seus deuses, mas nada disso vai adiantar. Ninguém virá ajudá-los.

13 e 14 - O Senhor já tinha anunciado esse julgamento contra Moabe há muito tempo atrás. Mas agora Ele diz que dentro de três anos, sem falta, a glória de Moabe será destruída; quase todos os moabitas morrerão e os que sobrarem serão poucos, pobres e fracos.

Capítulo 17

Isaías 17



1 - ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Damasco, capital da Síria. Vejam, Damasco sumiu! Já não é mais uma cidade, é um montão de ruínas.

2 - As suas cidades estão vazias de gente. São ocupadas por ovelhas que por ali pastam e se deitam sem que ninguém as espante.

3 - A força de Israel e o poder de Damasco acabarão. Não haverá quem escape da destruição na Síria. Todos vão desaparecer, como desapareceu a grandeza do reino de Israel, afirma o Senhor do Universo.

4 - E quando a Síria for destruída, Israel perderá o resto de sua antiga grandeza, quando a fome e a pobreza tomarem conta da terra.

5 - As riquezas de Israel serão levadas para longe, como acontece quando o lavrador colhe as espigas de trigo no Vale de Refaim. Israel ficará vazio e abandonado,

6 - mas alguns habitantes, muito poucos, vão escapar. Eles vão ser como as azeitonas que ficam nos galhos mais altos das oliveiras e sobram, quatro ou cinco, depois da colheita. É isso que vai acontecer a Israel e Damasco - só uns poucos pobres vão sobrar, de todos os seus habitantes.

7 - Então, finalmente, os israelitas vão pensar em Deus, o seu Criador, e respeitar o Santo de Israel.

8 - Não vão mais pedir socorro aos seus ídolos, nem vão adorar as imagens que eles mesmos fizeram! Eles não poderão nem olhar para os altares e imagens dos falsos deuses, Aserá e Baal.

9 - Suas cidades principais ficarão tão vazias e abandonadas como os lugares que os heveus e amorreus abandonaram quando os israelitas invadiram Canaã há tanto tempo.

10 - E por quê? Porque se afastaram do Deus que pode salvá-los da sua Rocha Poderosa. Por isso, não adianta vocês plantarem belas árvores, mudas importadas e muito caras;

11 mesmo que essas árvores dêem fruto um dia depois de plantadas, vocês não comerão os frutos. Tudo o que vocês vão colher, será muita dor e muito sofrimento.

12 - Ouçam o barulho dos exércitos estrangeiros marchando contra a terra do Senhor.

13 - É tão forte o barulho, que parece o das ondas quebrando contra as pedras; mas Deus vai fazer todas estas nações se calarem. Todos os exércitos fugirão, como a palha que o vento leva em todas as direções, como a poeira levantada por um pé-de-vento.

14 – Enquanto a noite cai, os Israelitas esperam o ataque, cheios de medo; mas quando o sol nascer, eles verão os seus inimigos todos mortos. Esse é o justo castigo dos que maltratam e destroem o povo de Deus.

Capítulo 18

Isaías 18



1 - POBRE DE VOCÊ, terra que fica além do Alto Nilo, terra onde há muitos insetos!

2 - Você, terra que manda embaixadores em rápidos navios, descendo o rio Nilo. Os seus mensageiros vão voltar depressa para você, terra de homens altos e escuros, povo respeitado em todo o mundo, nação conquistadora, país que é dividido pelos rios.

3 - Quando a bandeira de guerra tremular sobre a montanha, todos os povos do mundo devem prestar atenção! Quando eu tocar a trombeta, todos devem escutar!

4 - Porque o Senhor me revelou o seguinte: Um grande e poderoso exército marchará contra a terra de Israel. Deus esperará tranqüilamente em seu Templo, em Jerusalém - calmo como um dia de verão ou como uma deliciosa manhã de outono, na época da colheita.

5 - Antes do ataque começar, quando os planos estiverem quase prontos - como as uvas quando começam a ficar maduras - o Senhor vai destruir esse exército - como um jardineiro que corta os galhos que cresceram demais.

6 - Os soldados mortos serão abandonados no campo, e serão comidos pelos corvos no verão e pelas feras no inverno.

7 - Quando isso acontecer, vocês, povo de homens altos e pele escura, povo respeitado em todo o mundo, nação conquistadora, país dividido pelos rios, sim, vocês mandarão presentes ao Senhor do Universo em Jerusalém, a cidade onde Ele colocou o seu nome.

Capítulo 19

Isaías 19



1 - ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra o Egito. O Senhor se aproxima depressa, sobre uma rápida nuvem, para castigar o Egito. Os falsos deuses do Egito tremem e o coração dos egípcios se derrete de medo.

2 - Eu farei os egípcios brigarem entre si; cada um brigando com seu próprio irmão, com o seu vizinho. As cidades entrarão em guerra uma contra a outra, e as duas partes do reino lutarão entre si.

3 - Os sábios conselheiros do Egito quebrarão a cabeça, tentando descobrir uma solução; vão pedir aos seus ídolos uma resposta; chamarão feiticeiros, adivinhos e médiuns para resolver os problemas do país.

4 - Eu vou entregar o Egito a um senhor duro, cruel, a um rei muito mau, diz o Senhor do Universo.

5 - As águas do rio Nilo secarão; não haverá a enchente que todos os anos alaga os campos.

6 - Os canais usados para molhar as plantações ficarão entupidos de plantas podres e terão um cheiro horrível.

7 - Toda a terra fértil que há junto ao rio secará até virar pó e será carregada pelo vento. Todas as plantações secarão, tudo vai morrer.

8 - Os pescadores do Nilo vão chorar, sem trabalho e sem comida. Os que usam anzóis e os que jogam redes vão ficar na miséria.

9 - Os tecelões, que faziam roupas de linho e algodão, perderão tudo porque as colheitas foram destruídas.

10 - Todos vão sofrer com a desgraça do país; os ricos perderão suas fortunas e os trabalhadores passarão necessidade.

11 - Os príncipes de Zoã são tolos! Os melhores conselhos que eles dão a Faraó - o rei do Egito - não passam de tolices. E eles ainda contam vantagens dizendo que suas famílias foram importantes, que são parentes de antigos reis e sábios!

12 - Onde foram parar os seus sábios, senhor rei do Egito? Onde está a sabedoria de todos eles? Se forem sábios de verdade, digam o que o Senhor vai fazer com o Egito.

13 - Os "sábios" de Zoã não passam de tolos; os conselheiros de Mênfis foram enganados. As pessoas mais importantes do país acabaram arruinando o Egito com seus maus conselhos.

14 - O Senhor colocou na mente desses homens um espírito de confusão, e por isso todos os conselhos que eles dão são errados. Eles fizeram o Egito tropeçar como um bêbado.

15 - Não há nada - nem ninguém – capaz de salvar o Egito.

16 - Naquele dia os egípcios serão fracos como mulheres. Quando o Senhor levantar o seu braço para castigar o Egito, eles se encolherão de medo.

17 - Para deixar os egípcios tremendo de medo, bastará falar o nome de Israel, por causa dos planos que o Senhor fez contra o Egito.

18 - Nessa época, cinco cidades farão um juramento de obedecer ao Senhor do Universo e começarão a falar o Hebraico. Uma dessas cidades será Heliópolis, "A cidade do sol".

19 - Haverá também um altar dedicado ao Senhor na terra do Egito e um monumento na fronteira,

20 - que servirá para lembrar aos egípcios que devem obedecer ao Senhor do Universo. Quando estiverem sendo maltratados por outros povos, eles pedirão ajuda ao Senhor, e Ele mandará um Salvador que livrará o povo egípcio.

21 - Naquele dia o Senhor mesmo vai Se revelar aos egípcios. Eles vão conhecer o Senhor, vão adorá-lo com sacrifícios e ofertas. Farão promessas a Deus e cumprirão o que prometeram.

22 - O Senhor vai ferir o Egito, mas depois vai curar as feridas que fez. Eles se voltarão para o Senhor; Ele vai ouvir os seus pedidos e curar os egípcios arrependidos.

23 - Naquele dia o Egito e o Iraque serão ligados por uma estrada, pela qual os egípcios e os iraquianos poderão viajar livremente, de um país ao outro. Os dois povos adorarão ao Senhor.

24 - Israel, Egito e Iraque serão amigos e viverão em paz. Israel será uma bênção para esses dois povos,

25 - porque o Senhor vai abençoar o Egito e o Iraque pela sua amizade com Israel. Ele dirá: "Bendito seja o Egito, meu povo! Bendito seja o Iraque, a terra que Eu criei! Bendito seja Israel, a minha herança!"

Capítulo 20

Isaías 20



1 - NO ANO EM QUE o exército de Sargão, rei da Assíria, comandado por Tartã, conquistou a cidade de Asdode, na Filístia,

2 - o Senhor mandou Isaías, filho de Amós, tirar a roupa e os sapatos, e andar nu e descalço. Isaías fez exatamente o que o Senhor tinha mandado.

3 - Então o Senhor disse ao povo: Meu servo Isaías, que andou nu e descalço durante três anos é um símbolo, um aviso do terrível castigo que Eu vou dar ao Egito e à Etiópia.

4 - O rei da Assíria vai prender e escravizar os egípcios e os etíopes, levando-os para sua terra, velhos e jovens, nus e descalços, com as nádegas à mostra, para envergonhar o Egito.

5 e 6 - Quando isso acontecer, os israelitas ficarão assustados: eles esperavam que os etíopes ajudassem a Israel e que os exércitos do Egito lutassem ao seu lado. Então, perguntarão espantados: "Se isso aconteceu aos nossos amigos tão poderosos, o que será que vai acontecer conosco?"

Capítulo 21

Isaías 21



1 - ESTA É A MENSAGEM de Deus sobre a Babilônia. Um terrível desastre se aproxima de você, vindo do deserto, como os grandes pés-de-vento que vêm do deserto de Neguebé, ao sul de Judá.

2 - Deus me mostrou uma visão assustadora: Babilônia vive praticando o mal e destruindo outros povos. Mas ela mesma vai ser destruída, pelos elamitas e os medos. Então o sofrimento das outras nações vai acabar.

3 - A visão é tão terrível que eu sinto dores muito fortes; sinto contrações e uma grande angústia, como a mulher que vai dar à luz. Estou perdendo as forças, estou ficando cego de tanto medo.

4 - Meu coração disparou, fiquei completamente apavorado. Eu queria que a noite chegasse para poder descansar, mas não consigo dormir; fico acordado, tremendo de medo.

5 - Eu vi na minha visão servos arrumando uma grande mesa. Havia todo o tipo de comida, muita bebida. Os convidados chegaram e se sentaram para comer. Mas, de repente, ouviram: vamos príncipes e soldados! Corram, depressa, peguem suas armas, seus escudos, a cidade está sendo atacada!

6 e 7 - E na minha visão o Senhor me disse: "Coloque um vigia no alto do muro da cidade. Diga a ele para anunciar tudo que puder ver. Quando vierem homens montados em jumentos e camelos, andando em duplas, ele deve ficar alerta. É a hora do ataque!"

8,9 - Eu coloquei o vigia sobre o muro da cidade e, finalmente, ele gritou: "Senhor, eu fiquei vigiando nesta torre dia e noite, durante muito tempo. Agora, finalmente lá vêm eles! Os cavaleiros que andam aos pares!" Então eu ouvi uma grande Voz anunciando: "Babilônia caiu! Babilônia caiu! Todas as imagens dos falsos deuses de Babilônia estão quebradas, espalhadas pelo chão".

10 - Ah, meu povo, perseguido e maltratado! Eu anunciei a vocês tudo que o Senhor do Universo, o Deus de Israel me revelou.

11 - Esta é a mensagem de Deus ao povo de Edom: Alguém que vive em Seir, grita para mim: "Guarda, que horas da noite já são! Guarda, que horas da noite já são? Quanto tempo nos resta?"

12 - O guarda respondeu: "O dia do seu castigo está quase nascendo. Voltem para Deus e eu lhes darei melhores notícias. Procurem a Deus e depois voltem a mim com suas perguntas!"

13 - Esta é a mensagem de Deus ao povo da Arábia: Dedanitas, vocês que viajam em caravanas, vão se esconder nos bosques da Arábia.

14 - Povo de Temã, levem comida e água aos árabes, cansados de fugir.

15 - Eles fugiram da guerra, das espadas prontas para o golpe, e das flechas já prontas nos arcos.

16 - "Mas daqui a um ano sem falta", diz o Senhor, "a poderosa tribo de Quedar será destruída.

17 - Somente alguns dos seus valentes flecheiros vão escapar com vida". Quem falou tudo isso foi o Senhor, o Deus de Israel.

Capítulo 22

Isaías 22



1 - ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Jerusalém. O que está acontecendo? Por que estão todos subindo para os telhados? O que estão querendo ver?

2 - A cidade virou uma grande confusão! O que aconteceu com esta cidade movimentada e alegre? São corpos! Cadáveres espalhados por toda parte! E toda essa gente não morreu na guerra; foi destruída pela praga!

3 - Todas as autoridades de Jerusalém estão fugindo; se entregam ao inimigo, sem lutar. Os que tentaram fugir foram apanhados e estão presos.

4 - Por isso tudo, eu peço: "Deixem-me sozinho para chorar. Não tentem me consolar - eu quero chorar porque estou vendo o meu povo ser destruído".

5 - Esta é uma época de problemas terríveis, de muito sofrimento e confusão mandados pelo Senhor do Universo. As muralhas de Jerusalém estão cheias de grandes buracos e a gritaria é tanta, que chega até os morros fora da cidade.

6 e 7 - Esse grande exército que ocupou os belos vales de Judá e agora está bem junto dos muros de Jerusalém, tem soldados de várias nações: os arqueiros são elamitas, os que dirigem os carros são sítios e os que carregam os escudos vieram da terra de Quir.

8 - A terra de Judá está indefesa diante do inimigo. Em Jerusalém, os soldados correm ao depósito de armas do palácio! 9 a 11 - As autoridades observarão os buracos nos muros de Jerusalém; mandarão derrubar algumas casas e com essas pedras consertarão os muros. Vocês vão construir grandes caixas d'água e fazer um reservatório especial, entre o muro interno e o externo, para guardar a água do açude de baixo. Mas todos esses planos vão falhar, porque vocês nem pensaram em pedir ajuda de Deus. Foi Ele quem preparou esse ataque inimigo, mas vocês nem se lembraram dEle!

12 - Deus, o Senhor do Universo, pediu que vocês se arrependessem; vocês deviam chorar, gemer e raspar a cabeça como sinal de tristeza por causa de seus pecados.

13 - Mas, em vez disso, o que é que vocês fazem? Dão grandes festas, cantam, brincam e se divertem, dizendo: "Vamos comer, beber e nos divertir! Afinal, vamos morrer amanhã!"

14 - O Senhor do Universo me revelou que esse terrível pecado não será perdoado até o dia em que vocês morrerem.

15 e 16 - Depois disso, o Senhor Deus do Universo me disse: Isaías, vá dizer a Sebna, o administrador do palácio, o seguinte: "Quem você pensa que é, para mandar cavar para si mesmo essa bela sepultura, no alto de uma grande pedra?

17 - Fique sabendo que o Senhor vai arrancar você da sua posição importante.

18 - Ele apanhará você e o lançará numa terra seca, que fica muito longe daqui. E lá você vai morrer, grande homem - você que é a vergonha nacional!

19 - "Sim, Eu vou tirá-Io do seu cargo", diz o Senhor, "vou fazer você cair de sua alta posição.

20 - Então chamarei o meu servo Eliaquim, o filho de Hilquias; ele ficará em seu lugar.

21 - Darei a ele as roupas oficiais que você usou, a autoridade que você tem, e ele será um pai para o povo de Jerusalém e de Judá.

22 - Ele será responsável por todo o meu povo. O que ele falar será lei; ninguém desobedecerá as ordens que ele der.

23 e 24 - Eu farei dele um apoio seguro para todo o meu povo; todos vão confiar totalmente nele, para proteção das famílias e das coisas que possuem. Ele será o orgulho de sua família!"

25 - Mas o Senhor arrancará aquele outro apoio que parecia ser tão firme. Ele cairá ao chão, e tudo que se apoiava nele cairá junto com ele, porque o Senhor prometeu.

Capítulo 23

Isaías 23



1 - ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Tiro: Chorem! Chorem navios de Társis, porque Tiro foi destruída. Não sobrou nem uma casa, nem um cais para os navios atracarem. Os boatos que vocês ouviram em Chipre eram verdadeiros!

2 e 3 - Há um silêncio de morte por todo o litoral. A cidade que e ficou rica com o comércio dos navios de Sidom, a cidade que era o mercado do mundo, para onde vinham os cereais e os tecidos do Egito, está completamente silenciosa.

4 - Sidom, você que é a fortaleza do mar, deve sentir uma enorme vergonha. Tiro, sua bela filha, já não existe mais!

5 - Quando essa noticia chegar ao Egito, haverá grande tristeza naquele país.

6 - Moradores de Tiro, fujam para Társis! Chorem ao deixar sua terra!

7 - Vejam o que aconteceu com sua grande cidade! Vejam o destino de Tiro, cidade alegre, cidade antiga que fundou novas cidades, muito longe do seu país. Acabou como um monte de ruínas.

8 - Quem foi que provocou a destruição de Tiro, a cidade que construiu outros reinos e era a rainha do comércio?

9 - O Senhor do Universo planejou tudo isso para acabar com o seu orgulho e mostrar como Ele despreza o que os homens consideram mais importante.

10 - Agora vocês, povos que Tiro dominava, estão livres para viver como quiserem.

11 - O Senhor estendeu a sua mão sobre o mar, sacudiu estes reinos de beira-mar; Ele mandou destruir as fortalezas de Tiro.

12 - Ele diz: "Tiro, filha de Sidoma, esta foi a primeira vez que você foi atacada. Você nunca mais será uma cidade alegre e poderosa como antes. Mesmo que você fuja para Chipre, não conseguirá viver em paz."

13 - Quem vai destruir os palácios de Tiro será Babilônia, e não a Assíria. Eles vão cercar a cidade e reduzir Tiro a um monte de ruínas.

14 - Chorem, chorem navios que cortam os mares, porque o seu porto de origem foi destruído!

15 e 16 - Depois disso, Tiro ficará esquecida por setenta anos. Quando um novo rei estiver reinando, ela será reconstruída. Como uma prostituta que ficou muito tempo longe de seus amantes, e volta cantando pelas ruas para que todos se lembrem dela, Tiro vai recuperar seus antigos aliados.

17 - Sim, depois de setenta anos, o Senhor fará a cidade de Tiro renascer. Ela voltará a fazer o que fazia antes, enriquecendo com o comércio desonesto.

18 - Mas vai chegar o dia em que todo o seu lucro será entregue ao Senhor. As riquezas de Tiro não serão guardadas em bancos; serão dadas ao povo de Deus para terem boa comida e roupas finas.

Capítulo 24

Isaías 24



1 - O SENHOR ESTÁ destruindo a terra (de Judá), transformando-a num enorme deserto com poucos habitantes, espalhados por toda a parte.

2 - Os sacerdotes e os homens do povo, os patrões e os empregados, os que compram e os que vendem, os que emprestam e os que tomam emprestado, os credores e os devedores - todos sofrerão igualmente; ninguém vai escapar.

3 - A terra vai ser esvaziada, roubada de todas as suas riquezas. Quem prometeu isso foi o Senhor.

4 e 5 - A terra vai sofrer por causa dos pecados do povo. A terra geme, as plantações secam e os céus não dão chuva. A terra está suja, poluída com tanto crime e pecado; o povo torce as leis de Deus e quebra os seus mandamentos eternos.

6 - Por isso, Deus jogou sua maldição sobre eles. Sofrem com a seca e o calor; muito poucos vão resistir com vida.

7 - As alegrias que tinham na vida vão sumir. Não haverá colheita de uvas e o vinho vai acabar. Os que viviam de coração alegre, gozando a vida, vão viver gemendo e chorando.

8 - O barulho alegre das harpas e dos tamborins acabou; os dias de festa e de alegria terminaram.

9 - Acabou a alegria dos que misturavam o vinho e a música; agora a bebida tem um gosto amargo!

10 - A cidade está em confusão! As casas que sobraram estão trancadas, para não serem invadidas.

11 - Nas ruas, grupos de pessoas gritam pedindo bebida. O tempo da alegria passou, não há mais felicidade na terra.

12 - A cidade não passa de um monte de ruinas vazias, com seus portões arrombados.

13 - Em toda a terra acontece o mesmo - só escapou um resto do povo - como as azeitonas e uvas que sobram depois da colheita.

14 - Mas os que escaparem vão cantar e gritar de alegria; os que vivem no ocidente louvam a majestade de Deus,

15 e 16 - e os que vivem no oriente dão glória ao Senhor, Deus de Israel. Sim, podemos ouvir gente cantando, lá do fim do mundo: "Glória ao Justo". Mas eu sinto o coração pesado de tristeza e dor, porque a maldade continua reinando na terra; em toda parte há mentira e traição.

17 - Os homens vão continuar sofrendo com o medo e a morte em toda a terra.

18 - Quem estiver fugindo apavorado do perigo, cairá em uma cova e, se conseguir sair da cova, ficará preso numa armadilha. Essa destruição vem do céu; o mundo inteiro está sendo abalado.

19 - O mundo está se partindo ao meio; a terra toda se agita, em grande confusão.

20 - O mundo anda aos tropeções, quase caindo, como um bêbado; como uma rede de dormir, ele balança de um lado para outro. O peso do pecado dos homens é muito grande; o mundo vai cair e nunca mais se levantará.

21 - Naquele dia o Senhor vai castigar os anjos caídos no céu, e os reis orgulhosos das nações aqui na terra.

22 - Serão reunidos como um bando de presos, jogados numa prisão, e depois de algum tempo serão julgados e condenados.

