1 - ESTAS SÃO AS mensagens que o Senhor transmitiu a Miquéias, que vivia na cidade de Moresete, durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. As mensagens eram endereçadas tanto a Samaria quanto a Judá, e foram entregues a Miquéias sob a forma de visões.
2 - Atenção! Ouçam todos os povos da terra pois o Senhor, em seu santo templo, fez acusações contra vocês!
3 - Vejam! Ele se aproxima! Deixa o seu trono no céu e vem à terra, andando sobre as montanhas.
4 - Elas se dissolvem sob seus pés e escorrem para os vales como cera derretida, como a água da chuva desce pela encosta de um morro.
5 E por que tudo isso acontece? Por causa dos pecados de Israel e Judá. Que pecados? A idolatria e a opressão, que têm seu centro nas capitais, Samaria e Jerusalém!
6 - Por isso, o Senhor fará toda a cidade de Samaria como um monte de entulho, um campo aberto. Suas ruas serão transformadas em terra de plantar videiras! O Senhor derrubará as muralhas e torres, fará seus alicerces aparecerem, e rolará suas pedras morro abaixo.
7 - Todas as imagens talhadas serão esmigalhadas. Seus templos de ídolos, bem enfeitados, construídos com as ofertas dos adoradores, serão todos queimados.
8 - Por isso eu vou chorar e lamentar, uivando como um chacal e chorando como uma avestruz andando à noite nas areias do deserto. Vou andar nu e descalço em sinal de sofrimento e vergonha!
9 - Porque a ferida do meu povo é profunda demais para ser curada. O Senhor está às portas de Jerusalém, pronto para puni-Ia.
10 - Pobre cidade de Gate! Chorem, homens de Baca. Moradores de Bete-Le-Afra, arrastem-se na poeira por causa de sua angústia e vergonha.
11 - Lá vão os habitantes de Safir, levados como escravos, nus, descalços e envergonhados. os moradores de Zaanã não têm coragem de sair fora dos muros da cidade. os alicerces de Bete-Ezel são arrancados, sim, a própria terra onde ficava a cidade!
12 - O povo de Marote espera em vão por dias melhores mas o que o espera é só amargura, pois o Senhor está em posição de combate contra Jerusalém.
13 - Depressa! Usem seus carros mais rápidos e fujam, habitantes de Laquis! Porque vocês foram à primeira cidade de Judá a seguir Israel no pecado de adorar ídolos. Depois disso, todas as cidades do sul começaram a seguir seu exemplo.
14 - Risquem Moresete de Gate do mapa, pois não há esperança de salvação para ela. A cidade de Aczibe enganou os reis de Israel, prometendo ajuda que não podia dar.
15 - Vocês, moradores de Maressa, serão um prêmio dado a seus inimigos. Eles chegarão até Adulão, o "Orgulho de Israel".
16 - Chorem, chorem por causa de seus filhinhos. Eles serão tirados à força de suas mãos e vocês jamais os verão. Eles serão escravos em países distantes. Raspem a cabeça de tristeza.
Miqueias 2
1 - COITADOS DOS QUE ficam acordados à noite, planejando a maldade; vocês que se levantam pela manhã para executar seus projetos; vocês têm poder e por isso fazem o que querem.
2 - Vocês querem um terreno ou a casa de certa pessoa, apesar de ser isso a única coisa que ela possui! E a tomam, usando de roubo, ameaças e violências.
3 - Mas o Senhor diz: "Eu vou retribuir sua maldade com maldade. Nada pode me deter. Depois que Eu terminar de castigá-los, vocês nunca mais serão orgulhosos e insolentes".
4 - Então, os seus inimigos zombarão de vocês e rirão de seu lamento desesperado: "Estamos destruídos, arruinados. Deus tomou nossa terra, mandou-nos para longe e deu o que era nosso a outros".
5 - Quando isso acontecer, outras pessoas marcarão os limites de suas propriedades. Vocês, "O Povo do Senhor", terão de viver nos lugares onde forem mandados.
