free one page website templates

SALMOS

“Os salmos são orações em forma de poesia, nas quais os autores colocaram os sentimentos mais íntimos, as angústias, os medos, as expressões de fé e confiança em Deus; são textos instrutivos, úteis, além de inspirativos e edificantes. Eles revelam que Deus, apesar do que somos, se faz sempre presente.”



1 - COMO É FELIZ o homem que não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus, que não fica à toa na companhia dos pecadores, nem participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus.

2 - Mas ele faz da Lei do Senhor a fonte da sua alegria. A todo instante, de dia e de noite, ele pensa nessa Lei; fica imaginando como pode obedecer ao Senhor mais de perto.

3 - Ele é como uma árvore plantada junto à margem de um rio. Nunca deixa de dar fruto na estação própria. As suas folhas nunca murcham e ele sempre terá sucesso em todas as suas atividades.

4 - Mas os homens que vivem desligados de Deus, que grande diferença! Eles vivem sem direção e sem segurança, como um pedaço de palha soprado pelo vento.

5 - Por isso, no dia do julgamento preparado por Deus, eles serão condenados. Os pecadores não terão lugar entre os que obedecem a Deus.

6 - O Senhor conhece e aprova a vida de quem obedece suas leis, mas a vida dos homens que desprezam a Deus acabará em castigo e sofrimento.

Capítulo 2

Salmos 2



1 - POR QUE OS POVOS, cheios de ódio, se reuniram? Por que estão fazendo planos tolos, tentando enganar a Deus?

2 - Os líderes das nações se reuniram e traçaram planos para derrotar o Senhor e seu Escolhido.

3 - Esta foi a decisão que tomaram: "Vamos quebrar essas correntes e acabar com essa escravidão a Deus!"

4 - Em seu trono, no céu, o Senhor ri e faz pouco caso dos tolos planos dos homens. 5 - Quando chegar a hora certa, Ele vai mostrar ao mundo a sua ira. Os homens ficarão desorientados, com medo da ira de Deus!

6 - O Senhor anuncia a todo o mundo: "Escolhi o meu Rei! Coloquei o seu trono na minha santa cidade, Jerusalém!"

7 - E o Escolhido de Deus responde: "Vou anunciar ao mundo os planos eternos do Senhor, porque Ele me disse: Você é meu Filho! Hoje é o dia da sua coroação. Hoje dou a Você toda a sua glória!

8 - Basta Você me pedir e lhe darei todos os povos da terra como herança e o mundo inteiro como presente.

9 - Governe as nações com justiça e firmeza, com uma vara de ferro. Esmague os povos rebeldes como se fossem vasilhas de barro!

10 - Vocês, reis da terra, sejam sensatos! Líderes do mundo, escutem as palavras de Deus enquanto há tempo!

11 - Sirvam obedientemente ao Senhor; respeitem a Deus e façam dEle a sua fonte de alegria.

12 - Ajoelhem-se diante do Filho e beijem os seus pés, antes que chegue o dia da ira do Senhor e vocês sejam todos destruídos. Cuidado, isso vai acontecer muito mais depressa do que pensam! Porém as pessoas que confiam nEle serão felizes, muito felizes!

Capítulo 3

Salmos 3



1 - Ó SENHOR, COMO cresceu o número dos meus inimigos! Há muita gente contra mim, querendo me destruir.

2 - Tantos estão dizendo que Deus nem vai se interessar em me salvar.

3 - Mas Tu, Senhor, és o escudo que me protege; Tu és o meu orgulho. Tu me fazes andar de cabeça erguida, apesar da minha vergonha e do meu sofrimento.

4 - Contei ao Senhor os meus problemas e Ele me respondeu, do santo lugar onde vive.

5 - Por isso posso me deitar tranqüilo e dormir em paz. Quando acordo, me sinto seguro, porque o Senhor cuida de mim.

6 - Agora mesmo, cercado de todos os lados por um exército de dez mil inimigos, não tenho medo!

7 - Pedirei a Ele: "Levanta-Te Senhor! Salva-me, meu Deus!" Então, Ele ataca os meus inimigos, fere os seus queixos e quebra os seus dentes.

8 - Isso acontece porque a salvação pertence ao Senhor. Ele dá grandes bênçãos ao seu povo!

Capítulo 4

Salmos 4



1 - Ó MEU DEUS, aos teus olhos fui considerado justo. Por isso, escuta e responde o meu pedido de ajuda. No passado, quando estive em dificuldades, Tu me livraste. Dá-me mais uma vez a tua ajuda bondosa, escuta a minha oração!

2 - E vocês, meus inimigos, até quando vão zombar da autoridade real que recebi de Deus? Até quando vão correr atrás de sonhos vazios? Até quanto vão se deixar enganar pelas mentiras?

3 - Prestem atenção a este fato: o Senhor separa o homem obediente para viver ao seu lado. É por isso que Ele me ouve quando oro e peço ajuda.

4 - Fiquem zangados mas não levem sua revolta contra o Senhor até o fim. Quando forem se deitar, escutem suas consciências, admitam seu erro e acalmem o seu ódio contra mim.

5 - Ponham sua confiança no Senhor, e limpem seus corações para oferecer sacrifícios agradáveis a Ele.

6 - Muita gente anda dizendo: "Deus não é capaz de nos salvar!" Ó Senhor, mostra que eles estão enganados. Coloca sobre nós a luz do teu rosto!

7 - Assim, a minha alegria é muito maior que a dos meus inimigos, apesar deles terem comida de sobra no tempo da colheita.

8 - Quando vou dormir, meu coração está em perfeita paz e tenho um sono bem tranqüilo porque Tu, ó Senhor, me dás a mais perfeita segurança.

Capítulo 5

Salmos 5



1 - SENHOR, OUVE AS minhas palavras! Escuta a oração que eu faço em silencio, no fundo da alma!

2 - Somente ao Senhor faço meus pedidos; por isso, meu Deus e meu Rei, escuta o meu pedido de socorro!

3 - Bem cedinho, de manhã, faço a minha oração. Tu, Senhor ouves a minha voz. Faço a minha oração e fico esperando, vigiando com atenção para descobrir a tua resposta.

4 - Tu és o Deus que não tem prazer na maldade; Tu não toleras o pecado, por menor que seja.

5 - Por isso, quem pensa muito de si mesmo não terá lugar na tua presença. Tu odeias os que vivem torcendo e quebrando as tuas leis.

6 - Tu destruirás os mentirosos! Sim, o Senhor sente nojo dos assassinos e enganadores.

7 - Quanto a mim, ó Senhor, por causa do teu imenso amor, poderei entrar no teu templo. Com muito respeito em meu coração, me ajoelharei para te adorar na tua casa.

8 - Ó Senhor, ajuda-me a andar pelos teus justos caminhos. Tenho muitos inimigos que desejam me afastar de Ti. A cada passo, mostra-me por onde devo ir, aonde devo pisar!

9 - Meus inimigos são incapazes de falar a verdade; em suas mentes só há lugar para a maldade. Quando falam é possível sentir o mau cheiro do pecado e da morte. Fazem elogios mentirosos para conseguirem realizar seus planos maus.

10 - Ó Deus, condena essa espécie de gente! Apanha os meus inimigos em suas próprias armadilhas. Expulsa todos eles da tua presença, por causa de seus pecados, porque eles se revoltaram contra Ti.

11 - Por outro lado, Senhor, dá eterna alegria a todos os que confiam em Ti. Que eles sempre cantem de alegria porque Tu mesmo lhes dás proteção e segurança! Dê a tua alegria às pessoas que Te amam de coração

12 - porque Tu, Senhor, abençoas o homem que Te obedece. Tu cercas o homem justo com o escudo da tua bondade.

Capítulo 6

Salmos 6



1 - SENHOR, NÃO ME castigues quando estiveres muito zangado! Não me castigues quando o calor da tua ira estiver muito forte!

2 - Mostra o teu amor por mim, Senhor, porque estou me sentindo muito fraco. Ó Senhor, cura o meu corpo porque todo ele está doente.

3 - A minha alma também está fraca, a minha mente está agitada e confusa; ó Senhor, vem ajudar-me, depressa!

4 - Vem, Senhor, e salva a minha vida. Salva-me pelo teu grande amor!

5 - Se eu morrer, quem vai lembrar os homens da tua existência? Morto, não poderei louvar o teu nome diante dos homens!

6 - O meu corpo está perdendo as forças por causa da dor; à noite o meu travesseiro fica molhado de lágrimas.

7 – Já estou ficando fraco da vista, chorando por causa da tristeza provocada pelos muitos inimigos que tenho.

8 - Vamos, saiam de perto de mim, todos vocês que vivem desobedecendo a Deus! Saiam de perto de mim porque o Senhor já ouviu minha oração cheia de tristeza.

9 - O Senhor ouve todos os meus humildes pedidos e responde às minhas orações.

10 - Todos os meus inimigos vão fugir de mim, de repente, cheios de vergonha e de medo!

Capítulo 7

Salmos 7



1 - SENHOR, DEUS MEU, Tu és a minha proteção; salva-me de todos esses inimigos que me perseguem.

2 - Não deixe que saltem sobre minha alma como um leão faminto e rasguem o meu corpo em pedaços, sem que ninguém apareça para me salvar.

3 - Senhor, meu Deus, estou inocente! Se fiz o mal de que me acusam e sujei minhas mãos com o pecado,

4 - se ataquei com violência quem vivia em paz comigo, se paguei o bem com o mal (e foi justamente o contrário que aconteceu),

5 - então meus inimigos podem acabar com a minha vida, podem jogar o meu nome na lama, podem fazer de mim o que bem quiserem!

6 - Ó Senhor, levanta-Te na tua ira e mostra o teu grande poder aos meus adversários furiosos! Acorda, ó Deus, e põe em ação o teu julgamento justo, me vindo ajudar.

7 e 8 - Os povos do mundo se reúnem à tua volta. Ó Senhor, sobe ao teu trono de julgamento e julga as nações. Ó Deus, julga-me conforme a vida correta que levei, conforme a minha honestidade.

9 - Senhor, dá um fim à maldade dos pecadores; confirma a vida dos que Te obedecem, porque Tu és um Deus justo, que conhece a fundo os pensamentos e sentimentos dos homens.

10 - Deus é o meu escudo, Ele me protege. Ele salva as pessoas que têm corações puros e sinceros diante dEle.

11 - Deus é justo juiz. Ele sente ódio pelo pecado constantemente

12 - e se o pecador não se arrepende, Deus afia sua espada e destrói aquele homem. No seu arco já foi colocada uma flecha e Ele já fez a pontaria;

13 - já estão preparadas armas mortais para castigar o pecador; já estão prontas as flechas de fogo.

14 - O pecador cria e vai desenvolvendo um plano mau; toma o máximo cuidado para preparar todos os detalhes e, afinal, acaba fazendo nascer a traição e a mentira.

15 - Apesar de todo o seu cuidado, é ele mesmo quem vai cair na armadilha.

16 – A desgraça que ele planejou para outros, acaba caindo sobre sua própria cabeça; ele mesmo acaba sofrendo a violência que desejava cometer contra outra pessoa.

17 - Eu, por outro lado, darei graças e louvarei ao Senhor, o Grande Deus, por causa da sua justiça perfeita.

Capítulo 8

Salmos 8



1 - Ó SENHOR, NOSSO Senhor, a majestade é a glória do teu nome enchem completamente a terra e todo o universo.

2 - Tu usaste criancinhas e nenês para demonstrar aos teus inimigos como é grande o teu poder. Assim, Tu calaste os que procuram lutar contra Ti.

3 - Quando, admirado, olho o céu à noite, o céu que Tu criaste com as tuas mãos; quando vejo a lua e as estrelas que lançaste no espaço, fico pensando.

4 - Afinal, por que Deus foi dar tanta atenção a essa coisa tão pequena que é o homem? Por que Ele procura se aproximar de nós?

5 - No entanto, o homem é apenas um pouco menor do que Deus. Tu, Senhor, deste ao homem grande glória e grande honra!

6 - Deste ao homem o domínio de toda a criação, autoridade sobre todas as criaturas;

7 - o gado e as ovelhas, os animais do campo e da floresta,

8 - as aves no céu e os peixes do mar, sim tudo que vive nos mares.

9 - Ó Senhor, nosso Senhor, a majestade e a glória do teu nome enchem completamente a terra!

Capítulo 9

Salmos 9



1 - SENHOR, EU TE louvarei de todo o meu coração! Anunciarei ao mundo as tuas obras maravilhosas.

2 - Tu serás a minha alegria e o meu grande prazer. Cantarei louvores ao teu nome, ó Grande Deus!

3 - Porque diante da tua presença os meus inimigos voltam às costas e fogem aos tropeções.

4 - Tu defendes minha justa causa e os meus direitos. Como juiz, Tu Te assentas no trono e me fazes justiça.

5 - Tu corriges os erros das nações e castigas com a morte o pecador desobediente, riscando seu nome da memória da humanidade.

6 - Meus inimigos, fiquem sabendo que já estão derrotados, destruídos por completo, esquecidos pelo resto das nações! Suas cidades ficarão em ruínas para sempre!

7 - Mas o Senhor, Ele viverá para sempre. Ele está assentado em seu trono eterno, o trono que preparou para o julgamento.

8 - Julga o mundo com justiça e dirige a vida das nações com perfeição.

9 - No Senhor podem encontrar alívio todos os que passam por perseguições e sofrimentos. Ele é um abrigo seguro nas horas de dificuldade!

10 - Por isso, Senhor, quem Te conhece confia em Ti porque não abandonas quem Te procura sinceramente.

11 - Cantem, cantem todos os povos para louvar ao Senhor que vive em Sião, na cidade de Jerusalém. Anunciem aos outros povos tudo que Ele fez!

12 - Aquele que cobra o preço dos pecados cometidos, ouve com atenção os pedidos dos humildes e dos aflitos.

13 - Agora, Senhor, tem misericórdia de mim! Vê os grandes sofrimentos pelos quais estou passando, por causa dos que me odeiam. Por favor, Senhor, livra-me das garras da morte.

14 - Salva-me e assim Te louvarei publicamente, nos portões de Jerusalém; assim sentirei profunda alegria porque Tu me livraste.

15 - Os povos acabam caindo nas armadilhas que preparam uns para os outros. Acabam sendo presos no laço que esconderam para outros serem presos.

16 - O Senhor Se revela ao mundo pela maneira com que castiga o homem perverso, através de suas próprias maldades.

17 - Os perversos serão lançados para dentro do reino dos mortos; para lá também irão. todas as nações que deixam Deus de lado.

18 - Deus não deixará o pobre passar necessidade para sempre. Quem está passando por dificuldades mas confia no Senhor, não esperará em vão.

19 - Ó Senhor! Levanta-Te e julga as nações! Não deixe que elas o vençam! Faze os povos sentirem medo e respeito por Ti; dá às nações o castigo que elas merecem, até aprenderem que não passam de simples mortais!

Capítulo 10

Salmos 10



1 - POR QUE, SENHOR, Tu permaneces afastado na hora do sofrimento? Por que Te escondes de mim?

2 - Olha bem o que está acontecendo! Os perversos exploram e maltratam o homem pobre e ainda se orgulham disso! Tomara que acabem sendo presos nas suas próprias armadilhas!

3 - Os homens desligados de Deus contam vantagens sobre os maus desejos de seus corações. Quem só pensa em ganhar e ajuntar riquezas ofende e desrespeita o seu Senhor.

4 - O homem pecador, cheio de orgulho, não procura a Deus, nem se interessa por Ele. Todos os seus pensamentos se limitam ao seguinte: "Não existe Deus!"

5 - Apesar disso, esse tipo de gente consegue sucesso em todas as suas atividades. Para eles, os castigos de Deus são uma coisa distante e impossível de acontecer. Além disso, eles desprezam e fazem pouco de seus inimigos.

6 - No fundo de seus corações eles pensam: "Ninguém será capaz de me destruir. Sempre conseguirei escapar dos perigos!"

7 - O homem pecador tem a boca cheia de ofensas, mentira e maldade. Suas palavras são puro engano e falsidade.

8 - Esconde-se em lugares afastados e escuros e mata sem piedade quem passa por ali. Procura sempre os fracos e pobres para atacar e roubar.

9 - Ele é como o leão; esconde-se para atacar o pobre de surpresa. Joga a sua rede e prende completamente o fraco.

10 - Ele se abaixa, se arrasta pelo chão e assim consegue dominar os pobres e necessitados.

11 - No fundo do coração ele pensa: "Deus não Se importa com isso. Ele nunca vai olhar para cá para ver o que estou fazendo."

12 - Ó Senhor, levanta-Te! Ergue a tua mão e castiga esses homens! Não desprezes os aflitos.

13 - Por que os homens perversos não dão valor a Deus? Por que pensam consigo mesmos que Deus não se importa com a vida dos homens?

14 - A verdade é que Tu vês muito bem quem sofre desgraça e tristeza e é explorado; Tu cuidas deles com muito carinho. Por isso, Senhor, o homem pobre e sem recursos confia absolutamente em Ti. Tu és conhecido como a esperança dos que perderam toda a esperança!

15 - Ó Senhor, quebra o braço desses homens desligados de Deus, maus e perversos. Descobre todos os seus pecados e castiga um por um!

16 - O Senhor é rei eterno. As pessoas que adoram outros deuses ficarão fora do seu reino.

17 - Senhor, Tu conheces o desejo das pessoas humildes. Socorre essa gente; dá lhes o que necessitam!

18 - Cuida do bem estar dos órfãos e explorados! Mostra o teu grande amor pelos humildes, para que o homem pecador não possa mais espalhar o medo entre eles.

Capítulo 11

Salmos 11



1 - O SENHOR É o meu lugar seguro, onde me escondo. Por que então vocês vêm me dizer, Fuja para as montanhas, como um pássaro! Lá você ficará em segurança?

2 - Por toda parte os homens que não temem a Deus preparam suas armas; preparam os arcos e flechas, fazem pontaria e procuram destruir as pessoas honestas e justas.

3 - Ora, quando a lei e a justiça, que são os alicerces da sociedade, são destruídos assim, parece que o justo só tem uma saída - fugir!

4 - Mas o Senhor continua presente no seu santo templo. Ele é o grande Rei e o seu trono fica no Céu. Ele observa a vida dos homens com muita atenção; seus olhos vêem o interior de cada pessoa.

5 - O Senhor põe à prova quem obedece a Ele e quem não Lhe dá importância; Ele tem ódio de quem vive à base de violência.

6 - Castigará os pecadores desobedientes com uma chuva de fogo e enxofre; a recompensa das maldades dessa gente será o vento quente da ira do Senhor.

7 - O Senhor ama a justiça, porque Ele é justo. Quem obedece de coração sua Lei, viverá na sua presença.

Capítulo 12

Salmos 12



1 - SENHOR, SOCORRO! Os homens retos estão desaparecendo depressa; é impossível achar um homem sincero entre o povo!

2 - Todos mentem a todo mundo, com a boca traiçoeira e com o coração fingido.

3 - O Senhor há de acabar com os que dizem mentiras buscando lucros desonestos e vantagens pessoais. Destruirá os homens orgulhosos que dizem:

4 - "Com a nossa boa conversa conseguiremos realizar todos os nossos planos. Além do mais, quem manda em nossa boca somos nós mesmos; ninguém pode controlar nossas palavras! "

5 - O Senhor dá a resposta: "Eu entrarei em ação para acabar com a exploração dos pobres e com o sofrimento dos necessitados. Libertarei todos que desejam fortemente a minha salvação."

6 - As promessas do Senhor são dignas de confiança. Suas palavras são puras como a prata refinada sete vezes.

7 - Sim, Senhor, temos certeza de que Tu nos salvarás dos perversos. Tu nos protegerás,

8 - embora os maus estejam em toda parte, porque a falta de caráter é considerada uma virtude pela sociedade.

Capítulo 13

Salmos 13



1 - SENHOR, ATÉ quando vais Te esquecer de mim? Para sempre? Até quando me voltarás as costas no tempo da dificuldade?

2 - Até quando as dúvidas tomarão conta da minha alma? Até quando o meu coração ficará cheio de tristeza? Até quando serei cercado pelo meu inimigo?