23 - Então o Senhor do Universo vai reinar em Jerusalém, com o seu trono sobre o Monte Sião, diante dos lideres do seu povo. E haverá tanta glória, que vai parecer que o sol e a lua perderam o seu brilho.

Capítulo 25

Isaías 25



1 - Ó SENHOR, EU quero louvá-lo e honrar o seu nome, porque o Senhor é o meu Deus. Quantas coisas maravilhosas o Senhor fez, conforme os seus planos eternos e verdadeiros!

2 - O Senhor transformou grandes cidades em montes de pedras, poderosas fortalezas em montões de pó e lixo. Os palácios onde moravam os reis de outros povos foram derrubados, e nunca mais serão construídos.

3 - Por isso, nações poderosas respeitarão o Senhor, e povos violentos obedecerão suas leis e darão glória ao seu nome.

4 - Porque o Senhor foi a força do fraco e do pobre nas aflições; foi um abrigo na tempestade, uma sombra no calor; foi a proteção contra os homens malvados que destroem outras pessoas, como a chuva destrói um muro feito de terra.

5 - Como as nuvens refrescam a terra num dia de calor, o Senhor vai "esfriar" o orgulho das nações violentas.

6 - Aqui, no Monte Sião, em Jerusalém, o Senhor do Universo, dará a todos os povos da terra um grande banquete, onde não faltará o vinho velho, bem claro, nem a carne mais gostosa. Será uma grande festa!

7 - Além disso, Ele vai arrancar o manto do pecado e da morte que cobre todos os homens em toda a terra.

8 - Ele vai pôr um fim à morte; para sempre. Assim o Senhor Deus vai enxugar todas as lágrimas de todos os rostos; ninguém mais vai zombar de Sua terra e de seu povo. O Senhor prometeu tudo isso.

9 - Naquele dia todos vão andar dizendo: "Este é o nosso Deus! Foi nEle que nós confiamos, porque Ele vai nos salvar. Este é o Senhor! Era a Ele que nós estávamos esperando. Agora podemos nos alegrar de verdade, porque Ele nos salva".

10 - Porque o Senhor sempre será bom para Jerusalém, mas castigará Moabe, pisando-o como a palha para o adubo.

11 - Ele fará um esforço para escapar, como um nadador tentando vencer a correnteza, mas o Senhor vai afundar Moabe e o seu orgulho.

12 - Os altos muros de Moabe serão destruídos e transformados em pó.

Capítulo 26

Isaías 26



1 - OUÇAM O POVO cantando! Naquele dia toda a terra de Judá vai cantar este cântico: "Nossa cidade é forte e bem protegida! Estamos cercados pelos muros da salvação de Deus!"

2 - Abram os portões! Todos os justos e fiéis que obedecem a Deus poderão entrar na cidade.

3 - O Senhor dará uma paz perfeita a todos que confiam nEle, aos que concentram seus pensamentos nEle.

4 - Confiem para sempre no Senhor, porque no Senhor Deus vocês encontrarão a força que nunca se acaba.

5 - Ele humilha os orgulhosos; humilha e reduz a pó as grandes cidades, arrogantes e cheias de si,

6 - E depois Ele as entrega aos pobres e necessitados, para andarem ali.

7 - Mas o caminho do homem que obedece a Deus é bom. Deus mesmo torna o caminho fácil e reto para quem obedece a Ele.

8 - Ó Senhor, ficamos muito alegres quando fazemos o que manda a sua lei: O que mais desejamos é glorificar o seu nome.

9 - Durante a noite eu busco o Senhor, de toda a minha alma, pois só quando o Senhor vier julgar o mundo é que os homens vão desviar-se do mal, aprender a fazer o que é direito.

10 - A sua bondade com os maus não os faz praticar o bem. Mesmo vivendo no meio de gente boa, eles continuam fazendo o mal e desprezando a glória e o poder do Senhor.

11 - Eles não ouvem as suas ameaças, não vêem a sua mão levantada, pronta para o castigo. Mostre-lhes como o Senhor ama o seu povo: talvez assim eles sintam um pouco de vergonha. Sim, que eles sejam queimados com o fogo preparado para os inimigos de Deus.

12 - Senhor, dê-nos a paz porque tudo o que somos e temos veio da sua mão.

13 - Ó Senhor nosso Deus, no passado nós adoramos muitos outros deuses, mas agora só adoramos ao Senhor, por causa de sua graça.

14 - OS que nós servimos no passado morreram e não voltarão a viver. O Senhor castigou e destruiu todos eles, e agora já não estão mais em nossa lembrança.

15 - O Senhor seja louvado! Ele fez nosso povo crescer! Ele aumentou as terras de nossa gente!

16 - Na hora do sofrimento, eles O buscaram, Senhor. Quando o seu castigo caiu sobre eles, derramaram suas fracas orações.

17 - Como sentimos saudades da sua presença, Senhor! Sofremos como a mulher que vai dar à luz, que geme e se torce de dor!

18 - Nós também sofremos e gememos, ficamos em agonia. Mas de nada adiantou; não conseguimos nos libertar, apesar de todo o esforço.

19 - Mas temos esta certeza: os que pertencem a Deus voltarão a viver. Os seus corpos serão ressuscitados! Os que já foram enterrados vão despertar e cantar de alegria. A luz da vida vai cair sobre eles, como o orvalho, orvalho mandado por Deus.

20 - Meu povo, vá para casa! Tranque bem as portas! Fiquem escondidos por um pouco até que a ira do Senhor contra os seus inimigos tenha passado.

21 - Vejam! O Senhor está descendo do céu para castigar os homens por causa de seus pecados. Não haverá mais jeito dos assassinos se esconderem! Todos os crimes serão descobertos.

Capítulo 27

Isaías 27



1 - NAQUELE DIA O Senhor castigará com a sua espada, forte e rápida, a grande serpente que anda depressa; a serpente que anda se contorcendo; Ele matará o monstro que vive no mar.

2 - Naquele dia, o dia da libertação de Israel, o Senhor mandará cantar este hino:

3 - Israel é a minha vinha; Eu, o Senhor, cuidarei dela pessoalmente: vou regá-la todos os dias e vigiar para que nenhum dos inimigos faça qualquer mal contra ela.

4 e 5 - A minha ira contra Israel já acabou. Se eu encontrar espinhos e ervas bravas prejudicando a minha vinha, Eu os destruirei com fogo. Só escapará, quem se render e pedir a minha paz e a minha proteção.

6 - Vai chegar o tempo em que Israel criará raízes, dará flores e frutos que encherão o mundo!

7 e 8 - Por acaso Deus castigou a Israel tanto quanto aos seus inimigos? Não! Ele arrasou os inimigos mas a Israel só deu um castigo pequeno, levando os judeus como escravos para uma terra distante, como se tivessem sido carregados por um vento forte do leste.

9 - E Deus fez isso para perdoar os pecados de Israel, para acabar com os falsos deuses e altares de ídolos. Estes nunca mais serão adorados.

10 - A cidade que tinha altos muros está vazia e silenciosa, completamente abandonada, como um deserto: lá os bezerros vão pastar e descansar .

11 - Meu povo é como os galhos secos de uma árvore, arrancados e usados para acender fogueiras. Esse povo não entende nada, vive brigando com Deus. Por isso, quem o criou não terá pena nem perdoará seu pecado.

12 Mas vai chegar um dia em que o Senhor vai colher os israelitas; um por um, como grãos escolhidos aqui e ali, quando Ele recolher seu cereal, desde o rio Eufrates até o Egito.

13 - Naquele dia vai ser tocada uma grande trombeta, e muitos israelitas perdidos entre seus inimigos, Assíria e Egito, serão salvos e levados de volta a Jerusalém. Lá eles adorarão ao Senhor no seu santo monte.

Capítulo 28

Isaías 28



1 - POBRE CIDADE DE Samaria, cercada por um rico vale - Samaria, o orgulho, a grande alegria dos bêbados de Israel! A sua beleza está acabando como uma flor que murcha; está acabando a glória de um povo de homens que vivem bêbados pelas ruas!

2 - Pois o Senhor mandará um grande exército (os assírios) contra ela: esse exército vai chegar como uma tempestade, como uma chuva de pedras, e arrasar a cidade de Samaria.

3 - A orgulhosa cidade de Samaria - orgulho e alegria dos bêbados de Israel - será jogada ao chão e pisada pelos soldados inimigos.

4 - Samaria, que já foi linda no passado, rodeada por seu belo e rico vale, vai desaparecer de repente, como um figo que nasce antes da época. Assim que alguém o vê, logo o come, bem depressa.

5 - Mas, finalmente, naquele dia, o próprio Senhor do Universo será a glória e o orgulho de Israel, uma bela coroa para os que sobrarem dentre o seu povo.

6 - Ele dará aos juizes um desejo profundo de cumprir a justiça; dará força e coragem aos soldados que estiverem lutando contra o inimigo às portas da cidade.

7 - Mas agora, Jerusalém também está sendo dirigida por bêbados! Os sacerdotes e os profetas andam aos tropeções, dominados pela bebida. Cometem erros nos julgamentos e não são capazes de profetizar.

8 - Em todas as casas as mesas estão cobertas de vômito e por toda a parte há sujeira.

9 - "Quem esse Isaias pensa que é", perguntam eles, "para nos falar assim? Pensa que somos criancinhas de colo, que mal sabem falar?

10 - Ele vive repetindo as mesmas coisas, as mesmas regrinhas, dia após dia, um pouquinho de cada vez!"

11 - Eles não querem ouvir: a única língua que entendem é a do castigo. Por isso o Senhor vai castigar os judeus por meio de um povo que fala uma língua estranha, difícil de entender. 12 - Deus disse aos judeus que poderiam viver tranqüilos em sua própria terra se obedecessem a Ele, se fossem bondosos, mas eles não quiseram ouvir.

13 - Por isso, a mensagem do Senhor aos judeus será sempre as mesmas regrinhas, repetidas dia após dia, um pouquinho de cada vez, com palavras bem simples. Assim mesmo, essa mensagem simples vai derrubá-los: eles vão cair, vão ser quebrados, presos e levados como escravos.

14 - Por isso, homens que gostam de zombar, vocês que dominam o povo de Jerusalém, escutem a Palavra do Senhor:

15 - Vocês fizeram um trato com a Morte e se venderam ao diabo, para que ele os proteja dos assírios. "Quando esse exército terrível como uma tempestade passar por aqui, não seremos atingidos", dizem vocês, "porque somos protegidos por alguém que vai enganar completamente os assírios" .

16 - Mas o Senhor Deus diz o seguinte: "Eu coloquei em Sião uma Pedra, um alicerce firme, garantido, precioso sobre o qual se pode construir com segurança. Quem crê nEle nunca vai precisar fugir!

17 - A minha justiça será o prumo e a régua com que Eu medirei o muro que vocês construíram: ele parece bom, mas será derrubado por uma chuva de pedras. O inimigo virá como uma enchente e arrastará o esconderijo dos mentirosos.

18 - Eu mesmo vou anular o trato que vocês fizeram com a morte e o diabo: quando o inimigo chegar, como uma terrível enchente, vocês serão pisados e esmagados por ele.

19 - Quantas vezes essa enchente vier, tantas ela os arrastará, até que finalmente vocês tremerão de medo ao ouvir minhas mensagens.

20 - A cama que vocês fizeram é curta demais para se deitarem, e seus cobertores são estreitos demais para vocês se cobrirem.

21 - Porque o Senhor virá de repente, cheio de ira, como no monte Perazim e no vale de Gibeão, e fará uma coisa estranha, que ninguém poderia esperar - destruir o seu povo!"

22 - Por isso, parem de zombar de Deus, senão o seu castigo será muito maior. O Senhor, Deus do Universo, já me disse claramente que vai destruir toda a terra de Israel.

23 e 24 - Ouçam bem, prestem atenção ao meu raciocínio! Será que o lavrador passa a vida toda arando a terra, sem plantar as sementes? Será que ele somente prepara o terreno e nunca planta?

25 - Quando termina de arar a terra ele não planta vários tipos de semente, cada uma em seu lugar apropriado na terra?

26 - Ele sabe exatamente o que deve fazer, porque Deus foi o seu professor.

27 - Ele não separa os grãos da palha da mesma maneira para todos os cereais. O endro não precisa ser esmagado com ferro; basta ser batido com um pedaço de pau. O cominho também não precisa ser esmagado; basta ser sacudido com uma vara.

28 - O trigo também é fácil de separar da palha, por isso não precisa ser moído a toda hora.

29 - Toda essa sabedoria do lavrador vem do Senhor do Universo. Ele é um professor maravilhoso!

Capítulo 29

Isaías 29



1 - POBRE DE JERUSALÉM, a cidade onde viveu Davi! Ano após ano seus moradores realizam festas religiosas nas datas marcadas,

2 - mas Eu vou mandar um terrível castigo sobre ela! Todos vão chorar e lamentar muito. Jerusalém será exatamente o que significa o seu nome Ariel - um altar coberto de fogo e sangue.

3 - Eu mesmo serei seu inimigo. Cercarei Jerusalém: vou levantar fortes à sua volta, para destruir você.

4 - Quando você tiver sido derrubada e misturada com a poeira, a sua voz se fará ouvir como a de um fantasma, saindo da terra em que você foi sepultado.

5 - De repente, porém, os seus inimigos vão desaparecer como o pó soprado pelo vento. Eles são muitos, mas vão sumir como palha carregada pela ventania, num instante.

6 - Porque Eu, o Senhor do Universo, cairei em cima deles com trovões, terremotos, furacões, chuva forte e fogo.

7 - Todos os povos que vão atacar Jerusalém, sumirão de repente como um sonho que acaba!

8 - Como um homem com muita fome sonha que está comendo, mas acorda ainda com o estômago vazio, como um homem morrendo de sede sonha que está bebendo, mas acorda sem forças de tanta sede, os inimigos de Jerusalém vão sonhar com uma grande vitória, mas isso não passará de sonho.

9 - Isso os deixa espantados, moradores de Jerusalém? Vocês não conseguem acreditar? Então continuem de olhos fechados, fiquem cegos para sempre, se quiserem! Vocês andam tontos, tropeçando como bêbados, mas não é porque receberam muito vinho!

10 - É porque o Senhor derramou sobre vocês um espírito de sono profundo! Os seus profetas, os olhos da nação, não podem mais ver! Os que tinham visões do futuro, os que tomavam decisões, não conseguem mais pensar direito!

11 - Todas essas coisas que, segundo a visão, vão acontecer daqui para a frente, são como um livro selado, que ninguém consegue compreender. Se você as mostra a quem sabe ler, ele dirá: "Não consigo ler, está selado."

12 - Se você pedir a um outro que leia o livro, ele responderá: "Não sei ler."

13 - Por isso o Senhor diz: "Já que esse povo diz que é meu mas não Me obedece, já que o coração dessa gente está longe de Mim, já que a sua religião não passa de um monte de leis feitas por homens, que aprenderam de tanto repetir,

14 - Eu vou dar uma grande lição a esses fingidos, uma lição que vai deixá-los de boca aberta. Os seus sábios e conselheiros vão fazer papel de bobo, vão perder toda a sua sabedoria.

15 - Pobres dos que procuram esconder os seus planos de Deus, que tentam fazer tudo no escuro, pensando consigo mesmo: "Deus não vai nos ver. Deus não sabe de nada do que está acontecendo!"

16 - Como vocês estão errados! Como são tolos! Será que o oleiro que faz os jarros não é maior que o barro? Será que uma obra de arte poderia dizer do artista que a criou: "Não foi ele que me fez!" Por acaso a máquina chama o seu inventor de ignorante?

17 - Daqui a pouco tempo a mata brava do Líbano se transformará num pomar, numa verdadeira floresta de árvores cheias de fruto.

18 - Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro e os cegos, livres da tristeza da escuridão, verão os meus planos.

19 - Os mansos terão grande felicidade, dada pelo Senhor, e os pobres da terra vibrarão de alegria no Santo de Israel.

20 - Os que exploram outras pessoas perderão todo o seu poder, os que gostam de rir à custa dos outros vão desaparecer, e os que vivem planejando maldades serão mortos –

21 - o homem violento que briga à toa, os que planejam atacar à traição o juiz que os condenou, e os que procuram qualquer desculpa para prejudicar os inocentes.

22 - Por isso o Senhor, que libertou a Israel, diz: "O meu povo não será mais envergonhado, nem passará medo.

23 - Quando os israelitas virem o aumento de sua população e o seu desenvolvimento econômico, então eles vão Me respeitar, vão se alegrar por minha causa, vão louvar o Santo de Israel, admirados diante dEle.

24 - Os que viviam no pecado compreenderão a verdade, e os que zombavam das leis de Deus desejarão conhecê-las.

Capítulo 30

Isaías 30



1 - POBRES DESSES MEUS filhos, desobedientes e teimosos, que fazem planos, sem ouvir minhas ordens, diz o Senhor. Vocês vão fazer esse tratado de ajuda com o Egito contra a minha vontade aumentando o número de seus pecados.

2 - Sem pedirem minha opinião, vocês desceram ao Egito para pedir ajuda e proteção a Faraó!

3 - Saibam que, confiando em Faraó vocês vão sofrer uma grande decepção, uma enorme vergonha! Ele não tem como cumprir as promessas de ajuda que fez!

4 - Os embaixadores de Judá percorrem todo o reino do Egito, de Norte a Sul, de Zoã até Hanes,

5 - mas de nada adiantará, porque os egípcios não darão o menor auxílio aos judeus.

6 - O que o Senhor diz contra o Egito é o seguinte: os mensageiros de Judá levarão ao Egito camelos e jumentos carregados de tesouros para comprar a ajuda dos egípcios. Passarão por uma terra deserta e perigosa, habitada por leões e cobras venenosas muito rápidas. E tudo isso por nada, porque o Egito não vai dar nenhuma ajuda aos judeus!

7 - As promessas de auxílio feitas pelo Egito não têm o menor valor, por isso Eu o chamo de "Dragão relutante".

8 - Você, Isaías, deve escrever estas minhas palavras diante desses príncipes desobedientes. Escreva-as num livro para que fique gravada para sempre a condenação que Eu fiz da incredulidade de Israel.

9 - Se você não registrar minhas palavras, eles dirão depois: "Não! O Senhor nunca nos disse isso!" Os judeus são desobedientes e teimosos.

10 e 11 - Dizem aos meus profetas: "CaIem-se! Não queremos mais ouvir suas mensagens!" ou então "Não nos digam a verdade; falem um pouco de coisas boas, profetizem coisas agradáveis e ilusões! Parem de falar dos caminhos de Deus; já escutamos o suficiente sobre o seu 'Santo de Israel'".

12 Esta é a resposta do Santo de Israel: Já que vocês desprezam o que Eu Ihes digo, já que preferem confiar na violência e na mentira e se apoiar no pecado,

13 - esse pecado que cometeram vai ser para vocês como uma brecha num muro alto, que vai se inclinando e cai, de repente!

14 - Deus vai castigar vocês: Ele os quebrará como um vaso de barro, de tal forma que os cacos não servirão para coisa alguma, de tão pequenos.

15 - Porque o Senhor Deus, o Santo de Israel, diz o seguinte: Vocês só serão salvos se, arrependidos, voltarem para Mim e dependerem totalmente do meu poder. A sua força está na confiança em Mim; mas vocês não querem saber disso!

16 - Pelo contrário, vocês dizem: "Nós vamos conseguir ajuda no Egito, e cavalos bem ligeiros!" Só que estes cavalos vão ser usados para fugir dos seus inimigos, e eles serão muito mais ligeiros do que vocês!

17 - Cada um deles vai colocar mil judeus em fuga! Com medo de apenas cinco deles, vocês todos vão fugir até não ficarem dois judeus juntos. Cada um de vocês vai ficar sozinho, como uma árvore no alto de um monte.

18 - Mas o Senhor ainda espera que vocês voltem para Ele, para mostrar o quanto Ele os ama. Ele vai demonstrar o seu amor com grande poder, porque o Senhor é um Deus justo e fiel. Felizes são as pessoas que dependem dEle.

19 - Povo de Sião, moradores de Jerusalém, vocês não chorarão mais porque o Senhor terá pena de vocês, ouvindo o seu lamento. Ele vai responder!

20 - Embora o Senhor tenha dado a vocês pão de sofrimento e água de aflição, Ele virá ficar ao seu lado - vocês verão seu Mestre com seus próprios olhos.

21 - Se vocês se desviarem do caminho de Deus, ouvirão, atrás de vocês uma Voz dizendo: "Por ai não! Este é o caminho; andem por ele!".

22 - Então vocês vão achar que suas imagens cobertas de prata e de ouro não passam de lixo, de coisas imundas. Vocês vão jogáIas fora, dizendo: "Fora daqui!"

23 - Quando isso acontecer, o Senhor os abençoará com chuvas na época de plantar as sementes, com ótimas colheitas; haverá bastante pão para vocês e grandes pastagens para o gado.

24 - Os bois e jumentos que trabalham na terra terão comida especial; cereais com sal, limpos da palha cuidadosamente.

25 - No dia em que os seus inimigos forem destruídos (pela ação do Senhor), haverá riachos correndo em cada monte, em todas as colinas.

26 - A lua será tão brilhante quanto o sol, e o sol será sete vezes mais claro! Isso vai acontecer quando o Senhor começar a curar o seu povo das feridas que lhe fez.

27 - Olhem! Lá vem o Senhor, vindo de longe, queimando como fogo na sua ira, cercado de densas nuvens de fumaça. Os seus lábios estão cheios de ira; a sua língua queima e destrói como um fogo.

28 - A sua ira se derrama sobre todos os inimigos como uma enchente. Ele vai sacrificar as nações orgulhosas com uma grande destruição; vai puxá-Ias para o castigo, como um cavalo é puxado pelas rédeas.