6 - "Não fale desse jeito'', diz o povo. "Não diga coisas assim. Esse tipo de conversa negativa é prejudicial. Essas coisas ruins nunca acontecerão conosco''.
7 - Será essa a resposta certa que vocês deveriam dar a Deus, filhos de Jacó? Vocês pensam que o Espírito do Senhor gosta de falar coisas tão ruins contra vocês? Não! As ameaças que Ele faz são para o bem de vocês, para colocá-los novamente no caminho certo.
8 - Apesar disso, até este exato instante o meu povo se revolta contra mim. Vocês arrancam as camisas das costas dos que confiaram em vocês, e que andam em paz.
9 – Vocês expulsam as viúvas de seus lares e negam aos filhos delas todos os direitos que Deus lhes deu.
10 - Levantem! Sumam! Este lugar não é mais a sua terra e a sua casa, porque vocês o encheram de pecado e Eu os vomitarei para fora daqui.
11 - "Eu vou proclamar para vocês as alegrias do vinho e da bebida" - é de profetas bêbados e mentirosos assim que vocês gostam!
12 - Vai chegar o tempo, povo de Israel, em que Eu ajuntarei vocês, todos os que sobrarem, e os reunirei novamente, como ovelhas no curral, como um rebanho no pasto, uma multidão alegre e barulhenta.
13 - O Messias os trará do exílio e conduzirá todos vocês através das portas das cidades onde estiveram cativos, de volta à sua terra. O seu Rei irá à frente de vocês. O Senhor os guiará.
Miqueias 3
1 - ESCUTEM, LÍDERES DE Israel! Vocês têm obrigação de saber a diferença entre o certo e o errado
2 - mas são vocês mesmos aqueles que amam o que é mau e odeiam o que é bom. Vocês esfolam o meu povo e arrancam a carne até deixar os ossos à vista.
3 - Vocês devoram pessoas, dão chicotadas, quebram seus ossos e as cortam, como se fossem um picadinho que vai para a panela,
4 – e ainda têm a coragem de pedir o auxílio do Senhor nas horas de aflição! Vocês realmente esperam que Ele ouça esses apelos? Ele se voltará para o outro lado, por causa das maldades de vocês.
5 - E vocês, falsos profetas! Vocês que guiam o povo do Senhor por caminhos errados! Vocês que prometem"Paz" aos que lhes dão comida, e que ameaçam os que não lhes dão dinheiro! Esta é a mensagem do Senhor para vocês:
6 - A noite se fechará em volta de vocês e acabará com as suas visões. A escuridão os cobrirá e vocês não ouvirão uma palavra sequer de Deus. O sol irá se pôr sobre vocês, falsos profetas, e o seu dia terminará.
7 - Por fim, vocês esconderão o rosto de tanta vergonha e reconhecerão que as mensagens que falaram não vinham de Deus.
8 - Mas quanto a mim, estou cheio de poder, do Espirito do Senhor anunciando, sem medo, o castigo que Deus dará a Israel por causa de seus pecados.
9 - Escutem, líderes de Israel, vocês que odeiam a justiça e amam a desonestidade,
10 - que enchem Jerusalém de assassinatos e pecados violentos de todo tipo,
11 - vocês líderes que aceitam "gorjeta desonesta". Vocês sacerdotes e profetas que não pregam ou profetizam, se não receberem um bom dinheiro e que apesar de tudo isso, se encostam no Senhor e dizem: "Está tudo bem, o Senhor está conosco. Nada de mau pode nos acontecer!"
12 - É por sua causa que Jerusalém será arada como um campo e se tornará um monte de entulho. O monte onde está o templo, ficará coberto de mato.
Miqueias 4
1 - MAS nos últimos dias o Monte Sião será a montanha mais famosa e conhecida do mundo, admirado por todas as nações, e, gente de toda a terra fará peregrinações até ele.