3 - Ó Senhor, dá-me um pouco de atenção, responde os meus pedidos! Dá-me um pouco de luz, senão eu me perco nesta escuridão e acabo morrendo.

4 - Não deixe meus inimigos dizerem com alegria: "Vencemos! Vencemos!" Não deixe meus adversários se alegrarem com a minha queda.

5 - Porque confio inteiramente no teu amor cuidadoso. Cantarei com grande alegria quando Tu me salvares.

6 - Sim, cantarei louvando ao Senhor porque Ele mostrou sua grande bondade para comigo.

Capítulo 14

Salmos 14



1 - O HOMEM QUE DIZ: "Deus não existe!", é completamente louco. O resultado dessa idéia errada é a perda da moral. Quem acha que Deus não se importa com nossa vida é incapaz de fazer coisas boas e certas.

2 - Lá do Céu o Senhor olha para a humanidade, procurando alguém que compreenda seus planos, procurando alguém que deseje comunhão com Ele.

3 - Mas, de que adianta? A humanidade inteira se desviou do caminho certo e se perdeu. Todos os homens foram estragados pelo pecado. Não há um homem sequer que procure fazer o bem; não há nem um homem bom por natureza!

4 - Será que essa gente, vivendo em completo pecado, destruindo o meu povo como quem come um pedaço de pão, não percebe a existência do Senhor, nem procura falar com Ele em oração?

5 - Eles serão dominados pelo medo porque Deus está ao lado de quem obedece à sua vontade.

6 - O Senhor é a proteção dos pobres e humildes quando os perversos exploram e maltratam os justos.

7 - Ah, quem me dera que o Senhor surgisse em Jerusalém e viesse salvar o seu povo! Quando isso acontecer e o Senhor libertar seu povo da opressão, então Israel cantará de alegria!

Capítulo 15

Salmos 15



1 - SENHOR, QUEM poderá viver na tua presença? Quem terá livre acesso ao Lugar Santo onde Tu vives?

2 - Quem é honesto e sincero em tudo quanto faz, quem pratica a justiça e fala sempre a verdade, do fundo do coração.

3 - Quem não usa suas palavras para destruir outras pessoas, não prejudica de propósito o seu semelhante e não repete boatos e mexericos.

4 - Quem despreza o pecador rebelde e condena abertamente o pecado, quem respeita e elogia os adoradores do Senhor; quem sofre prejuízo mas não deixa de cumprir a palavra dada.

5 - Quem empresta seu dinheiro aos necessitados sem cobrar juros; quem se recusa a mentir por dinheiro para condenar uma pessoa inocente. Um homem assim permanecerá firme para sempre na presença de Deus.

Capítulo 16

Salmos 16



1 - PROTEGE-ME Ó DEUS, porque em Ti eu venho procurar abrigo!

2 - Eu disse ao Senhor: "Tu és o meu Senhor. Tu és a minha única riqueza."

3 - Eu sinto prazer na companhia das pessoas que obedecem a Deus; eles sim, são gente nobre e digna de respeito.

4 - As pessoas que preferem adorar deuses falsos acabarão sofrendo duros castigos. Não desejo sequer mencionar os nomes desses deuses falsos, e muito menos oferecer sacrifícios a eles.

5 - A minha riqueza, a minha herança nesta vida, é o Senhor. Ele é o alicerce que sustenta a minha vida.

6 - Ele providenciou para que o meu pedaço de chão fosse uma terra bonita, com riachos e campos.

7 - Em voz alta louvarei ao Senhor porque Ele me dá bons conselhos. No meio da noite Ele me dá os pensamentos sábios e certos de que eu preciso.

8 - Fiz do Senhor a minha companhia constante. Enquanto Ele estiver do meu lado, não tropeçarei.

9 - Por isso a minha alma, o meu espírito e o meu corpo ficam tranqüilos e cheios de alegria.

10 - Tu não deixarás o meu corpo ficar preso pelos laços da morte; não permitirás que o teu Amado seja roído pelos vermes debaixo da terra.

11 - Tu me mostrarás os caminhos da vida. Junto a Ti há sempre a mais profunda alegria; ao teu lado, os prazeres mais deliciosos da tua eterna presença.

Capítulo 17

Salmos 17



1 - Ó SENHOR, OUVE os meus justos pedidos de ajuda! Atende a minha oração porque os meus lábios sempre falaram a verdade, sem enganar ninguém.

2 - Revela o teu julgamento sobre mim. O teu julgamento sempre é justo e imparcial. 3 - Tu já me puseste à prova. Durante a noite examinas o fundo da minha alma e me purificas até não encontrar culpa; também resolvi não usar os meus lábios para dizer coisas erradas.

4 - Usei os teus mandamentos para escapar da companhia e das ações dos homens violentos.

5 - Sinto prazer em andar pelos teus caminhos. Andando neles, meus pés não tropeçam.

6 - Estou fazendo esta oração, ó Deus, porque sei que Tu me respondes. Ouve com atenção os meus pedidos e dá-me a tua resposta.

7 - Mostra-me as maravilhas do teu amor cuidadoso porque Tu és o Salvador de quem Te procura com fé, para escapar dos inimigos.

8 - Toma conta de mim com o mesmo cuidado com o qual se protege a menina dos olhos. Protege-me com a sombra das tuas asas.

9 - Os meus inimigos me cercam e me atacam, pensando em me destruir.

10 - Eles não tem coração, não sentem pena de mim. Todas as suas palavras são cheias de orgulho.

11 - Eles me cercam de tal modo que mal posso andar; olham para mim com toda atenção, prontos para me derrubar.

12 - Parecem leões, famintos e ansiosos para matarem sua vítima; são como leões novos, escondidos para atacar de surpresa.

13 - Levanta-Te Senhor! Enfrenta os meus inimigos cara a cara; destrói essa gente por completo. Com a tua espada, salva a minha alma das mãos do homem mau.

14 - Com a tua mão poderosa, liberta-me dos homens que só se preocupam com este mundo. Tudo que eles esperam ganhar de bom são as riquezas deste mundo. Eles têm comida de sobra, muitos filhos e tesouros para deixar como herança para seus filhos e netos.

15 - Mas, para mim, o que realmente tem valor é chegar diante de Ti com a certeza de uma vida justa e correta. Assim, quando eu despertar para a outra vida, ficarei feliz ao ver que me tornaste semelhante a Ti mesmo!

Capítulo 18

Salmos 18



1 - SENHOR, EU TE AMO! Tu és a minha fonte de poder!

2 - O Senhor é a fortaleza onde me escondo e fico em segurança. Ele é o meu Libertador. Ele é aquela grande pedra sobre a qual me apóio; ali nenhum dos meus inimigos pode me alcançar. O meu Deus é o meu escudo, Ele é uma torre alta e bem firme para me proteger; o seu poder é a garantia,da minha salvação.

3 - Sempre que peço ajuda ao Senhor, Ele me livra dos, meus inimigos. Por isso o Senhor merece todo o louvor!

4 - A morte me cercou por todos os lados com as suas garras. Quase fui afogado numa corrente de gente incrédula; fiquei com muito medo.

5 - Fui agarrado pelos laços do reino dos mortos, fui apanhado de surpresa pelos planos mortais dos meus inimigos.

6 - No meio do meu aperto pedi a ajuda do Senhor. Gritando pedi socorro ao meu Deus. Lá no céu Ele ouviu a minha voz, escutou meu pedido de socorro.

7 - Então a terra tremeu e balançou; os montes foram sacudidos desde suas bases, por causa da ira do Senhor.

8 - Grandes chamas saíram de sua boca, queimando a terra; das suas narinas saiu fumaça, sinal da sua ira.

9 - Os céus ficaram mais baixos com nuvens escuras de tempestade, e sobre elas o Senhor vinha descendo em direção à terra.

10 - Levado por um querubim, Ele se aproximou rapidamente, voando nas asas do vento.

11 - Escondeu a sua chegada com um manto de trevas, com uma cortina de nuvens escuras e carregadas de água.

12 - De repente, a glória da sua presença explodiu em brilhantes relâmpagos saindo de dentro das nuvens, e em uma violenta chuva de pedras.

13 - O Senhor, o Deus dos deuses, falou nos céus, com sua voz de trovão. Logo começaram a cair pedras e fogo!

14 - Ele lançou sobre meus inimigos suas terríveis lanças, os relâmpagos, e eles fugiram, apavorados.

15 - Quando Ele falou, os mares recuaram. Com a violência da sua ira, com o sopro do seu furor, foi possível ver o fundo do oceano.

16 - Lá do alto Ele estendeu sua mão e me tirou das águas agitadas.

17 - Ele me livrou das mãos do meu forte inimigo; salvou-me de quem me odiava, gente mais forte e poderosa do que eu.

18 - Meus inimigos tinham me atacado de surpresa no dia em que eu estava mais fraco e triste. Apesar disso, o Senhor foi o meu apoio; Ele me sustentou.

19 – Livrou-me de um terrível aperto e me levou para um lugar bem espaçoso. Ele me salvou porque tem prazer em mim.

20 - O Senhor me deu o prêmio certo pela minha justiça, pela sinceridade das minhas ações,

21 - pois, eu venho seguindo fielmente os mandamentos de Deus. Não fui rebelde, não me afastei do meu Deus.

22 - Procuro sempre lembrar os seus mandamentos, todos eles! Não deixei de lado nenhuma ordem do Senhor.

23 - Sempre fui sincero diante dEle; sempre procurei fugir do pecado e da desobediência.

24 - Por isso o Senhor me tratou segundo a minha justiça; Ele me deu a recompensa merecida pela minha vida limpa e sincera diante dEle.

25 - Tu mostras a tua bondade para quem é bondoso. Cumpres as, tuas promessas para quem obedece as tuas leis sinceramente.

26 - Tu revelas a tua pureza ao homem puro de coração. Mas, para o homem que torce os teus mandamentos, Tu, mostras a tua justa ira.

27 - Tu salvas os humildes mas condenas os orgulhosos.

28 - Tu fazes a minha lâmpada brilhar; o Senhor meu Deus transforma a minha noite em dia claro.

29 - Com Ele ao meu lado sou capaz de derrotar qualquer exército e de saltar os muros mais altos.

30 - O caminho de Deus é perfeito; as suas promessas sempre se cumprem. O Senhor é como um escudo; protege perfeitamente quem se esconde nEle.

31 - Quem mais é Deus, além do Senhor? Quem é firme e seguro como uma rocha, como o nosso Deus?

32 - Ele me dá força e prepara o caminho por onde eu ando.

33 - Ele fez os meus pés correrem tão rápidos e firmes como os pés das cabras dos montes. Deus me deu firmeza quando eu andava no alto dos rochedos.

34 - Ele me preparou para a guerra e me deu força suficiente para vergar um arco feito de bronze.

35 - Tu me deste a tua salvação para servir de escudo; tua mão direita-me manteve de pé; tua paciência e compreensão me tornaram grande e famoso.

36 - Preparaste um caminho largo para mim, e assim os meus pés não tropeçaram. 37 - Persegui e alcancei os meus inimigos; só voltei depois de ter destruído todos eles. 38 - Castiguei meus inimigos de tal maneira que nem tiveram forças para se levantar. Foram pisados pelos meus pés!

39 - Porque Tu me deste uma força tremenda para a luta; Tu, Senhor, derrotaste quem lutava contra mim.

40 - Puseste os meus inimigos para correr; destruí completamente os que me odiavam.

41 - Bem que eles gritaram pedindo socorro, mas ninguém respondeu. Pediram ajuda ao Senhor, mas Ele não deu atenção.

42 - Esmaguei meus inimigos até virarem pó; depois espalhei ao vento o que havia sobrado. Lancei fora os que sobraram para serem como a lama das ruas.

43 - Tu me livraste das revoltas do povo e me colocaste como rei de muitas nações. Povos que eu nem conheço estão me servindo.

44 - Eles ouviram as minhas ordens e obedeceram sem discutir; os estrangeiros mostram boa vontade de se sujeitar ao meu governo.

45 - Cheios de medo eles abandonam suas fortalezas e se entregam aos meus soldados.

46 - Deus está vivo! Louvado seja o Senhor, a minha rocha! Louvado seja Deus, o meu Salvador!

47 - Ele vingou os meus sofrimentos e me deu o controle de muitos povos.

48 - Ele me salvou de meus inimigos e me manteve fora do alcance dos meus adversários poderosos e violentos.

49 - Por isso, Senhor, eu Te louvarei entre as nações e cantarei glórias ao teu nome!

50 - O Senhor dá grandes vitórias ao seu rei escolhido; Ele me mostra a sua bondade e continuará mostrando essa mesma bondade aos meus filhos e netos que ocuparem o meu trono, para todo sempre.

Capítulo 19

Salmos 19



1 - OS CÉUS ANUNCIAM ao mundo a glória de Deus. Eles são uma prova fantástica da capacidade de criação de Deus.

2 - Cada dia que passa conta ao dia seguinte mais um pouco dessa glória; cada noite mostra à noite seguinte como se pode conhecer o Criador.

3 e 4 - Esses discursos são silenciosos; não se ouve uma palavra, mas sua mensagem de louvor é ouvida em todas as partes da terra.

5 - O sol mora nos céus, onde Deus traçou um caminho para ele. Dia após dia o sol percorre esse caminho, brilhante e belo como um noivo indo para seu casamento; forte e alegre como um atleta participando de uma corrida!

6 - Atravessa os céus de lado a lado e nada na terra escapa ao seu calor.

7 - A Lei do Senhor é perfeita; ela devolve à nossa alma as forças perdidas. A revelação da vontade de Deus é digna de confiança; ela dá sabedoria a quem estiver disposto a aprender.

8 - As ordens que Deus dá aos homens são sempre certas; quem obedece, sente uma profunda alegria no coração. As regras de conduta do Senhor são bem claras e iluminam os nossos olhos.

9 - A obediência a Deus nos conserva puros; é a garantia de vida eterna. As opiniões do Senhor sobre a vida são verdadeiras e justas, todas elas.

10 - Valem mais do que ouro, mesmo o ouro mais fino. São mais doces que o mel pingando do favo.

11 - Além de tudo isso, servem para nos corrigir quando estamos errados. Quem segue as instruções de Deus terá sucesso em tudo.

12 - Apesar disso, quem sou eu para saber os pecados que se escondem em meu interior? Por favor, Senhor, perdoa estes meus pecados ocultos!

13 - Não deixes que eu seja dominado pelo orgulho. Assim ficarei livre da culpa, e escaparei de cometer grandes pecados.

14 - Desejo que as minhas palavras e os meus pensamentos íntimos sejam sempre agradáveis a Ti, Senhor, minha Rocha e meu Libertador!

Capítulo 20

Salmos 20



1 - NO DIA EM que você passar por sofrimentos, espero que o Senhor esteja ao seu lado! Assim, o Deus de Jacó elevará você acima dos problemas, em perfeita segurança.

2 - Desejo que Ele lhe mande socorro, do santo lugar onde vive, no monte Sião.

3 - Desejo que Ele Se lembre das suas ofertas de gratidão e dos sacrifícios queimados.

4 - Tomara que Ele dê a você os desejos do seu coração e cumpra todos os seus planos.

5 - Assim, quando soubermos que você venceu os problemas, cantaremos de alegria e agitaremos bandeiras nos ares. Tomara que o Senhor lhe dê tudo quanto você pediu a Ele.

6 - Tenho plena certeza de que o Senhor salva o seu escolhido; lá do Céu, o santo lugar onde vive, Ele manda ajuda. Ele me socorre com sua mão poderosa!

7 - Outras nações se orgulham de seus exércitos e armas, mas o nosso orgulho e nossa confiança é o Senhor, o nosso Deus. 8 – Elas perdem as forças e são destruídas; nós, porém, ficamos em pé, firmes para sempre.

9 - Ó Senhor, ouve as nossas orações! Dá vitórias ao nosso rei!

Capítulo 21

Salmos 21



1 - O REI SE ALEGRA com a tua força, ó Senhor! Ele vibra de alegria com a tua salvação.

2 - Tu cumpriste os desejos que ele tinha no coração; respondeste todas as suas orações.

3 - Tu lhe deste prontamente as bênçãos da tua bondade; colocaste sobre a cabeça do rei uma coroa de ouro puro.

4 - Ele Te pediu vida longa e feliz e Tu lhe deste; sim, uma vida que não tem fim.

5 - Ele ficou famoso e respeitado por causa da tua salvação; Tu lhe deste glória e majestade para servirem como roupas reais.

6 - Ele foi escolhido por Ti para ser uma fonte de bênçãos. A tua presença deixou o coração do rei cheio de júbilo e alegria. 7 - Ele confia totalmente no Senhor. Ele é protegido pelo amor cuidadoso do Grande Deus, e por isso não tropeçará.

8 - Ó Senhor, a tua mão atingirá todos os teus inimigos. Tua mão direita atingirá todos os que Te odeiam.

9 e 10 - Quando apareceres, destruirás com fogo os teus inimigos. Na tua ira, farás deles uma enorme fogueira. Não deixarás ficar sobre a terra nem um parente desse povo rebelde!

11 - Por mais que eles façam planos e projetos contra ti, não terão sucesso.

12 - Darão meia-volta e fugirão, vendo as tuas flechas apontadas diretamente contra eles.

13 - Ó Senhor, mostra ao teu povo o teu poder maravilhoso! Nós faremos canções para louvar o teu nome famoso.

Capítulo 22

Salmos 22



1 - MEU DEUS, MEU DEUS, por que me deixaste assim tão sozinho? Por que eu vivo pedindo socorro, gritando pela tua ajuda, e Tu não me respondes?

2 - De dia e de noite eu choro sem parar, suplicando a tua salvação, mas não recebo resposta.

3 - Apesar disso, eu sei que Tu és santo! Os louvores dos israelitas cercam o teu trono.

4 - No passado o meu povo confiou em ti e foi libertado.

5 - Pediram a tua ajuda e Tu livraste a Israel. Confiaram em Ti e não ficaram decepcionados.

6 - Mas eu valho menos que um homem! Não passo de um verme; todos zombam de mim e sou desprezado pelo meu povo.

7 - Quem me vê, ri, faz caretas e sacode a cabeça, dizendo:

8 - "Não é esse o tal que jogou sua carga nas costas do Senhor? Não é esse que vivia dizendo ser ele à alegria do Senhor? Pois bem, vamos ver se Deus vem salvar sua vida!"

9 - Senhor, Tu vens cuidando de mim desde o meu nascimento. Cuidaste de mim durante a minha infância.

10 - Sou teu desde o instante em que nasci. Ainda estava no ventre de minha mãe e Tu já eras o meu Deus.

11 - Não fiques longe de mim, porque a hora da minha aflição está bem perto, e não tenho ninguém para me ajudar.

12 - Estou cercado por inimigos poderosos, fortes como os grandes touros da terra de Basã.

13 - Eles me atacam com as bocas bem abertas, como leão que ruge e rasga sua vítima em pedaços.

14 - Minha força escorreu como água entre os dedos; o meu corpo está todo desconjuntado. O meu coração se derreteu como um pedaço de cera! Perdi a coragem de lutar!

15 - As minhas forças sumiram, secaram como um pedaço de barro ao sol. A minha sede é tanta que a língua fica presa no céu da boca. Assim Tu me colocaste deitado no pó da morte.

16 - Meus inimigos, um bando de cães, um bando de criminosos, estão me cercando; furaram minhas mãos e meus pés.

17 - Ainda posso contar todos os meus ossos; meus inimigos olham para mim com grande atenção.

18 - Repartem entre si as minhas roupas e fazem um sorteio para ver quem fica com a minha capa.

19 - Ó Senhor, por favor, não fique longe de mim! Tu és a minha força; vem ajudar-me!

20 - Salva-me da morte certa! Não me deixes ser devorado por esses cães, os meus inimigos.

21 - Salva-me dos dentes afiados do leão! Livra-me dos chifres desses touros bravos. Eu tenho absoluta certeza de que Tu vais me salvar!

22 - Eu Te louvarei diante de todos os meus irmãos. Cantarei louvores a Ti quando o povo se reunir para Te adorar.

23 - Direi: Louvem ao Senhor, todos vocês, que adoram a Ele! Todos vocês, israelitas, dêem glória a Ele! Obedeçam e respeitem a Deus; todos vocês povo de Israel!