29 - Mas vocês, o povo de Deus, cantarão um hino de profunda alegria, como no dia da Páscoa. O seu coração ficará alegre como o do homem que, tocando uma flauta, conduz a multidão ao Monte do Senhor, o Santo de Israel.

30 - A voz majestosa do Senhor será ouvida, e Ele esmagará os seus inimigos com seu forte braço, com grande ira, através de incêndios, tempestades, grandes temporais e chuvas de pedras.

31 - A Assíria tremerá de medo ao ouvir a voz do Senhor. Será ferida com a vara de Deus.

32 - E quando o Senhor castigar os assírios, cada pancada da vara de Deus será festejada com harpas e tamborins.

33 - Porque a fogueira onde vai ser queimado Moloque, o deus da Assíria já está pronta há muito tempo, com muita lenha, que será acesa pelo sopro do Senhor, que é como o fogo de um vulcão.

Capítulo 31

Isaías 31



1 – POBRES DOS QUE correm ao Egito, pedindo socorro! Pobre de quem confia no grande número de carros de guerra e nos fortes cavaleiros egípcios, em vez de olhar cheio de confiança para o Santo de Israel e pedir ao Senhor a sua ajuda.

2 - Mas Ele é muito sábio e mandará o castigo contra seu povo; não mudará os seus planos. Ele Se levantará contra os judeus, por causa da maldade deles e também destruirá os seus aliados.

3 - Esses egípcios não passam de homens; eles não são Deus! Os seus cavalos são apenas carne e osso; não são espíritos poderosos! Quando o Senhor estender a sua mão, os egípcios e os judeus, os que ajudam e os ajudados, serão destruídos de uma só vez.

4 e 5 - Mas o Senhor me revelou o seguinte: quando um leão, mesmo que ainda seja jovem, mata uma ovelha para comer, não liga para a gritaria que os pastores fazem tentando espantá-lo. Da mesma maneira, o Senhor do Universo descerá e lutará sobre o Monte Sião. A gritaria dos homens não O assustará. Ele, o Senhor do Universo, protegerá Jerusalém como uma ave, que voa em volta de seu ninho para protegê-lo. Ele defenderá a cidade e a livrará.

6 - Por isso, meu povo, apesar de sua revolta voltem ao Senhor, voltem a confiar nAquele de Quem vocês se afastaram tanto!

7 - Quando Deus os libertar, naquele dia glorioso, cada um vai jogar fora as imagens de ouro e de prata, que vocês mesmos fizeram para pecar contra o Senhor.

8 Os exércitos assírios serão destruídos, mas não pelas espadas dos homens. Serão mortos pela "espada de Deus", e os fortes e jovens assírios acabarão como escravos.

9 - O exército assírio perderá sua segurança; os generais fugirão, abandonando suas tropas. Essa é uma promessa do Senhor. O fogo da sua presença brilha em Jerusalém.

Capítulo 32

Isaías 32



1 - VEJAM! VEM AÍ um rei justo. No seu reinado todos os príncipes serão honestos e honrados.

2 - Ele servirá de abrigo contra o vento e as tempestades; será como um rio que corre no meio de um deserto, será como a sombra refrescante de uma grande pedra, numa terra castigada pelo sol quente.

3 - Então, finalmente, os olhos de Israel se abrirão para ver a Deus; os que quiserem, poderão ouvir livremente a sua voz.

4 - Até mesmo os rebeldes entre eles compreenderão perfeitamente as leis de Deus, e os que gaguejam passarão a falar com clareza.

5 - No reinado desse Rei Justo, os ateus e os que desprezam a Deus não serão considerados heróis. Os ricos que exploram o povo, não serão chamados de benfeitores e generosos.

6 - Todos reconhecerão, o homem mau assim que puserem os olhos nele, e os mentirosos não conseguirão enganar ninguém. As mentiras que falam sobre Deus e a exploração que eles fazem dos pobres, serão vistas por todos.

7 - A falsidade desses exploradores, as mentiras que eles inventam para prejudicar os pobres diante dos tribunais, serão expostas e desmascaradas.

8 - Mas os homens generosos - vejam a diferença, - planejam maneiras de ajudar os necessitados, e por isso Deus os abençoará.

9 - Escutem bem, vocês mulheres que vivem a boa vida! Vocês, mulheres, que vivem tranqüilas, escutem o que Eu vou lhes dizer!

10 - Daqui a pouco tempo – um pouco mais de um ano - vocês que hoje vivem tão tranqüilas vão tremer de medo! Não haverá a colheita das uvas, e as outras plantações serão destruídas.

11 - Vamos, mulheres que vivem sem qualquer preocupação; comecem à se preocupar! Tremam de medo, vocês que agora estão cheias de alegria e confiança. Mostrem sua tristeza, trocando suas belas roupas por panos de saco.

12 - Chorem e batam as mãos contra o peito porque vão perder suas belas propriedades e plantações.

13 - As suas terras ficarão cobertas de espinhos e ervas bravas; as cidades alegres, cheias de casas onde mora a felicidade, ficarão vazias, cobertas de mato.

14 - Palácios e casas luxuosas serão abandonados, as cidades cheias de gente ficarão vazias. Onde antes havia torres para os vigias, pastarão rebanhos e os jumentos andarão soltos, até bem perto do templo.

15 - Mas isso vai acabar quando o Espírito for derramado sobre nós, lá do céu. Então a terra onde crescem espinhos dará de novo grandes colheitas.

16 - A justiça e a retidão dominarão em toda a terra,

17 - e o resultado disso será a paz. Haverá tranqüilidade e segurança para sempre.

18 - O meu povo viverá em paz, em casas seguras, lugares tranqüilos,

19 - enquanto haverá uma terrível destruição dos assírios e de sua capital.

20 – Deus dará grandes bênçãos ao seu povo; terão grandes colheitas onde quer que plantarem, e os seus animais terão grandes e verdes pastagens.

Capítulo 33

Isaías 33



1 - VOCÊS, ASSÍRIOS, estão perdidos! Vocês que destruíram muitos povos sem nunca saber o que era a destruição; vocês que fazem promessas, mas não cumprem e exigem que as outras nações cumpram seus tratos! Chegou a hora da sua destruição, chegou a hora da vingança!

2 - Mas quanto a nós, Senhor, tenha piedade! Nós temos confiado no Senhor. Seja sempre a nossa força, seja a nossa salvação no tempo do sofrimento.

3 - O inimigo foge quando ouve o som da sua voz. Quando o Senhor Se levanta, as nações fogem apavoradas.

4 - Como os gafanhotos devoram completamente uma plantação e deixam vazio o campo, assim os moradores de Jerusalém vão se aproveitar os restos do exército assírio quando este for destruído."

5 - O Senhor é grande e poderoso e vive no céu! Ele fará de Jerusalém o lar da justiça, da bondade e da perfeição.

6 - Haverá segurança para Jerusalém; haverá sabedoria, conhecimento e respeito a Deus.

7 - Mas, por enquanto, os mensageiros que os judeus enviaram choram de tristeza porque os assírios recusaram sua proposta de paz.

8 - As estradas de Judá estão destruídas e desertas, ninguém mais vai viajar por elas. Os assírios quebraram o antigo tratado de paz, feito perante muitas testemunhas. Destroem tudo, sem respeitar ninguém.

9 - Toda a terra de Israel está em grande sofrimento; o Líbano foi destruído, a rica planície de Sarom virou um deserto, Basã e o Monte Carmelo perderam suas belas árvores.

10 - Mas o Senhor diz: Eu vou Me levantar agora mesmo e mostrar o meu grande poder. Agora serei exaltado.

11 - Os planos que vocês assírios fizeram para destruir os judeus será o fogo que Deus vai usar para acabar com vocês! 12 - O seu exército, formado de soldados de várias nações, será queimado e reduzido a pó! Será jogado no fogo e queimará como um pedaço de lenha bem seca.

13 - Nações distantes, prestam atenção ao que Eu fiz! Nações próximas, reconheçam o meu poder!

14 - Os pecadores entre o meu povo estão apavorados. Perguntam desesperados: "Quem de nós poderá viver na presença deste Fogo Eterno que a tudo consome?"

15 - Pois bem, Eu lhes direi: os que sempre fazem o que é justo e sempre falam a verdade; os que não procuram lucrar explorando outras pessoas, os que não querem saber de gorjetas desonestas; os que tapam os ouvidos para não ouvir sugestões de violência, e os que fecham os olhos para não serem tentados a praticar o mal.

16 - Quem fizer isso viverá junto com Deus: estará protegido como no alto de uma grande montanha, e terá toda a comida e a água de que precisar, na hora certa.

17 - Vocês verão o Rei, em toda a sua beleza; verão o seu reino se estender por toda a terra.

18 - Então vocês vão se lembrar deste período de terror, dos oficiais assírios que exigiram o imposto, que contaram as torres de Jerusalém.

19 - Em pouco tempo esse povo cruel e violento, que fala uma língua estranha e difícil de entender, vai desaparecer. Vocês nunca mais verão os assírios!

20 Vejam! Aí está Jerusalém, uma cidade que vive em paz, o lugar onde Deus é adorado solenemente! Os seus habitantes vivem em segurança porque ela nunca será destruída!

21 - O Senhor nos mostrará a sua grandeza em Jerusalém: Ele será como um grande rio, protegendo a cidade, um rio que nenhum inimigo será capaz de atravessar.

22 - Porque o Senhor é o nosso Juiz; é o Senhor quem faz as nossas leis, Ele é o nosso Rei. O Senhor cuidará de nós e nos salvará.

23 - Agora pode parecer que Jerusalém está perdida, mas dentro em breve haverá segurança e riquezas para todos, até para os aleijados e paralíticos.

24 - Nenhum morador de Jerusalém dirá: "Estou doente e desamparado!" porque o Senhor perdoará os seus pecados, e os abençoará.

Capítulo 34

Isaías 34



1 - VENHAM, VENHAM, NAÇÕES e povos da terra! Venham ouvir o que eu tenho a anunciar. Escutem-me, a terra e tudo o que existe nela!

2 - O Senhor está terrivelmente zangado com os povos da terra, furioso contra todos eles. Ele vai destruir as nações completamente, como planejou.

3 - Os mortos não serão enterrados e o cheiro horrível de carne podre se espalhará por toda a terra. O sangue dos cadáveres vai escorrer pelas montanhas.

4 - Então os astros do céu vão se dissolver, o céu vai desaparecer como uma folha de papel que se enrola; as estrelas cairão como frutas maduras das árvores.

5 - A minha espada vai cair sobre a terra, depois de ferir os céus. Ela vai cair sobre Edom, o povo que Eu condenei à destruição.

6 - A espada do Senhor está toda manchada de sangue, cheia de carne e gordura, como se tivesse sido usada para matar ovelhas e cabritos para o sacrifício. É porque o Senhor realizará um grande sacrifício em Bozra, uma terrível matança na terra de Edom.

7 - Muitos soldados morrerão ali, veteranos e novatos. A terra ficará empapada de sangue; o solo ficará mais rico, de tanta gordura.

8 - Este é o dia da vingança; esta é a hora de retribuir as maldades que Edom fez contra Israel.

9 - Os riachos de Edom vão se transforma em piche, e a terra vai ficar coberta de enxofre e piche fervente.

10 - Esse terrível castigo nunca terá fim. A fumaça de Edom estará sempre subindo. Nunca mais haverá moradores em Edom; ficará deserta para sempre.

11 - Lá viverão pelicanos e ouriços, corujas e corvos. Deus condenou essa terra a viver sempre assim, deserta e destruída.

12 - Deixarão de existir, em breve, os nobres e os príncipes; o reino de Edom será reduzido a nada.

13 - Os palácios serão invadidos por espinheiros; nas fortalezas haverá urtigas e cactos. Edom não passará de um esconderijo de chacais, de um lugar onde os avestruzes fazem seus ninhos.

14 - As feras do deserto vão se misturar aos lobos e às hienas; os uivos desses animais vão se ouvir durante a noite. Edom será um lugar de fantasmas, um lugar onde os demônios irão descansar.

15 - Lá a coruja fará o seu ninho e chocará os seus ovos; na escuridão das ruínas ela cuidará de seus filhotes. Em Edom os abutres vão se reunir para encontrar cada um o seu companheiro.

16 - Procurem no Livro do Senhor! Lá vocês encontrarão tudo o que Ele planeja fazer. Não deixará de haver em Edom nenhum desses animais, não faltará nenhum, seja macho ou fêmea. O Senhor mesmo prometeu isso e o seu Espírito vai fazer tudo acontecer.

17 - Ele mesmo já mediu a terra de Edom, e a repartiu entre os animais; eles a possuirão para sempre, de geração em geração.

Capítulo 35

Isaías 35



1 - O SERTÃO E OS lugares secos se alegrarão naqueles dias. O deserto vibrará de alegria e se cobrirá de flores.

2 - Haverá muita alegria, muitas flores, muitas canções felizes! A terra seca e vazia se tornou verde como as montanhas do Líbano, e tão bela como os pastos dó Monte Carmelo e os campos de Sarom. Lá o Senhor mostrará a sua glória, a brilhante majestade do nosso Deus.

3 - Levem essas boas notícias para dar ânimo e vigor aos que estão fracos e desanimados.

4 - Animem os que sentem medo, dizendo: "Vamos, seja forte! Não tenha medo! Veja, o seu Deus está vindo para castigar seus inimigos. Ele vai salvar você!"

5 - Quando Ele vier, vai abrir os olhos dos cegos e destapar os ouvidos dos surdos.

6 - Os aleijados pularão e caminharão perfeitamente, e os mudos cantarão! Fontes brotarão na terra seca e rios correrão no deserto!

7 - Onde havia apenas areia quente haverá lagos; na terra onde não caía chuva, as fontes vão brotar. Nos lugares onde só os chacais conseguiam viver, vão brotar a erva verde e as plantas aquáticas, juncos e bambus!

8 - Por aquela terra, antes deserta passará um caminho largo e alto; ele será chamado "O Caminho Santo". Por esse caminho, os pecadores não poderão passar; somente os que obedecem ao Senhor. Quem anda por esse caminho não erra, mesmo que seja uma pessoa simples e sem instrução.

9 - Nenhum leão atacará de surpresa ao longo desse caminho; ali não haverá animais ferozes nem qualquer perigo. Somente os que foram salvos passarão por ele.

10 - Estes, que foram comprados pelo Senhor, passarão por esse caminho, indo para Sião e de lá voltando com canções de grande alegria. Para eles nunca mais haverá dor ou tristeza, porque eles receberam a alegria perfeita.

Capítulo 36

Isaías 36



1 - NO DÉCIMO QUARTO ano do reinado de Ezequias, Senaqueribe, rei da Assíria, veio lutar contra as cidades-fortalezas de Judá e conquistou todas elas.

2 - Ele mandou um representante especial à frente de um grande exército. Esse exército partiu de Laquis e acampou perto de Jerusalém, junto aos canos que levam a água para o açude elevado, perto do caminho que acaba no campo onde o povo de Jerusalém ia lavar roupa.

3 - Então Eliaquim, filho de Hilquias, primeiro ministro de Israel, Sebna, secretário do rei e Joá, filho de Asafe, que escrevia a história do reino, foram ao encontro do mensageiro de Senaqueribe.

4 - Este ordenou que fossem dizer ao rei Ezequias: "Senaqueribe, o grande rei da Assíria, diz que você é muito tolo se confia na ajuda do Egito.

5 - De que valem as promessas de Faraó? Palavras não ganham guerras! Por que você foi pedir ajuda ao Egito para se livrar do meu domínio?

6 - Confiar no Egito é perigoso. Faraó é como uma vara quebrada, e pontuda, que fura a mão de quem se apóia nela. Todos os que pediram ajuda ao Egito acabaram pior do que antes.

7 - Mas talvez você esteja pensando: 'Nós confiamos no Senhor nosso Deus!' Ora, não foi esse Deus que Ezequias humilhou, mandando destruir os altares, ordenando que vocês só poderiam adorar no altar que está em Jerusalém?

8 e 9 - Meu senhor, o rei da Assíria, quer fazer uma pequena aposta com você Ezequias. Ele apostou que o seu exército não chega a dois mil soldados! E tem mais; se você tiver dois mil soldados, ele lhe dará dois mil cavalos para os soldados montarem! E mesmo se você tiver este exército de dois mil soldados, isso não chega para enfrentar o menor batalhão das tropas do meu senhor. E também não adianta confiar na ajuda dos exércitos egípcios!

10 - Além do mais, você pensa que eu vim lutar contra Judá sem ordem do Senhor? Ele mesmo me mandou aqui dizendo: 'Invada Judá e destrua a cidade de Jerusalém'.

11 - Então Eliaquim, Sebna e Joabe disseram ao representante de Senaqueribe: "Por favor, fale em aramaico a nós entendemos essa língua. Não fale em hebraico porque o povo que está sobre os muros da cidade vai ouvir."

12 - Mas o representante respondeu: "Vocês pensam que meu senhor me mandou dizer essas coisas apenas a vocês e ao seu rei? Não; ele quer, que todos os moradores de Jerusalém saibam que, se a cidade não se render, vai ser cercada. O cerco vai durar tanto tempo que as pessoas que agora estão sobre os muros vão querer comer suas próprias fezes e beber sua própria urina".

13 - Depois disso, o representante gritou para o povo que estava sobre os muros, em hebraico: "Ouçam bem o que diz o grande rei, o rei da Assíria:

14 - "Não deixem que Ezequias os engane - porque ele não pode fazer coisa alguma para livrar vocês.

15 - Não deixem Ezequias convencê-los a confiar no Senhor, dizendo que o Senhor não deixará Jerusalém ser conquistada pelo rei da Assíria.

16 - Não escutem essa conversa de Ezequias. Vejam só a boa proposta que o rei da Assíria faz a todos vocês: Façam as pazes comigo; saiam de Jerusalém e eu deixarei cada um voltar às parreiras, figueiras e aos poços de sua propriedade,

17 - até que eu providencie um novo país para vocês morarem, uma terra bem parecida com a sua, onde há muitas plantações de uva, de cereais - uma terra onde há fartura de tudo o que é bom.

18 - Não deixem Ezequias enganá-los, dizendo que o Senhor os livrará dos meus exércitos. Por acaso algum dos deuses das nações que a Assíria conquistou conseguiu livrar sua terra?

19 - Vocês não se lembram do que aconteceu a Hamate a Arpade? Será que os seus deuses puderam salvar essas cidades? E qual foi o fim de Sefarvaim e Samaria? Onde foram parar os seus deuses?

20 - De todos os deuses de todas as nações, qual deles foi capaz de impedir que eu conquistasse sua terra? Por que então, vocês pensam que o seu Deus, o Senhor, vai livrar Jerusalém do meu poder?"

21 - Mas os três mensageiros israelitas e todo o povo, ficaram em silêncio porque o rei Ezequias havia dito que eles não deveriam dar resposta alguma ao representante do rei da Assíria.

22 - Mas Eliaquim, filho de Hilquias, o primeiro-ministro; e Sebna, o secretário do rei, e Joá, filho de Asafe, que escrevia a história do reino, tristes e desesperados, rasgaram suas roupas, voltaram ao palácio e contaram a Ezequias tudo o que havia acontecido.

Capítulo 37

Isaías 37



1 - QUANDO O REI Ezequias ouviu o que havia acontecido, rasgou suas roupas, cobriu-se de pano de saco, em sinal de tristeza e sofrimento, e foi ao Templo para orar.

2 - Também mandou Eliaquim, o primeiro-ministro, Sebna, seu secretário, e os sacerdotes mais velhos - todos vestidos de pano de saco - a Isaías, o profeta, filho de Amós, levar a seguinte mensagem:

3 - "Estamos vivendo um período de muito sofrimento, de castigo e vergonha para nós. É como a hora em que a mulher sofre terrivelmente para dar à luz, mas não tem forças para fazer a criança nascer.

4 - Mas quem sabe o Senhor seu Deus tenha ouvido as terríveis ofensas que o mensageiro do rei da Assíria fez, zombando do Deus Vivo. Ele não vai tolerar essas ofensas sem castigar os assírios. Por favor, Isaías, ore pelos poucos judeus que sobraram aqui em Jerusalém!"

5 - Os mensageiros do rei Ezequias foram levar a mensagem ao profeta Isaías.

6 - O profeta disse a eles: "Levem ao rei Ezequias esta mensagem do Senhor: 'Não fique assim cheio de medo por causa desse recado do rei da Assíria, nem por causa das ofensas que o mensageiro de Senaqueribe Me fez.

7 - Eu vou dar a Senaqueribe um espírito de medo. Ele vai receber notícias ruins da Assíria e voltará, às pressas, para sua terra. Lá mesmo Eu farei com que ele seja morto.

8 e 9 - Enquanto isso, o representante especial do rei da Assíria voltou e encontrou Senaqueribe cercando, com seu exército, a cidade de Libna. Ele já tinha ouvido que o rei havia deixado a cidade de Laquis. Enquanto lutava contra Libna, Senaqueribe foi avisado de que Tiraca, rei da Etiópia, vinha do sul para lutar contra os assírios. Quando soube disso, mandou outros mensageiros, levando dessa vez uma carta para o rei Ezequias.

10 - A carta dizia o seguinte: "Rei Ezequias, não seja tolo a ponto de acreditar nessa história de que Deus não vai deixar Jerusalém ser conquistada pelo rei da Assíria.

11 - Você sabe muito bem o que os outros reis da Assíria fizeram; por onde passaram, eles destruíram completamente seus inimigos. E quem você pensa que é para escapar disso?

12 - Por acaso os deuses das cidades de Gozã, Harã e Rezefe puderam salvá-las? E o que você me diz do povo de Éden, que morava em Telassar? Os reis da Assíria destruíram essas cidades completamente!