2 - "Venham", dirão uns aos outros, "vamos visitar o monte do Senhor, vamos ver o templo do Deus de Israel. Ele nos dirá o que devemos fazer, e assim nós faremos". Porque naqueles dias todo o mundo será governado pelo Senhor e a capital será Jerusalém! Dali o Senhor decretará as suas leis e anunciará suas decisões.
3 - Ele vai decidir os problemas que surgirem entre as nações, e vai ditar a lei para nações poderosas e distantes. Os homens derreterão suas espadas e farão arados, das suas lanças farão podadeiras. As nações não lutarão mais entre si, porque as guerras acabarão. Haverá paz universal e todas as escolas militares e quartéis serão fechados.
4 - Todos viverão tranqüilamente em sua própria casa, em paz e prosperidade porque não haverá nada a temer. O Senhor do Universo mesmo prometeu isso.
5 - Por isso seguiremos o Senhor nosso Deus para sempre, mesmo que todas as nações que nos rodeiam adorem ídolos!
6 - Naquele dia por vir, o Senhor diz que trará de volta o seu povo castigado, doente, aleijado e sem nada de seu,
7 - e o fará novamente uma nação poderosa em sua terra. O Senhor mesmo será o seu Rei, no Monte Sião para sempre.
8 - Ó Jerusalém, torre de vigia do povo de Deus, a força e o poder real lhe serão devolvidos, tal como antes.
9 - Agora, porém, você grita de terror. Onde está o seu rei para dirigi-Ia? Está morto! Onde estão os seus sábios? Desapareceram todos! A dor tomou conta de você, como uma mulher que está para dar à luz.
10 - Contorça-se e gema por causa de sua terrível dor, povo de Sião, pois vocês devem deixar esta cidade e morar nos campos; vocês serão levados para longe, para o exílio em Babilônia. Lá, porém, Eu os socorrerei e os libertarei das correntes de seus inimigos.
11 - É verdade que muitas nações se ajuntaram para atacar Israel, exigindo seu sangue, ansiosos por destruir seus habitantes.
12 - Mas eles não sabem meus pensamentos nem entendem meu plano, pois vai chegar o dia em que o Senhor reunirá os inimigos de seu povo como feixes de cereal num campo, sem defesa diante de Israel.
13 - Levante-se e debulhe, filha de Sião. Eu darei a você chifres de ferro e cascos de bronze. Você pisará as nações e as fará em pedaços oferecendo as riquezas delas ao Senhor, o Senhor de toda a terra.
Miqueias 5
1 - FORMEM os BATALHÕES. O inimigo está cercando Jerusalém! Eles ferirão o rosto do Juiz de Israel com uma vara.
2 - Ó Belém Efrata, você é apenas uma pequena vila da Judéia, mas será o lugar onde vai nascer o meu Rei, que vive desde antes do mundo existir!
3 - Deus entregará seu povo aos inimigos até chegar o tempo do renascimento espiritual de Israel. Então, finalmente, os que sobrarem do povo judeu se reunirão a seus irmãos em sua própria terra.
4 - Ele se levantará com decisão e, na força do Senhor, alimentará o seu rebanho, na majestade do nome do Senhor seu Deus. O seu povo viverá em segurança, porque Ele será respeitado e temido em todo o mundo.
5 - Ele será a nossa paz. Quando os assírios invadirem nossa terra e marcharem sobre os morros de nosso país, Ele indicará sete pastores para tomar conta de nós, oito príncipes para nos conduzir.
6 - Eles governarão a Assíria com a espada na mão e invadirão a terra de Ninrode. Ele nos livrará dos assírios, quando eles invadirem nossa terra, pisando nosso território.
7 - Então a nação de Israel refrescará o mundo como o orvalho ou as chuvas que os homens tanto esperam.
8 - Israel será tão forte como um leão. As outras nações ficarão indefesas diante dele como frágeis ovelhinhas!
9 - Ele vencerá todos os seus inimigos; seus adversários serão eliminados.