24 – Pois Ele não me desprezou nem me abandonou na hora da aflição; não virou as costas, mas ouviu e atendeu meus pedidos de socorro!

25 - Sim, por causa do teu amor eu Te louvarei quando o povo se reunir para Te adorar. Cumprirei as promessas que fiz a Ti, todas elas, diante daqueles que Te obedecem e respeitam.

26 - Os sofredores terão bastante comida; comerão até ficarem satisfeitos. Quem busca o Senhor há de achar, e dará a Ele o louvor. Assim eles viverão para sempre!

27 - Os povos da terra, até os mais distantes, saberão que o Senhor é Deus e obedecerão a Ele. Gente de todas as nações se curvará diante dEle, dando louvor.

28 - Porque o Senhor é o Rei de toda a terra. Ele governa as nações do mundo.

29 - Os ricos também comerão à mesa do Senhor e adorarão a Ele. Todos os homens, os mortais, se curvarão diante dEle e colocarão seus rostos junto ao chão. Ninguém vive sem Ele.

30 - Nossos filhos e netos também adorarão ao Senhor, porque nós lhe contaremos os seus grandes feitos.

31 - A sua justiça perfeita será revelada; sua bondade para conosco será contada a um povo que está para nascer.

Capítulo 23

Salmos 23



1 - O SENHOR É O meu pastor. Ele me dá tudo de que eu preciso!

2 e 3 - Ele me leva aos pastos de grama bem verde e macia para descansar. Quando sinto sede, Ele me leva para os riachos de águas mansas. Ele me devolve a paz de espírito quando me sinto aflito. Ele me faz andar pelo caminho certo para mostrar a todos quão grande Ele é.

4 - Eu posso andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto; mas continuo tranqüilo e não sinto medo. Tu, Senhor, me guias e proteges constantemente!

5 - Preparas uma refeição deliciosa para mim, na presença dos meus inimigos. Tu me recebes como um convidado de honra; e a minha vida fica cheia das tuas bênçãos!

6 - Eu tenho absoluta certeza de que a tua bondade e o teu amor cuidadoso me acompanharão todos os dias da minha vida, sim; eu viverei na presença do Senhor para sempre!

Capítulo 24

Salmos 24



1 - A TERRA PERTENCE ao Senhor! Tudo que há no mundo, gente, animais, plantas, tudo enfim, pertence a Ele.

2 - Foi Ele Quem colocou a terra firme no meio dos oceanos e dos rios.

3 - Quem será capaz de subir ao monte do Senhor? Quem será capaz de viver diante do Senhor, no seu santo lugar?

4 - Somente quem tem as mãos e o coração limpos de maldade; quem é sempre sincero, verdadeiro e honesto.

5 - Quem fizer isso, receberá a bênção do Senhor e será considerado justo por Deus, o seu Salvador.

6 - Assim vivem as pessoas que procuram agradar ao Senhor e viver na presença do Deus de Jacó. Eles são um povo especial!

7 - Abram-se, portas eternas! Abram-se para o Rei da Glória entrar!

8 - Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderoso, invencível na batalha.

9 - Sim, abram bem os portões e deixem entrar o Rei da Glória.

10 - Quem é o Rei da Glória? O Rei da Glória é o Senhor, o Chefe dos exércitos do céu!

Capítulo 25

Salmos 25



1 - SENHOR, NESTA oração levo a minha alma à tua presença.

2 - Meu Deus, confio em Ti, não me deixes esperar em vão. Não deixes que os meus inimigos se alegrem com a minha derrota.

3 - Sei que quem confia em Ti nunca será derrotado. Mas quem procura destruir o inocente, esse sim será destruído!

4 - Senhor, mostra-me quais são os teus caminhos; ensina-me por onde devo andar.

5 - Ajuda-me a andar na tua verdade; ensina-me o que é certo, pois Tu és o meu Deus, o meu Salvador. Confiarei em Ti por toda a minha vida.

6 e 7 - Ó Senhor, por favor, esquece os pecados que cometi quando ainda era jovem. Olhe para mim com olhos de bondade e amor, tua bondade e teu amor eternos.

8 - O Senhor é bom e justo; Ele tem prazer em ensinar o caminho certo aos pecadores.

9 - Ele ensina aos humildes o caminho da justiça, o seu caminho.

10 - Quando obedecemos os mandamentos do Senhor, Ele nos faz andar pelos seus caminhos de verdade e amor.

11 - Mas Senhor, o meu pecado é tão grande! Por favor, perdoa-me, para honrar o teu nome.

12 - O Senhor ensinará pessoalmente o caminho certo ao homem que obedece a Ele.

13 - Tal homem viverá cercado pelas bênçãos do Senhor, e sua família possuirá a terra.

14 - O Senhor é amigo chegado de quem O respeita e obedece. A essas pessoas Ele revela os segredos de seus planos.

15 - Sempre levanto os olhos para o Senhor, porque somente Ele pode me livrar das armadilhas desta vida.

16 - Ó Senhor, olha para mim! Tem pena de mim porque eu estou sozinho, sou pobre e fraco.

17 - O peso que há no meu coração fica maior a cada dia; por favor, livra-me dele. Tira-me das situações difíceis em que me encontro.

18 - Olha e vê as minhas dores e o meu sofrimento. Perdoa todos os meus pecados!

19 - Conta os meus inimigos, vê quantos eles são! Eles me odeiam, têm vontade de me destruir.

20 - Protege a minha vida e livra-me deles. Não me deixes ser derrotado, porque confio em Ti!

21 - Um coração sincero e inteiramente dedicado a Ti será a minha proteção. Eu dependo completamente de Ti.

22 - Ó Deus, liberta Israel de todos os seus sofrimentos e problemas!

Capítulo 26

Salmos 26



1 - SENHOR, DECLARA-ME inocente porque tenho andado nos teus caminhos, de todo o meu coração e confiado em Ti sem nunca duvidar.

2 - Faze um exame completo da minha vida, ó Senhor; examina cuidadosamente os meus desejos e pensamentos e purifica-me.

3 - Fiz da tua verdade e do teu amor constante o caminho para atingir meu ideal.

4 - Não ando em companhia de gente fingida e mentirosa.

5 - Tenho ódio dos que se ajuntam para fazer o mal, e não participo de seus planos maldosos.

6 - Estou inocente e lavo as minhas mãos. Posso adorar no teu altar com a consciência limpa,

7 - cantando hinos de louvor para anunciar a todos os teus grandes milagres.

8 - Senhor, eu amo a tua casa, o lugar onde se manifesta a tua presença gloriosa.

9 e 10 - Não me castigues juntamente com os pecadores! Não me condenes com os homens violentos que têm as mãos sujas de sangue e recebem dinheiro para fazer o mal.

11 - Eu sou diferente! Senhor, eu tenho andado no teu caminho de todo o meu coração. Livra-me, pelo amor que Tu tens por mim!

12 - Louvarei ao Senhor diante do meu povo porque Ele firmou os meus passos e não me deixou cair!

Capítulo 27

Salmos 27



1 - O SENHOR É A minha luz e a minha salvação. Quem será capaz de me assustar? O Senhor é à força da minha vida; de quem eu poderia ter medo?

2 - Quando os homens perversos vêm me atacar, eles é que tropeçam e caem!

3 - Sim, mesmo que eu seja atacado por um grande exército, não ficarei com medo. Mesmo que eu esteja no meio de uma batalha, confiarei no Senhor e ficarei em paz.

4 - Há uma coisa que realmente desejo do Senhor; o privilégio de viver durante toda a minha vida na sua presença, para descobrir a cada dia um pouco mais da sua perfeição e do seu amor.

5 - Quando eu estiver em dificuldades, Ele será a minha proteção. Ele me esconderá em sua casa; Ele me colocará acima dos problemas, numa rocha firme.

6 - Ficarei fora do alcance de meus inimigos. Então oferecerei sacrifícios de gratidão no seu templo, louvando ao Senhor com canções e salmos.

7 - Ó Senhor, ouve os meus pedidos de ajuda! Mostra o teu amor por mim, responde-me!

8 - Meu coração ouviu a tua voz, dizendo: "Procure a minha ajuda!" Sim! É isso que eu vou fazer; procurar a ajuda do Senhor.

9 - Ó Senhor, por favor, não me voltes as costas. Não fiques zangado comigo! Não me mandes embora! Tu és a minha única ajuda; não me abandones, não me afastes de Ti, Ó Deus, meu Salvador.

10 - Tenho certeza de que se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me receberá de braços abertos.

11 - Senhor, ensina-me o teu caminho. Orienta os meus passos na direção certa por causa dos inimigos que me olham.

12 - Não deixes meus inimigos fazerem de mim o que bem entenderem; eles têm ódio mortal de mim, e fazem acusações falsas a meu respeito.

13 - Mas eu tenho certeza de que ainda verei a bondade do Senhor triunfar nesta terra dos vivos.

14 - Seja paciente espere pela ação do Senhor. Seja valente e encha o seu coração de coragem. Espere com confiança no Senhor! .

Capítulo 28

Salmos 28



1 - Ó SENHOR, OUVE os meus pedidos de ajuda! Não tapes os teus ouvidos à minha oração. Tu és a minha Rocha; se Tu não me responderes, eu perderei a vontade de viver e morrerei.

2 - Ouve as minhas palavras, quando eu levantar para Ti as minhas mãos, quando fizer os meus humildes pedidos no teu santo lugar.

3 - Não me castigues junto com os homens perversos, com os pecadores que desobedecem as tuas Leis. Eles são fingidos e falsos; falam de paz quando seu coração está cheio de ódio.

4 - Dá a essa gente o castigo que merece! Paga as maldades, que eles vivem fazendo, com um terrível sofrimento; devolve uma por uma as coisas más que eles fizeram.

5 - Eles não fazem caso de Deus, nem dão valor às coisas que Ele criou. Por isso o Senhor castigará e destruirá essas pessoas; nunca mais voltarão a ser ricas e poderosas como antes.

6 - Glória, glória ao Senhor porque Ele ouviu meus pedidos de ajuda!

7 - O Senhor é a minha força, o escudo que me protege de qualquer perigo. Confiei nEle de todo o meu coração e Ele me livrou. Por isso, estou cheio de alegria e louvarei ao Senhor com as minhas canções.

8 - O Senhor é a força do seu povo; Ele protege e salva o seu rei escolhido.

9 - Ó Senhor, continua a salvar o teu povo! Cobre de bênçãos o povo que pertence a Ti. Cuida deles como um pastor cuida de suas ovelhas; dá ao teu povo força e poder para sempre.

Capítulo 29

Salmos 29



1 - LOUVEM AO SENHOR, anjos do céu! Louvem ao Senhor pela sua glória e pelo seu poder.

2 - Louvem ao Senhor pela grande glória que Ele tem! Adorem ao Senhor na sua perfeita santidade.

3 - A voz do Senhor ecoa desde as nuvens carregadas de água. A voz do Senhor é forte como o trovão.

4 - A voz do Senhor é poderosa, é grandiosa, como a voz de um rei!

5 - A voz do Senhor racha os cedros; sim, quebra em pedaços as grandes árvores do Líbano!

6 - A voz do Senhor sacode o Monte Líbano e o Monte Siriom. Diante do Senhor eles saltam como bezerros e bois bravos.

7 - Quando o Senhor fala, raios de fogo riscam o céu.

8 - A voz do Senhor sacode o deserto; Ele faz tremer o deserto de Cades.

9 - Assustadas com os trovões, as corças na floresta dão suas crias antes do tempo; a voz do Senhor arranca a casca das árvores do bosque. Também no templo do Senhor, tudo anuncia a sua glória.

10 - O Senhor comandou o Dilúvio e mostrou que é o Rei da Criação; sim, o Senhor é o Rei eterno.

11 - Ele dá força ao seu povo. Ele abençoa ô seu povo com a paz!

Capítulo 30

Salmos 30



1 - SENHOR, EU TE DAREI glória porque Tu me livraste dos meus inimigos. Eles não puderam se alegrar com uma vitória sobre mim.

2 - Senhor, meu Deus, fiz insistentes pedidos a Ti e Tu me devolveste a saúde.

3 - Já estava com um pé na cova e Tu me salvaste. Tu guardaste a minha vida, para eu não morrer.

4 - Todos vocês, pessoas separadas pelo Senhor, cantem salmos de louvor e gratidão a Ele.

5 - Porque quando Ele se zanga conosco, isso passa num instante. Mas o seu interesse e cuidado por nós duram a vida inteira. Podemos passar por momentos difíceis, de grande tristeza, mas Ele logo nos devolve a alegria.

6 e 7 - Quando tudo corria bem para o meu lado, eu pensava comigo mesmo: "Estou numa boa situação; nada de mau pode me acontecer. O Senhor me sustenta e me deixa firme como uma montanha." Bastou o Senhor se afastar por um pouco e fiquei apavorado, completamente perdido.

8 - Então, clamei a Ti, Senhor; quantas orações eu fiz!

9 - Que vantagem Tu vais ter se eu morrer e for enterrado? Transformado em pó, debaixo da terra, não poderei provar ao mundo como Tu és bom; morto eu não poderei Te louvar diante dos homens!

10 - Ouve a minha oração, Senhor! Mostra o teu amor por mim; ajuda-me Senhor!"

11 - Tu transformaste as minhas lágrimas em sorrisos. Tiraste as minhas roupas de luto e me vestiste com roupas de festa

12 - para que eu Te cante louvores sem parar. Sim, Senhor, meu Deus, sempre Te darei graças, por toda a minha vida.

Capítulo 31

Salmos 31



1 - SENHOR, TU ÉS a minha proteção; não me deixes ficar sem esperança. Mostra a tua justiça e livra-me.

2 - Atende os meus pedidos de ajuda e livra-me depressa; sê para mim uma fortaleza poderosa onde eu possa ficar a salvo dos meus perseguidores.

3 - Sim, Tu és a minha rocha firme, a minha fortaleza segura. Tu provarás a todos o teu poder, protegendo e dirigindo a minha vida.

4 - Tu me livrarás da armadilha que, em segredo, os meus inimigos prepararam contra mim, pois Tu és a minha força.

5 e 6 - Nas tuas mãos deixo a minha vida. Tu me libertaste porque és o Deus que sempre cumpre suas promessas. Eu sei que Tu odeias quem adora os ídolos, deuses de mentira; por isso confio somente em Ti, Senhor.

7 Viverei feliz porque senti o teu amor cuidadoso em ação na minha vida. Tu viste os meus problemas, o meu coração apertado,

8 - e não permitiste que os meus inimigos me dominassem. Pelo contrário, Tu me deste um caminho largo e passos bem firmes.

9 e 10 - Sê bondoso comigo, Senhor, porque estou confuso e cheio de problemas. Já estou cansado de tanto chorar, já estou fraco de tanta tristeza. Minha vida se perde no meu sofrimento; fica mais curta com os meus gemidos. Os meus pecados vão pouco a pouco destruindo as minhas forças, todo o meu corpo vai se consumindo.

11 - Sou motivo de riso e zombaria para os meus inimigos, e o que é pior, mais ainda para os meus amigos e vizinhos. Quando eles passam por mim, viram o rosto para o outro lado.

12 - Para eles, sou como uma pessoa morta; não passo de um jarro quebrado, sem qualquer valor,

13 - Ouvi gente falando baixinho, dizendo mentiras sobre mim e fazendo planos para me destruir. Por isso vivo com medo.

14 e 15 - Mas, no meio disso tudo, continuei confiando em Ti, Senhor. Eu disse: Tu és o meu Deus. Todos os dias da minha vida são controlados por Ti. Por isso, livra-me dos meus inimigos e de quem quer me destruir.

16 - Faze brilhar sobre o teu servo a luz do teu rosto. Salva-me, pelo teu imenso amor!

17 - Não me deixes cair em desgraça, Senhor! Não deixes de responder meus insistentes pedidos de ajuda. Dá o Teu castigo, isso sim, aos pecadores desobedientes; fecha a boca dos perversos, tirando-lhes a vida.

18 - Torna mudas as pessoas que falam mentiras e ameaçam os justos, com orgulho e desprezo.

19 - Ah, como é grande a tua bondade para quem Te respeita e obedece! Tu mostras essa bondade a todos que procuram proteção em Ti!

20 - Tu protegerás quem Te obedece dos planos malvados e das palavras mentirosas dos homens. A tua presença será o nosso abrigo perfeito!

21 - Bendito seja o Senhor! Ele mostrou amor de sobra por mim, quando eu estava cercado pelos meus inimigos.

22 - Sempre impaciente, eu pensei: "O Senhor se esqueceu de mim!" Mas isso não era verdade; Tu me ouviste quando orei, pedindo a tua ajuda.

23 - Ame ao Senhor, ó povo de Deus, separado para ser dEle. O Senhor protege com amor quem é fiel a Ele, mas castiga duramente aos orgulhosos que não Lhe dão importância.

24 - Animem-se! Criem coragem, pois vocês estão confiando no Senhor!

Capítulo 32

Salmos 32



1 - COMO É FELIZ o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!

2 - Como é feliz o homem cujos pecados Deus apagou e está livre de más intenções em seu coração!

3 - Eu tentei, por algum tempo, esconder de mim mesmo o meu pecado. O resultado foi que fiquei muito fraco, gemendo de dor e aflição o dia inteiro.

4 - De dia e de noite sentia a mão de Deus pesando sobre mim, fazendo com as minhas forças o que a seca faz com um pequeno riacho.

5 - O sofrimento continuou até que admiti minha culpa e confessei a Ti o meu pecado. Pensei comigo mesmo: "Confessarei ao Senhor como desobedeci às suas Leis." Quando confessei, Tu perdoaste meu terrível pecado.

6 - Por causa desta experiência eu digo: "Quem confia no Senhor sempre confessa seus pecados a Ele, enquanto há tempo de receber o perdão. Quando Deus mandar seus castigos, quem confia nEle não será atingido."

7 - Senhor, Tu és o lugar onde me escondo em segurança; Tu não me deixas cair em problemas e enches a minha vida de gritos de alegria, por causa das vitórias que Tu me dás.

8 - "Eu o ensinarei" – diz o Senhor - e mostrarei a você o caminho por onde deve andar. Eu mesmo lhe darei conselhos e o vigiarei.

9 - Não seja estúpido e teimoso como um cavalo ou uma mula; eles precisam de rédeas e freio para andarem pelo caminho certo.

10 - As pessoas desligadas de Deus terão de passar por muitos sofrimentos, mas quem confia no Senhor será acompanhado de perto pelo seu amor cuidadoso.

11 - Alegrem-se por causa do Senhor! Cantem de prazer e felicidade, todos vocês, justos. Sim, vibrem de alegria todos os que procuram sinceramente agradar ao Senhor! .

Capítulo 33

Salmos 33



1 - CANTEM DE ALEGRIA por causa do Senhor, todos os que têm amor por Ele! Louvar ao Senhor é o que há de melhor para os justos.

2 - Cantem melodias de gratidão ao Senhor, acompanhadas pela harpa! Usem instrumentos de corda para cantar salmos em louvor a Ele!

3 - Cantem ao Senhor canções novas! Toquem bem seus instrumentos com gritos de alegria!

4 - Façam isso porque a Palavra de Deus é perfeita; Ele é sempre fiel em tudo quanto faz.

5 - Ele tem prazer na prática da justiça e da verdade; o mundo inteiro está cheio de provas da bondade do Senhor.

6 - Bastou uma palavra sua e os céus foram criados; Ele falou e todas as estrelas e planetas apareceram.

7 - Ele formou os grandes oceanos; Ele criou uma grande represa para as águas do mar e as grandes ondas.

8 - Por isso, todos os homens, em todas as partes do mundo, devem respeitar e obedecer ao Senhor

9 - porque com uma só palavra Ele criou todas as coisas. Ele ordenou e o universo inteiro apareceu!

10 - O Senhor desfaz os planos e projetos das nações que não O obedecem,

11 - mas o seu próprio plano é eterno, não pode ser modificado. As suas decisões serão mantidas para sempre.

12 - Feliz é o povo que tem o Senhor como seu Deus, o povo que Ele escolheu para ser exclusivamente seu.