13 - Lembre também do que aconteceu ao rei de Hamate, ao rei de Arpade e aos reis das cidades de Sefarvaim, de Hena e de Iva.

14 - Assim que Ezequias acabou de ler a carta, foi até o templo e a colocou aberta diante do Senhor,

15 - e orou dizendo:

16 e 17 - "Ó Senhor do Universo, Deus de Israel, cujo trono fica acima dos querubins, o Senhor somente é o Deus de todos os reinos da terra. O Senhor criou o céu e a terra. Ouça, ó Deus, a minha oração: olhe para nós, veja o que está acontecendo; veja o que escreveu Senaqueribe, as ofensas que ele fez ao Deus Vivo.

18 - É verdade, Senhor, que os reis da Assíria destruíram todas aquelas nações e terras,

19 - e queimaram os deuses daqueles povos. Mas isso aconteceu porque eles não eram deuses coisa alguma, eram apenas ídolos, pedaços de madeira e de pedra, desenhados e feitos por mãos humanas. Foi por isso que os assírios os destruíram.

20 - E agora, Senhor nosso Deus, salve-nos desse povo, para que todos os reinos da terra saibam que somente o Senhor é o único Senhor.

21 - Então Isaías, filho de Amós, mandou o seguinte recado ao rei Ezequias: "O Senhor, o Deus de Israel diz: Esta é a minha resposta à sua oração sobre Senaqueribe, o rei da Assíria”.

22 - "Isto é o que o Senhor diz a ele: Meu povo - a filha virgem e desamparada de Sião - ri às suas custas, zomba e balança a cabeça, fazendo pouco caso de você.

23 - Você sabe a quem ofendeu? Você sabe de quem zombou? Sabe contra quem levantou a voz, cheio de orgulho e atrevimento? Contra o Santo de Israel!

24 – Você mandou mensageiros para ofenderem ao Senhor. Você se gaba, dizendo: 'Com meu poderoso exército eu derrotei todas as nações do Ocidente. Derrubei os cedros mais altos, os ciprestes mais belos do Líbano. Conquistei as montanhas mais altas, as florestas e os pomares'.

25 - "Você se gaba dos poços que cavou nas terras conquistadas e fica cheio de si porque venceu os grandes exércitos do Egito!

26 - Será que você não sabe que eu, há muito tempo, já havia planejado tudo isso? Você destruiu todas essas fortalezas porque Eu quis e fiz tudo isso acontecer.

27 - Foi por causa dos meus planos que os povos dessas terras não tiveram forças para resistir aos seus ataques; Eu os tornei fracos e medrosos. Eles estavam tão indefesos como o capim, como pequenas plantinhas que o homem esmaga quando anda; eles eram tão fracos como plantinhas que nascem nos terraços das casas, que o sol queima num instante.

28 - Saiba você que Eu o conheço muito bem – suas idas e vindas - tudo que você faz! Eu já conheço de sobra a sua ira contra Mim.

29 - É por causa dessa ira - por causa do seu atrevimento contra Mim - que Eu vou prender um gancho no seu nariz, vou colocar um freio na sua boca e levá-lo de volta para sua terra, pelo mesmo caminho por onde você veio."

30 - E depois o Senhor disse a Ezequias: "Esta vai ser a prova de que fui Eu quem livrou Jerusalém do rei da Assíria. Ainda este ano ele partirá de Judá; vocês terão de comer o que nasceu por si mesmo; mas no ano que vem haverá o suficiente para uma pequena colheita, e daqui a dois anos, os judeus poderão plantar à vontade e terão colheitas formidáveis.

31 - Os poucos judeus que sobraram em Judá vão se firmar em sua terra; como uma árvore de raízes bem profundas, crescerão e darão muitos frutos.

32 - Daqui de Jerusalém sairá um resto de povo que vai povoar novamente a terra de Judá. O Senhor, com muito cuidado e poder fará tudo isso acontecer.

33 - "Quanto ao rei da Assíria, os seus exércitos não entrarão em Jerusalém; seus soldados não atirarão uma única flecha contra a cidade, não marcharão em torno dela carregando seus escudos, nem construirão torres de guerra para atacar os muros.

34 - Ele voltará para sua terra pelo mesmo caminho por onde veio. Não entrará nesta cidade!

35 - Eu mesmo a defenderei, pela minha honra e por amor ao meu servo Davi, diz o Senhor.

36 - Naquela noite o anjo do Senhor saiu em direção ao acampamento do exército assírio, onde matou cento e oitenta e cinco mil soldados. Quando o resto do exército se levantou, na manhã seguinte, havia gente morta por todos os lados.

37 - Assim, Senaqueribe, rei da Assíria, saiu de Judá e voltou para sua própria terra, na cidade de Nínive, capital da Assíria não saindo mais.

38 - Certo dia, quando ele estava adorando no templo de Nisroque, seu deus, dois de seus filhos, Adrameleque e Sarezer, o assassinaram com suas espadas e depois fugiram para a terra de Ararate. Outro filho de Senaqueribe, chamado Esar-Hadom, tornou-se rei, no lugar do pai.

Capítulo 38

Isaías 38



1 - ANTES DA GRANDE invasão de Judá pelos assírios, o rei Ezequias apanhou uma doença mortal. Isaías, o profeta (filho de Amós), foi visitá-lo e lhe transmitiu o seguinte recado do Senhor: "Tome as providências necessárias para a sucessão no trono de Judá, porque você não vai sarar dessa doença. Rei Ezequias, o senhor vai morrer!"

2 - Quando Ezequias ouviu essas palavras, virou o rosto para a parede e orou:

3 - “Ó Senhor, por favor, lembre-se de que eu sempre Lhe fui fiel, de que sempre me esforcei ao máximo para obedecê-lo!" E chorou como uma criança.

4 - Então o Senhor falou o seguinte a Isaías:

5 - "Vá ao palácio e diga a Ezequias que o Senhor, o Deus de Davi, ouviu a oração que ele fez, viu as lagrimas que derramou e vai deixá-lo viver por mais quinze anos.

6 - Ele livrará o rei e a cidade de Jerusalém do rei da Assíria. Eu vou defender Jerusalém, diz o Senhor,

7 - e esta será a prova de que vou cumprir o que prometi.

8 - Farei voltar, em dez graus, a sombra que o sol deixa no relógio de sol de seu pai, o rei Acaz. Assim o sol voltou atrás os dez graus que já havia caído!

9 - Depois de curado de sua doença, o rei Ezequias escreveu o seguinte cântico, sobre sua experiência:

10 - "Minha vida mal chegou à metade e eu já tenho de partir. O resto dos anos da minha existência foi roubado. Logo vou passar pelas portas do Além.

11 - Nunca mais verei o Senhor na terra dos vivos; em breve eu não poderei mais me encontrar com meus conhecidos.

12 - A minha vida foi arrancada de mim, como uma frágil tenda, carregada por um forte vento. Como alguém que, tecendo uma roupa corta um fio solto, Deus vai cortar o fio da minha vida de uma hora para outra.

13 - Durante toda a noite eu gemi de dor. Parecia que o meu corpo estava sendo rasgado pelos dentes dos leões. De repente, Deus vai tirar-me a vida.

14 - Meus gemidos pareciam o de uma pomba, a minha fala ficou fraca como o pio de uma andorinha. Já estou cansado de procurar ajuda. 'Ó Senhor', disse chorando, 'estou sofrendo muito! Ajude-me!'

15 - Mas o que posso pedir a Deus? Foi Ele mesmo, quem prometeu que eu seria curado da doença. Depois de passar por tanto sofrimento, os últimos anos da minha vida serão de humildade diante de Deus.

16 - Senhor, os homens só podem continuar vivos por suas ações. A minha vida depende completamente do Senhor. Devolva-me a saúde, deixe-me viver!

17 - "Agora eu posso compreender! Todo esse sofrimento foi para o meu próprio bem! O Senhor me amou e me libertou das garras da morte. Além disso, perdoou todos os meus pecados.

18 - Os cânticos de louvor a Deus não partem do reino dos mortos. Os mortos já não podem mais esperar e confiar nEle.

19 - Os vivos, somente os vivos, é que louvam ao Senhor como eu estou fazendo hoje. Os pais contam aos filhos, com alegria, a grande fidelidade de Deus.

20 - O Senhor veio me salvar da morte! Ele me curou! Por isso eu O louvarei diariamente, no seu templo, acompanhado de instrumentos musicais! "

21 - Isaías havia dito aos servos do rei Ezequias: "Façam uma pasta de figos e coloquem, como um emplastro, sobre a úlcera. Assim o rei ficará curado de sua doença".

22 - E então Ezequias perguntou: "Que sinal o Senhor vai me dar de que eu vou ser curado e poderei ir novamente ao templo?"

Capítulo 39

Isaías 39



1 - POUCO DEPOIS da cura do rei Ezequias, o rei de Babilônia (chamado Merodaque-Baladã, filho de Baladã) enviou embaixadores a Jerusalém, com uma carta de saudações e um presente para o rei, porque tinha recebido a noticia da recuperação de Ezequias.

2 - Ezequias gostou muito dos embaixadores de Babilônia e lhes mostrou a sua casa do tesouro, cheia de ouro, prata e perfumes muito caros. Também mostrou a casa de armas de seu exército, os tesouros que havia no templo - enfim, não deixou de mostrar aos babilônios coisa alguma que fosse importante no seu reino.

3 - Então o profeta Isaías procurou o rei e lhe perguntou: "O que foi que aqueles homens conversaram com o senhor? De onde eles vieram?" E Ezequias respondeu: "Vieram de muito longe, de Babilônia".

4 - "O que foi que eles viram em Jerusalém?" perguntou Isaías. Ezequias respondeu: "Bem, eu mostrei a eles tudo o que tenho, todos os tesouros de Jerusalém".

5 - Foi então que Isaías disse ao rei: "Ouça com atenção esta mensagem do Senhor do Universo:

6 - "Vai chegar o dia em que todas as riquezas que há em sua casa - tudo o que os antigos reis, seus parentes, ajuntaram - serão levados embora, para Babilônia. Nada disso vai ficar em Jerusalém.

7 - Alguns dos seus futuros netos e bisnetos serão escravos, eunucos, no palácio do rei da Babilônia."

8 - "Está bem," respondeu Ezequias. "O que o Senhor determinou sempre será muito bom. Pelo menos durante o resto da minha vida nós viveremos em paz!"

Capítulo 40

Isaías 40



1 - CONSOLEM, CONSOLEM o meu povo, diz o seu Deus.

2 - Falem carinhosamente a Jerusalém! Digam a ela que o seu tempo de sofrimento acabou. Digam que os pecados que ela cometeu já foram perdoados, e que o Senhor vai dar duas bênçãos para cada castigo que lhe deu!

3 - Ouçam! Estou escutando alguém gritar, "Preparem um caminho para o Senhor através da terra vazia; preparem para Ele um caminho reto e plano no deserto.

4 - Aterrem os vales, nivelem os morros; endireitem os caminhos tortos e deixem perfeitamente planos os lugares por onde Ele passar.

5 - A glória do Senhor será vista por todos os homens. Foi Ele mesmo quem prometeu isso!"

6 - Ouçam, alguém está dizendo: "Grite!" "Mas o que é que eu devo gritar?" eu perguntei. "Grite que o homem é como a erva, que a glória do homem murcha como a flor da erva.

7 - A erva morre e as flores murcham com o vento quente do deserto; quando o Senhor sopra sobre o homem, ele desaparece.

8 - A erva seca e a flor murcha, mas a Palavra do Nosso Deus dura para sempre!"

9 - Você, Anunciador de Boas Noticias, suba a um monte bem alto e grite a Jerusalém! Grite ainda mais alto, sem medo para avisar a todas as cidades de Judá: "O seu Deus está chegando!"

10 - Sim, o Senhor Deus está chegando, com seu imenso poder! Ele reinará com sua força admirável. Ele traz, para dar a cada um, a recompensa pelo que cada um fez.

11 - Ele vai cuidar de seu rebanho como um verdadeiro pastor; levará os cordeirinhos nos braços e conduzirá mansamente as ovelhas com suas crias.

12 - Quem mais poderia ter, na concha de suas mãos os mares e oceanos? Quem mais seria capaz de medir, palmo a palmo, o céu tão imenso? Quem poderia medir o peso da terra, de cada montanha e de cada morro?

13 - Quem poderia orientar o Espírito do Senhor? Quem poderia ensinar alguma coisa ou dar conselhos a Ele?

14 - Por acaso, alguma vez Ele precisou de conselhos? Será que houve alguém para ensinar a Ele o certo e o direito? É claro que não!

15 - As nações da terra não são nada, comparadas a Ele; não passam de uma pequenina gota d'água num balde, de um grãozinho de pó numa balança. Ele levanta as ilhas como se fossem cisco!

16 - Mesmo que fosse usada toda a madeira das florestas do Líbano para queimar todos os seus animais, isso não daria um sacrifício capaz de honrar ao Senhor!

17 - Para Ele as nações são como nada; são menos do que nada - são um grande vazio.

18 - Como vocês podem imaginar a pessoa de Deus? A que vocês O podem comparar?

19 - A um ídolo? Um ídolo feito numa forma, por um homem? Um ídolo coberto de ouro, com enfeites de prata?

20 - O homem pobre, que não pode ter ídolos de ouro ou prata, escolhe uma árvore de madeira de lei, paga a um artista para gravar na madeira uma figura e pronto, lá está o seu deus! Um deus que nem pode se mover!

21 - Será que vocês não entendem? Será que nunca ouviram a voz de Deus? Ele vem falando desde o princípio do mundo; será que vocês não entendem?

22 - Deus é quem está sentado acima da redondeza da terra. Para ele os homens são pequenos como gafanhotos. Ele é quem estende os céus como uma cortina, que faz dos céus a sua casa.

23 - Ele humilha os poderosos e os grandes homens; ele reduz a nada os que fazem as leis na terra.

24 - Mal são plantados, mal chegam a criar raízes, a crescer; o sopro do Senhor passa por eles, e murcham. O vento os carrega como palha.

25 - "Com quem vocês vão Me comparar? Quem é igual a Mim?" pergunta o Santo.

26 - Olhem para o céu! Vejam todas as estrelas; quem as criou? É Ele quem comanda o movimento das estrelas e dos planetas, com tanta perfeição, que não há a menor falha! Ele conhece cada um deles pelo nome.

27 - Por que então Jacó, por que Israel, você diz que o Senhor não sabe do seu sofrimento e não atende às suas justas reclamações?

28 - Vocês ainda não entendem? Ainda não ouviram que o Deus eterno, o Criador de todo o mundo, nunca Se cansa nem perde suas forças? Ninguém é capaz de imaginar a grandeza da sua sabedoria.

29 - Ele dá forças aos cansados e vigor aos fracos e desanimados.

30 - Até os jovens se cansam, até os moços perdem as forças e caem, de tanto cansaço

31 - mas os que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Sobem, voando como águias. Correm e não se cansam, caminham e não perdem as forças.

Capítulo 41

Isaías 41



1 - ESCUTEM EM SILÊNCIO o que eu digo, povos do outro lado do mar. Preparem sua defesa, apresentem as melhores razões! Venham para o julgamento!

2 - Quem mandou vir do Oriente esse que encontra vitórias a cada passo? O Senhor, é claro! Deus lhe dá vitória sobre as nações; Deus permite que ele humilhe os reis e destrua completamente como pó e palha seus exércitos!

3 - Ele persegue os seus inimigos e continua a avançar em segurança, passando por caminhos onde nunca havia pisado.

4 - Quem fez todas essas coisas tão tremendas? Quem, desde o princípio da história, dirige as nações da terra? Eu, o Senhor, o Primeiro e o Último. Eu mesmo fiz todas estas coisas!

5 - Os países do outro lado do mar viram o que aconteceu e ficaram com muito medo: reuniram-se e se preparam para a guerra.

6 - Cada um procura animar o outro e diz ao amigo: "Vamos, coragem! Ele não vai nos vencer!".

7 - Mas todos se apressam para fazer ídolos: o que gravou a imagem na madeira, apressa o que vai cobrir a imagem de ouro. O que prepara as formas anima o ferreiro, dizendo que o ídolo está bem feito e que ficará bem firme, quando os pregos forem fixados.

8 - Mas você, Israel, meu servo; você Jacó, a quem Eu escolhi, você que é a família de Abraão, meu amigo;

9 - você a quem Eu trouxe dos fins do mundo e disse, "Você é o meu servo, Eu o escolhi e não vou abandoná-lo",

10 - você não precisa ter medo porque Eu sou o seu Deus. Eu lhe darei forças; Eu vou ajudar e manter você em pé, firme, com a minha vitoriosa Mão Direita.

11 - Todos os seus inimigos, que estavam furiosos com você, vão ficar confusos e desorientados. Quem lutar contra você vai desaparecer, vai ser riscado do mapa.

12 - Você poderá procurar seus inimigos, mas não vai encontrá-los porque todos eles vão desaparecer, vão virar menos que nada.

13 - Eu, o Senhor seu Deus, estou segurando fortemente a sua mão direita e prometo: "Não tenha medo porque Eu vou ajudar você."

14 - Meu pequeno povo de Israel, você que é tão desprezado pelos outros povos, não tenha medo; Eu vou ajudá-lo, diz o Senhor; o seu Redentor sou Eu, o Santo de Israel.

15 - Você vai ser uma cortadeira afiada, com lâminas duplas, para acabar com todos os seus inimigos, para transformar as montanhas em pó e os morros em palha.

16 - Você os jogará ao vento, e eles serão espalhados por toda parte. Então você terá grande alegria, dada pelo Senhor, terá orgulho do seu Deus, o Santo de Israel.

17 - Quando os pobres e desamparados procurarem água, sem achar, quando já estiverem quase mortos de sede, Eu ouvirei e responderei os seus pedidos. Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei ao léu da sorte.

18 - Farei nascer rios no alto das montanhas, farei surgir fontes no fundo dos vales! No deserto haverá açudes e na terra mais seca brotarão verdadeiros rios!

19 - Na terra onde nada cresce Eu plantarei árvores: cedros, acácias, murteiras, oliveiras, ciprestes, olmos e buxos.

20 - Todos verão esse milagre e compreenderão que fui Eu mesmo, o Senhor, o Santo de Israel quem o fez.

21 - Agora, mostrem o que os seus ídolos são capazes de fazer, diz o Senhor, o Rei de Israel.

22 - Vejamos se os seus ídolos podem contar o que aconteceu no passado, ou como será o futuro!

23 - Sim, isso mesmo! Se esses ídolos são deuses de verdade, digam o que vai acontecer no futuro! Ou então façam algum milagre para o bem ou para o mal, que todos possam ver e ficar admirados!

24 - Mas eles são menos do que nada; não podem fazer coisa alguma. Quem adora os ídolos não tem entendimento.

25 - Mas Eu fiz um homem a vir do norte e do oriente; ele saberá que eu sou Deus. Atacará as nações e vencerá seus reis e príncipes. Ele vai pisá-los como o oleiro pisa e amassa o barro para fazer os vasos.

26 - Quem, a não ser Eu, anuncia com antecedência o que vai acontecer? E Eu faço isso para que vocês todos fiquem sabendo. Ninguém mais é capaz de fazer isso; nenhum desses falsos deuses disse uma palavra sequer!

27 - Eu fui o primeiro a avisar Jerusalém: "vejam, vejam! Está chegando ajuda para vocês!"

28 - Mas entre todos os seus ídolos, ninguém foi capaz de dizer uma palavra de conhecimento; nenhum deles pode Me responder.

29 - Todos eles são nada; todas essas imagens, esses belos ídolos, não passam de uma grande ilusão

Capítulo 42

Isaías 42



1 - AQUI ESTÁ O meu servo! Eu Mesmo o mantenho firme em pé. Ele é o meu Escolhido; Ele sempre Me deixa satisfeito e feliz. Eu pus sobre Ele o meu Espírito e Ele trará a justiça aos povos do mundo.

2 - Ele trabalhará sem provocar agitação - sem gritar e fazer tumulto nas ruas e praças.

3 - Não quebrará o caniço rachado nem apagará a pequena chama que quase não dá luz. Ele mostrará amor aos fracos e dará forças aos desanimados. Fará completa justiça a todos os que foram prejudicados.

4 - Ele mesmo não deixará de brilhar e ficar firme até que a justiça e a verdade sejam cumpridas em toda a terra. Até que os povos mais distantes além dos mares, confiem nEle.

5 - Deus, o Senhor, que criou e estendeu os céus, que criou a terra e tudo que existe nela, que dá vida e espírito aos homens, diz o seguinte, (ao seu Servo, o Messias),

6 - "Eu, o Senhor, o chamei para demonstrar a minha justiça. Eu o protegerei e sustentarei. Você vai ser a prova do novo trato que Eu farei com o meu povo. E uma luz para guiar os outros povos até Mim.

7 - Você dará vista aos cegos, dará liberdade aos que vivem prisioneiros na escuridão e no desespero.

8 - Eu sou o Senhor! Este é o meu nome e Eu não reparto a minha glória com ninguém; o louvor que Eu devo receber, não reparto com os ídolos feitos pelo homem.

9 - Tudo o que Eu anunciei, realmente aconteceu. E mais uma vez Eu anuncio a vocês o que vai acontecer no futuro, muito antes de tudo acontecer."

10 - Cantem ao Senhor um novo hino! Cantem louvores a Ele todos os povos, até o fim do mundo! Cantem, vocês que viajam através dos mares! Cantem todos os seres dos mares e todos os moradores das terras do outro lado do mar!

11 - Cantem também, cidades do deserto - Quedar e Sela! Cantem de alegria, vocês que moram entre rochas, no alto das montanhas!

12 - Louvem ao Senhor, dêem glória a Ele as terras do outro lado do mar!