10 - Ao mesmo tempo, diz o Senhor, Eu destruirei todas as armas em que vocês confiam,
11 - derrubarei as suas muralhas e demolirei as defesas de suas cidades. 12 - Darei fim a todo tipo de feitiçaria. Não haverá mais adivinhos entre vocês.
13 - Destruirei todos os seus ídolos. Vocês nunca mais adorarão aquilo que fizeram com suas próprias mãos.
14 - Eu acabarei com os santuários pagãos em sua terra e destruirei as cidades em que existam templos de ídolos.
15 - Vou derramar minha vingança contra as nações que se recusam a obedecer.
Miqueias 6
1 - OUÇAM O QUE o Senhor está dizendo ao seu povo: Levantem-se e apresentem sua queixa contra mim. Chamem as montanhas e os morros para serem testemunhas.
2 - E agora, montanhas, ouçam a queixa do Senhor! Pois Ele tem uma séria acusação contra o seu povo, Israel! Ele vai prosseguir com as acusações até que Israel seja condenado.
3 - Meu povo, o que foi que Eu fiz para vocês Me abandonarem assim? Digam porque a sua paciência se esgotou. Respondam-Me!
4 - Eu os trouxe do Egito, quebrei as correntes de sua escravidão, e lhes dei Moisés, Arão e Míriam para orientá-los.
5 - Vocês não se lembram de como Balaque, rei de Moabe, tentou destruir vocês com a maldição de Balaão, filho de Beor, e de como, em lugar disso, Eu fiz Balaão abençoá-los? Foi essa mesma bondade que Eu mostrei a vocês tantas outras vezes. Por acaso já não se lembram do que aconteceu desde Sitim até Gilgal, de como Eu os abençoei ali?
6 - Como podemos compensar o mal que fizemos?" vocês perguntam. "Devemos nos curvar diante do Senhor e trazer como oferta bezerros de um ano?" Não!
7 - Se vocês oferecerem ao Senhor milhares de carneiros e dez mil rios de azeite, será que isso O agradará? Será que Ele ficará satisfeito? Se vocês sacrificarem o filho mais velho, será que isso deixará o Senhor feliz? Será que com tudo isso Ele perdoará seus pecados? É claro que não!
8 - Não, Ele já disse o que deseja e isso se resume em: ser honesto e justo, saber amar e perdoar, e ser humilde diante do seu Deus.
9 - A voz do Senhor grita à toda Jerusalém - e se você for sábio, ouça ao Senhor! Os exércitos da destruição se aproximam; Deus os enviou.
10 - Pois os seus pecados são enormes. Não haverá fim para o enriquecimento desonesto? As casas dos perversos estão cheias de riquezas roubadas e de balanças falsas.
11 - Será que Eu poderia aprovar todos os seus comerciantes, que têm em suas bolsas pesos falsos, adulterados? Como é que Deus, sendo justo, poderia permitir uma coisa dessas?
12 - os ricos enriqueceram por meio da violência. Os moradores de Jerusalém estão tão acostumados a mentir que já não sabem mais dizer a verdade!
13 - Por isso, eu vou ferir vocês! Vou deixar seus corações angustiados por causa dos pecados que vocês cometeram.
14 - Vocês comerão, mas nunca será suficiente. Sentirão um vazio no estômago e as dores da fome. Mesmo que vocês tentem economizar dinheiro, o que conseguirem ajuntar perderá todo o valor e o pouco que conseguirem poupar darei aos que conquistarem sua terra!
15 - Vocês vão plantar, mas não vão colher. Amassarão as azeitonas para conseguir azeite, mas não conseguirão o bastante para ungirem a si mesmos! Espremerão as uvas, mas não haverá suco suficiente para fabricar o vinho.
16 - Os únicos mandamentos que vocês obedecem são os de Onri; o único exemplo que seguem é o de Acabe! Por isso, farei de vocês um terrível exemplo. Eu os destruirei. Farei de vocês motivo de riso para todos, e onde quer que forem ouvirão zombarias e risadas.