13 e 14 - Lá do céu, do santo lugar onde vive, o Senhor olha para a terra, e observa a vida de todos os homens.

15 - Ele fez cada um de nós e conhece cada coração, e tudo quanto fazemos.

16 e 17 - O melhor exército do mundo não basta para proteger a vida de um rei; ser forte e corajoso não chega para salvar o homem. Um belo cavalo, treinado para a batalha, não é garantia de vitória, apesar da sua grande força.

18 a 20 - Mas os olhos do Senhor vigiam e protegem os que obedecem a Ele e dependem completamente do seu grande amor. Quando estiverem correndo perigo de vida, quando houver fome na terra, eles serão salvos pelo Senhor! Nós dependemos do Senhor para nos salvar! Ele nos ajuda e nos protege.

21 - Ele dá alegria ao nosso coração, porque nós confiamos no seu poder.

22 - Senhor, cobre-nos sempre com o teu amor constante e cuidadoso, porque esta é a nossa esperança em Ti!

Capítulo 34

Salmos 34



1 - LOUVAREI AO SENHOR toda a minha vida. Em qualquer lugar, a qualquer hora, haverá em minha boca palavras de louvor.

2 - Meu coração se orgulha por causa do Senhor; os desanimados ouvirão o que Ele me fez e ficarão alegres.

3 - Venham todos e dêem glória ao Senhor junto comigo; levantemos bem alto o seu nome.

4 - Procurei o Senhor. Ele veio ao meu encontro e me recebeu. Tirou todo o medo que havia em meu coração.

5 - Os fracos e pobres olham para o Senhor e recebem luz para o seu caminho; nunca ficam envergonhados.

6 - Eu estava desesperado mas pedi ajuda ao Senhor e Ele me ouviu. Livrou-me de todos os meus problemas.

7 - O Anjo do Senhor cerca com sua proteção e livra quem ama a Deus.

8 - Vamos, ponham o Senhor à prova e vocês hão de experimentar a sua bondade. Feliz é o homem que confia totalmente no Senhor!

9 - Se você pertence ao Senhor, ame e obedeça a Ele; para quem faz isso, nada falta.

10 - Até os leões novos e ativos passam fome, mas quem procura o Senhor nunca passa necessidade.

11 - Filhos e filhas, venham me escutar! Eu lhes direi o que significa amar e obedecer ao Senhor.

12 - Você deseja ter uma vida longa e que vale a pena viver?

13 – Cuidado então com o que fala! Evite dizer mentiras e falar mal dos outros.

14 – Afaste-se do pecado e esforce-se para fazer o bem. Procure viver em paz com todos; esforce-se ao máximo para conseguir isso.

15 - Pois os olhos do Senhor vigiam bem de perto os justos e Ele ouve com atenção todos os pedidos que eles fazem.

16 - Mas, para os perversos, o olhar do Senhor é de ira. Ele fará sumir da terra a lembrança dos maus.

17 - Sim, os justos pedem ajuda ao Senhor e Ele os livra de todas as suas dificuldades.

18 - O Senhor está sempre perto de quem tem o coração partido e o espírito humilde.

19 - O justo passa por muitos sofrimentos, mas o Senhor o livra de todos eles.

20 - O Senhor cuida do bem-estar físico do justo; não permite que um único osso seja quebrado.

21 - O mal acabará destruindo o malvado; quem odeia o justo será condenado.

22 - Mas o Senhor livra da destruição a vida dos seus servos. Ninguém que confia nEle será condenado.

Capítulo 35

Salmos 35



1 - SENHOR, LUTA CONTRA os meus inimigos. Combate os que estão me atacando.

2 - Veste as roupas de guerra, toma o teu escudo, levanta e vem me ajudar!

3 - Levanta a tua lança! Não deixes os meus inimigos se aproximarem de mim. Fala à minha alma: "Eu te salvarei!"

4 - Desmoraliza essa gente que procura me matar! Obriga meus inimigos a voltarem atrás em seus planos, a sofrerem vergonha diante de todos.

5 - Que eles sejam como a palha soprada para longe pelo vento - soprados pelo Anjo do Senhor.

6 - Torna o caminho escuro e perigoso para eles; sejam eles perseguidos pelo Anjo do Senhor.

7 - Porque sem razão alguma fizeram planos maus para me destruir, cavaram uma armadilha no caminho por onde eu ia passar.

8 - Traze sobre eles, de repente, a destruição. Que eles caiam na própria armadilha que fizeram para mim e sejam destruídos.

9 - Então a minha alma ficará cheia de alegria, por causa do Senhor. Ficarei muito feliz porque Ele me salvou!

10 - Do intimo do meu ser, louvarei a Deus dizendo: Senhor, não há ninguém semelhante a Ti! Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele! Livras o pobre e o necessitado dos seus exploradores!

11 - Meus inimigos estão usando falsas testemunhas, para me acusar de coisas que nem conheço!

12 - Estão pagando com o mal o bem que lhes fiz, e isso me deixa sem vontade de viver.

13 - E pensar que quando eles estavam fracos e doentes, eu vesti roupas de luto, deixei de comer de tanta tristeza e orei, curvado, por eles.

14 - Para mim, era como se minha mãe ou meu irmão ou um grande amigo estivessem às portas da morte; andei curvado de tristeza, vestido de roupas de luto.

15 - No entanto, quando chegou a minha vez de passar por dificuldades, eles ficaram contentes e se reuniram para planejar a minha destruição. Gente da pior espécie, que eu nem conhecia, se reuniu para falar mentiras a meu respeito.

16 - Para agradar meus inimigos, essas pessoas fizerem ameaças e zombaram de mim. Que maldade!

17 - Senhor, até quando Tu vais assistir a tudo isso sem tomar providência alguma? Eu só tenho uma vida; por favor, salve-me da violência dessa gente!

18 - Assim eu Te louvarei com gratidão diante de todo o povo, da grande multidão reunida perante Ti.

19 - Não me deixes ser destruído por essa gente traiçoeira; não deixes que quem me odeia sem motivo se alegre com isso.

20 - Eles não sabem falar de paz; toda a sua conversa se resume em fazer planos de traição contra quem vive em paz.

21 - Gritando, eles me acusam de ter feito o mal. Dizem: "Ah! Pegamos! Vimos com nossos próprios olhos quando ele fazia o mal!

22 - Mas Tu, Senhor, viste tudo e conheces as mentiras deles. Não fiques calado, não me deixes sozinho!

23 - Levanta-Te, meu Senhor e meu Deus, defende-me e faz-me justiça.

24 – Declara-me inocente, conforme a tua justiça. Não deixes que meus inimigos me condenem e se alegrem com a minha destruição.

25 - Que eles não tenham o prazer de dizer: "Finalmente nosso desejo de destruir esse homem vai se cumprir! Agora vamos acabar com ele!"

26 - Destrói a fama dessa gente; faze com que eles fiquem envergonhados diante de todo o povo, pois eles se alegraram com o meu sofrimento e procuraram me destruir quando eu estava fraco.

27 - Enche de grande alegria quem deseja o meu bem. Que eles possam sempre dizer: "Glória ao Senhor, porque Ele tem prazer em ajudar o seu servo!"

28 - Então eu cantarei o dia inteiro, louvando a tua justiça, e meditando sobre ela.

Capítulo 36

Salmos 36



1 - NO CORAÇÃO DOS MAUS o pecado sempre tem a última palavra. Eles não têm o menor respeito por Deus.

2 - O pecado encobre a visão dos homens maus. Eles ficam tão contentes consigo mesmos, que pensam que suas maldades nunca serão descobertas e castigadas.

3 - Todas as suas palavras são carregadas de mentira e falsidade, já não são sábios nem bons.

4 - À noite, ficam acordados, fazendo planos perversos, em vez de pensar em como fugir do mal.

5 - O teu firme amor, Senhor, é mais alto que os céus. A tua fidelidade vai além das nuvens.

6 - A tua justiça é grande e firme como as montanhas criadas por Deus. Tuas decisões são sábias e profundas como o mar. No teu cuidado, proteges a vida dos homens e dos animais.

7 - Como é grande o valor do teu amor cuidadoso, ó Deus! Por isso os homens procuram proteção debaixo das tuas asas.

8 - Eles comem até não poder mais, comem do bom e do melhor dado por Ti. Bebem à vontade dos teus rios de alegria e prazer.

9 - Pois Tu és a Fonte da vida; quando somos iluminados com a tua Luz, então podemos ver de verdade.

10 - Continua sempre a demonstrar teu amor constante a quem Te obedece! Não deixes de dar a tua justiça a quem deseja seguir teus retos caminhos.

11 - Não deixes que os homens orgulhosos me maltratem. Não permitas que os perversos me destruam.

12 - Caíram! Caíram os malvados, estão destruídos e nunca mais se levantarão!

Capítulo 37

Salmos 37



1 - NÃO SE PREOCUPE demais por causa dos perversos! Não fique com inveja dos maus e pecadores.

2 - Logo eles murcharão e secarão como a erva.

3 - Em vez disso, confie no Senhor e procure fazer o bem; viva tranqüilamente em seu lugar e ponha a verdade em prática.

4 - Faça do Senhor a sua grande alegria e Ele dará a você os desejos do seu coração.

5 - Deixe nas mãos do Senhor tudo o que você for fazer. Confie nEle de todo o coração e Ele fará o que for necessário.

6 - Ele fará a sua justiça brilhar como a luz. Mostrará claramente a todos que você está com a razão.

7 - Descanse no Senhor, espere pacientemente pela sua ação. Não fique preocupado com os homens maus que conseguem sucesso em seus planos perversos.

8 - Deixe de lado essa raiva, abandone essa ira! Não perca a cabeça; isso só traz prejuízo!

9 - Esses homens maus serão destruídos, mas quem confia no Senhor receberá grandes bênçãos já nesta vida.

10 - Dentro em breve os maus vão desaparecer. Mesmo procurando, você não encontrará um sequer.

11 - Mas quem se humilha perante o Senhor receberá bênção sobre bênção e viverá na mais perfeita paz.

12 e 13 - O homem mau faz planos para destruir o justo, cheio de ódio. O Senhor zomba dele porque sabe que o dia do castigo está se aproximando.

14 - Os maus preparam suas espadas, seus arcos e flechas para destruir os humildes e pobres, para matar os que andam pelo caminho de Deus.

15 - No entanto, serão destruídos pelas próprias armas. Suas espadas atravessarão seus corações, e seus arcos serão quebrados.

16 - É melhor ter pouco e obedecer ao Senhor do que possuir as grandes riquezas dos homens maus,

17 - porque a força dos maus será quebrada, mas o Senhor sustentará os justos com a sua força.

18 - O Senhor observa passo a passo a vida de quem obedece a Ele de coração. Preparou para eles uma recompensa eterna.

19 - Na época das dificuldades, eles não ficarão sem ajuda; quando houver fome, eles terão comida à vontade

20 - mas os maus desaparecerão. Os inimigos do Senhor murcharão como a erva; serão destruídos e sumirão como fumaça.

21 - Os maus pedem emprestado e depois dizem: "Não tenho como pagar!". Os justos têm o bastante para si e ainda podem ajudar os outros.

22 - As pessoas que recebem a bênção do Senhor herdarão a vida. Mas quem for amaldiçoado por Ele será destruído.

23 - O Senhor dá passo firme e certo ao homem bom. Tem prazer na vida de quem é justo.

24 - O homem bom pode cair, mas não cairá para sempre. O Senhor segura a sua mão e o ajuda a levantar-se.

25 - Já fui moço; agora sou um velho, mas nunca vi o justo ser abandonado pelo Senhor. Nunca vi a família do homem que ama ao Senhor passar fome e necessidade.

26 - Pelo contrário; ele é bondoso, ajuda os outros, e a sua família é uma bênção.

27 - Assim, se você deseja um lar eterno e

feliz, deixe a maldade de lado e comece a praticar o bem.

28 - Pois o Senhor tem prazer na justiça e não abandona quem pertence a Ele; eles serão protegidos para sempre, mas quem ama a injustiça será destruído.

29 - As pessoas que amam a Deus receberão a vida eterna como herança e viverão para sempre.

30 e 31 - O justo sempre fala o que é certo e sempre dá bons conselhos, porque obedece de coração à Lei do seu Deus. Por isso, seus passos são firmes e certos.

32 - O homem mau vive espiando o justo, fazendo planos para tirar-lhe a vida.

33 - Mas o Senhor não permitirá que o justo caia nas mãos do perverso; se um homem bom for julgado, Deus não deixará que ele seja condenado.

34 - Espere com paciência o Senhor agir! Siga o seu caminho e Ele dará as honras e as bênçãos que você deseja. Você há de ver os maus serem destruídos.

35 e 36 - Eu mesmo já vi algo semelhante: um homem orgulhoso e mau, crescendo em força e poder como um cedro do Líbano. Mas, pouco tempo depois, procurei por ele e descobri que tinha desaparecido.

37 - Mas, se você prestar atenção no homem justo, verá que a coisa é bem diferente! Quem obedece ao Senhor e vive em paz terá um fim abençoado.

38 - Quem vive desobedecendo a Lei de Deus, quem tem prazer em fazer o mal, será destruído para sempre.

39 - O Senhor salva os justos; no dia da dificuldade Ele é a proteção de quem O ama!

40 - Ele ajuda e livra os justos dos planos perversos dos homens maus, porque confiaram nEle.

Capítulo 38

Salmos 38



1 - Ó SENHOR, NÃO me castigues enquanto estás irado!

2 - As tuas flechas se cravaram profundamente no meu corpo; todo o peso da tua mão caiu sobre mim.

3 - Por causa da tua ira, todo o meu corpo está doente; o meu pecado destruiu minha saúde.

4 - Estou quase me afogando no mar de meus pecados; eles são tão pesados que já não posso suportar.

5 e 6 - As minhas feridas ficam inflamadas e cheias de pus, por causa do meu louco pecado. Já estou andando curvado e abatido o dia inteiro, como se estivesse de luto.

7 - As minhas costelas ardem como fogo, meu corpo inteiro está doente.

8 - Estou muito cansado, estou desesperado; vivo gemendo porque meu coração está cheio de medo.

9 - Senhor, Tu conheces muito bem o meu desejo; sabes como estou ansioso para recuperar a saúde.

10 - Meu coração bate depressa demais, minha força é pequena; além de tudo isso, estou ficando cego.

11 - Meus amigos, parentes e conhecidos se afastam de mim, com medo da minha doença.

12 - Enquanto isso, meus inimigos fazem planos para me matar. Andam espalhando mentiras a meu respeito e passam dias inteiros imaginando meios de me destruir.

13 e 14 - De minha parte, eu me faço de surdo a essas ameaças. Também não respondo uma palavra; fico como mudo,

15 – pois confio em Ti, Senhor. Tu me protegerás, Senhor meu Deus!

16 - Tu me protegerás para que meus inimigos não se alegrem quando eu cair, nem me ataquem,quando eu estiver fraco.

17 - Estou quase caindo e isso acontece a toda hora. Carrego essa tristeza comigo dia e noite.

18 - Confesso meus pecados, fico muito triste por causa deles,

19 - mas os meus inimigos são fortes; é grande o número de Pessoas que me odeiam sem razão.

20 - Eles me pagam o bem com o mal, porque eu tomo o partido dos justos e bons.

21 - Ó Senhor, não me abandones! Não fiques longe de mim, meu Deus!

22 - Meu Salvador, vem depressa me socorrer!

Capítulo 39

Salmos 39



1 - PENSEI COMIGO MESMO tenho de tomar cuidado com o que falo, para não cair no pecado de reclamar contra Deus. Ficarei bem calado, especialmente quando estiver na presença de pessoas que não obedecem ao Senhor.

2 - Então fiquei quieto como um mudo; nada falei, nem sequer coisas boas, e o resultado foi que a minha dor aumentou.

3 - O meu coração pegou fogo dentro do peito enquanto pensava no problema.

4 - Então finalmente pedi a Deus: Senhor, mostra-me o pouco tempo que me resta aqui na terra. Mostra-me como a vida é curta e eu sou frágil.

5 e 6 - Que é a minha vida aos teus olhos? Nada! Tem apenas alguns momentos de duração. É verdade... Por mais rico e poderoso que seja o homem, a sua vida não passa de um breve vazio. Ele é uma simples sombra, que passa num instante. O homem se preocupa em vão com a vida; ele se esforça, ajunta riquezas que ficarão para pessoas estranhas!

7 - Por isso, Senhor, Tu és a minha única esperança!

8 - Liberta-me de todas as minhas maldades e pecados, para que não zombem de mim.

9 - Senhor, fico calado diante de Ti, pois sei que este castigo veio de Ti.

10 - Tira, Senhor, este castigo! Já não agüento mais receber os golpes da tua mão.

11 - Quando castigas alguém por causa de seus pecados, tiras o que ele tem de mais precioso. Sim, a vida humana não passa de um sopro.

12 - Ó Senhor, ouve a minha oração! Escuta os meus gritos pedindo socorro! Não fiques calado, vendo as minhas lágrimas rolarem. Nesta terra eu sou apenas um viajante, como foram os meus pais; no entanto, sou teu convidado! Cuida de mim!

13 - Desvia de mim esse teu olhar irado; deixa-me tomar fôlego para continuar vivendo, senão morrerei e desaparecerei para sempre.

Capítulo 40

Salmos 40



1 - ESPEREI COM CONFIANÇA pela ajuda do Senhor. Ele Se voltou para mim e ouviu meus pedidos de socorro.

2 - Ele me tirou do fundo de um poço de desespero e medo, de um atoleiro de lama. Ele me fez andar sobre a rocha e me deu passos firmes e certos.

3 - Colocou em minha boca uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Muita gente verá o que Ele fez por mim e, passará a respeitar o Senhor e confiar nEle.

4 - Há muitas bênçãos para quem confia no Senhor, para quem não depende de homens orgulhosos, nem se apega aos mentirosos.

5 - Meu Senhor, são muitos e formidáveis os milagres que tens feito para nós. Os teus planos são perfeitos. Ninguém pode ser comparado a Ti. Gostaria de anunciar ao mundo as tuas grandes obras, mas elas são tantas que não haveria tempo!

6 - O que desejas do teu povo não são os sacrifícios e as ofertas; o teu prazer não são sacrifícios queimados, mas ouvidos prontos a obedecer a tua voz.

7 - Por isso, eu disse: Aqui estou eu, conforme foi escrito no livro.

8 - Minha maior alegria é fazer a tua vontade, ó meu Deus. A tua Lei está gravada no meu coração.

9 - Anunciei a todo o povo as boas notícias. Deus dá sua justiça aos homens! Não fiquei calado, e Tu sabes disso muito bem, ó Senhor.

10 - Não guardei só para mim essas boas notícias. Anunciei em bom e alto som a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi do meu povo o teu perdão e a tua verdade.

11 - Senhor, não me deixes sem o teu amor constante; permite que eu seja protegido com tua bondade e tua verdade,

12 - porque os problemas que enfrento são grandes demais. Meus pecados me atrapalham a visão; são muitos, mais que os fios de cabelo em minha cabeça. Por causa deles, me sinto fraco e desanimado.

13 - Por favor, Senhor, vem libertar-me! Depressa, socorre-me!

14 - Cobre de vergonha e desonra os inimigos que tentam acabar comigo. Faze seus planos falharem, porque eles se alegram com o meu sofrimento.

15 - Quando sofro, eles dizem: "Bem-feito! Bem-feito!" Por isso, ó Senhor, lança sobre eles a vergonha e o desprezo por causa dessa maldade.

16 - Mas para quem Te ama, Senhor, e confia na tua salvação, eu desejo muita alegria e felicidade. Que eles possam sempre dizer: "Glória ao Senhor!"

17 - Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor Se importa comigo e cuida de mim. Senhor, Tu és o meu apoio, Tu és o meu Salvador! Vem salvar-me, vem depressa, ó meu Deus.

Capítulo 41

Salmos 41



1 - DEUS ABENÇOA QUEM ajuda o necessitado. Deus salva essas pessoas no dia da dificuldade.

2 - O Senhor protege e guarda suas vidas. Faz com que elas sejam felizes e não permite que caiam nas mãos de seus inimigos.

3 - Quando estiverem doentes, o Senhor estará ao seu lado, cuidando delas com muito carinho.