13 - O Senhor Se mostrará como um soldado forte e valente, terrivelmente furioso contra os seus inimigos. Ele dará o seu poderoso grito de guerra, atacará e vencerá os seus adversários.

14 - Ele ficou em silêncio, sem agir, durante muito tempo; mas agora Ele vai descarregar toda a sua ira. respirando fortemente e gritando como uma mulher que está dando à luz.

15 - Derrubará montanhas e morros, e fará secar a erva que nasce sobre eles. Ele secará completamente os rios e lagos.

16 - Ele guiará os cegos, o povo de Israel, por um caminho onde nunca haviam passado. Ele iluminará as trevas diante dos judeus, tornará plano o caminho cheio de altos e baixos. Ele mesmo fez esta promessa e não vai abandonar o seu povo.

17 - Mas os que confiam em ídolos feitos pelos homens, os que chamam os ídolos de "nossos deuses", serão rejeitados por Ele e ficarão terrivelmente desiludidos.

18 - Vocês, que são surdos, ouçam o que diz o Senhor! Vocês, cegos, olhem para Deus e voltarão a ver!

19 - Não há ninguém, em todo o mundo, tão cego quanto o meu povo, que devia ser o mensageiro da verdade! Ninguém é tão cego como o meu mensageiro; ninguém é tão cego como Israel, o "Servo do Senhor"!

20 - Vocês vêem muitas coisas, mas não dão atenção a elas; ouvem a verdade, mas não dão importância!

21 - O Senhor escolheu, para manter a sua honra, tornar grande e gloriosa a sua Lei. Foi pela Lei que Deus quis fazer de seu povo uma grande nação.

22 - Mas vejam o triste papel que 'Israel está fazendo - um povo roubado, escravizado, jogado em prisões, escondido em cavernas. São vítimas de todos e não há ninguém para defendê-los.

23 - Será que não existe uma pessoa sequer entre todos vocês, que seja capaz de entender as lições do passado e de perceber o mal que vai acontecer no futuro?

24 - Quem foi que entregou Israel aos ladrões? Quem deixou que as riquezas de Israel fossem roubadas? Não foi o Senhor, contra quem os israelitas pecaram? Eles não andaram nos caminhos que o Senhor mostrou e sempre desobedeceram sua Lei.

25 - É por isso que Deus os castigou tão terrivelmente; por isso Israel foi destruído na guerra. Eles foram queimados, sua terra foi queimada; mas os israelitas não entenderam que Deus fez tudo isso para que eles se arrependessem de seus pecados.

Capítulo 43

Isaías 43



1 - MAS AGORA, ISRAEL, o Senhor, que o criou e formou, diz: Não fiquem com medo! Eu mesmo comprei a sua liberdade, Dei a vocês o meu próprio nome; vocês são meus!

2 - Quando vocês passarem por águas profundas - grandes dificuldades, Eu estarei ao seu lado; quando tiverem de atravessar grandes rios - problemas difíceis - não se afogarão; quando tiverem de passar pelo fogo - os sofrimentos e perseguições - não se queimarão; as chamas não farão mal a vocês.

3 - Porque Eu sou o Senhor seu Deus. Eu sou o Santo de Israel, o seu Salvador. Para vocês receberem sua liberdade, Eu entreguei a Ciro o Egito, a Etiópia e Seba como resgate.

4 - Outras pessoas perderam suas vidas para que vocês pudessem viver. Isso porque para Mim vocês são muito preciosos. Eu os amo e quis dar a vocês essa honra.

5 - Não tenham medo, porque Eu estou ao seu lado. Eu vou ajuntar todos os israelitas, desde o oriente até o ocidente,

6 - desde o norte até o sul. Eu trarei os meus filhos e filhas de volta a Israel, dos lugares mais distantes da terra,

7 - Todos os que confiam em Mim como seu Deus virão; todos aqueles que Eu criei e preparei para minha glória!

8 - Tragam de volta a Mim esse povo que tem olhos mas não vê, que tem ouvidos mas não ouve!

9 - Ajuntem-se as nações! Promovam uma reunião todos os povos da terra! Qual de seus ídolos é capaz de prometer, com tanta antecedência, coisas assim? Eles não podem nem contar o que já aconteceu! Há alguém para confirmar se esses ídolos fizeram alguma profecia? Se não há, todos devem admitir que somente Deus é capaz de profetizar.

10 - E Eu tenho minhas testemunhas, diz o Senhor. As minhas testemunhas são vocês, os meus servos, o povo de Israel, a quem Eu escolhi. Eu os escolhi para vocês Me conhecerem e saberem que Eu sou Deus mesmo; para saberem que, antes de Mim, nunca existiu outro Deus, e que depois de Mim também não haverá!

11 - Eu sou o Senhor, e além de Mim não há nenhum outro salvador.

12 - Quando vocês deixaram os ídolos de lado, eu lhes mostrei o meu poder. Eu prometi salvá-los e cumpri a promessa; vocês são testemunhas de que Eu sou o verdadeiro Deus, diz o Senhor.

13 – Muito antes do mundo existir, desde a eternidade, Eu sou Deus. Quando Eu faço alguma coisa, ninguém é capaz de impedir.

14 - O Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel, promete: Pelo amor que Eu tenho a vocês, mandarei um grande exército contra Babilônia, que fará fugir os soldados caldeus nos navios de que eles se orgulhavam.

15 - Eu sou o Senhor, o seu Santo, o Criador e Rei de Israel.

16 - Ouçam o que diz o Senhor; no passado Ele abriu um caminho seco no meio das águas, abriu as ondas do mar

17 - e para lá levou o grande exército do Egito, com muitos carros e cavalos, que foram engolidos pelas águas! Lá estão até hoje, no fundo do mar. A sua vida acabou de repente, como uma vela que se apaga.

18 - "Não fiquem lembrando o que aconteceu no passado - isso não é nada comparado ao que Eu estou para fazer,

19 - uma coisa completamente nova! Algo que eu já comecei a realizar; será que vocês ainda não perceberam? Vou abrir uma grande estrada no deserto, para o meu povo voltar à sua terra. No meio da terra seca, farei correr rios!

20 - Os animais do campo me agradecerão, os chacais e os avestruzes! Porque Eu farei haver bastante água no deserto e rios na terra seca para o meu povo escolhido beber à vontade,

21 - para o povo que eu formei para Mim mesmo, para Me dar louvor perante o mundo.

22 - Mas vocês, Israel, meu povo, nem pensam em Me pedir ajuda. Vocês estão cansados de Mim!

23 - Vocês já não Me oferecem carneiros como oferta queimada nem me reconhecem como Deus, trazendo seus sacrifícios. E eu pedi tão pouco em ofertas e incenso! Eu não fiz de vocês escravos da religião.

24 - Mas vocês não Me trouxeram incenso de cheiro agradável nem Me deixaram satisfeito, apresentando a gordura dos sacrifícios. Em vez disso vocês Me fizeram agüentar os seus pecados e Me cansaram com todas as suas maldades.

25 - Mas eu, sim, Eu mesmo, para manter o meu nome, apago os seus pecados e nunca mais Me lembrarei deles.

26 - Lembre-Me dessa promessa de perdão, porque os seus pecados devem ser julgados. Apresentem sua defesa e Me digam porque Eu os devo perdoar.

27 - Desde o princípio, os primeiros israelitas pecaram contra Mim e os líderes religiosos de Israel Me desobedeceram.

28 - Por isso, vou humilhar os seus sacerdotes. Vou deixar Israel ser destruído e sofrer as maiores vergonhas.

Capítulo 44

Isaías 44



1 - PORTANTO ESCUTE o que eu digo, Israel; meu servo; meu povo escolhido.

2 - O Senhor, que o criou, e formou desde o início, vai ajudar você e diz: Não tenha medo, Israel, meu amado servo, a quem eu escolhi.

3 - Eu lhe darei água para matar a sede e para regar os campos secos. Derramarei o meu Espírito e as minhas bênçãos sobre os seus futuros filhos.

4 - Eles crescerão rapidamente como a grama, como árvores à beira de um rio.

5 - Eles dirão com orgulho "Sou do Senhor", ou “Eu sou judeu". Alguns vão pintar nas próprias mãos: "Eu sou do Senhor", ou juntarão ao seu nome a palavra Israel.

6 - O Senhor o Rei de Israel, o Redentor de Israel, o Senhor do Universo diz: eu sou o Primeiro e o Último, além de Mim não há outro Deus.

7 - Quem mais é capaz de anunciar o que vai acontecer no futuro? Vamos, apareça e Me mostre que é capaz; diga o que vai acontecer! Eu faço isso desde o começo da história!

8 - Não tenham medo, israelitas. Não se lembram de que Eu já prometi salvá-los? Eu já vos avisei com antecedência. Vocês são as minhas testemunhas: há algum outro Deus além de Mim? Não, nenhum! Não há nenhuma outra Rocha!

9 - Como são estúpidos os que fabricam imagens para seus deuses! Os ídolos que eles fazem com tanto carinho não valem coisa alguma. Eles mesmos podem confirmar isso, porque os seus ídolos não podem ver nem entender. Não é de admirar que as pessoas que adoram essas imagens vivam tão desorientadas e confusas!

10 – Só mesmo um louco faria o seu próprio deus - um ídolo que não pode ajudar em nada!

11 - Todos os que adoram esses ídolos serão envergonhados diante do Senhor, junto com os artistas que criaram aquelas imagens e que não passam de homens. Eles serão todos reunidos e castigados de uma só vez.

12 - O ferreiro coloca o ferro sobre as brasas, bate nele fortemente com o martelo e faz um ídolo; depois, cansado, com fome e sede, ele desmaia.

13 - O carpinteiro, por sua vez, faz um ídolo assim: ele mede, desenha uma imagem, corta e alisa a madeira e faz a imagem de um homem, um belo ídolo que ele pode guardar dentro de sua casa.

14 - Um homem qualquer derruba cedros para seu uso, escolhe cuidadosamente entre o carvalho e o cipreste, planta um pinheiro no bosque e a chuva faz a árvore crescer.

15 - Depois de todo esse trabalho, ele usa as árvores para lenha; parte da madeira serve para esquentar sua casa e cozinhar o seu pão, e com o resto - imaginem só - ele faz um deus para si mesmo e se ajoelha diante de seu ídolo!

16 - Com parte da árvore que derrubou, esquenta sua casa, assa um pedaço de carne, come à vontade e diz: "Que vida boa! Um belo fogo para não sentir frio!"

17 - Com o que sobrou da madeira ele faz um deus, um ídolo feito pelo próprio homem! Ajoelha-se na frente da imagem, adora seu "deus" e ora a ele, dizendo: "Proteja-me! Você é o meu deus."

18 - Que estupidez, que loucura! Deus fechou os olhos deles de tal forma que não podem mais ver e as suas mentes não são capazes de compreender.

19 - Nenhum deles para e pensa: "Ora, isso não passa de um pedaço de pau! Eu usei uma parte para esquentar minha casa, um pouco para cozinhar meu pão e assar carne. Como é que iria fazer disso um ídolo, para ofender a Deus? Como é que eu iria me ajoelhar diante de um pedaço de árvore?"

20 - Mas o homem que faz isso, que louco! Está confiando em coisas sem valor, que não podem salvar sua alma. E o seu coração está tão iludido que ele nem é capaz de pensar: "Será que este ídolo, que eu mesmo fiz com minhas próprias mãos, não é uma mentira?"

21 - Lembre-se bem disso, Israel, porque você é o meu servo. Eu mesmo o formei para Me servir e nunca deixarei de ajudá-lo.

22 - Eu faço desaparecer os seus pecados, como o sol faz desaparecer a neblina da manhã; volte para Mim, porque Eu já paguei o preço da sua liberdade.

23 - Cantem de alegria, céus, porque o Senhor fez isso. Grite de alegria, terra; e vocês, montanhas e florestas, todas as árvores, cantem bem alto, bem forte, porque o Senhor libertou a Jacó e foi glorificado em Israel!

24 - O Senhor, o seu Redentor, que o formou, diz: "Eu criei todas as coisas; Eu estendi os céus e formei a terra e tudo o que há nela.

25 - Eu mostro a todos como são mentirosos esses falsos profetas, Eu transformo em fracassos as promessas dos adivinhos. Eu faço os sábios darem conselhos estúpidos e passarem por tolos.

26 - Mas cumpro tudo o que os meus servos, os profetas prometeram. Quando eles dizem que Jerusalém será novamente habitada e que as outras cidades de Judá serão reconstruídas - Eu farei tudo isso acontecer.

27 - Quando Eu disser aos rios, "Fiquem secos!" eles ficarão secos.

28 - Eu digo de Ciro, "Ele é meu pastor" e ele fará tudo o que Eu quiser. Eu prometo que Jerusalém será reconstruída e que o Templo será restaurado e isso vai acontecer, sem dúvida alguma.

Capítulo 45

Isaías 45



1 - ESTA É A mensagem do Senhor a Ciro, o homem escolhido por Deus para conquistar muitas nações. Deus mesmo dará força a ele para tirar a autoridade dos reis; Deus mesmo abrirá para Ciro os grandes portões de Babilônia e ninguém sera capaz de fechá-los.

2 - Eu irei à sua frente, Ciro, tornando plano o seu caminho e quebrando as portas de bronze e as barras de ferro que protegem as cidades.

3 - Eu vou lhe dar tesouros escondidos, riquezas secretas; assim você vai saber que Eu sou o Senhor, o Deus de Israel, Quem o chamou pessoalmente - pelo seu nome - para esta missão.

4 - Eu fiz tudo isso por causa do meu amor a Jacó, meu servo, a Israel, meu povo escolhido. Foi por isso que Eu o chamei pessoalmente e dei a você um nome famoso, apesar de você não Me conhecer.

5 - Eu sou o Senhor; não há outro Deus. Eu lhe darei toda a força necessária para conseguir a vitória, apesar de você não Me conhecer.

6 - Eu farei isso acontecer para que todas as nações, do Oriente ao Ocidente, saibam que não há outro Deus além de Mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

7 - Eu crio a luz e a escuridão. Eu controlo todos os acontecimentos, os bons e os maus. Eu, o Senhor, é que faço todas essas coisas.

8 – Abram-se os céus e as nuvens e chovam justiça! Na terra, brotem do chão, juntas, a salvação e a justiça, porque Eu, o Senhor, as criei.

9 - O homem que luta contra o seu Criador está condenado! Ele não passa de um pedaço de barro; por acaso o barro se atreve a dizer ao homem que faz os vasos, "Você está fazendo tudo errado!" ou "Está faltando uma alça neste vaso!"

10 - Também está perdida a criança que, gritando, pergunta a seus pais: "Por que vocês me fizeram nascer? Não sabem fazer nada direito?"

11 - O Senhor, o Santo de Israel, o Criador de Israel, pergunta: "Que direito vocês têm de criticar o que Eu faço? Podem Me fazer perguntas sobre o futuro, mas não podem Me dar ordens sobre como tratar vocês, meus filhos!

12 - Eu fiz a terra e nela criei o homem; com minhas próprias mãos eu estendi os céus e controlo todas as estrelas e planetas.

13 - Eu chamei Ciro para cumprir os meus planos de justiça e Eu mesmo vou orientá-lo por onde deve andar . Ele libertará o meu povo que está na escravidão e reconstruirá a minha cidade - sem pensar em lucro. Essa é a promessa do Senhor do Universo!

14 - Além disso o Senhor promete: As riquezas do Egito, os produtos da Etiópia, até os sabeus - homens muito altos e fortes - serão entregues a vocês, israelitas. Eles caminharão atrás de vocês, presos com correntes; ajoelhados, farão a vocês os seus pedidos e dirão: "É verdade, o único Deus que existe é o Deus de vocês!"

15 - De fato, ó Deus de Israel, ó Salvador, o Senhor cumpre os seus planos de maneiras misteriosas.

16 - Os que fazem e adoram ídolos serão envergonhados, de uma vez para sempre; serão desprezados por todos.

17 - Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; o seu Deus nunca deixará que eles fiquem confusos e envergonhados.

18 - Porque o Senhor, que criou os céus; Ele, o Deus que formou a terra e colocou todas as partes do Universo em seus devidos lugares; Ele, o Deus que fez a terra para ser habitada pelo homem, e não um lugar de desordem e confusão, afirma: Eu sou o Senhor e não há nenhum outro!

19 - Quando Eu faço promessas, elas são bem claras! Eu não anuncio coisas cheias de segredos. Também falo abertamente, para todos ouvirem. Eu não prometi a Israel alguma coisa que não planejasse dar. Eu, o Senhor, sempre prometo o que é verdadeiro e sempre anuncio a justiça.

20 - Vocês, nações que escaparam do poder de Ciro, reúnam-se e venham à minha presença. Os que carregam ídolos de madeira de um lado para o outro, os que fazem orações a falsos deuses que não podem salvar, são completamente loucos!

21 - Reúnam-se e apresentem a sua defesa! Mostrem provas de que vale a pena adorar ídolos! Quem, desde muito tempo, anunciou todas essas coisas sobre Ciro? Algum dos seus ídolos disse alguma coisa sobre isso? Somente Eu, o Senhor, declarei o futuro porque Eu sou o único Deus, um Deus justo e Salvador, como não existe nenhum outro!

22 - Em qualquer lugar da terra, quem quiser ser salvo tem de olhar para Mim, porque Eu sou Deus e não há outro.

23 - Eu jurei por Mim mesmo e não vou voltar atrás, porque Eu sou justo e só falo a verdade: todos os homens, no mundo inteiro, vão se ajoelhar diante de Mim e todos vão jurar que Me serão fiéis.

24 - Todos vão dizer então: "Somente no Senhor há justiça e força para mim!" Todos os que lutaram contra o Senhor comparecerão diante dEle e serão castigados.

25 - Mas os israelitas serão justificados pelo Senhor e terão uma profunda alegria por causa dEle.

Capítulo 46

Isaías 46



1 e 2 - OS ÍDOLOS DE Babilônia, Bel e Nebo, estão sendo transportados em carros de boi. Olhem, os animais estão tropeçando, os carros estão virando! Os deuses caíram ao chão! Que deuses são esses? Não podem nem salvar-se a si mesmos; como poderão salvar os seus adoradores da escravidão?

3 - "Escutem o que Eu digo, vocês israelitas que escaparam! Eu os criei e cuido de vocês desde que Israel nasceu como nação.

4 - Eu sempre serei o seu Deus! Eu continuarei a levar vocês em meus braços, até o fim de suas vidas. Eu já fiz isso no passado e serei o seu Salvador para sempre.

5 - "Há alguém a quem vocês possam Me comparar? Algum desses ídolos pode ser semelhante a Mim?

6 - Os homens pagam um artista para fazer um deus coberto de ouro e prata, e depois se ajoelham diante da imagem e a adoram. É a essas imagens que vocês querem Me comparar?

7 - São os próprios homens que levam esses ídolos de um lado para outro, sobre os ombros! Quando são colocados num lugar, esses falsos deuses não podem sequer sair dali! Então os homens fazem pedidos a eles, mas não recebem nenhuma resposta porque os ídolos não podem livrar as pessoas de seus problemas e sofrimentos.

8 - "Não se esqueçam disso, vocês, pecadores teimosos! Levem a sério o que digo!

9 - E não se esqueçam das coisas maravilhosas que Eu fiz ao povo de Israel no passado. Lembrem-se de que Eu sou Deus e não há ninguém que se compare a Mim.

10 - Já há muito tempo que Eu venho anunciando a vocês o que vai acontecer no futuro e agora Eu prometo: 'Tudo o que planejei acontecerá; vou cumprir toda a minha vontade.'

11 - Chamarei uma ave de rapina lá do oriente, o homem que vai cumprir os meus planos; Ciro, que virá de uma terra distante e fará tudo que Eu planejei e prometi.

12 - Escutem o que digo, pecadores teimosos!

13 - Eu estou oferecendo a minha salvação. Ela não vai demorar; vai chegar em breve! Vou oferecer liberdade a Jerusalém e darei novamente a minha glória a Israel!

Capítulo 47

Isaías 47



1 - BABILÔNIA, CIDADE que nunca foi invadida, desça de sua gloria e sente-se no pó! Já passaram os seus dias de poder e grandeza, arraste-se na poeira! Você, filha da Caldéia, nunca mais será bela e delicada como uma princesa.

2 - Passará a ser uma escrava, moendo trigo para fazer farinha. Tire o seu véu, e a sua capa, descubra suas pernas e caminhe para a terra de sua escravidão.

3 - Você vai ficar nua e envergonhada diante de todos os povos. Eu Me vingarei e não terei pena de nenhum de seus moradores."

4 - Mas nós temos um Redentor, que vai nos libertar, e o seu nome é o Senhor do Universo, o Santo de Israel.

5 - Sente-se na escuridão e sofra calada, Babilônia. Você nunca mais será chamada "A Rainha das Nações".

6 - Eu fiquei muito zangado com o meu povo, deixei que você invadisse Jerusalém e entreguei os judeus nas suas mãos. Mas você não demonstrou um pingo de bondade com eles; até os velhinhos tiveram de carregar pesadas cargas.

7 - E você pensava consigo mesma: "Eu vou dominar os outros povos para sempre!" sem se lembrar do que aconteceu no passado aos que maltratam o Meu povo Israel.

8 - Você, Babilônia, que ama o luxo e os prazeres da vida, que vive em segurança, escute bem a minha condenação contra seus pecados. Você diz: "Eu sou a única, a eterna rainha das nações! Nunca serei conquistada e meus habitantes nunca morrerão na guerra!"

9 - Mas essas duas desgraças acontecerão de repente; você será invadida e os seus habitantes morrerão na guerra; e nenhuma das suas feitiçarias, nem a sua magia negra será capaz de impedir esses acontecimentos.

10 - Você confiou na sua maldade, pensando que ela a protegeria, e disse para si mesma: "Ninguém pode me ver". Sua grande "sabedoria" e o seu enorme "conhecimento" a enganaram tanto que você chegou a pensar que era o próprio Deus.