Miqueias 7
1 - POBRE DE MIM! É tão difícil encontrar um homem honesto quanto achar uvas ou figos depois de terminada a colheita. Nem um cacho de uvas para chupar, nem um único figo temporão, embora eu tenha uma vontade enorme de comer!
2 - Os homens bons desapareceram da terra! Não sobrou um homem reto se quer! Todos são assassinos, tentando destruir até mesmo seus irmãos!
3 - Avançam para suas maldades com as mãos estendidas, e como sabem usá-las para fazer o mal! O governador e o juiz exigem gratificações "por fora". A pessoa rica paga o que eles pedem e diz a quem devem condenar. A justiça é torcida nos planos que fazem.
4 - O melhor desses homens fere como se fosse um espinho. O mais correto é tão torto quanto uma cerca de espinheiros! Mas o dia do julgamento se aproxima com rapidez. O tempo de castigo está quase chegando. Vocês sofrerão com a confusão, a destruição e o terror.
5 - Não confiem em ninguém, nem mesmo em seu melhor amigo. Nem mesmo às suas esposas falem coisa alguma!
6 - Pois o filho despreza o pai; a filha provoca a mãe; a nora amaldiçoa a sogra. Sim, os inimigos do homem se encontram em sua própria casa!
7 - Mas eu, eu me dirijo ao Senhor e espero a ajuda dEle. Espero por Deus, pois Ele me salva: Ele me ouvirá.
8 - Não se alegre com meu fracasso, meu inimigo. Mesmo que caia, eu me levantarei novamente. Se tiver de viver na escuridão, o Senhor mesmo será a minha luz.
9 - Eu serei paciente enquanto o Senhor me castiga, porque eu pequei contra Ele. Depois disso, Ele me defenderá contra os meus inimigos e os castigará por todo o mal que me fizeram. Deus me tirará da escuridão, me levará para a luz e verei a sua justiça.
10 - Quando isso acontecer, os meus inimigos verão que Deus está do meu lado e terão vergonha de terem zombado de mim, perguntando: "Onde está esse seu Deus?" Agora mesmo, vejo com meus próprios olhos esses inimigos pisados como o barro das ruas!
11 - Povo de Deus, as suas cidades serão reconstruídas, muito maiores e mais prósperas do que antes!
12 - Gente de várias nações virá a Israel para honrar vocês. Da Assíria ao Egito e do Egito ao rio Eufrates, de um mar ao outro, e desde as montanhas e colinas distantes!
13 - Antes disso, porém, acontecerá uma terrível destruição ao povo de Israel, porque o pecado que eles cometeram é muito grande.
14 - Ó senhor, venha e governe o seu povo. Guie o seu rebanho. Faça-os viver em paz e prosperidade! Leve-os a pastar nos campos verdes de Basã e Gileade, como faziam há muito tempo.
15 - "Sim", responde o Senhor, Eu farei grandes milagres em benefício deles, como quando os tirei da escravidão no Egito.
16 - Todo o mundo ficará admirado com o que farei por vocês. os povos sentirão vergonha do seu fraco poder. Ficarão mudos de espanto e surdos a tudo o que acontece em volta deles!
17 - Eles verão que não passam de répteis, de vermes insignificantes se arrastando para fora de seus esconderijos! Sairão de suas fortalezas, para encontrar-se com o Senhor nosso Deus, tremendo de medo dEle!
18 - Onde haverá outro Deus como o Senhor, que perdoa os pecados dos sobreviventes de seu povo? O Senhor não pode ficar zangado para sempre, porque tem alegria em amar e perdoar.
19 - O Senhor terá compaixão de nós mais uma vez. O Senhor pisará e esmagará nossos pecados; jogará todos eles ao fundo do mar!
20 - O Senhor nos abençoará como prometeu a Jacó há muito tempo. O Senhor estenderá o seu amor sobre nós, conforme prometeu a nosso pai Abraão!