4 - Eu orei: "Ó Senhor, sê bondoso para mim! Cura minha alma, porque pequei contra Ti."

5 - Meus inimigos rogam pragas contra mim e perguntam: "Quando será que ele vai morrer? Quando será esquecido pelos homens?"

6 - Quando vêm me visitar, fingem ser amigos e ter interesse no meu bem-estar, mas no fundo do coração sei que eles me odeiam e vivem espalhando esse ódio.

7 - Meus inimigos cochicham contra mim em grupinhos. Fazem planos contra mim e espalham mentiras.

8 - "Ele está com uma doença mortal e desconhecida!" dizem. "Ele há de morrer em cima daquela cama!"

9 - Até meu melhor amigo, em quem eu confiava cegamente, me traiu! Quantas e quantas vezes nós comemos juntos!

10 - Senhor, por favor, sê bondoso comigo! Devolve-me a saúde para que eu possa dar a essa gente o castigo que merece.

11 - Tenho certeza de que Tu me amas porque não deixaste meus inimigos me destruírem.

12 - Tu me protegeste porque sempre fiz o que é certo; por isso, viverei para sempre na tua presença.

13 - Bendito seja, para sempre e sempre o Senhor, o Deus de Israel. Sim! Amém!

Capítulo 42

Salmos 42



1 - COMO A CORÇA procura ansiosamente um riacho, assim eu Te procuro e desejo, Ó Deus.

2 - Sinto sede de Deus, do Deus vivo; quando será que poderei estar de novo na sua presença?

3 - Dia e noite choro de saudade enquanto meus inimigos, para zombar de mim, perguntam: "Então, onde anda esse seu Deus?"

4 - Quando me lembro de como costumava ir à frente do povo que subia ao templo para adorar, cantando de alegria e louvando a Deus, numa grande festa, minha alma fica cheia de tristeza.

5 - Por quê? Por que ficar triste e desanimado? Tenha confiança em Deus! Ainda voltarei a louvar o Senhor, meu Deus e minha ajuda.

6 - Sinto a minha alma abatida e por isso procuro lembrar o teu poder, enquanto moro nesta terra, entre o rio Jordão, o Monte Hermom e o Monte Mizar.

7 - Todas as tuas ondas passaram sobre mim; fortes correntes de tristeza me encobrem, fazendo lembrar o barulho de grandes cachoeiras.

8 - Mas, para vencer tudo isso, a cada dia o Senhor me dá o seu amor cuidadoso e constante. Durante as noites eu canto em seu louvor e oro ao meu Deus, que me dá vida, dizendo:

9 - "Ó Deus, minha Rocha, por que Te esqueceste de mim? Por que tenho de viver sofrendo e chorando por causa dos ataques dos meus inimigos?"

10 - Cada vez que eles, zombando, perguntam, "Então, onde anda esse seu Deus?" , é como se um de meus ossos fosse quebrado.

11 - Por que ficar triste e agitado, meu coração? Não é preciso! Confie em Deus; eu ainda louvarei o Senhor, o Deus que sempre me ajuda.

Capítulo 43

Salmos 43



1 - Ó DEUS, JULGA COM justiça o meu caso! Resolve o meu problema com esses homens falsos e injustos, que não crêem em Ti.

2 - Tu és o meu Deus, minha única proteção. Por que me deixaste de lado? Por que tenho de viver sofrendo e chorando por causa dos ataques dos meus inimigos?

3 - Manda a tua luz e a tua verdade para serem meus guias, para me levarem ao monte do teu santo templo, à tua casa.

4 - Então levarei minhas ofertas ao altar de Deus. Ele é a fonte da minha alegria e júbilo; eu O louvarei ao som da harpa. Sim, meu Deus, eu Te louvarei!

5 - Por que ficar triste e agitado, meu coração? Não é preciso! Confie em Deus, pois ainda louvarei o Senhor, o Deus que sempre me ajuda.

Capítulo 44

Salmos 44



1 e 2 - Ó DEUS, OUVIMOS com nossos próprios ouvidos as histórias dos teus grandes milagres. Nossos pais nos contaram como, em seus dias, Tu arrancaste desta terra os povos pagãos que aqui viviam, dando lugar ao nosso povo. Israel se tornou o dono de toda a terra dos povos expulsos,

3 - mas não foi por sua própria força, nem com suas armas. Eles venceram os inimigos e conquistaram a terra pela tua força, com a ajuda da tua mão direita e iluminados pela tua luz. Conseguiram isso porque Tu mostraste interesse e amor por eles.

4 - Ó Deus, Tu és o meu rei! Ordena e confirma a vitória de Israel, o teu povo.

5 - Pois somente com a ajuda da tua força podemos vencer os nossos inimigos; podemos vencer quem nos ameaça, apenas porque confiamos no teu nome.

6 - Não confio no meu arco e na minha espada para me salvar.

7 - Porque foste Tu quem venceste nossos inimigos e cobriste de vergonha quem nos odiava.

8 - Deus é nosso motivo de orgulho a todo instante; nós Te louvaremos para sempre.

9 - No entanto, Senhor, Tu nos deixaste de lado e por isso passamos vergonha diante das nações. Já não vais conosco às batalhas,

10 - e por isso somos obrigados a fugir do inimigo; nossos adversários roubam as nossas riquezas.

11 - Entregaste os israelitas à morte, como ovelhas num matadouro; nosso povo foi espalhado pelo mundo inteiro.

12 - Tu nos vendeste a troco de nada. Não nos deste qualquer valor.

13 - As nações vizinhas zombam e riem de nós, por causa do que aconteceu. Somos motivo de riso,

14 - somos conhecidos por toda parte como gente ruim; todos os povos nos desprezam!

15 e 16 - Onde quer que eu vá, sofro o mesmo vexame; Sou ofendido e ameaçado pelos inimigos que desejam vingança.

17 - Senhor, por que tudo isso aconteceu? Nós não nos esquecemos de Ti, nem deixamos de cumprir nosso trato contigo.

18 - Nossos corações não Te deixaram de lado, nossos pés não se desviaram do teu caminho.

19 - Então, por que razão. Tu nos castigas nesta terra seca e sem vida? Por que mandas o teu povo para a morte?

20 - Se tivéssemos esquecido. Quem é o nosso Deus, se tivéssemos adorado imagens de deuses falsos,

21 - Deus com certeza saberia, pois Ele conhece os segredos de cada coração. 22 - Mas o fato é que justamente por sermos fiéis a Ti é que estamos sofrendo perigo de morte a todo instante somos como ovelhas prontas para o matadouro.

23 - Acorda, Senhor! Por que continuas indiferente? Não nos abandones para sempre!

24 - Por que escondes de nós o teu rosto e nem ligas para nossa miséria e desespero?

25 - Já fomos tão humilhados que andamos com o rosto pegado ao chão, arrastando o corpo no pó.

26 - Levanta-Te, Senhor, vem socorrer o teu povo! Salva-nos por causa do teu amor fiel e constante.

Capítulo 45

Salmos 45



1 - MEU CORAÇÃO ESTÁ cheio de bons pensamentos. Estou inspirado como um grande escritor, e dedicarei ao Rei minha bela canção.

2 - Tu és o mais belo dos homens, as tuas palavras demonstram o teu grande amor, e por isso Deus te abençoou eternamente.

3 - Coloca a tua espada no cinto, grande guerreiro, coberto de glória e de majestade!

4 - E cheio de majestade, marcha para a vitória, defende a humildade, a verdade e a justiça, parte para realizar grandes feitos!

5 - Tuas flechas são afiadas e atingem sempre o coração dos teus inimigos; outros povos se tornam teus servos.

6 - O teu trono, ó Deus, é eterno; a justiça e a verdade são os símbolos do teu reino.

7 - Tu amas a justiça e odeias o pecado. Por isso, Deus, o teu Deus, encheu a Tua vida de alegria, alegria que Ele não deu a mais ninguém.

8 - As tuas roupas são perfumadas com mirra, aloés e cássia. Nos teus palácios, onde as paredes são cobertas de marfim, ouvem-se os instrumentos de corda, tocando belas canções, para te alegrar.

9 - Entre as mulheres do teu palácio há filhas de reis. Ao teu lado está assentada a rainha, usando jóias finas feitas do ouro puro de Ofir.

10 e 11 - Ouça o meu conselho, princesa. Não fique remoendo lembranças de seu país e de seus pais. O rei, seu marido, está apaixonado pela sua beleza. Dê a ele atenção e respeito, porque agora ele é o seu senhor.

12 - Gente de Tiro virá lhe trazer presentes; pessoas poderosas virão lhe pedir favores.

13 - A noiva, uma princesa real, está no interior do palácio; ela é muito bonita, e suas roupas são enfeitadas com fios de ouro.

14 - Vestida de finas roupas bordadas, ela é levada à presença do rei; ao seu lado seguem várias jovens, suas damas de honra.

15 - Que grupo alegre e jubiloso elas formam ao entrar no palácio real!

16 - No futuro, haverá uma nova família real na terra; seus filhos serão príncipes e reis pelo mundo afora.

17 - Tornarei o seu nome conhecido e famoso para sempre; os povos do mundo lhe darão honra para sempre!

Capítulo 46

Salmos 46



1 - DEUS É NOSSA proteção e nossa força. Ele é aquela ajuda na qual se pode confiar no dia da angústia.

2 - Por isso, não ficaremos perturbados, mesmo que o mundo seja destruído, mesmo que as montanhas desabem dentro do mar.

3 - Ficaremos tranqüilos, mesmo se houver grandes enchentes e terremotos tão fortes que façam tremer os montes mais altos.

4 - Há um rio que corre mansamente pela cidade de Deus, um rio que enche de alegria quem vive lá, o santo lugar onde vive o Grande Deus.

5 - Deus mesmo vive ali. Por isso, apesar da confusão por toda parte, ela permanece tranqüila, guardada e protegida por Ele.

6 - As nações gritam e se agitam iradas, mas quando Deus fala, a terra se derrete submissa - os povos se encolhem, com medo e respeito.

7 - O Senhor do Universo está entre nós; Ele, o Deus de Israel é a nossa proteção.

8 - Venham, vejam as grandes obras do Senhor! Vejam como ele castigou várias nações com a destruição!

9 - Ele acaba com a guerra em todo o mundo, quebrando as armas e queimando os carros de guerra.

10 - "Fiquem quietos! Saibam, de uma vez por todas, que Eu sou Deus! Todas as nações da terra hão de honrar o meu nome!"

11 - O Senhor do Universo está entre nós; Ele, o Deus de Israel é a nossa proteção!

Capítulo 47

Salmos 47



1 - BATAM PALMAS, TODOS os povos! Louvem ao Senhor cantando e gritando de alegria,

2 - pois o Senhor, o Grande Deus, é muito poderoso. Ele é o Rei de toda a terra.

3 - Ele derrotou nossos inimigos e colocou outras nações debaixo de nossos pés.

4 - Ele preparou esta terra para ser a nossa herança, porque nós somos a família de Israel, o povo a quem Ele ama.

5 - Deus, o Senhor, subiu (ao céu) entre gritos de louvor, ao som de trombetas.

6 - Cantem salmos para louvar a Deus! Cantem salmos para louvar ao nosso Rei.

7 - Deus é o Rei de toda a terra; cantem com perfeição e beleza os seus louvores!

8 - Assentado em seu santo trono, Deus reina sobre todas as nações.

9 - Os líderes dos povos se juntam ao nosso povo para honrar o Deus de Abraão. Eles entregarão ao Senhor toda a autoridade que têm, e Ele será honrado grandemente em toda a terra.

Capítulo 48

Salmos 48



1 - O SENHOR É GRANDE! Ele merece ser louvado na sua cidade santa.

2 - Vejam como é belo o seu santo monte Sião, ao norte de Jerusalém, a morada do grande Rei! Ele é a alegria do nosso povo!

3 - Ali, Deus é conhecido como Protetor!

4 - Os reis de outras nações se reuniram para atacar Jerusalém, mas acabaram fugindo, todos de uma só vez.

5 - Quando viram nossa cidade, ficaram espantados, com muito medo, e fugiram correndo.

6 - Foram derrotados pelo medo e sentiram dores como a mulher que vai dar à luz!

7 - Pois Tu, Senhor, és capaz de destruir os grandes navios de guerra com uma ventania.

8 - Agora nós vimos com nossos próprios olhos, aqui mesmo, na cidade do Senhor do Universo, a cidade do nosso Deus, um grande milagre, como aqueles que nossos pais nos contaram. Jerusalém permanecerá firme para sempre, porque Deus a sustenta!

9 - Senhor, aqui em teu templo ficamos pensando e meditando no teu amor constante e fiel.

10 - O teu nome é conhecido por todo o mundo. Por toda a terra Tu és louvado porque todas as tuas ações revelam tua perfeita justiça.

11 - O povo de Jerusalém, das cidades de Judá, deve cantar de alegria porque Tu julgaste seus inimigos.

12 - Percorram a cidade! Verifiquem por toda a parte, contem cada uma das torres!

13 - Examinem com cuidado os muros e torres de guerra; olhem bem para os palácios de Jerusalém. Assim vocês poderão contar a seus filhos e netos

14 - quem é Deus, e como Ele salvou a cidade. Ele é o nosso Deus para sempre; Ele é o nosso Guia eterno.

Capítulo 49

Salmos 49



1 - ATENÇÃO, TODOS OS POVOS! Ouçam bem o que digo! Escutem com cuidado todos os moradores da terra!

2 - Ouçam, pessoas importantes e humildes, ricos e pobres, ouçam as minhas palavras!

3 - Falarei sabedoria; minhas palavras revelarão pensamentos profundos e sábios.

4 - Cantarei ao som da harpa a resposta a um dos mais complicados problemas da vida:

5 - Não é necessário ter medo dos dias difíceis e do sofrimento! Quando sou perseguido pela maldade dos meus inimigos,

6 - que confiam em seu dinheiro e se orgulham de suas riquezas, fico tranqüilo.

7 - Sei que, nenhum deles, por mais rico que seja, pode salvar seu irmão da morte e pagar a Deus o preço da salvação.

8 e 9 - O preço de uma alma é tão grande, que nem se pode pensar em pagar para continuar vivendo eternamente, sem enfrentar a morte.

10 - Sábios, tolos e ignorantes, todos eles morrerão! As suas riquezas ficarão nas mãos de outros.

11 - No fundo do coração pensam que a morte nunca vai chegar; pensam que viverão para sempre em suas terras e casas. Chegam a dar seus próprios nomes a suas propriedades!

12 - Mas o homem que gosta de exibir com orgulho as suas riquezas vai acabar morrendo, como qualquer animal.

13 - O que eles fazem é a mais completa loucura e, no entanto, ainda há pessoas que aplaudem quem age assim!

14 - Os homens são ovelhas, a sepultura é o curral e a morte é o pastor. Quando chegam à cova, desaparece a glória dos

homens e o reino dos mortos passa a ser o seu lar.

15 - Mas Deus livrará a minha alma do poder da morte porque quando eu morrer, Ele me receberá.

16 - Por isso, não fiquem tristes e desanimados vendo outros enriquecerem e se tornarem poderosos.

17 - Quando eles morrerem, não poderão levar coisa alguma consigo. Sua glória e seu sucesso não irão com eles!

18 - O homem pode passar toda a vida fazendo elogios a si mesmo, pode se tornar famoso pelas coisas boas que conseguiu para si,

19 - porém, mais cedo ou mais tarde, morrerá como todo mundo e irá para a escuridão eterna.

20 - O homem pode ter muita fama e riqueza, mas se não olhar a vida como Deus a vê, morre como um animal qualquer.

Capítulo 50

Salmos 50



1 - Ó PODEROSO DEUS, o Senhor, convoca toda a humanidade, de um lado ao outro da terra.

2 - A gloriosa luz de Deus brilha no alto do Monte Sião, o mais belo lugar do mundo.

3 - Nosso Deus Se aproxima e fala com voz poderosa; à sua frente há um grande fogo que devora; à sua volta há uma forte tempestade.

4 - Ele veio para julgar seu povo; chamou os céus e a terra para serem testemunhas e disse:

5 - Reúnam o meu povo, aqueles que tomaram o compromisso de Me obedecer, oferecendo um sacrifício no meu altar.

6 - Deus julgará o seu povo com a mais perfeita justiça; os céus anunciam que Ele é justo.

7 - Ó meu povo, escute bem o que vou falar! Estas são as minhas acusações contra você Israel; ouça bem porque Eu sou o seu Deus!

8 - Não estou zangado por causa dos sacrifícios e das ofertas queimadas que vocês trazem diariamente ao meu altar.

9 - Mas bois e bodes não é o que realmente desejo receber de vocês.

10 - Porque todos os animais nas florestas, todo o gado que pasta sobre os montes, são meus!

11 - As aves dos montes e os animais do campo, todos eles Me pertencem.

12 - Se Eu tivesse fome, não precisaria lhes pedir coisa alguma, pois tudo que há no mundo é meu.

13 - Não pensem que preciso da carne dos bois e do sangue dos cabritos que vocês oferecem no altar.

14 e 15 - O que realmente desejo de vocês é o seguinte: tenham sempre um coração. cheio de gratidão, e cumpram as promessas de obediência que Me fizeram; confiem em Mim quando estiverem em dificuldade. Assim Eu os salvarei, e vocês Me darão glória.

16 - Mas, ao pecador teimoso e desobediente, Deus diz: De que adianta ficar repetindo as minhas ordens escritas e as minhas promessas,

17 – se no fundo do coração você despreza minha disciplina e desobedece minha palavra?

18 - Você sente prazer em ver o ladrão roubar, e procura a companhia de quem rouba a mulher do próximo.

19 - Sua boca está sempre pronta a falar coisas ruins e espalhar mentiras.

20 - Com suas palavras de calúnia você procura destruir seu próprio irmão.

21 – Até agora estive calado, e por isso você pensou que Eu não me importava; mas agora, chegou a hora do seu julgamento. Eu lhe mostrarei todos os seus pecados.

22 - Pensem nisso e arrependam-se, todos vocês que deixaram Deus de lado. Se recusarem, Ele destruirá cada um de vocês, e ninguém poderá lhes dar a menor ajuda para escapar.

23 - Sabem quem é que Me louva de verdade? É a pessoa que me dá a oferta de um coração agradecido! Quem se esforça para andar nos meus caminhos receberá a salvação de Deus.

Capítulo 51

Salmos 51



1 - SALMO DE DAVI, para ser cantado pelo cantor principal do Templo. Este salmo foi escrito quando o profeta Natã acusou Davi de ter cometido adultério com Bete-Seba. Ó DEUS DÁ-ME o perdão por causa do teu grande e fiel amor. Apaga a terrível mancha dos meus pecados pela tua misericórdia.

2 - Limpa-me completamente da minha culpa. Deixa-me limpo de pecados!

3 - Reconheço que pequei vergonhosamente, o meu pecado me persegue dia e noite.

4 - Pequei contra Ti, somente contra Ti. Eu sei que condenas o mal que cometi. Tu tens toda a razão em me castigar; o teu julgamento é perfeitamente justo.

5 - O fato é que já nasci pecador; sim, desde o momento que minha mãe me deu à luz.

6 - A tua vontade é ver a verdade no coração do homem; por favor ajuda-me a conseguir tua sabedoria no meu coração; ensina-me em particular.

7 - Limpa-me com o sangue purificador e ficarei puro de verdade. Lava-me e ficarei mais branco do que a neve.

8 - Agora que já me castigaste, fazendo todo o meu corpo sofrer, devolve-me a alegria que eu tinha antes.

9 - Não fiques olhando os meus pecados; apaga as minhas falhas todas.

10 - Cria em mim ó Deus, um coração puro. Coloca dentro de mim pensamentos e desejos limpos e sinceros.

11 - Não me abandones, não tires de mim o teu Espírito Santo.

12 - Dá-me de volta a alegria da tua salvação; dá-me o desejo sincero de Te servir.

13 - Assim poderei ensinar teus caminhos a outros pecadores e eles voltarão a Ti arrependidos.

14 e 15 - Ó Deus, meu Salvador, livra-me da culpa desse crime! Então cantarei louvores a Ti! Abre, Senhor, os meus lábios, e contarei ao mundo a tua justiça e o teu perdão.