11 - Por isso, uma terrível desgraça vai lhe acontecer, um castigo que você não poderá evitar com sua magia negra, um castigo para o qual não há perdão! Isso vai acontecer tão de repente, que você nem vai saber como, e de onde veio.

12 - Continue com essa magia negra e com essas feitiçarias que não têm fim; afinal, você vem fazendo isso desde o começo da sua história! Quem sabe dará resultado, quem sabe assim você vai assustar os seus inimigos!

13 - Você, Babilônia, tem conselheiros de sobra! Vejamos se os astrólogos que passam noites e noites observando o céu para anunciar o que vai acontecer no futuro são capazes de salvá-Ia.

14 - Eles serão destruídos num instante, como a palha seca jogada ao fogo. Não conseguirão salvar nem suas próprias vidas! Na hora da destruição eles não serão capazes de proteger você, Babilônia!

15 - Os astrólogos e adivinhos que você sustentou por tanto tempo não a ajudarão em nada. Os povos que faziam negócios com você vão fugir, cada um para um lado. Ninguém vai ser capaz de salvá-Ia, Babilônia!

Capítulo 48

Isaías 48



1 e 2 - OUÇAM ISTO, meu povo, vocês que se orgulham de ser Israel - Príncipe com Deus - vocês que juram no nome do Senhor e prometem obediência ao Deus de Israel, mas não cumprem sua promessa! Escutem bem, vocês que se orgulham de viver em Jerusalém e que se gabam de depender do Deus de Israel, o Senhor do Universo.

3 - Eu lhes anunciei várias vezes, desde o princípio de sua história, o que iria acontecer no futuro. Anunciei, e pouco tempo depois Eu mesmo realizei o que havia anunciado.

4 - Porque Eu sei que vocês são um povo teimoso e endurecido, difícil de convencer.

5 - Foi por isso que Eu avisei a vocês, sobre os fatos do futuro, muito antes deles acontecerem. Assim vocês não poderiam dizer: "Foi o meu ídolo quem fez tudo isso; a imagem que eu fiz é que mandou todas essas coisas acontecerem!"

6 - Vocês ouviram as minhas profecias e viram como Eu as cumpri. Será que vocês teimam em não admitir que isso é verdade? Pois agora Eu vou lhes anunciar coisas novas, segredos que vocês ainda não conhecem.

7 - Elas são totalmente novas, coisas das quais vocês nunca ouviram. Assim vocês não poderão dizer mais tarde: "Já sabíamos disso há muito tempo!"

8 - Eu não as contei antes porque sabia que vocês não iam acreditar em Mim e continuariam a Me trair com seus ídolos. Na verdade, desde que Israel começou a existir como povo, vem sendo um povo infiel e pecador!

9 - Mas, para não manchar o meu nome e para defender a minha honra, Eu vou adiar o castigo e não vou acabar com vocês na minha ira.

10 - Eu fiz vocês passarem pelo fogo do sofrimento para deixá-los puros, mas não consegui prata alguma com isso. Em vocês não há nada de bom!

11 - Mas, por amor de Mim mesmo - sim, por amor de Mim - é que Eu não destruo todos vocês. Por que deixar que os povos pagãos zombem de Mim, dizendo que os seus ídolos são mais poderosos do que Eu? Eu não reparto a minha glória!

12 - Escutem o que Eu digo, vocês que são o meu povo de "Israel, os meus escolhidos! Eu sou o único Deus. Sou o Primeiro e o último.

13 - Com as minhas mãos Eu coloquei os alicerces da terra; a minha mão direita estendeu os céus. Eu ordenei, e a terra e o céu foram criados.

14 - Aproximem-se, venham todos vocês! Nenhum, de todos esses ídolos que vocês têm, já anunciou o seguinte: "O Senhor ama a Ciro. Ele cumprirá os planos de Deus contra Babilônia, destruindo os exércitos dos caldeus."

15 - Eu, somente Eu anuncio essas coisas. Eu já chamei Ciro; mandei vir para atacar Babilônia, e darei a ele completa vitória.

16 Aproximem-se mais um pouco e escutem bem! Eu sempre anunciei claramente o que iria acontecer; nunca falei coisas misteriosas. Agora o Senhor Deus me enviou com o seu Espírito (para trazer a vocês esta mensagem):

17 - O Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel, diz: Eu sou o Senhor, o seu Deus, aquele Mestre que ensina e corrige para o seu bem, o Guia que está sempre mostrando o caminho por onde vocês devem andar.

18 e 19 - Ah, como seria bom se vocês tivessem obedecido os meus mandamentos! Teriam paz que não termina, como um rio que corre sem parar; teriam justiça constante, como as ondas do mar que nunca deixam de quebrar na praia. Não teria acontecido essa terrível destruição que quase acabou com os israelitas.

20 - Saiam de Babilônia! Abandonem a terra onde foram escravos! Deixem essa terra para trás e cantem de alegria, anunciem a todos os povos do mundo que o Senhor salvou a Israel, o seu servo.

21 - Ele guiou os israelitas através dos desertos e não deixou que eles passassem sede; dividiu a rocha e fez aparecer água para beberem!

22 - Mas para os que desobedecem - a Deus, nunca haverá paz, diz o Senhor.

Capítulo 49

Isaías 49

– 49

1 - POVOS DE TERRAS distantes, escutem o que eu digo! O Senhor me chamou antes do meu nascimento; quando eu ainda estava no ventre de minha mãe Ele me chamou pelo meu nome.

2 - Ele fez as minhas palavras serem afiadas como uma espada. Ele me escondeu com a palma da sua mão. Deus me fez como uma flecha aguda e me guardou para usar na hora certa.

3 - Ele me disse: "Você é o meu Servo, um Príncipe Poderoso com Deus; você Me glorificará."

4 - Eu respondi: "Mas o trabalho que eu faço por este povo é em vão. Eu me esforcei e me cansei inutilmente; eu sei porém que Deus vai me fazer justiça e recompensar o meu serviço."

5 - Mas o Senhor me formou no ventre de minha mãe para ser o seu servo, para trazer de volta a Ele o seu povo, Israel; para isso Deus me deu honra e Se fez a minha força;

6 - e agora me diz: "Você vai fazer mais do que trazer Israel de volta a mim. Farei de você uma Luz para o mundo, para levar a minha Salvação a todos os habitantes da terra."

7 - O Senhor, o Redentor e o Santo de Israel, promete aos que são desprezados, rejeitados pelos povos, explorados pelos reis e governadores da terra: "Reis se levantarão para ver você passar, e os príncipes farão reverência, curvando-se até o chão, porque o Senhor, o Santo de Israel, que é fiel, o escolheu."

8 e 9 - O Senhor ainda diz mais: "Você fez o seu pedido na hora oportuna e Eu o ajudei no dia da salvação. Eu protegerei você do mal para ser a garantia do novo trato que Eu farei devolver aos israelitas suas terras e levá-los de volta às suas cidades. Você vai ser o meu mensageiro para dizer aos,que vivem presos, na escuridão: 'Venham para a luz! Vocês estão livres!' Eles serão Minhas ovelhas e pastarão tranqüilos nos morros cobertos de grama.

10 - Nunca mais terão sede ou fome. Não sofrerão mais com os ventos quentíssimos do deserto, nem com o calor do sol. Pois o Senhor, que os ama, vai levá-los mansamente às fontes de água fresca.

11 - Transformarei as minhas montanhas em caminhos planos; os vales serão aterrados e não haverá mais caminhos perigosos para eles.

12 - O meu povo virá de longe, do norte, do oeste e das terras do sul."

13 - Cantem de alegria, hó céus! Alegre-se, hó terra! Vocês, montanhas, comecem a cantar porque o Senhor consolou o seu povo e teve pena por causa de sua imensa tristeza.

14 - E, apesar de tudo isso, os israelitas reclamam: "O Senhor nos abandonou. Deus se esqueceu de nós!"

15 - "Nunca! Será que a mãe poderia esquecer o filhinho que ainda mama, poderia deixar de amar seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, Eu nunca Me esqueceria de vocês, israelitas!

16 - O nome de Israel está gravado em minhas mãos e os meus olhos vêem, a toda hora, os muros caídos de Jerusalém! 17 - Logo os israelitas vão voltar à sua terra e os que destruíram Jerusalém terão que fugir de lá.

18 - Olhem à sua volta! Vejam quanta gente que chega e se ajunta a vocês, para servir vocês como prometido pelo Senhor. Toda essa gente vai ser para Israel como um vestido de noiva, cheio de enfeites! Israel será novamente um grande povo.

19 - Até os lugares desertos e completamente destruídos de Israel serão ocupados por essa grande multidão. A terra vai ser pequena demais para tanta gente. Os seus antigos inimigos fugirão para bem longe!

20 - Os israelitas que nasceram em outros países dirão: 'Esta terra é muito pouca para todos nós! Precisamos de mais espaço!.

21 - Então você vai ficar pensando: 'Quem é essa gente? Quem me deu todos esses filhos? Quando me levaram para a escravidão, meus filhos estavam mortos e eu não podia dar à luz! Mas esta gente toda, onde estava, de onde veio?!"

22 - O Senhor Deus responde: "Veja, Eu darei um sinal às nações, mostrarei a minha bandeira aos povos. Eles trarão de volta os seus filhos espalhados pelo mundo; trarão os filhos nos braços e as filhas nos ombros.

23 - Reis e rainhas servirão aos israelitas. Todos eles se curvarão até o chão, na sua presença, e lamberão o pó de seus pés. Então finalmente, vocês vão acreditar que Eu sou o Senhor. Quem confia em Mim nunca será envergonhado!"

24 - Quem pode tirar de um homem forte o que ele conquistou? Quem pode obrigar um dono de escravos a libertá-los?

25 - O Senhor responde: "Até os escravos do dono mais poderoso e cruel serão libertados. Eu mesmo lutarei contra os que lutam contra você, Israel. Eu mesmo salvarei os seus filhos.

26 - Os seus inimigos comerão a própria carne, ficarão bêbados de beber o próprio sangue. Todo o homem saberá que Eu sou o Senhor, o Salvador e Redentor, o Poderoso de Israel."

Capítulo 50

Isaías 50



1 - O SENHOR PERGUNTA: Por, acaso Eu os vendi a algum credor? E por isso que vocês não estão aqui? Será que sua mãe desapareceu porque Eu Me divorciei dela e a mandei embora? Nada disso; vocês mesmos se venderam por causa dos seus pecados. Sua mãe foi mandada embora porque vocês viviam desobedecendo as minhas ordens.

2 - Por que, quando Eu os chamei de volta, ninguém Me respondeu? Por acaso Eu perdi o meu poder de salvar? Por acaso a minha força para libertar vocês acabou? Com uma simples palavra Eu faço os mares ficarem secos e transformo os rios em desertos, fazendo morrer e apodrecer todos os peixes! 3 - Eu sou capaz de fazer o céu escurecer completamente, até ficar negro como um saco de carvão!

4 - O Senhor Deus me ensinou suas palavras de sabedoria, para que eu possa animar o que está fraco e cansado. Todas as manhãs Ele me acorda e me ensina a escutar e entender as suas palavras.

5 - O Senhor Deus falou comigo; eu ouvi e obedeci; não me revoltei nem fugi da responsabilidade.

6 - Apresentei minhas costas ao chicote e ofereci meu rosto aos que me ofendiam, arrancando os meus cabelos. Não fugi da vergonha - eles me cuspiram no rosto!

7 - Mas o Senhor Deus me ajudou; foi por isso que eu não desanimei. Foi por isso que, mesmo sofrendo, decidi firmemente fazer a sua vontade e tenho certeza de que serei bem sucedido.

8 - Aquele que vai me declarar justo está bem perto: quem se atreve a lutar contra mim? Vamos juntos à presença do Juiz! Vamos, apareçam os meus inimigos!

9 - Vejam bem, é o Senhor Deus que me ajuda. Haverá alguém que possa me condenar? Todos os meus inimigos serão destruídos, como uma roupa velha comida pelas traças!

10 - Há alguém entre vocês, israelitas, que respeite e obedeça ao Senhor? Há alguém que vai imitar o Servo do Senhor, que mesmo andando na mais completa escuridão confia no nome do Senhor e fica firme no seu Deus?

11 - Saibam vocês, que preferem acender o próprio fogo, para se aquecer e iluminar o seu caminho, que viverão em sofrimento para sempre, sofrimento mandado por Mim.

Capítulo 51

Isaías 51



1 e 2 - ESCUTEM-ME, VOCÊS que procuram a justiça, que buscam o Senhor! Pensem na pedreira da qual vocês foram cortados, do poço de onde foram cavados! Sim, pensem em Abraão, o pai de Israel, e em Sara, a mãe do povo judeu. Vocês estão com medo por serem poucos em número, mas lembrem-se de que Abraão era apenas um, quando Eu o chamei. Apesar disso, Eu o abençoei e ele se tornou uma grande nação.

3 - O Senhor voltará a abençoar Israel; terá pena de sua terra destruída. Ele deixará os desertos de Israel cheios de vida como o Jardim do Éden; a terra seca e vazia terá flores e árvores como o jardim plantado pelo Senhor. Haverá muita felicidade e alegria, hinos de gratidão e belas canções em Israel.

4 - Escutem o que Eu digo, meu povo! Ouçam bem o que Eu prometo, Israel! Eu farei a justiça vencer o mal e a minha Lei vai guiar os povos.

5 - A minha justiça está bem perto; a minha salvação está quase chegando. Em breve Eu governarei todas as nações; elas Me esperam, esperam para ver o meu poder.

6 - Olhem para o céu! Olhem bem para a terra! O céu vai desaparecer como a fumaça, a terra vai envelhecer como um pedaço de pano, os homens vão morrer como moscas. Mas a minha salvação é eterna, dura para sempre; nada pode impedir a minha justiça de agir.

7 - Vocês que sabem a diferença entre o certo e o errado, vocês que têm a minha Lei, em seus corações, escutem o que Eu digo! Não tenham medo da zombaria e da falação dos homens; não se assustem com as ofensas deles!

8 - As traças vão destruir essa gente como um vestido, vão comê-los como se fossem lã. Mas a minha justiça vai durar para sempre, e a minha salvação jamais acabará.

9 - Acorde, Senhor! Levante-se, ponha em ação toda a sua força! Faça como fez no passado; mostre que ainda é o Mesmo que feriu mortalmente o Egito, o monstro do mar!

10 - Mostre que o Senhor é o Mesmo que secou as águas e fez um caminho no fundo do mar para o seu povo libertado do Egito passar!

11 - O povo libertado pelo Senhor vai voltar mais uma vez à sua terra; voltará a Jerusalém cheio de felicidade, coberto de alegria. Nunca mais haverá dor e sofrimento para ele!

12 - Eu, sim, sou Eu quem os consola e dá toda esta alegria. Por que então vocês têm medo de homens mortais, que logo murcham e somem como o capim?

13 - Como é que podem se esquecer do Senhor, o Criador de todos vocês? Por que não se lembram de quem estendeu os céus e firmou a terra? Vocês deviam temer a Ele e não aos homens da terra e sua violência, que some junto com eles.

14 - Bem depressa vocês serão libertados; não serão escravos por muito tempo, não morrerão em terra estranha, e lá não passarão fome.

15 - Porque Eu sou o Senhor, o seu Deus. O meu nome é o Senhor do Universo! Eu tenho poder para agitar o mar e formar as suas grandes ondas.

16 - Eu ponho as minhas palavras na sua boca; protejo vocês bem protegidos com a palma da minha mão. Com essa mão Eu vou estender novos céus, vou formar uma nova terra! Direi a Israel, "Vocês são o meu povo!"

17 - Acorde, Jerusalém, acorde! Você já bebeu bastante da taça da ira do Senhor. Você bebeu da taça do sofrimento e do horror, até à última gota!

18 - Nenhum dos filhos de Jerusalém ficou vivo para guiá-la, ninguém a ajudou a andar.

19 - Ninguém teve pena de Jerusalém; de repente caíram sobre ela a fome e a guerra! E não havia ninguém para lhe dar um pouco de consolo!

20 - Os seus filhos estão caídos pelas ruas, estão espalhados por todas as estradas, cansados de lutar e indefesos como veado preso numa rede. O Senhor derramou sobre eles a sua ira e o seu castigo.

21 - Mas agora escute bem isto, Jerusalém! Ouça com atenção, você que está aflita e bêbada (não de vinho mas de sofrimento)!

22 - O Senhor, o seu Deus, que cuida com carinho do seu povo, promete: "Eu vou tirar das suas mãos essa terrível taça, cheia de sofrimento, cheia da minha ira. Você nunca mais beberá dela!

23 - Agora os seus inimigos, os que maltrataram você, pisaram sobre você e esfregaram na lama, eles é que vão beber dessa taça!"

Capítulo 52

Isaías 52



1 - ACORDE, ACORDE, Jerusalém! Vista-se de novas forças, do poder de Deus. Enfeite-se com belos vestidos, Ó Sião, cidade santa; porque nunca mais entrarão em você os que não cumprem os tratos que Deus fez com eles.

2 - Levante-se do chão, e venha sentar-se em seu devido lugar; arranque do seu pescoço as cordas da escravidão, Ó filha de Sião!

3 - Porque o Senhor promete: "Quando Eu entreguei o meu povo para ser escravo, não cobrei nada; por isso, vou tomá-lo de volta para Mim, sem pagar nada também!"

4 - O meu povo foi maltratado e explorado, sem motivo algum, primeiro pelo Egito, depois pela Assíria.

5 - No passado Eu libertei Israel, e agora, o que farei? O meu povo foi novamente escravizado e maltratado; seus exploradores gritam de alegria, e fazem terríveis ofensas contra o meu nome, dia após dia.

6 - Por isso, vou mostrar ao meu povo quem sou Eu, e ele conhecerá todo o poder do meu nome. Quando isso acontecer, meu povo vai saber que sou Eu quem lhe diz: "Olhe, Eu estou aqui ao seu lado!"

7 - Como são bonitos, andando sobre as montanhas, os pés dos que trazem boas notícias, anunciando paz e salvação e dizendo a Jerusalém, "O seu Deus reina!"

8 - Ouçam, os vigias gritam e cantam de alegria! Eles estão vendo, com seus próprios olhos, o Senhor voltando a Jerusalém.

9 - Cantem de alegria, a uma só voz, ruínas de Jerusalém! O Senhor consolou o seu povo, libertou Jerusalém!

10 - O Senhor mostrou claramente a todas as nações o seu santo poder; até o fim do mundo, os povos verão a salvação do nosso Deus.

11 - Saiam, saiam de Babilônia! Deixem para trás as coisas imundas, não toquem nelas! Vocês que vão levar de volta a Jerusalém os objetos do templo do Senhor devem se purificar.

12 - Vocês não precisarão sair de Babilônia às pressas, fugindo para salvar suas vidas. O Senhor irá à frente, para guiá-los; o Deus de Israel irá atrás, de vocês, para protegê-los.

13 - O meu Servo agirá com muita sabedoria! Ele será muito honrado e digno de admiração.

14 e 15 - Mas muitos ficarão espantados quando O virem - até mesmo reis e nações distantes ficarão sem fala por causa dEle, verão e entenderão coisas das quais nada sabiam. Eles verão o meu Servo coberto de sangue, com suas feições completamente deformadas, a ponto de nem parecer mais gente! Com seu sofrimento Ele purificará muitas nações.

Capítulo 53

Isaías 53



1 - QUEM ACREDITOU naquilo que nós anunciamos? A quem o Senhor vai revelar o seu poder?

2 - Aos olhos de Deus ele era um pequeno ramo, brotando de uma raiz em terra seca. Mas para nós Ele não tinha beleza alguma; não havia nada nEle para nos atrair ou para nos agradar.

3 - Nós O desprezamos e rejeitamos: Ele era um Homem que conhecia, por experiência própria, a dor e o sofrimento. Achamos que Ele não merecia nem ser olhado por nós; não demos a menor importância a Ele.

4 - Apesar disso, Ele colocou sobre Si mesmo as nossas dores, Ele mesmo carregou nosso sofrimento. E nós ficamos pensando que Ele estava sendo castigado por Deus por causa de Seus próprios pecados!

5 - A verdade, porém, é esta: Ele foi ferido por causa de nossos pecados; seu corpo foi maltratado por causa de nossas desobediências. Ele foi castigado para nós termos paz; Ele foi chicoteado - e nós fomos curados!

6 - Nós andávamos perdidos e espalhados como ovelhas! Nós abandonamos os caminhos de Deus e seguimos os nossos próprios caminhos; apesar disso Deus jogou sobre Ele a culpa e os pecados de cada um de nós.

7 - Ele foi maltratado e humilhado, mas não disse uma única palavra! Foi levado para a morte como um cordeiro vai para o matadouro; como a ovelha fica muda diante de quem corta a sua lã, Ele não disse nada aos seus juizes e acusadores!

8 - Foi condenado num julgamento injusto e mentiroso; entre o seu povo ninguém foi capaz de imaginar por que Ele foi morto - o castigo dos pecados deles!

9 - Morreu como um criminoso, mas foi enterrado junto com os ricos; pois nunca cometeu injustiça ou falou mal de outra pessoa.

10 - Apesar disso, o plano perfeito do Senhor exigia sua morte e seu sofrimento. Mas depois de dar a sua vida como oferta pelo pecado, Ele vai ressuscitar, verá os muitos filhos que ganhou através da fé, Ele cumprirá com sucesso a vontade do Senhor.

11 - E, quando Ele puder ver o resultado do seu terrível sofrimento, ficará muito satisfeito. Através de tudo o que passou, o meu Servo, o Justo, fará muitas pessoas se tornarem justas diante de Mim, porque Ele mesmo levará sobre Si os pecados delas.

12 - Por causa disso Eu darei a Ele grandes honras e muito poder, porque Ele entregou sua vida a ponto de ir até à morte. Foi considerado um pecador; contudo levou sobre Si os pecados de muita gente e orou a Deus em favor dos pecadores.

Capítulo 54

Isaías 54



1 - CANTE ALEGREMENTE, mulher que não teve filhos! Alegre-se com uma canção feliz, Jerusalém, você que nunca deu à luz! A abandonada terá mais filhos que a casada, promete o Senhor.

2 - Aumente a sua casa, construa outros quartos, faça sua morada maior e mais firme!

3 - Em breve você vai crescer e se espalhar por todos os lados. Os seus filhos vão habitar novamente as cidades desertas e governar as nações que antes maltrataram e exploraram Israel.

4 - Não tenha medo; você nunca mais será envergonhada. A vergonha que você passou quando era jovem, as tristezas da sua viuvez, serão completamente esquecidas. Você nunca mais será humilhada!

5 - Porque o seu Criador será o seu marido. O seu nome é Senhor do Universo. O Santo de Israel é quem vai libertar você; Ele é conhecido como o Deus de toda a terra.

6 - Quando o Senhor a chamou de volta, você era como uma mulher abandonada, triste e abatida - como uma jovem, abandonada pelo marido.

7 - Eu a abandonei por um pouquinho de tempo, mas agora, com um amor imenso, vou receber você novamente.

8 - Num instante de ira, Eu lhe dei as costas; mas agora, com amor eterno, Eu darei a você o meu cuidado e o meu carinho, diz o Senhor, o seu Libertador.

9 - Como depois do dilúvio, no tempo de Noé, Eu jurei nunca mais destruir a terra pela água, agora prometo nunca mais ficar cheio de ira contra você, nunca mais castigá-la tão duramente.

10 - As montanhas podem sumir, os morros podem desaparecer, mas nada pode separar você do meu amor eterno. O trato de paz que eu fiz em seu favor nunca será quebrado. Quem faz essas promessas é o Senhor, que tem carinho especial por você.

11 - Meu pobre povo, aflito, jogado de um lado para outro como uma folha na tempestade, Eu mesmo vou reconstruir os seus muros, usando safiras nos alicerces e assentando as pedras com massa colorida.

12 - As torres da cidade serão construídas de rubis; Eu farei as portas e os muros de pedras brilhantes e preciosas.

13 - Todos os seus moradores serão ensinados por Mim e viverão em paz e fartura, promete o Senhor.

14 - Toda a sua vida será baseada na justiça; por isso, você não terá mais medo de seus inimigos, da violência e da guerra, que ficarão longe.

15 - Algumas nações vão tentar atacar você, mas isso não vai ser um castigo mandado por Mim. É por isso que esses ataques vão falhar, e você vencerá seus inimigos, todos eles!

16 - Eu criei o ferreiro, que sopra as brasas no fogo e produz as armas de guerra. Também fui Eu quem criou os exércitos que lutam e destroem.

17 - Mas, no futuro, quem fizer armas para destruir você vai se dar mal. Quem tentar acusar você num tribunal, acabará sendo condenado. Esta é a herança dos servos do Senhor, a bênção que Eu dou a vocês, diz o Senhor.

Capítulo 55

Isaías 55



1 - VENHAM, TODOS VOCÊS que estão sofrendo de sede, venham beber! E vocês que não têm dinheiro, venham comprar de graça vinho e leite! Venham comprar e comer!

2 - Por que vocês vivem "gastando seu dinheiro, se esforçando à toa para comprar coisas que não matam a fome? Ouçam o que Eu digo, e vocês poderão comer comidas deliciosas para alimentar suas almas!

3 - Escutem-Me com toda a sua atenção! Ouçam bem, pois a sua vida depende disso. Eu vou fazer com vocês um trato eterno, para lhes dar todo o amor e toda a bondade que um dia prometi ao rei Davi.

4 - Ele foi uma prova viva do meu poder, conquistando e dominando muitas nações.

5 - Vocês também darão ordens a outros povos, e eles obedecerão e viverão junto a vocês, mas não porque vocês tenham algum poder especial. Isso vai acontecer porque o Senhor seu Deus, o Santo de Israel, lhes deu uma nova glória.

6 - Busquem ao Senhor enquanto podem achar. Peçam sua ajuda, enquanto Ele está perto.

7 - Os pecadores devem abandonar seus maus caminhos; devem deixar de lado seus maus pensamentos. Todos devem se voltar para Deus, arrependidos! Assim, Deus mostrará a sua grande misericórdia, o Senhor mostrará como é imenso o seu perdão.

8 - Vocês nunca fariam um plano como esse, porque os meus pensamentos são muito diferentes dos seus; Minha maneira de agir é muito diferente da sua!

9 - Porque assim como o céu é mais alto que a terra, os meus caminhos são mais altos que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os seus pensamentos.

10 - Como a chuva e a neve caem do céu e não voltam para lá até regar a terra, fazê-la brotar, produzir e dar semente ao lavrador e pão aos famintos,

11 - assim é a minha palavra. Quando Eu falo, ela sempre produz o fruto que desejo, sempre traz o resultado que determinei.

12 - Vocês sairão da terra da escravidão com alegria, e serão levados de volta à sua terra em paz. Montanhas e morros cantarão de alegria à sua volta; as árvores baterão palmas enquanto vocês caminham.

13 - Onde havia espinheiros, haverá árvores de ciprestes; onde brotava o mato bravo, nascerão murteiras. Este milagre trará glória ao nome do Senhor, e será uma lembrança eterna do poder e amor de Deus.

Capítulo 56

Isaías 56



1 - SEJAM JUSTOS E honestos para com todos, diz o Senhor. A minha salvação está se aproximando, e em breve, Eu mostrarei a minha justiça.

2 - Abençoarei o homem que tomar uma decisão firme de não trabalhar nos meus Dias de Descanso, e de não fazer o mal.

3 - Essa promessa não é só para os judeus; é para as pessoas de outras nações que Me obedecem e vivem entre eles. É para os que perderam a capacidade de ter filhos também. Eles não serão separados do meu povo!

4 - O Senhor promete a esses homens que não podem ter filhos: Se vocês guardarem os meus Dias de Descanso, fizerem a minha vontade, e obedecerem a minha Lei,

5 - Eu lhes darei na minha casa, dentro dos meus muros, uma honra muito maior do que ter muitos filhos e filhas. Eu darei a vocês um nome eterno, que nunca vai ser esquecido!

6 - Quanto a essas pessoas de outros povos, que se juntaram aos judeus, que amam "ao Senhor e O servem, observando Dias de Descanso e obedecendo à Lei de Deus,

7 - Eu mesmo as levarei ao meu santo monte e lhes darei grande alegria, na minha Casa de Oração. Aceitarei os seus sacrifícios e as suas ofertas queimadas, porque a minha casa será chamada "Casa de Oração para Todos os Povos”.

8 - Assim promete o Senhor Deus, que reuniu os israelitas espalhados: "Ainda vou recolher outros e reuni-los aos que já ajuntei."

9 - Venham, animais ferozes do campo e da floresta! Venham comer!

10 - Os líderes ,do meu povo - os vigias do Senhor, os pastores de Israel - não são capazes de ver os perigos! Parecem cachorros mudos, incapazes de latir para avisar do perigo! O que gostam mesmo de fazer é dormir e sonhar, cheios de preguiça.

11 – Além disso, são cachorros gulosos, nunca estão satisfeitos; são maus pastores, que só cuidam de si, cada um querendo ganhar o máximo possível.

12 - Eles dizem: "Venham, vamos arranjar vinho e dar uma grande festa. Vamos beber até cair! Isso sim, isso é que é vida”. E amanhã, amanhã será ainda melhor, com mais vinhos e festas do que hoje!"

Capítulo 57

Isaías 57



1 - OS HOMENS JUSTOS morrem, e ninguém dá importância. Morrem cedo os que obedecem a Deus, e ninguém se incomoda ou procura saber por que. Ninguém parece perceber que Deus leva embora os justos antes da chegada do castigo.

2 - Eles morrem e encontram a paz; para os justos, que obedecem ao Senhor, a morte é um descanso.

3 - Mas vocês, filhos de bruxas e feiticeiras, venham cá! Venham cá, filhos de adúlteros e prostitutas!

4 - De quem vocês estão zombando? Para quem estão fazendo caretas e mostrando a língua? Vocês são pecadores por natureza, filhos de gente falsa e mentirosa!

5 - Vocês se entregam completamente à imoralidade sexual, adorando falsos deuses debaixo das grandes árvores! Vocês matam seus próprios filhos, oferecendo criancinhas como sacrifício, nas grutas e cavernas dos vales!

6 - Vocês escolhem pedras lisas nos riachos, e elas passam a ser os seus deuses! Fazem ofertas a essas pedras e as adoram. Por isso terão de contentar-se com elas! Por acaso Eu ficaria feliz com todos esses pecados?

7 e 8 - No alto dos morros vocês cometem adultério, adorando outros deuses. Atrás das portas vocês penduram as imagens dos seus deuses, entregam a outros o seu amor.

9 - Oferecem perfumes e incenso como oferta ao deus Moloque. Vocês foram a toda parte, até ao inferno para encontrar novos deuses.

10 - Ficaram cansados de tanto procurar, mas não desistiram. Não perderam as forças porque ficaram animados pelo que estavam procurando.

11 - Mas por que vocês tiveram mais medo desses falsos deuses do que de Mim? Por que vocês mentiram, e nem se lembraram de Mim? Não é porque já faz muito tempo que Eu não mando a vocês uma mensagem sobre a minha ira?

12 - Além disso, vocês confiam na sua "justiça" e nas suas "boas obras" - mas nada disso poderá salvar vocês!

13 - Quando estiverem desesperados, pedindo socorro, vamos ver se a sua coleção de ídolos é capaz de salvá-los! Esses deuses não valem nada; são tão fracos que qualquer ventinho pode arrastar todos eles! Mas quem confia em Mim vai possuir a terra e receberá o meu santo monte como herança.

14 - Eu darei a seguinte ordem: Preparem um caminho largo e espaçoso! Tirem as pedras; tapem os buracos do caminho por onde o meu povo vai voltar da escravidão!

15 - Assim diz o Alto, o Sublime, que vive na eternidade, cujo nome é o Santo: Eu moro naquele lugar alto e santo, mas vivo também com o humilde e com o arrependido. Eu dou novas forças aos desanimados, dou coragem e vontade de viver aos que estão tristes e abatidos por causa de seus pecados.

16 - Porque Eu não vou castigar para sempre, nem ficarei eternamente irado; se Eu fizesse isso, todos os homens morreriam - acabaria toda a vida que Eu mesmo criei.

17 - Eu Me zanguei com o terrível pecado da cobiça do meu povo e por isso o castiguei. Mas eles são um povo rebelde e continuaram a fazer sua própria vontade.

18 - Eu tenho visto, tudo o que fazem, mas assim mesmo vou curar sua doença! Eu vou guiar o meu povo, vou consolar os que choram de tristeza pelos seus pecados.

19 - O resultado desse arrependimento será a paz, paz que Eu criei para os que estão perto e para os que estão longe. Eu vou curar todos eles!

20 - Mas os que insistem em Me rejeitar serão como o mar bravo, que nunca se acalma, lançando à praia lama e sujeira.

21 - Para essas pessoas, nunca haverá paz, diz o meu Deus!

Capítulo 58

Isaías 58



1 - GRITE BEM ALTO. Tão alto quanto uma trombeta! Anuncie ao meu povo Israel, todos os seus pecados.

2 - Para eles que fingem ser tão religiosos! Eles vêm ao templo diariamente e se mostram muito alegres em ouvir a leitura da minha Lei - como se obedecessem a ela - como se não desprezassem os mandamentos do seu Deus. Eles Me fazem perguntas sobre como cumprir a Lei e têm prazer em participar dos atos religiosos no templo.

3 - Eles reclamam: "Nós jejuamos e o Senhor nem notou! Fizemos tanta penitência e o Senhor nem deu importância!" Eu vou lhes explicar por que: É que mesmo no dia do jejum, vocês pensam em ganhar mais e mais dinheiro; é porque vocês maltratam e exploram seus empregados.

4 - Que adianta ficar jejuando, se vocês continuam a brigar e a fazer violência? Com um jejum desses, Eu nunca responderia às orações que vocês Me fazem.

5 - Será que o que Eu quero é apenas isso, fazer penitência, andar curvado como bambu ao vento, vestir-se de pano de saco e sentar-se sobre cinzas? Vocês acham que isso é o jejum que agrada ao Senhor?

6 - Não! O jejum que Eu quero ver é o seguinte: parem de explorar seus empregados, não maltratem os seus servos, perdoem as dívidas dos que não podem pagar, e não obriguem outros a trabalhar como escravos.

7 - Além disso, Eu quero que vocês repartam sua comida com os famintos, ofereçam abrigo a quem não tem casa, dêem roupas aos que estão nus e não se escondam de quem precisa de ajuda.

8 - Se vocês fizerem isso, Deus lhes dará uma luz mais brilhante que o sol. Ele vai curar todos vocês num instante! A sua piedade vai servir como proteção para os seus passos, e atrás de vocês a glória do Senhor os protegerá.

9 - Então, quando vocês gritaram, o Senhor responderá; quando vocês pedirem ajuda, Ele dirá: "Eu estou ao seu lado". Isso acontecerá se vocês deixarem de escravizar seus servos, se pararem de fazer ameaças e de espalhar mentiras.

10 - Dêem comida aos famintos! Ajudem e consolem os desesperados! Então sua luz aparecerá, brilhante, nas trevas; e a escuridão se tornará dará como o meio dia.

11 - O Senhor guiará vocês para sempre. Mesmo em situações difíceis, Ele dará força e alegria; vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde a água não pára de correr.

12 - Os seus filhos vão reconstruir as cidades destruídas há muito tempo. Vocês serão conhecidos como "O Povo que Reconstrói seus Muros e suas Cidades".

13 - Se vocês guardarem o meu Dia de Descanso, sem correr atrás de lucros e divertimentos no meu dia santo, se vocês tiverem verdadeiro prazer no meu descanso e disseram: "Este é o santo dia do Senhor!", se vocês honrarem ao Senhor em tudo que fizerem, não procurando fazer sua própria vontade, nem falando o que não presta,

14 - então o Senhor será a sua alegria! Eu mesmo os ajudarei a vencer todas as dificuldades e ter vitória e glória na terra. Vocês receberão todas as bênçãos que Eu prometi a Jacó, seu pai. Eu mesmo, o Senhor, estou fazendo essas promessas!

Capítulo 59

Isaías 59



1 - PRESTEM ATENÇÃO! O Senhor não está fraco demais para salvar! Ele não é surdo; pode ouvir muito bem o que vocês Lhe pedem.

2 - O problema são os seus pecados; por causa deles, vocês estão separados de Deus. Por causa dos seus pecados, Deus virou o seu rosto de vocês, e não ouve mais o que vocês pedem.

3 - As suas mãos estão sujas do sangue das pessoas que vocês mataram, os seus dedos estão sujos de pecado. Vocês vivem falando mentiras e cochichando maldades.

4 - Ninguém exige que a justiça seja cumprida. Nos tribunais, os julgamentos são baseados em mentiras! Vocês confiam em ilusões e espalham mentiras por toda a parte; estão sempre planejando e realizando suas maldades.

5 - Passam seu tempo pensando em coisas ruins, piores que cobras e aranhas venenosas. E depois executam seus planos perversos, ações para destruir outras pessoas.

6 - Esses planos malvados não ajudam a ninguém; tudo que vocês fazem está carregado de pecado; a violência é sua marca registrada.

7 - Vocês correm rapidamente quando se trata de fazer o mal; são velozes para matar gente inocente! Os seus pensamentos estão voltados apenas para o pecado, e vocês deixam atrás de si um rastro de sofrimento e morte.

8 - Nada sabem da verdadeira paz; em suas vidas não há a menor marca de justiça. Fizeram de suas vidas um caminho torto por causa do pecado; quem andar como vocês nunca saberá o que é paz!

9 - Por causa de todo esse pecado, vocês não estão recebendo as bênçãos de Deus. Por isso o Senhor não os liberta de seus sofrimentos. Por isso vocês vivem na escuridão, em vez de viverem na luz, como esperavam. Não é à toa que andam em trevas!

10 - É por isso que vocês andam como cegos, segurando aqui e ali, tropeçando em plena luz do dia, como se já fosse noite escura. É por isso que vocês perderam suas forças e parecem gente morta no meio de homens fortes e robustos!

11 - Vocês rugem como ursos famintos; gemem baixinho como pombas. Esperam que Deus faça justiça e os salve, mas Ele Se afastou de vocês, nem olha mais em sua direção

12 - porque os seus pecados se amontoam diante do Deus justo; os seus pecados acusam vocês diante do Senhor. Sim, nós sabemos como somos pecadores.

13 - Conhecemos bem a nossa desobediência. Nós mentimos ao nosso Deus, fugimos do Senhor; nós maltratamos e exploramos, e ainda nos orgulhamos disso. Fomos injustos e fizemos planos malvados e mentirosos.

14 - Em nossos tribunais, o justo é que era condenado; por isso a justiça fugiu de nós. A verdade caiu morta em nossas ruas, e a decência não tem lugar em nossas cidades.

15 - Sim, a verdade sumiu! Quem procura levar uma vida decente é honesta, é perseguido como o pior dos criminosos. O Senhor viu todo esse mal e ficou zangado por ver que não se tomava nenhuma providência contra o pecado.

16 - Ele viu que não havia ninguém para ajudar vocês, ficou admirado de que ninguém se apresentasse para livrá-los do pecado. Por isso, Ele mesmo tomou a iniciativa de salvação, com o seu poder e a sua justiça.

17 - Ele Se vestiu de justiça, como uma couraça; colocou na cabeça o capacete da salvação, e por cima, jogou um manto de vingança e ira divina.

18 - Ele dará aos seus inimigos o castigo justo pelos pecados que cometeram; Ele castigará até mesmo os povos mais distantes.

19 - Então, finalmente, de leste a oeste todos respeitarão e glorificarão o nome do Senhor. Ele virá como um rio que transborda, empurrado para frente pelo Espírito do Senhor.

20 - Sim, o Libertador virá a Sião, para salvar os arrependidos; esta é a promessa do Senhor.

21 - "Quanto a mim, este é o meu trato com eles", diz o Senhor: "O meu Santo Espírito, que está sobre vocês, e as minhas palavras, que eu pus nas suas bocas, nunca mais se afastarão do povo de Israel; nem de vocês, nem de seus filhos, nem de seus netos, para todo sempre."

Capítulo 60

Isaías 60



1 - LEVANTE-SE, MEU povo! Chegou à hora da sua luz brilhar para todas as nações, porque a glória do Senhor vai surgir sobre você.

2 - A terra está coberta de trevas e os povos vivem na escuridão. Mas o Senhor está sobre você, brilhante como o sol; a sua glória brilha acima de você.

3 - Todos os povos da terra viverão segundo a luz que você recebeu. Reis poderosos verão a glória que o Senhor lhe deu.

4 - Levante os olhos e veja! Gente sem conta vindo na sua direção, os filhos e filhas de Israel, voltando para casa.

5 – Você vai ver isso acontecer e o seu rosto vai brilhar de alegria; o seu coração quase explodirá de felicidade, porque os comerciantes de todo o mundo trarão suas riquezas, os tesouros de muitas nações, e os darão a você.

6 - Enormes caravanas de camelos e dromedários, vindos de Midiã, de Efá e de Sabá, trarão a Jerusalém ouro e incenso para tornar mais conhecido o culto ao Senhor.

7 - Todos os rebanhos da terra de Quedar serão entregues a você, junto com os carneiros de Nebaiote. Esses animais servirão para os sacrifícios no meu altar, e Eu tornarei ainda mais glorioso o meu templo.

8 - Quem são esses que vêm voando como nuvens em direção a Israel, como pombas voltando ao seu pombal?

9 - Os povos distantes virão a Mim, trazendo de volta os filhos de Israel, espalhados pelo mundo. Primeiro virão os navios de Társis, trazendo israelitas com a sua prata e o seu ouro. Essas riquezas serão usadas para louvar o nome do Senhor, O Santo de Israel, porque Ele tornou o seu povo, famoso e respeitado por todos!

10 - Estrangeiros virão a Israel e reconstruirão as suas cidades. Os reis dos povos serão servos de Israel. Cheio de ira devido ao seu pecado, Eu os castiguei, mas agora vou mostrar meu amor por vocês, por causa da minha graça.

11 - Os portões de Jerusalém ficarão abertos dia e noite, e por eles entrarão as riquezas de muitas nações, e os reis dos povos que vêm buscar a amizade de Israel.

12 - Porque as nações que recusarem ser servas de Israel serão riscadas do mapa; sim, serão completamente destruídas.

13 - O orgulho do Líbano - suas belas florestas de ciprestes, olmos e buxos - serão entregues a você, para enfeitar e tornar ainda mais glorioso o Meu templo.

14 - Os filhos das pessoas que maltrataram e exploraram os israelitas no passado, virão e se curvarão até o chão diante de vocês! Quem zombava de vocês, vai beijar a sola de seus pés! Eles vão dizer que Jerusalém é "A Cidade do Senhor", "O Glorioso Monte do Santo de Israel".

15 - Antes, você era desprezada e odiada por todos os povos; ninguém queria sequer passar por Jerusalém. Mas agora Eu farei de você a mais bela cidade, o orgulho do mundo, motivo de alegria para todos os povos para sempre.

16 - Reis poderosos e grandes nações darão a você o melhor de suas riquezas, de seus bens. Você será alimentada pelo resto do mundo (então, finalmente, saberá que Eu sou o Senhor, o seu Salvador e Libertador, o Poderoso de Israel.