16 - O que desejas de mim não são belos atos religiosos, trazer ofertas queimadas e sacrifícios! Se fosse esse o teu padrão de justiça, eu já teria trazido muitas ofertas.

17 - O que realmente exiges do pecador é um espírito humilhado. Tu não desprezarás a pessoa que tem o coração arrependido e muito triste por causa do pecado, ó Deus!

18 - Senhor, continua a mostrar amor para com o povo de Israel! Protege e defende Jerusalém! Não castigues o teu povo por causa dos meus pecados.

19 - Então, quando o meu coração estiver humilde e arrependido, Tu ficarás satisfeito com minhas ofertas de dedicação e com as ofertas queimadas, com os bois que eu trouxer como sacrifício ao teu altar.

Capítulo 52

Salmos 52



1 - SALMO DE DAVI, para protestar contra seu inimigo Doegue, o edomita, que mais tarde matou a sangue frio 85 sacerdotes e suas famílias (1 Samuel 22). VOCÊ SE JULGA um grande herói, não? Cheio de força e poder, você se alegra com o terrível crime que cometeu. Mas o amor cuidadoso de Deus pelo seu povo é eterno, e por isso você será castigado!

2 - A sua língua é afiada como uma navalha! Assim você planeja suas maldades e pratica suas mentiras.

3 - Para você o mal vale mais que o bem, o errado vale mais que o certo. Você prefere mentir a falar a verdade!

4 - Homem mau e mentiroso, você gosta de destruir os outros com suas palavras.

5 - Por isso, Deus mesmo vai destruir você para sempre! Ele vai arrancar você de dentro de sua casa e riscará o seu nome da lembrança dos vivos.

6 - As pessoas obedientes a Deus verão o seu fim. Isso aumentará ó respeito que elas têm por Deus e lhes dará grande alegria, por verem a justiça divina em ação. Então, elas dirão:

7 - "Vejam só o que acontece a quem confia em suas riquezas em vez de confiar em Deus, fazendo maldades piores a cada dia que passa!"

8 - Mas eu viverei por muito tempo ainda, protegido pelo Senhor, verde e firme como uma oliveira. Confio no amor constante e eterno de Deus!

9 - Ó Senhor, serei eternamente agradecido a Ti, porque Tu deste ao perverso o castigo merecido. Louvarei o teu nome diante dos que confiam em Ti e porei minha esperança em ti, porque Tu és bom!

Capítulo 53

Salmos 53



1 - O HOMEM QUE DIZ: "Deus não existe!", é completamente tolo. O resultado dessa idéia errada é a perda da moral, seguida de uma longa série de atos vergonhosos. Quem acha que Deus não Se importa com nossa vida é incapaz de fazer coisas boas e certas.

2 - Lá do céu Deus olha para a humanidade, procurando alguém que compreenda seus planos, procurando alguém que deseje obedecer a Ele.

3 - Mas, que adianta? A humanidade inteira se desviou do caminho certo e se perdeu. Todos os homens foram estragados pelo pecado. Não há um homem sequer que procure fazer o bem; não há nem um homem bom por natureza!

4 - Será que essa gente, vivendo em completo pecado, destruindo o meu povo como quem come um pedaço de pão, não percebe a existência de Deus, nem tenta falar com Ele em oração?

5 - Mas em breve eles ficarão apavorados, sem saber por que, nem como. É que Deus espalha os ossos de quem maltrata seu povo! Serão humilhados porque foram rejeitados por Deus.

6 - Quem dera que Deus surgisse agora de Sião para libertar Israel! Quando Deus libertar o seu povo da opressão, os israelitas voltarão a ser felizes de verdade.

Capítulo 54

Salmos 54



1 - SALMO DE DAVI. Foi escrito quando os moradores de Zife, a traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. Ó Deus, salva-me com a força do teu nome! Mostra com o teu poder a minha inocência.

2 - Escuta com atenção as palavras da minha oração!

3 - Homens violentos procuram destruir minha vida; eles são cruéis, e na sua vida não existe lugar para Deus.

4 - Mas comigo é diferente! Deus é quem me ajuda; o Senhor sustenta a minha alma.

5 - Ele devolverá o mal que os meus inimigos procuram me fazer. Ó Senhor, mostra a tua fidelidade e acaba com esses homens perversos!

6 - Então, eu Te oferecerei meus sacrifícios com alegria e gratidão. Louvarei o teu nome, porque Tu és bom.

7 - Deus me ajudou a vencer todos os meus problemas. Com alegria vi a destruição de meus inimigos.

Capítulo 55

Salmos 55



1 - ESCUTA A MINHA oração, ó Deus! - Não Te escondas quando eu peço a tua ajuda.

2 - Ouve-me com atenção e responde-me! Eu não consigo entender meus problemas e estou muito perturbado.

3 - Meus inimigos gritam ameaças contra mim; os homens maus me rodeiam. Lançam males sobre mim, com ódio e furor.

4 - Dentro do peito, meu coração dispara dolorido, com medo da morte.

5 - Sou dominado pelo medo e pelo pavor, o horror me oprime.

6 - Eu disse: "Quem dera que tivesse asas como uma pomba! Voaria para longe e viveria em paz.

7 - Voaria rápido até os desertos distantes e viveria por lá mesmo.

8 - Assim poderia achar um abrigo para escapar da tempestade.

9 - Senhor; provoca confusão e desentendimento entre os meus inimigos, faz com que sejam destruídos pela sua própria violência.

10 - De dia e de noite, giram pela cidade, andando sobre os muros. Espalharam a maldade e a miséria dentro de Jerusalém.

11 - Dentro dela existe morte e destruição; nas ruas acontecem assaltos e exploração.

12 - Quem me ofende não é um inimigo. Se fosse, eu ainda poderia agüentar; poderia fugir e me esconder.

13 - Quem está me traindo é você, meu companheiro, meu amigo do peito!

14 - Costumávamos andar juntos, conversando alegremente enquanto íamos para o templo de Deus com o seu povo.

15 - Que a morte apanhe essa gente de surpresa, porque seus corações e seus lares estão imundos de pecado.

16 - Mas eu pedirei ajuda a Deus e o Senhor me salvará.

17 - Farei orações pela manhã, ao meio-dia e à noitinha; contarei a Deus os meus problemas e Ele me ouvirá.

18 - Muita gente me persegue e tenta me destruir, mas Ele me salva e dá paz à minha alma.

19 - Deus - o Rei Eterno - dará aos meus inimigos o que eles merecem, porque não

respeitam a Deus, porque não se arrependem.

20 - Este falso amigo atacou quem vivia em paz com ele; não cumpriu os compromissos que tinha feito.

21 - Ele falava macio, mas no coração planejava a morte. Suas palavras pareciam ser doces como mel, mas na verdade eram facas afiadas.

22 - Entregue todas as suas preocupações ao Senhor. Ele levará o peso dos seus problemas. Deus nunca deixa o justo tropeçar e cair.

23 - Senhor, Tu lançarás meus inimigos no mais profundo abismo da destruição. Eles são assassinos e traidores; por isso vão morrer muito cedo; viverão apenas meia vida. Quanto a mim, confio em Ti para sempre!

Capítulo 56

Salmos 56



1 e 2 - Ó DEUS, SALVA-ME com a tua graça! Os meus inimigos atacam dia e noite, procurando me destruir. Eles vigiam todos os meus passos para me matar a traição; meus inimigos são muitos e muito orgulhosos.

3 - Mas, quando eu sentir medo, confiarei em Ti.

4 - Sim, colocarei em Deus a minha confiança e ficarei tranqüilo. A minha vida provará que as promessas de Deus são verdadeiras! Eu confio em Deus; simples homens não serão capazes de me destruir!

5 - Eles torcem o sentido de tudo que eu falo; só pensam em como me fazer mal.

6 - Fazem reuniões secretas; vigiam os meus passos, esperando a hora certa de acabarem com a minha vida.

7 - Ó Deus, castiga meus inimigos conforme o tamanho de seus pecados. Na tua ira, derruba essas nações!

8 - Tu conheces bem as perseguições que eu sofri. Contaste e recolheste num jarro todas as minhas lágrimas. Anotaste cada lágrima no teu livro.

9 - No dia em que pedir a tua ajuda, meus inimigos fugirão! Estou bem certo de que Deus está do meu lado.

10 e 11 - Eu confio totalmente em Deus! Glória ao Senhor pelas suas promessas! Não terei medo de coisa alguma porque confio em Deus; simples homens não serão capazes de me destruir!

12 - Por isso, ó Deus, cumprirei as promessas que Te fiz. Por toda a minha vida eu Te darei graças!

13 - Tu me salvaste da morte e não me deixaste tropeçar e cair. Assim, eu poderei andar na luz de Deus durante toda a minha vida.

Capítulo 57

Salmos 57



1 - Ó DEUS, SALVA-ME com a tua graça! Tu és o abrigo da minha alma; eu me escondo debaixo das tuas asas até passar este grande perigo.

2 - Pedirei ajuda ao Grande Deus; Ele é quem resolve todos os meus problemas.

3 - Lá do céu Ele me manda ajuda e me salva. Ele deixa envergonhados os meus inimigos. Faz tudo isso porque é fiel e tem um grande amor por mim.

4 - Estou cercado de leões ferozes - homens violentos, prontos para matar, prontos para destruir com suas mentiras a vida de outras pessoas.

5 - Ó Deus, mostra o teu grande poder nos mais altos céus; faze a tua glória brilhar por toda a terra!

6 - Meus inimigos prepararam uma armadilha para mim. Sinto um medo terrível! Abriram uma cova em meu caminho, mas qual será o resultado? Eles mesmos vão cair nela!

7 - Meu coração está tranqüilo e confiante, ó Deus! Cantarei louvores e hinos a Ti!

8 - Acorda, minha alma! Acordem, liras e harpas! Vou acordar bem cedo, cantando!

9 - Entre as nações, em alta voz, cantarei hinos de gratidão e louvor a Ti,

10 - porque o teu grande amor é maior que os céus. Tu sempre és fiel e verdadeiro! Sempre!

11 - Sim, mostra o teu grande poder nos mais altos céus, ó Deus! Faze a tua glória brilhar por toda a terra!

Capítulo 58

Salmos 58



1 - ONDE ESTÁ A verdadeira justiça, senhores juizes? Autoridades, vocês estão sendo honestos quando julgam os homens?

2 - Não! De maneira alguma! Em vez disso, vocês fazem planos malvados e enchem a terra de violência.

3 - Gente pecadora, que desde o nascimento se afasta de Deus! Desde o berço vocês vêm seguindo um caminho errado, o caminho da mentira.

4 e 5 - Eles são venenosos como cobras! São cobras surdas, que nem o mágico. mais experiente é capaz de encantar.

6 - Ó Deus, quebra os dentes deles, porque são ferozes como leões fortes.

7 - Faze essa gente desaparecer como água que cai na areia do deserto. Torna inúteis as armas que eles usam.

8 - Que eles sejam como a lesma que se desmancha no lodo; que sejam como quem nasce morto e nunca vê o sol!

9 - Deus na sua ira os levará vivos numa tempestade. Sumirão mais depressa do que o tempo que o fogo leva para esquentar uma panela.

10 - O justo ficará feliz quando o castigo de Deus cair sobre os maus. Ele andará em segurança pelos lugares onde o sangue deles regou a terra.

11 - Então todos vão entender que ser justo e obedecer a Deus traz uma grande recompensa, porque há um Deus que controla a terra e julga os homens.

Capítulo 59

Salmos 59



1 - HINO DE DAVI. Foi escrito quando o rei Saul mandou soldados cercarem a casa de Davi, para matá-lo. DEUS MEU, salva-me dos meus inimigos! Não deixes que eles me alcancem.

2 - Salva-me de quem vive fazendo o mal, salva-me dos homens violentos e assassinos.

3 - Eles fazem planos cuidadosos para me matar à traição. Nada fiz de errado contra eles, mas os poderosos se ajuntam para me destruir, ó Senhor!

4 - Eu sou inocente, mas assim mesmo eles vêm me atacar. Senhor, levanta, vê o que está acontecendo e vem me ajudar.

5 - Tu, Senhor do Universo és o Deus de Israel. Levanta e vem enfrentar as nações inimigas! Não tenhas pena de ninguém que faz da maldade o seu modo de vida!

6 - Quando anoitece, eles vêm rondar a cidade e tentar descobrir onde estou, uivando como cachorros bravos.

7 - Gritam ofensas e ameaças horríveis, pensando: "Ninguém vai nos ouvir!"

8 - Mas Tu, Senhor, rirás dessa gente. Também vais zombar das nações inimigas de Israel.

9 - Ó Deus, minha Força, tu és a minha esperança! Tu me proteges e eu fico em perfeita segurança.

10 - Meu Deus virá ao meu encontra para me ajudar com seu amor cuidadoso e fiel. Ele realizará a minha vontade quanto aos meus inimigos.

11 - Não acabes com eles de uma vez - para o povo não esquecer depressa a lição. Espalha meus inimigos pela terra, fracos e humilhados, ó Senhor, nossa proteção!

12 e 13 - Que eles sejam as vítimas de suas próprias mentiras e de seu orgulho! Que eles sejam castigados por Ti, com toda a tua ira. Acaba com eles! Assim todos saberão que Deus reina em Israel e reinará em todo o mundo!

14 e 15 - Quando anoitece, os meus inimigos vêm rondar a cidade, uivando como cachorros bravos. Andam para lá e para cá, procurando comida. Nunca acham o suficiente, e por isso ficam latindo e rosnando.

16 - Quanto a mim, cantarei louvores a Deus todos .os dias, e me alegrarei pela sua força e pelo seu grande amor. Sim, Tu tens sido a proteção onde eu fico em segurança no dia do sofrimento.

17 - Ó Deus, Força minha, sempre Te louvarei porque Tu és o refúgio onde fico em segurança. Eu Te louvarei porque Tu sempre mostras grande amor por mim.

Capítulo 60

Salmos 60



1 - HINO DE DAVI. Foi escrito quando Davi estava em guerra contra os sírios e Joabe garantiu a vitória de Israel, derrotando completamente um exército de edomitas no Vale do Sal, onde os israelitas mataram 12.000 inimigos. Ó DEUS, TU nos deixaste de lado e espalhaste nossas tropas! Tu estás zangado, furioso conosco; por favor, volta a nos proteger!

2 e 3 - Nosso povo ficou abalado pelo medo. Parece uma parede rachada, prestes a cair. Por favor, ajuda nosso país a se recuperar. Tu fizeste o teu povo ser derrotado; teus golpes deixaram o povo desorientado e confuso, como quem bebeu vinho forte.

4 e 5 - Tu nos deste uma bandeira para ser levada, a bandeira da tua verdade. Ficaremos todos juntos dela! Assim, os teus amados serão salvos; Tu usarás teu braço poderoso para nos livrar. Responde-nos depressa!

6 e 7 - Cantarei de alegria porque Deus, na sua santidade, prometeu nos ajudar. Ele disse: Eu ainda sou dono de Siquém, do vale de Sucote, de Gileade e de Manassés. Efraim continuará possuindo guerreiros valentes e Judá a produzir os meus reis escolhidos.

8 - Moabe será o escravo humilde que há de lavar meus pés; Edom apanhará as minhas sandálias empoeiradas. Gritando, anunciarei minha vitória sobre a Filistia!

9 e 10 - Quem me levará, como grande vencedor, às fortalezas de Edom? Somente Tu, ó Deus, és capaz disso, mas Tu nos deixaste de lado e não acompanhas nossos soldados na batalha!

11 - Ó Senhor, volta! Vem ajudar-nos nesta situação difícil, porque a ajuda do homem não vale nada!

12 - Com a ajuda de Deus realizaremos grandes feitos. Ele mesmo pisará os nossos inimigos!

Capítulo 61

Salmos 61



1 - ESCUTA-ME Ó DEUS! Ouve os meus pedidos, a minha oração!

2 - Mesmo estando tão longe, nos fins do mundo, pedirei a tua ajuda; quando o meu coração estiver abatido e fraco, leva-me para o lugar seguro e protegido que não posso alcançar sozinho.

3 - Tu és a minha fortaleza segura, onde encontro proteção contra o inimigo.

4 - Viverei para sempre na tua presença e sempre procurarei abrigo debaixo da tua proteção.

5 - Tu ouviste as promessas que eu Te fiz e me deste as bênçãos guardadas para quem Te ama e respeita.

6 - Tu me darás muitos anos a mais de vida; minha vida valerá por muitas gerações, por muitas vidas!

7 - Viverei bem perto do Senhor para sempre. Serei guardado pelo amor e pela fidelidade de Deus.

8 - Então cantarei hinos ao Senhor durante toda a minha vida, dia após dia, para cumprir as promessas que fiz a Ele.

Capítulo 62

Salmos 62



1 - DEUS É MINHA única esperança; confio nEle e fico tranqüilo, porque Ele é o meu Salvador.

2 - Ele, somente Ele, é a minha Rocha, o meu Salvador, a minha Proteção segura. Os problemas da vida nunca conseguirão me derrotar completamente!

3 - Mas, o que é isto? Até quando vocês vão se jogar contra mim, procurando me derrubar como se eu fosse uma parede oca, um muro prestes a cair?

4 - Vocês só pensam em me derrubar do trono; para isso usam a mentira e o fingimento, tendo o coração cheio de ódio.

5 - Mas Deus é minha única esperança; confio nEle e minha alma fica tranqüila. Ele é a fonte da minha esperança!

6 - Ele, somente Ele, é a minha Rocha, o meu Salvador, a minha Proteção segura. Os problemas da vida não conseguirão me derrubar!

7 - Minha salvação e minha boa fama dependem somente de Deus. Em Deus estão a minha firmeza e a minha proteção.

8 - Ó meu povo, confie no Senhor a cada momento. Leve a Ele todo o peso de seu coração pois Deus é a nossa proteção.

9 - Os homens nada valem; são falsos; sejam eles de famílias importantes ou de origem humilde; juntos pesam menos que o ar numa balança.

10 - Não confiem nas riquezas obtidas com roubo nem se orgulhem do que ganharam com a exploração. Se vocês ficarem ricos, não entreguem seus corações à riqueza.

11 - Eu ouvi e acredito no que Deus já falou: "O poder pertence a Deus!"

12 - Sim, Senhor! E Tu também és a fonte do amor fiel porque Tu dás a cada um o que merece, conforme as suas ações.

Capítulo 63

Salmos 63



1 - SALMO DE DAVI, escrito enquanto ele estava escondido no sertão da Judéia. Ó DEUS, MEU Deus poderoso, toda manhã cedinho já vou Te procurar! Preso nesta terra seca, meu corpo e minha alma têm sede de Ti.

2 - Quem me dera estar na tua casa para ver teu poder e tua glória.

3 - Eu Te louvo, porque sentir o teu amor fiel e constante vale mais que a própria vida.

4 - Certamente vou Te louvar durante toda a minha vida. Levanto as minhas mãos e oro a Ti, confiado em teu poder.

5 - Tu darás à minha alma muito mais do que ela precisa, e eu Te louvarei com as minhas palavras.

6 - Acordado, de noite, fico pensando em Ti. Atravesso a madrugada lembrando a tua bondade.

7 - Tu me ajudas constantemente; debaixo dos teus cuidados eu canto alegre, bem protegido.

8 - A minha vida depende totalmente de Ti, porque a tua mão direita me sustenta.

9 - Por outro lado, quem procura me destruir será levado para o fundo do reino dos mortos.

10 - Morrerão de modo violento; não serão enterrados, e servirão de comida para os cachorros selvagens.

11 - Mas Eu me alegrarei em Deus. Quem confia no Senhor vive feliz porque Ele tapará a boca dos mentirosos.

Capítulo 64

Salmos 64



1 - ESCUTA-ME Ó DEUS, quando eu Te contar os meus problemas! Protege a minha vida dos planos maus de meus inimigos.

2 - Esconde-me desses malfeitores e criminosos.

3 - Suas línguas são afiadas como espadas. Eles atiram contra mim palavras agudas como flechas.

4 - Querem me destruir à traição; atacam o justo de repente, e não têm medo de ser castigados.

5 - Eles se animam para fazer coisas erradas. Fazem reuniões: secretas para traçar seus planos malvados, pensando: "Aqui ninguém nos achará!"

6 - Procuram oportunidades e maneiras de fazer o mal. Passam longas horas planejando e descobrindo maldades no fundo de seus corações.

7 - Mas Deus mesmo derrubará essa gente com suas flechas. De repente eles cairão por terra, mortalmente feridos.

8 - Tropeçarão e cairão; seus planos virarão contra eles. Todos se afastarão deles, vendo o seu fim.

9 - Quando isso acontecer, todos respeitarão a Deus e reconhecerão como Ele é grande e poderoso; entenderão e contarão uns aos outros os seus milagres.

10 - Os justos se alegrarão por causa do Senhor, e confiarão ainda mais nEle. Quem anda pelos retos caminhos de Deus vibrará de alegria.

Capítulo 65

Salmos 65



1 - Ó DEUS, AQUI em Sião nós esperamos em Ti, com plena confiança. Nós Te cantaremos glória e cumpriremos as nossas promessas.

2 - Tu respondes às orações, e por isso todos os homens Te procurarão,

3 - querendo receber o perdão. Mesmo que os nossos pecados de injustiça e desobediência sejam muitos, Tu nos perdoas.

4 - Ah, como são felizes as pessoas que Tu escolhes para se aproximarem de Ti e viverem na tua presença. Viver junto de Ti nos deixará muito alegres, por causa da tua bondade.

5 - Com grandes milagres, ó Deus, nosso Salvador, Tu nos respondes. Mostras a tua justiça, livrando-nos dos inimigos. Tu és a única esperança do homem, em toda a terra, e também sobre os mares e oceanos, a qualquer distância.

6 - Tu formaste e firmaste os montes com o teu grande poder em ação.

7 - Tu acalmas a fúria dos mares, o barulho forte das ondas e a gritaria violenta das nações.

8 - Nos pontos mais distantes do mundo os teus milagres causam admiração ao homem. O nascer e o pôr-do-sol cantam hinos de alegria por tua causa.

9 - Tu mandas a chuva para regar a terra; assim o solo fica rico e produz muito. Os rios de Deus nunca secam. Tu preparas a terra, e ela produz ricas colheitas de cereais.

10 - A chuva rega as plantações, amolece a terra, dissolve os torrões e faz as sementes brotarem por toda parte.

11 - Mostras toda a tua bondade dando ótimas colheitas. Por onde Tu passas as árvores se enchem de frutos,

12 - os pastos secos do sertão ficam verdes e os montes se cobrem de flores coloridas. 13 - Os campos ficam cheios de rebanhos, nos vales brotam as espigas de trigo e cevada. Toda a terra vibra e canta de alegria.

Capítulo 66

Salmos 66



1 - GRITE LOUVORES A Deus, toda a terra!

2 - Anunciem com salmos a sua glória! Venham todos, cantar louvores a Ele!

3 - Digam ao Senhor: "Como despertam admiração as tuas obras! Por causa do teu grande poder, teus inimigos se rendem e Te obedecem.

4 - Toda a terra há de Te adorar, cantando salmos e hinos para louvar o teu nome.

5 - Venham todos, venham ver os grandes feitos de Deus! Vejam os grandes milagres que Ele fez em favor do seu povo!

6 - Abriu um caminho seco pelo meio do Mar Vermelho! Israel atravessou o Rio Jordão sem sequer molhar os pés! Que dia feliz para o nosso povo!

7 - Ele reina para sempre sobre toda a terra, por causa de seu grande poder. Cuidado rebeldes, não tentem se revoltar porque Deus observa de perto as nações.

8 - Povos do mundo, louvem o nosso Deus, cantando glórias em bom e alto som!

9 - É Ele quem protege nossa vida e não nos deixa tropeçar.

10 - Tu, ó Deus, nos puseste à prova. Tu nos colocaste no fogo para nos purificar, como se faz com a prata.

11 - Tu nos prendeste na tua prisão e colocaste grandes pesos sobre nossas costas.

12 - Depois fomos esmagados pelos exércitos inimigos. Passamos pelo fogo e pela água mas depois de tudo isso Tu nos deste um lar bom e espaçoso.

13 - Agora eu quero trazer ao teu templo os meus sacrifícios queimados, para cumprir minhas promessas,

14 - as promessas que fiz quando estava passando por dificuldades.

15 - Aqui estão os meus sacrifícios: carneiros, cabritos e bezerros gordos e sem defeito. A fumaça dos sacrifícios subirá perante Ti.

16 - Venham, ouçam todos vocês, que amam e obedecem ao Senhor! Vou lhes contar tudo que Ele fez por mim.

17 - Orei a Ele pedindo ajuda e dando louvor.

18 - Se eu tivesse guardado lugar para o pecado no meu coração, Deus nunca teria me ouvido!

19 - Mas Ele me ouviu! Ele atendeu à minha oração!

20 - Louvado seja Deus porque Ele não rejeitou a minha oração, e não deixou de me dar seu amor constante e fiel.

Capítulo 67

Salmos 67



1 - QUE DEUS NOS salve com a sua graça e nos abençoe! Que a luz de seu rosto brilhe sobre nós.

2 - Assim saberemos por onde Ele quer que nós andemos. Assim todas as nações conhecerão a sua salvação!

3 - Todos os povos da terra vão Te agradecer, ó Deus.

4 - Os homens ficarão muito alegres e cantarão hinos porque Tu julgas os povos com justiça e guias a vida das nações.

5 - Todos os povos da terra hão de Te louvar, ó Deus, todos os povos!

6 e 7 - A terra produziu grandes colheitas porque Deus, o nosso Deus nos abençoou. Por isso, todos os povos da terra respeitarão ao Senhor; até nos lugares mais distantes Ele será louvado.

Capítulo 68

Salmos 68



1 - DEUS SE LEVANTOU! De repente todos os seus inimigos fugiram da sua presença! Somem os que odeiam a Deus!

2 - Tu espalhas teus inimigos como o vento espalha a fumaça. Os pecadores desaparecem na presença de Deus, como a cera se derrete no fogo.

3 - Os justos, ao contrário, sentem prazer e cantam de alegria na presença do Senhor. Exultam e ficam contentes.

4 - Cantem a Deus, louvem o seu nome com salmos! Dêem honra a quem anda rapidamente sobre as nuvens; é o Senhor, o motivo para sua alegria.

5 - Pois Ele é o Pai dos órfãos; Ele faz justiça às viúvas. Deus cuida deles desde o Santo Lugar onde vive.

6 - Deus dá uma grande família às pessoas solitárias, liberta os presos e lhes dá riqueza e felicidade. Para os rebeldes, porém, Ele dará fome e terra seca.

7 - Ó Deus, quando Tu guiaste o teu povo através do deserto naquela grande marcha,

8 - a terra tremeu e os céus deixaram cair à chuva, na tua presença. Até o Monte Sinai tremeu diante da tua presença, ó Deus de Israel.

9 e 10 - Sim, deste chuva ao teu povo quando a terra já estava seca e não produzia mais. Então Israel viveu tranqüilo em sua terra porque Tu, com grande bondade, deste casa e alimento a quem precisava.

11 a 13 - O Senhor falou e os inimigos fugiram, reis e seus exércitos. As donas de casa, em grande número, levaram as boas notícias e repartiram as riquezas conquistadas. Mulheres humildes, que viviam junto aos currais de ovelhas ficaram cobertas de prata e ouro, belas como pombas.

14 - Quando Deus espalhou os exércitos inimigos, foi como o calor da primavera derretendo a neve no Monte Salmom.

15 e 16 – OS Montes de Basã, altos e belos, foram criados por Deus, mas Ele escolheu o Monte Sião para ser a sua morada. Por que, montes de Basã, vocês estão com inveja? Saibam que Sião será a eterna morada de Deus.

17 - Cercado por milhares de carros, o Senhor deixa o Monte Sinai e vem para sua morada, no Monte Sião.

18 - Ele subiu às alturas, vencendo o próprio cativeiro. Recebeu dons para os homens, até para os rebeldes, e assim o Senhor Deus se faz presente no meio deles.

19 - Louvado seja o Senhor Ele leva nossos problemas e nos dá a sua salvação.

20 - O nosso Deus tem o poder para nos livrar. Ele, o Senhor, é quem nos pode livrar da morte.

21 - Mas Ele destrói violentamente os seus inimigos, rebeldes e pecadores.

22 - O Senhor prometeu: Mostrarei aos israelitas onde se esconderam seus inimigos, seja nos montes de Basã, seja no fundo dos mares,

23 - para Israel se vingar completamente deles. Os cachorros de Israel comerão a carne dos inimigos de meu povo.

24 - Aos poucos, o cortejo de Deus, o meu Rei, se aproxima do templo.

25 - À frente vão os cantores, atrás vêm os músicos tocando instrumentos de corda. Entre eles vêm as moças tocando pandeiros.

26 - Todos a congregação deve louvar a Deus! É do Senhor que Israel recebe a bênção.

27 - À frente do povo marcha a tribo de Benjamim, filho mais novo de Jacó. Logo atrás vêm os príncipes de Judá e seus acompanhantes, seguidos dos príncipes de Naftali e Zebulom.

28 - Ó Deus, ajunta toda a tua força, o teu poder que usaste para nos ajudar.

29 - Por causa do amor ao teu templo, os reis da terra trarão presentes a Ti, em Jerusalém.

30 - Repreende nossos inimigos, ó Deus; o Egito e as outras nações poderosas à nossa volta. Humilha as nações que exigem impostos aos povos mais fracos; castiga as nações que amam a guerra.

31 - O Egito manda seus presentes por meio de homens muito importantes; a Etiópia traz as mãos cheias de tesouros para oferecer a Deus.

32 - Reinos da terra, cantem salmos de louvor ao Senhor Deus,

33 - a Ele que vive acima de todos os céus eternos. Ouçam a sua voz poderosa como o trovão.

34 - A Deus pertence o poder! Ele é rei sobre Israel e mostra toda a sua grandeza ao seu povo. Os céus revelam aos homens o grande poder de Deus.

35 - Ó Deus, Tu revelas tua grandeza no teu templo! Tu, ó Deus de Israel, dás força e poder ao teu povo. Louvado seja Deus!

Capítulo 69

Salmos 69



1 - SALVA-ME Ó DEUS! As águas subiram muito e estou quase me afogando.

2 - Meus pés afundam cada vez mais na lama; não consigo me firmar em pé; rios profundos ameaçam me cobrir completamente.

3 - Já estou cansado de gritar pedindo ajuda, minha garganta está seca; meus olhos já estão fracos de tanto chorar, esperando o meu Deus entrar em ação.

4 - Muita gente me odeia sem qualquer motivo; tenho tantos inimigos que é impossível contar, gente poderosa que tenta

me matar à traição. Eles me obrigam a pagar por crimes que não cometi.

5 - Ó Deus, Tu conheces muito bem as minhas culpas; sabes que sou um perfeito tolo.

6 - Ó Senhor, Deus do Universo, não permitas que outras pessoas que confiam em Ti percam a esperança e a fé por minha causa. Não deixes que elas sejam envergonhadas, ó Deus de Israel!

7 - Pois venho passando por todos esses sofrimentos, sofrendo as maiores vergonhas por amor a Ti.

8 - Até meus irmãos se afastam de mim e fingem não me conhecer!

9 - O grande interesse que tenho por Ti e pela tua casa arde como uma fogueira dentro de mim. Por isso, teus inimigos me atacam como fazem contigo, com ofensas e mentiras.

10 - Enquanto eu jejuava e chorava diante de Ti, eles zombavam e riam de mim!

11 - Quando me vesti de pano grosso de saco, mostrando tristeza e humilhação todos começaram a rir e zombar de mim.

12 - Nas rodinhas de amigos, por toda a cidade sou o assunto do dia; até os bêbados fazem cantigas zombando de mim!

13 - Mas, apesar de tudo isso, continuarei orando a Ti, Senhor. Eu sei que a hora feliz da tua resposta se aproxima. Ó Deus, responde a minha oração, pelo teu grande amor e pela tua fidelidade como Salvador!

14 - Tira-me desse atoleiro; não me deixes afundar na lama. Salva-me dos meus inimigos e das águas profundas!

15 - Não deixes que este rio profundo me carregue, não me deixes afundar! Não deixes que se feche a boca do poço onde fui jogado!

16 - Ó Senhor, responde-me! O teu amor cuidadoso e fiel é bom demais para mim. Olha para os meus problemas e ajuda-me, conforme a tua rica misericórdia.

17 - Não Te escondas deste teu servo! Vê como estou cercado de problemas e responde-me depressa.

18 - Ó Senhor, chega bem perto de mim e seja meu Salvador! Salva a minha vida dos meus inimigos!

19 - Tu bem sabes como eles me ofendem, sabes a vergonha que passo por causa deles. Tu conheces todos os meus inimigos!

20 - O desprezo dessa gente cortou o meu coração e eu perdi a vontade de viver; Esperei que algum deles tivesse pena de mim, mas foi em vão. Ninguém, ninguém veio me consolar!

21 - Quando eu estava com fome, eles me deram veneno para comer; quando eu estava morto de sede, eles me deram vinagre.

22 - Suas alegrias hão de se transformar em desgraça; a sua tranqüilidade acabará em sofrimento.

23 - A luz de seus olhos se transformará em trevas; viverão fracos para sempre.

24 - Lança sobre eles a tua ira; queima essa gente com o fogo do teu furor!

25 - Faze com que as suas casas fiquem abandonadas e desertas!

26 - Eles procuram destruir as pessoas castigadas por Ti e aumentam os sofrimentos de quem Tu feriste.

27 - Ajunta um a um os pecados deles, e não lhes dês o teu perdão!

28 - Risca essas pessoas do livro dos vivos; não deixes que elas permaneçam para sempre ao lado dos justos.

29 - Senhor, vê como estou desesperado e triste! Vem socorrer-me e colocar-me em lugar seguro.

30 - Então cantarei louvores a Ti, ó Deus. Darei glórias a Deus com cânticos de gratidão!

31 - Isso vale mais para o Senhor do que o sacrifício de um touro ou de um boi.

32 - Os fracos e humildes verão isso e ficarão muito alegres. Quem procura viver junto ao Senhor tem sempre uma esperança nova no coração.

33 - O Senhor sempre responde a quem precisa dele e nunca despreza quem está dominado pela dor;

34 - Dêem glória a Deus, céus e terra! Louvem a Deus os mares e tudo que vive neles.

35 - Pois Deus salvará Jerusalém e reconstruirá as cidades de Judá. Lá os israelitas viverão em paz e serão donos de sua terra para sempre.

36 - As famílias dos servos de Deus ganharão as cidades de Judá como herança; nela viverão os que amam o Senhor.

Capítulo 70

Salmos 70



1 - UMA SÚPLICA DE Davi, para ser cantado pelo cantor principal do templo. Ó DEUS, VEM me livrar! Ó Senhor, vem socorrer-me depressa!

2 - Cobre de vergonha os que procuram acabar com a minha vida. Impede a ação dessa gente! Acaba com a reputação dos meus inimigos!

3 - Sejam castigados por causa de sua maldade essas pessoas que riem da minha desgraça.

4 - Enche com a tua alegria e felicidade os que Te procuram. Os homens que amam a tua salvação Te louvarão dizendo: "Deus é grande e poderoso!"

5 - Eu sou fraco e estou passando por terríveis necessidades. Por isso, ó Deus, vem socorrer-me depressa! Tu és o meu apoio, Tu és o meu Salvador! Ó Senhor, não demores!

Capítulo 71

Salmos 71



1 - SENHOR, TU ÉS o meu abrigo. Não me deixes ser envergonhado!

2 - Por causa da tua justiça, devolve-me a liberdade perdida. Presta atenção à minha oração e salva-me.

3 - Sê para mim uma Rocha firme, onde eu sempre encontre proteção. Eu sei que Tu já ordenaste a minha salvação, pois Tu és a minha proteção, a minha fortaleza.

4 - Meu Deus, livra-me do homem perverso, das maldades do homem injusto e cruel.

5 - Tu, Senhor Deus, és a minha esperança. Eu confio em Ti desde a infância!

6 - Sim, desde o meu nascimento, Tu tens sido o meu apoio; Tu me deste vida, e por isso eu canto glórias a Ti a todo instante.

7 - Muita gente acha que o que me aconteceu foi milagre; mas tudo aconteceu porque Tu és o meu forte auxílio.

8 - Por isso, eu Te louvo com minhas palavras de dia e de noite. Eu dou glória a Ti a todo instante.

9 - E agora que estou velho e fraco, por favor, não me rejeites nem me deixes de lado!

10 - Meus inimigos já se reuniram para fazer planos contra a minha vida, dizendo:

11 - Deus o abandonou! Vamos atrás dele; desta vez ele não escapará de nós! Ninguém o salvará!

12 - Ó Deus, não Te afastes de Mim! Meu Deus, vem depressa me socorrer!

13 - Destrói os meus inimigos! Joga por terra o nome que eles têm, para ficarem envergonhados diante de todos os homens.

14 - Eu continuarei a confiar em Ti e louvarei o teu nome cada vez mais.

15 - Contarei ao mundo a tua bondade e justiça; direi de todas as coisas que fizeste para me salvar. Foram tantas que eu nem posso imaginar seu número!

16 - Vivo sustentado pela força do Senhor, e por isso vivo contando aos outros que somente Ele é justo e bom.

17 - Ó Deus, Tu tens sido o meu mestre, desde a minha infância; hoje sou velho, mas nunca deixei de contar a outros os teus grandes milagres.

18 - Não me abandones, ó Deus, agora que estou velho e de cabelos brancos. Ainda quero contar aos jovens de hoje (e aos filhos deles) os teus grandes feitos e o teu poder.

19 - A tua justiça, ó Deus, é mais alta que os céus. Tu tens feito grandes milagres; quem pode ser comparado a Ti? Ninguém!

20 - Tu me deixaste passar por terríveis problemas e tristezas, mas ainda me devolverás a alegria de viver, tirando-me da cova funda em que eu cair.

21 - Tu me darás muito mais honra do que eu tinha antes; Tu voltarás a me consolar das tristezas.

22 - Por isso, eu Te louvarei com a música dos instrumentos de corda, a lira e a harpa. Cantarei salmos para mostrar ao mundo que Tu és fiel, ó Santo de Israel.

23 - Cantarei bem alto, de tanta alegria, quando eu Te louvar. Todo o meu ser vibrará de alegria porque Tu me salvaste.

24 - Além disso, falarei a todo instante da tua justiça e bondade, porque Tu castigaste os que procuravam me destruir. Todos eles estão derrotados e envergonhados!

Capítulo 72

Salmos 72



1 - Ó DEUS, AJUDA o rei a governar com a tua justiça. Ajuda o filho do rei a andar em santidade.

2 - Ajuda o rei a governar o teu povo com justiça, tratando ricos e pobres da mesma maneira.

3 - As montanhas e morros darão muitos frutos e o povo viverá em paz, por causa do governo justo do rei.

4 - Ele fará justiça aos aflitos e ajudará as famílias pobres; mas castigará o ladrão e explorador dos fracos.

5 - Assim, os pobres e humildes amarão e respeitarão a Deus através dos anos, enquanto existirem sol e lua no céu.

6 - Faze com que o reinado de meu filho seja tão bom para o povo como a chuva forte da primavera - a chuva que rega a terra antes da colheita!

7 - Que durante o seu reinado haja muitos homens justos e a paz seja eterna!

8 - Estende o seu reino de um oceano a outro; que meu filho possa reinar desde o rio Eufrates até os confins da terra!

9 - Os habitantes do deserto se curvarão diante dele; os seus inimigos, humilhados, se arrastarão a seus pés.

10 - Os reis das terras junto ao Mar Mediterrâneo, até a terra de Társis, lhe pagarão impostos. Os reis de Sabá e Sebá lhe trarão presentes.

11 - Sim! Reis de todo o mundo virão se curvar perante ele, e todos os povos da terra serão seus servos.

12 - Isso acontecerá porque ele ajudará quem precisar de ajuda, ao pobre, ao fraco e a quem não tiver recursos.

13 - Com amor, ele se interessa pelos fracos e necessitados; ele salva os que não têm mais esperança de salvação.