17 - Trocarei o seu bronze por ouro, o seu ferro por prata, sua madeira por bronze, suas pedras por ferro. A paz e a justiça dirigirão a sua vida em Israel!

18 - Nunca mais se ouvirá falar em violência e em destruição na terra de Israel. Seus muros serão a "Salvação do Senhor" e as portas da cidade serão o "Louvor a Deus".

19 - Você nunca mais vai precisar da luz do sol para clarear os dias, nem da luz da lua para clarear a noite porque o Senhor, o seu Deus, será eternamente a sua luz. Ele será a sua glória.

20 - O seu sol nunca vai se pôr, e você terá sempre lua cheia no céu - pois o Senhor será a sua luz eterna. Os seus dias de tristeza e dor terminarão para sempre.

21 - Todos os de seu povo serão justos. Possuirão sua terra para sempre, porque Eu, com minhas próprias mãos, vou plantar cada um deles. Os israelitas trarão glória ao meu nome.

22 – A menor família crescerá até se transformar em tribo. Um grupinho bem pequeno se transformará em nação poderosa. Eu mesmo, o Senhor, farei todas essas coisas acontecerem, quando chegar a hora certa.

Capítulo 61

Isaías 61



1 - O ESPÍRITO DO Senhor Deus está sobre Mim, porque o Senhor Me escolheu para levar as boas notícias de salvação aos desanimados e aflitos. Ele Me mandou consolar os que têm o coração partido, anunciar liberdade aos presos e dar vista aos cegos.

2 - Ele Me mandou anunciar a chegada do dia em que o Senhor vai mostrar a todos a sua graça, e também o dia em que Deus vai Se vingar de Seus inimigos. Ele Me mandou consolar os que estão chorando,

3 - e dar a todos os que estão de luto em Israel, uma bela coroa em vez de cinzas sobre a cabeça, perfume de alegria em vez de lágrimas de tristeza no rosto, roupas de festa e louvor em vez de um espírito triste e abatido. Porque o Senhor vai plantar esse povo; eles serão fortes e belos como carvalhos, e darão glória a Ele.

4 - Eles vão reconstruir as cidades destruídas, as antigas ruínas, tornarão a edificar o que ficou arrasado por séculos e séculos.

5 - Estrangeiros virão para tomar conta dos seus rebanhos; vocês terão gente de outras nações servindo como lavradores nas suas plantações de cereais e de uvas.

6 - Serão chamados sacerdotes do Senhor e servos do nosso Deus. Serão alimentados com as riquezas das nações e se alegrarão de possuir os tesouros de outros povos.

7 - Em vez da vergonha e das ofensas pelas quais passaram, e que foram grandes, vocês terão honra, riquezas e alegria em dobro, para sempre.

8 - Porque Eu, o Senhor, amo a justiça; odeio o roubo e a mentira. Eu vou dar ao meu povo a recompensa justa por todos os seus sofrimentos e farei com eles um trato que vai durar para sempre.

9 - Os israelitas serão sempre honrados e respeitados por todas as nações. Todos saberão que o israelita faz parte da nação abençoada pelo Senhor.

10 - Eu vou contar a vocês toda a felicidade que o Senhor me deu! Ele me vestiu com roupas de salvação, e colocou sobre os meus ombros o manto da justiça. Sou como um noivo vestido para o casamento, como a noiva enfeitada com suas jóias.

11 - O Senhor Deus fará brotar a sua justiça e o seu louvor entre as nações, como um jardim faz nascer suas plantinhas e como a terra produz suas árvores.

Capítulo 62

Isaías 62



1 - POR CAUSA DO meu amor a Sião, pelo meu amor a Jerusalém, eu não deixarei de orar e pedir a Deus por ela. Vou insistir até aparecer, bela e brilhante, a justiça de Jerusalém, até surgir a forte luz da sua salvação.

2 - Os outros povos verão a sua justiça. Os reis ficarão admirados com a sua glória; você receberá um novo nome, dado pelo Senhor mesmo.

3 - Ele vai levantar você em suas mãos, para todos a verem - uma gloriosa coroa para o Grande Rei.

4 - Você nunca mais será chamada "A Terra Abandonada por Deus" ou "A Terra Que Deus Esqueceu". O seu novo nome será "A Terra do Prazer de Deus" e "A Noiva", porque o Senhor se alegrará em você, e a tomará para ser sua.

5 - Porque os israelitas tomarão posse de você, Jerusalém, como um rapaz se casa com a moça que escolheu. Deus Se alegrará por sua causa, como o noivo se alegra com sua noiva.

6 e 7 - Ó Jerusalém, Eu coloquei vigias sobre o seu muro. Eles vão orar a Deus sem parar, pedindo que Ele cumpra suas promessas. Vocês, vigias, orem sem parar; não dêem descanso ao Senhor até Ele firmar Jerusalém, e torná-la famosa e respeitada por toda a terra.

8 - O Senhor jurou a Jerusalém, por seu próprio poder: "Eu nunca mais a entregarei aos seus inimigos. Os soldados estrangeiros nunca mais roubarão os cereais e o vinho que vocês produziram com muito esforço.

9 - Vocês que plantaram o cereal, comerão o pão e louvarão ao Senhor. Vocês que plantaram as uvas, beberão o vinho no pátio do Templo.

10 - Saiam, saiam! Preparem o caminho para a volta do meu povo! Tapem os buracos, arranquem as pedras! Levantem bem alto, para todos verem, a bandeira de Israel.

11 - Vejam, o Senhor mandou esta mensagem até os confins da terra: "Digam ao meu povo que Eu, o seu Salvador, estou chegando e trazendo a sua recompensa, o prêmio que Eu darei a vocês".

12 - Vocês serão chamados "O Povo Santo", "O Povo que o Senhor libertou". E você, Jerusalém, será chamada "A Terra Desejada", "A Cidade Abençoada de Deus".

Capítulo 63

Isaías 63



1 - QUEM É ESTE que vem de Edom, da cidade de Bozra, com belas roupas vermelhas? Quem é este que vem marchando cheio de força e poder, vestido de roupas reais? "Sou Eu, o Senhor, anunciando a justiça! Sou Eu, o Senhor, poderoso para salvar!"

2 - “Por que as suas roupas estão vermelhas, como se estivesse amassando uvas com os pés”?

3 - Eu estava sozinho no tanque de esmagar uvas. Eu pisei as uvas sozinho, não havia ninguém para Me ajudar. Na minha ira, esmaguei os meus inimigos como se fossem uvas. No meu furor, pisei os meus inimigos e o seu sangue manchou as minhas roupas.

4 - O desejo de vingar o meu povo estava no meu coração, e a hora certa havia chegado. Sim, havia chegado à hora de libertar o meu povo da mão dos que o escravizaram.

5 - Procurei alguém que Me ajudasse, mas não havia ninguém. Fiquei muito admirado, e sozinho executei a vingança. Sem ajuda alguma Eu trouxe salvação para o meu povo, e castiguei meus inimigos.

6 - Na minha ira, pisei os povos rebeldes: deixei as nações tontas com o meu ódio e derramei por terra o sangue dos meus inimigos.

7 - Eu vou anunciar os atos de bondade de Deus. Vou louvar o Senhor por tudo de bom que Ele nos fez, pelo seu grande amor pelo povo de Israel. Ele mostrou esse grande amor, perdoando os israelitas e sendo bondoso com eles, várias e várias vezes.

8 - Ele dizia: "Eles são meus, o meu próprio povo. Desta vez eles não vão mentir para Mim". Por isso Ele passou a ser o Salvador de Israel.

9 - Quando Israel sofria, Ele sofria também; Ele mesmo, pessoalmente, os salvou. Cheio de amor e de compaixão, Ele libertou, guiou e levou nos braços o povo de Israel, através dos anos.

10 - E como foi que o povo retribuiu todo esse amor? Foram rebeldes e desobedientes, entristeceram o seu Espírito Santo. Por causa disso, Ele passou a agir como inimigo e lutou pessoalmente contra eles.

11 - Então o povo se lembrou do passado, quando Moisés, o servo de Deus, libertou Israel do Egito, e reclamou: Onde está Aquele que fez Israel atravessar o mar, guiado por Moisés? Onde está o Deus que mandou o seu Espírito Santo morar no meio do seu povo?

12 - Aquele que deu seu grande poder a Moisés, que abriu as águas do mar diante dos israelitas e assim Se tornou famoso e respeitado para sempre?

13 - Onde está Aquele que guiou o povo pelo fundo do mar, que levou os israelitas em segurança através do deserto?"

14 - O Espírito do Senhor fez os israelitas descansarem como o gado pastando num vale. Assim o Senhor guiou o seu povo e tornou o seu nome famoso e respeitado.

15 - Agora, Senhor, olhe para nós, desde a sua santa e gloriosa morada! Onde está o amor que no passado o Senhor mostrou por nós - onde estão os grandes milagres, onde foi parar a sua compaixão? Será que acabou o seu carinho especial por Israel?

16 - Mas eu tenho certeza de que o Senhor ainda é nosso Pai. Se Abraão não nos aceitasse como filhos, se Jacó nos expulsasse de sua família, ainda assim o Senhor seria nosso Pai. Desde a eternidade o Senhor é o nosso Libertador!

17 – Ó Deus, por que o Senhor endureceu os nossos corações? Por que nos fez desviar dos seus caminhos e desobedecer às suas leis? Por favor, Senhor, volte e ajude-nos! Volte, por amor ao seu povo!

18 - Nós possuímos Jerusalém por tão pouco tempo! Os nossos inimigos destruíram o seu santo templo.

19 - Por que o Senhor está nos tratando como se nunca tivéssemos sido o seu povo escolhido? Até parece que somos uma nação de pecadores, que nunca O adorou como o seu "Senhor"!

Capítulo 64

Isaías 64



1 - QUEM DERA QUE o Senhor abrisse os céus e viesse a terra! Ah, se os montes tremessem na sua presença!

2 - O fogo consumidor da sua glória queimaria as florestas e secaria os oceanos. Então as nações tremeriam diante do Senhor, e os seus inimigos aprenderiam a respeitar o seu nome!

3 - Isso já aconteceu no passado. O Senhor desceu e fez coisas maravilhosas que nós nem podiam os imaginar, e as montanhas tremeram!

4 - Porque desde que o mundo é mundo, ninguém ouviu, nem viu, um Deus como o nosso, que trabalha para o bem de quem confia nEle.

5 - O Senhor recebe de braços abertos quem tem alegria em fazer o que é certo, quem anda nos seus caminhos. Mas nós vivemos pecando e fizemos o Senhor se zangar; com todo o nosso pecado, como podemos ser salvos?

6 - Somos podres e imundos por causa do pecado. As nossas boas ações, que pensamos ser um lindo manto de justiça, não passam de traços imundos. Nós murchamos como as folhas no outono; os nossos pecados nos levam sem destino, como o vento faz com as folhas.

7 - Mas, mesmo assim, não há uma pessoa sequer que acorde do seu sono, peça perdão e se apóie no Senhor. Por isso Deus desviou o seu rosto de nós, e nos castigou por nossos pecados.

8 - Apesar de tudo isso, ó Deus, o Senhor é nosso Pai. Nós somos o barro e o Senhor é o oleiro que faz os vasos. Todos nós fomos feitos pelo Senhor.

9 - Por favor, Senhor, não se zangue tanto conosco! Não Se lembre para sempre dos nossos pecados; olhe e veja que nós somos o seu povo!

10 - As suas santas cidades se transformaram em montes de ruínas. O monte Sião está vazio como um deserto e Jerusalém completamente destruída e abandonada.

11 - O nosso templo, santo e glorioso, onde nossos pais louvavam ao Senhor, foi queimado, e todos os seus lindos objetos foram destruídos.

12 - Será que, vendo toda essa desgraça, ó Deus, o Senhor seria capaz de não vir nos socorrer? Seria capaz de ficar calado e continuar a castigar o seu povo?

Capítulo 65

Isaías 65



1 - O SENHOR DIZ: Povos que antes nunca se interessaram por Mim, agora estão Me procurando. Nações que nunca haviam Me procurado, agora estão Me encontrando. Eu mesmo me apresentei a quem não Me conhecia como Deus e disse: "Venha, Eu estou aqui".

2 - Mas o meu povo fugiu de Mim enquanto Eu, dia após dia, estendia minhas mãos para recebê-lo. Ele preferiu seguir seus caminhos errados, fazendo sua própria vontade.

3 - Constantemente eles Me ofendem, adorando ídolos em jardins e queimando incenso nos terraços de suas casas.

4 - À noite eles andam no meio das sepulturas e cavernas, adorando espíritos do mal. Comem carne de porco e outros alimentos proibidos.

5 - Apesar de tudo isso, dizem uns aos outros: "Não se aproxime muito de mim, você pode me contaminar! Eu sou mais santo que você!" Esse povo Me sufoca de ira. Dia após dia eles Me fazem ficar furioso!

6 - Olhem bem! O meu decreto já está escrito diante de Mim: Eu não vou ficar calado; vou castigar esse povo. Sim, Eu vou pedir contas –

7 - não só pelos pecados que cometeram, mas também pelos pecados de seus pais, diz o Senhor. Porque seus pais também Me ofenderam, queimando incenso no alto dos montes. Eu darei a todos eles um justo castigo.

8 - Mas o Senhor promete: Eu não destruirei todos eles. É como quando alguém encontra uvas boas num cacho de uvas podres, e outra pessoa diz: "Não destrua esse cacho, há algumas uvas boas nele!". Eu tenho alguns servos fiéis em Israel, e por isso não destruirei a nação inteira.

9 - Eu vou separar um resto do meu povo para possuir a terra de Israel. As pessoas que Eu escolhi, viverão ali e serão meus servos.

10 - Eu darei toda a terra de Israel ao povo que Me buscou. A planície de Sarom servirá de pasto para os seus rebanhos de ovelhas, e o seu gado pastará tranqüilo no Vale de Acor.

11 - Mas todos vocês que fugiram do Senhor, esqueceram-se do meu templo e preferiram adorar a deusa "Sorte" e o deus "Destino",

12 - fiquem sabendo que Eu os "destinarei" à morte pela espada, e a sua "sorte" será muito triste. Porque Eu os chamei e vocês não responderam; Eu os avisei, mas vocês, não deram importância. Preferiram fazer o mal, bem diante dos meus olhos; vocês escolheram exatamente as coisas que Eu mais odeio.

13 - Por isso, o Senhor Deus diz: Os meus servos terão comida à vontade, mas vocês passarão fome; eles beberão, enquanto vocês morrem de sede. Os meus servos viverão sempre alegres, enquanto vocês sofrem tristeza e vergonha.

14 - Eles cantarão de alegria, enquanto vocês gemem e gritam de tristeza e desespero.

15 - O seu nome vai virar maldição entre o meu povo; o Senhor Deus vai matar todos vocês, e dará um novo nome aos seus verdadeiros servos.

16 - Então, se alguém pedir uma bênção ou fizer um juramento, pedirá e jurará pelo Deus da Verdade. Eu mesmo confirmarei a bênção e o juramento, porque já terei Me esquecido de todas as maldades e pecados que vocês cometeram no passado.

17 - Prestem atenção, Eu estou criando novos céus e nova terra - tão maravilhosos que ninguém se lembrará da terra e do céu que existem hoje.

18 - Alegrem-se! Cantem de alegria pelas coisas que Eu estou criando! Vou transformar Jerusalém em um lugar de imensa alegria, e darei muita felicidade ao seu povo!

19 - Jerusalém será a minha fonte de prazer, e Eu me alegrarei muito com o meu povo. Lá, nunca mais se ouvirão o choro e os gritos de tristeza e dor.

20 - Não haverá mais criancinhas morrendo poucos dias depois de nascer! Os homens viverão muitos e muitos anos. Aos cem anos uma pessoa ainda será considerada jovem, e somente os pecadores morrerão com essa idade!

21 e 22 - Naqueles dias, quem construir uma casa vai viver nela - pois não será destruída pelos exércitos invasores, como aconteceu no passado. Eles plantarão vinhas e comerão as uvas - pois elas não serão tomadas à força pelos inimigos. O meu povo viverá tanto quanto as árvores, e aproveitará até o fim tudo o que conseguiram com muito esforço.

23 - Nunca mais trabalharão sem proveito, para outros povos comerem suas colheitas. Os seus filhos nunca mais serão mortos ainda bebês. Essa gente é o povo que o Senhor abençoou, e seus filhos também serão abençoados.

24 - Eu darei a eles o que desejam, antes mesmo de Me pedirem. Enquanto eles ainda estiverem falando comigo sobre suas necessidades, Eu já terei respondido às suas orações!

25 - O lobo e o cordeiro vão pastar juntos, o leão vai comer palha com o boi, e as cobras venenosas não atacarão os homens. Naquele dia não vai haver qualquer violência ou maldade em todo o meu Santo Monte, diz o Senhor.

Capítulo 66

Isaías 66



1 - O CÉU É O MEU trono e a terra o tapete para meus pés. Vocês poderiam construir um templo igual a esse para ser a minha casa?

2 - Eu fiz os céus e a terra com minhas próprias mãos, eles Me pertencem. Mas, apesar de todo esse poder, o homem que Me agrada é o humilde de coração, o arrependido, que treme diante da minha Palavra.

3 - Mas quem escolhe seu próprio caminho, quem tem prazer nos seus pecados, será maldito. Deus não aceitará suas ofertas. Se sacrificar um boi sobre o altar de Deus, Ele vai considerar essa oferta um pecado terrível, como matar uma pessoa. Se trouxer um cordeiro, a oferta será uma ofensa a Deus, como se estivesse oferecendo um cão. Se trouxer uma oferta de grãos queimados, vai ser a mesma coisa que oferecer um porco no altar de Deus! Quando queimar incenso, Deus vai considerar essa pessoa como alguém que adora e elogia um ídolo.

4 - Eu mesmo escolherei o castigo dessa gente. Farei acontecer com eles exatamente o que mais temem! Pois quando Eu os chamei, ninguém respondeu; quando Eu falei, eles não quiseram ouvir. Em vez disso, fizeram o que Eu considero errado, e escolheram exatamente aquilo que Me deixa muito triste.

5 - Ouçam o que o Senhor diz a vocês que respeitam e obedecem as suas palavras: Os seus irmãos, que não gostam de vocês, e os expulsam por causa do amor que vocês têm por Mim, serão confundidos! Essa gente que zomba de vocês dizendo: "Onde está a glória de Deus? Onde está a sua alegria?", será envergonhada.

6 - Que barulho é esse? Que confusão é essa na cidade, essa agitação no templo? É a voz do Senhor: Ele está Se vingando de seus inimigos.

7 e 8 - Alguém já ouviu alguma coisa parecida com isso? Alguém já viu algo tão estranho assim? Em um único dia, de repente, vai nascer toda uma nação, antes de chegarem as dores de parto. Num instante, quando as dores ainda estavam chegando, Israel deu à luz os seus filhos, e surgiu a nova nação.

9 - Por acaso iria eu dar filhos a Israel e depois impedir o nascimento? Eu, que formo a vida, seria capaz de fazer isso? Não, nunca! diz o seu Deus.

10 - Alegrem-se com Jerusalém, alegrem-se por ela, todos vocês que a amam! Cantem de alegria com ela, vocês que choraram quando ela foi destruída.

11 - Alimentem-se da glória que ela tem, tomem para si toda a alegria de Jerusalém, como uma criancinha mama ao seio de sua mãe e mata sua fome.

12 - A paz transbordará sobre Jerusalém como um rio, diz o Senhor. Darei a ela todas as riquezas das nações. Vocês, os filhos de Israel, serão amamentados por ela, levados ao colo e ninados sobre os joelhos.

13 - Eu mesmo vou consolar vocês, lá em Jerusalém, como a mãe consola os seus filhinhos.

14 - Quando vocês virem este acontecimento, o coração saltará de alegria, suas forças vão se renovar. Todos os servos do Senhor reconhecerão o seu poder, e Ele mostrará a sua ira contra os seus inimigos.

15 - Atenção! O Senhor virá com fogo e com seus velozes carros de guerra. Ele vai derramar a fúria de sua ira e castigar com chamas de fogo.

16 - O Senhor castigará a terra com fogo e com a sua espada. Muita gente, em todo o mundo, vai ser morta pela castigo do Senhor.

17 - Essas pessoas que adoram falsos deuses escondidos em jardins, e além disso comem carne de porco e de rato, e outras comidas proibidas - serão completamente destruídas, promete o Senhor.

18 - Eu sei muito bem tudo que elas pensam e fazem. Vou reunir todas as nações para lutarem contra Jerusalém; lá os homens verão a minha glória!

19 - Então Eu farei um grande milagre contra elas. Os homens que escaparem serão meus mensageiros aos povos distantes - a Társis, Pul, Lude, Meseque, Ros, Tubal, Javã e até às terras mais distantes do mundo, que nunca ouviram falar de Mim, nem viram a Minha glória. Eles anunciarão a minha glória aos povos.

20 - De todos os povos, eles trarão de volta a Israel os seus irmãos, como uma oferta ao Senhor. Estes serão trazidos para Jerusalém sobre cavalos, jumentos, camelos, até mesmo em liteiras transportadas por homens! Eles serão como as ofertas de cereais, levadas ao Templo nos vasos sagrados, durante a época da colheita. Essa é a promessa do Senhor.

21 - Eu escolherei alguns desses israelitas que voltam para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor.

22 - Porque assim como os novos céus e a nova terra que Eu vou criar serão eternos, vocês serão o meu povo para todo o sempre, com um nome que nunca se apagará.

23 - Toda a humanidade virá Me adorar, a cada semana e a cada mês.

24 - E todos verão os cadáveres dos rebeldes que lutaram contra Mim. O seu verme nunca morre, o seu fogo nunca se apaga. Eles serão um quadro horrível de se ver, para toda a humanidade.