14 - Ele dá grande valor à vida humana e salva os pobres e humildes da exploração e da violência.

15 - Que o rei tenha longa vida e receba grandes riquezas em ouro puro de Sabá! Todo o povo fará orações constantes em favor dele, e o Louvará todo dia.

16 - Durante seu reinado a terra produzirá cereais com fartura; até no alto dos montes haverá belas plantações. A terra produzirá tanto quanto o Líbano, e as cidades ficarão tão cheias de gente quanto os campos estão cobertos de capim.

17 - O nome do rei será famoso e respeitado para sempre; sua memória ficará para sempre, como o sol. Ele será uma bênção para todos os homens, e todos os povos lhe darão louvor.

18 - Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel! Ele é o único que faz grandes milagres.

19 - Bendito seja o seu nome glorioso, para sempre! Que a terra inteira fique cheia da sua glória! Amém! Amém!

20 - Aqui terminam os salmos de Davi, filho de Jessé.

Capítulo 73

Salmos 73



1 - É VERDADE! COMO Deus é bom para Israel, para as pessoas que têm corações puros.

2 - Mas eu quase tropecei e caí. Por pouco abandonei o caminho certo.

3 - Meu problema é que eu tinha inveja dos orgulhosos, vendo o sucesso e a felicidade dos maus.

4 - Para eles a vida é tranqüila e sem preocupações. Eles têm boa saúde, estão sempre gordos e fortes.

5 - Eles não precisam se cansar; nem passam pelos problemas e dificuldades dos outros homens.

6 - Por isso exibem seu orgulho como se fosse uma jóia; por isso a violência cerca suas vidas como uma roupa cobre o corpo.

7 - Por causa de sua riqueza, seus olhos desejam tudo que seus corações imaginam.

8 - São perversos por natureza; conversam com muito orgulho sobre as suas maldades e mentiras.

9 - Fazem ameaças contra o próprio Deus e suas calúnias se espalham por toda a terra.

10 - Por isso o povo confuso, procura orientação com esses homens e aceita tudo o que eles dizem, como se fosse água pura da fonte.

11 - E ainda pergunta: "Será que Deus sabe o que está acontecendo? Será que o Grande Deus entende o que se passa na terra?

12 - Vejam bem o que acontece com os orgulhosos! Eles não precisam se esforçar; vivem tranqüilos e suas riquezas aumentam a cada dia."

13 - Será que foi à toa que eu me esforcei para não pecar e permanecer puro?

14 - Vejam qual foi o resultado: sofrimento e problemas durante toda a vida!

15 - Se eu tivesse realmente dito essas coisas, seria um traidor do povo de Deus. 16 - Mas realmente é muito difícil entender esse fato – o sucesso de pessoas que desprezam a Deus!

17 - Até que um dia, quando estava no templo de Deus, entendi o triste destino reservado para essa gente.

18 - Deus os colocou num caminho bastante liso, onde eles vão escorregando até caírem na mais completa destruição. 19 - Eles serão destruídos de repente, destruídos completamente por aquilo que mais temem.

20 - Quanto Tu entrares em, ação, ó Senhor, removerás esta gente da tua presença, como nós apagamos o sonho da noite, quando acordamos.

21 - Quando meu coração ficou revoltado contra Deus, as minhas emoções entraram em guerra dentro de mim;

22 - agi como um irresponsável, como um louco ignorante diante de Ti.

23 - E apesar de tudo isso, Tu estavas sempre a meu lado, segurando bem firme a minha mão direita.

24 - Tu me guiarás com a tua sabedoria durante esta vida e depois me receberás ao teu lado, na glória.

25 - Quem mais, além de Ti, eu posso considerar como Deus? Ninguém! Aqui na terra, o que eu mais desejo é a tua presença.

26 - Minha saúde pode acabar, meu coração ficar doente, mas Deus é a fortaleza do meu coração. Ele é a minha eterna riqueza!

27 - Quem desprezar a Deus será destruído; quem se afastar de Ti será castigado com a morte eterna.

28 - Quanto a mim, eu acho maravilhoso viver bem perto de Deus. O Senhor Deus é a minha proteção, e por isso eu conto ao mundo as grandes coisas que Ele fez por mim.

Capítulo 74

Salmos 74



1 - Ó DEUS, POR QUE Tu nos abandonaste de uma vez por todas? Qual a razão dessa tua ira contra nós, as tuas ovelhas?

2 - Lembra-Te de que somos o teu povo escolhido, o povo que Tu compraste há muito tempo e libertaste da escravidão para ser tua propriedade. Lembra-Te de Jerusalém, o teu lar aqui na terra!

3 - Anda entre as ruínas da cidade e do templo! Vê que terrível destruição os inimigos fizeram.

4 - Lá onde o povo se reunia para Te adorar, os inimigos deram seus gritos de guerra e colocaram os seus deuses para comemorar a vitória.

5 e 6 - Quando entraram no templo e destruíram o forro das paredes, as placas de madeira trabalhada, eles eram como lenhadores derrubando uma floresta com seus machados.

7 - Incendiaram o templo; arrasaram completamente a tua casa; não deixaram pedra sobre pedra!

8 - Eles decidiram acabar de vez com a adoração a Deus, e por isso destruíram todos os lugares onde nosso povo se reunia para Te adorar.

9 e 10 - Os símbolos de nossa religião, a prova de que somos o teu povo, foram destruídos. Nossos profetas foram mortos e não existe quem possa nos dizer quando esta nossa miséria vai terminar. Até quanto, ó Deus, o inimigo vai continuar ofendendo o teu nome? Será que eles falarão coisas horríveis contra Ti para sempre?

11 - Por que demoras tanto a entrar em ação? Por que não estendes a tua mão direita para acabar com eles?

12 - Deus, o meu Rei, desde o começo da história realiza grandes milagres, salvando o seu povo em toda a terra.

13 - Com o teu poder abriste ao meio as águas do Mar Vermelho e nas ondas do mar destruíste o poder do Egito.

14 - Destruíste os exércitos egípcios, que acabaram servindo de alimento aos animais do deserto.

15 - Da rocha Tu fizeste correr fontes de água, e mais tarde secaste o rio Jordão para nosso povo passar.

16 - O dia e a noite pertencem a Ti, pois Tu criaste a lua e o sol.

17 - Tu criaste o mundo inteiro! Formaste as estações, o inverno e o verão.

18 - Agora, Senhor, vê como este povo inimigo Te ofende e despreza. Essa nação sem Deus e cheia de orgulho está dizendo coisas horríveis do teu nome!

19 - Não deixes Israel, a tua pomba predileta, ser destruído por esses inimigos, maus e ferozes como gaviões. Não Te esqueças do teu povo, pobre e fraco; protege a nossa vida!

20 - Lembra-Te do teu trato e das promessas que nos fizeste, porque a violência se espalhou por toda a terra, em cada canto e lugar escuro.

21 - Não permitas que os fracos e humildes sejam destruídos! Muda essa situação, para que os pobres e necessitados louvem o teu nome.

22 - Ó Deus, levanta-Te e decide de uma vez este caso com os teus inimigos. Dia e noite, sem parar, eles Te ofendem e desprezam.

23 - Não fiques surdo aos gritos dos teus inimigos, às pragas que eles lançam contra Ti, gritando cada vez mais alto.

Capítulo 75

Salmos 75



1 - MUITO OBRIGADO! Muito obrigado, ó Deus! Nós oramos a Ti e damos graças; contaremos ao mundo os teus grandes milagres.

2 - Tu prometeste: Na ocasião oportuna vou julgar com justiça os perversos.

3 - Mesmo que a terra trema e seus moradores vivam em tumulto, Eu manterei firmes as bases que sustentam o mundo!

4 - Muitas vezes avisei aos orgulhosos: Não fiquem cheios de si! Também disse aos que desprezaram a Deus: Não pensem que vocês são mais fortes que Deus!

5 - Não fiquem orgulhosos de seu poder, fazendo pouco caso do Senhor, a Rocha de Israel.

6 - A força e a ajuda de que o homem precisa não vêm desta terra, seja de onde for.

7 - Deus é quem julga os homens, dando força e poder a uns, e destruindo outros.

8 - Na mão do Senhor há uma taça, cheia de um vinho forte e cheia de espuma. É a taça de seu julgamento, na qual os perversos beberão até a última gota.

9 - Mas eu viverei feliz para sempre, cantando alegres louvores ao Deus de Israel.

10 O Senhor promete: Destruirei o poder dos perversos mas aumentarei a força dos homens que Me obedecem.

Capítulo 76

Salmos 76



1 - DEUS É FAMOSO em Judá; seu nome é conhecido e respeitado pelo povo de Israel.

2 - Sua casa está em Jerusalém, o seu templo no Monte Sião.

3 - Ali Ele destruiu as flechas rápidas como raios, os escudos, as espadas e os batalhões do inimigo.

4 - Tu és maior e mais glorioso do que as altas montanhas, tão antigas.

5 - Os nossos inimigos mais ferozes foram derrotados; dormem o sono da morte e nem os soldados mais valentes puderam evitar a derrota.

6 - Quanto Tu deste ordem, ó Deus de Israel, carros de guerra, cavalos e cavaleiros ficaram paralisados, fora de ação.

7 - Tu és tremendo; não é sem razão que todos têm medo de Ti! Não há quem possa suportar a tua ira.

8 e 9 - Lá no Céu Tu decretaste a condenação dos nossos inimigos. Quanto Tu Te levantaste para cumprir a sentença e salvar o teu povo, fraco e humilde, a terra tremeu e os povos ficaram quietos de medo.

10 - E quando o homem, cheio de ira, se revolta contra Ti, a tua vitória ainda é maior e aumenta a tua glória. Os restos da batalha servem como enfeite para Ti!

11 - Cumpram todas as promessas que fizeram ao Senhor, o seu Deus. Todos devem trazer ofertas de gratidão a Ele por que Deus é digno de respeito e honra.

12 - Ele acaba com o orgulho dos príncipes, e todos os reis da terra têm medo dele por causa de seus grandes feitos!

Capítulo 77

Salmos 77



1 - EU CLAMO AO Senhor; em alta voz falo com Deus, procurando a sua ajuda.

2 - Estou cercado de problemas, e por isso peço ajuda ao Senhor. Oro a Ele noite adentro sem parar! Para mim não haverá alegria, até que Deus me tire desta situação difícil.

3 - Lembro-me de Deus, penso nEle e começo a gemer, com o coração pesado, esperando ansiosamente a sua ajuda.

4 - Por sua causa não consigo dormir, esperando sua ajuda. Estou tão confuso e perturbado, que nem consigo falar!

5 - Fico lembrando os velhos tempos, coisas gostosas que aconteceram no passado.

6 - Lembro as canções alegres que eu cantava à noite. Penso muito, examinando o meu espírito.

7 - Será que o Senhor me abandonou para sempre? Será que nunca mais vai se agradar de mim?

8 - Teria acabado completamente o seu amor fiel e cuidadoso? Será que as suas promessas eternas perderam o valor?

9 - Será que Deus se esqueceu de mostrar compaixão? Será que Ele ficou tão zangado que não quer mais dar sua misericórdia a mim?

10 - Então pensei comigo mesmo: "Este deve ser o meu problema: pensar que o Grande Deus mudou e deixou de amar seu povo."

11 - Comecei, então, a lembrar as obras do Senhor, os grandes milagres que Ele realizou no passado.

12 - Penso em tudo que Ele fez por nós. Que grandes maravilhas! Concentro meus pensamentos naqueles milagres e digo:

13 - Teus caminhos, ó Deus, são santos e perfeitos! Não existe outro deus igual a Ti!

14 - Tu és o Deus que faz maravilhas; mostras a todos os povos da terra o teu grande poder.

15 - Tu libertaste o teu povo, as famílias de Jacó e José, com teu poder.

16 - Quando o Mar Vermelho Te viu, tremeu de medo e abriu ao meio as suas águas. Até o fundo do mar tremeu!

17 - Nuvens negras deixaram cair a chuva, os trovões estouraram e os raios cortaram o céu de uma ponta à outra.

18 - No meio do vento que ia e vinha, ouvia-se o barulho do trovão; os relâmpagos iluminaram o mundo, enquanto a terra tremia e se sacudia violentamente.

19 - A estrada que Tu fizeste para o teu povo foi um caminho por dentro das águas do mar; uma estrada que ninguém conhecia!

20 - Tu guiaste o teu povo como um rebanho de ovelhas, e os pastores foram Moisés e Arão.

Capítulo 78

Salmos 78



1 - Ó MEU POVO, escute com atenção a minha lei. Abra seus ouvidos para as coisas que eu vou ensinar.

2 - Como ilustração eu contarei fatos da história do nosso povo, história muito antiga,

3 - que nossos pais e avós nos contaram e conhecemos muito bem.

4 - Vou lhes contar essas coisas para vocês poderem passar adiante a história dos milagres maravilhosos que o Senhor realizou e do seu grande poder, contando tudo isso a seus filhos e netos.

5 - Ele deu suas Leis a Israel para mostrar sua vontade ao povo, e ordenou aos antigos israelitas que ensinassem essas Leis a seus filhos.

6 - Assim, cada nova geração saberia a vontade do Senhor e ensinaria a geração seguinte,

7 - para que sempre confiassem em Deus e nunca esquecessem seus grandes milagres, obedecendo fielmente os mandamentos do Senhor.

8 - Assim, eles não seriam como os primeiros israelitas, rebeldes e teimosos, infiéis a Deus por causa de seu coração sem fé!

9 - Os soldados de Efraim, embora estivessem bem armados, bateram em retirada no dia da batalha.

10 - Eles não cumpriram o trato que tinham feito com Deus, e desobedeceram à sua Lei.

11 - Esqueceram os grandes feitos de Deus e os maravilhosos milagres que Ele fez diante do povo de Israel.

12 - No começo da nação israelita, Ele fez coisas incríveis na terra do Egito, no palácio de Faraó.

13 - Depois, abriu ao meio as águas do Mar Vermelho para os israelitas passarem. As águas ficaram paradas, como numa represa.

14 - Durante o dia Ele guiava o povo com uma nuvem; durante a noite com uma coluna de fogo.

15 - No deserto, abriu as rochas e deu ao povo muita água para beber, como se a água brotasse de uma fonte.

16 - Das rochas quentes do deserto Ele fez correrem verdadeiros rios de água.

17 - E apesar de tudo isso, continuaram a desobedecer lá no deserto sendo rebeldes contra o Grande Deus.

18 - Em seus corações eles abusaram da paciência de Deus, reclamando do maná e pedindo comida de que gostavam.

19 - Reclamaram contra Deus, resmungando: Será que Deus é capaz de nos dar uma comida gostosa aqui no meio do deserto?

20 - Ele já nos deu água, fontes que brotaram em grandes quantidades das pedras; agora queremos ver se Ele pode nos dar pão e carne também.

21 - Quando o Senhor ouviu isso, se aborreceu. Castigou os rebeldes mandando fogo do céu, e mostrou a sua ira contra Israel

22 - porque os israelitas não confiaram nEle, nem creram em Deus como seu Salvador na hora da dificuldade.

23 - Apesar de tudo isso Ele deu ordens e abriu as janelas do céu,

24 - fazendo chover maná sobre os israelitas! Assim, Deus lhes deu pão do céu para comer!

25 - Os israelitas comeram comidas de anjos, até não agüentarem mais.

26 - Com seu grande poder Deus dirigiu o vento leste e o vento sul,

27 - fez cair milhões de aves sobre o povo, tantas que não se podia contar!

28 - As aves caíram junto às tendas do povo, por todos os lados!

29 - Então todos comeram à vontade toda a carne que queriam, porque Deus lhe tinha atendido os pedidos.

30 - Mas o povo pecou, comendo muito mais do que era necessário; enquanto ainda estavam comendo,

31 - Deus mandou seu castigo, e alguns dos homens mais fortes de Israel morreram. 32 - Ainda assim o povo continuou pecando, não crendo em Deus, apesar de todos os milagres maravilhosos.

33 - Como castigo Ele encurtou a vida daquela geração e deu aos israelitas muitos sofrimentos.

34 - Quando Deus castigava o povo com pragas e morte eles se aproximavam dEle arrependidos.

35 - Lembravam que Deus era a sua Rocha, o Grande Deus, o Salvador.

36 - Mas essa adoração era da boca para fora procurando enganar a Deus

37 - porque seus corações não pertenciam

completamente a Deus, e eles não cumpriam o trato feito com o Senhor.

38 - No entanto, Deus tinha muita compaixão e perdoava os pecados de povo em vez de destruí-lo. Várias vezes Ele desviou a sua ira e conteve o seu furor,

39 - pois sabia que eram homens, simples homens, cuja vida some num instante como o vento que passa.

40 - Quantas e quantas vezes eles se revoltaram contra Deus no deserto, abusando da sua paciência naquela terra seca e vazia!

41 - Volta e meia eles provocavam a ira de Deus e pela sua falta de fé impediram que o Santo de Israel mostrasse toda a sua grandeza.

42 - Eles se esqueceram do grande poder de Deus, da maneira maravilhosa pela qual Ele livrou o seu povo do inimigo.

43 - Esqueceram-se dos milagres que Ele fez no Egito para ensinar; grandes maravilhas realizadas no palácio de Faraó.

44 - Ele transformou em sangue as águas dos rios do Egito, e não havia água para os egípcios beberem;

45 - cobriu a terra do Egito de moscas e depois mandou rãs, que invadiram todo o país e destruíram muita coisa.

46 - Entregou as colheitas do Egito às lagartas. As plantações onde os egípcios tanto trabalharam foram devoradas pelos

gafanhotos.

47 - As plantações de uvas e de figos foram destruídas pela chuva de pedras com geadas mandadas por Deus.

48 - Durante as tempestades, as pedras e os raios mataram muitos animais dos rebanhos egípcios.

49 - Deus lançou contra os egípcios todo o furor da sua ira, com seu castigo, a violência e grandes desgraças. Soltou contra o Egito anjos que provocavam sofrimento e destruição.

50 - Não segurou a sua ira, não procurou evitar a morte dos egípcios e mandou pragas e pestes contra aquela terra.

51 - Finalmente, matou o filho mais velho de todas as famílias do Egito, rapazes que eram a força e a alegria dos lares egípcios.

52 - Levou seu povo para fora do Egito, como um pastor guiando suas ovelhas; conduziu Israel através do deserto.

53 - Guiou o povo em paz e segurança e assim Israel não teve medo; seus inimigos, porém, foram afogados no Mar Vermelho.

54 - Deus levou o povo até sua terra santa, a terra que Ele criou com seu poder.

55 - De lá, Ele expulsou outras nações, bem diante dos olhos deles. Deu a cada tribo de Israel um bom pedaço de terra, onde eles armaram suas tendas.

56 - Mas apesar de todas essas bênçãos, continuaram a ser rebeldes e desobedientes a Deus; abusaram da paciência de Deus, deixando de cumprir a sua vontade.

57 - Cometeram os mesmos pecados da geração anterior; desviaram-se do caminho certo como um arco torto, cujas flechas nunca acertam o alvo.

58 - Provocaram Deus, construindo altares pagãos e adorando imagens de falsos deuses, no alto dos morros.

59 - Deus viu e ouviu todos esses pecados, ficou zangado com o povo de Israel, cansado de tanta desobediência e não quis mais saber dele.

60 - Por isso, Ele abandonou o pequeno templo de Silo, o lugar que era a sua casa entre os homens.

61 - Por isso, deixou que a Arca, símbolo da glória e do poder de Deus, fosse conquistada pelos inimigos de Israel.

62 - Deixou os israelitas morrerem aos montes nas batalhas, porque estava muito zangado com o seu povo escolhido.

63 - Rapazes israelitas morreram queimados, e as moças não tinham com quem se casar.

64 - Os sacerdotes morriam na guerra e as esposas nem podiam fazer cerimônias próprias, com música triste e choro.

65 - Foi então que o Senhor Se levantou, como alguém que acorda do sono, como um homem forte e valente estimulado pelo vinho.

66 - Com golpes poderosos obrigou os inimigos a recuarem, envergonhados para sempre.

67 - Tirou da família de José, da tribo de Efraim, a liderança em Israel.

68 - Em seu lugar escolheu a tribo de Judá, o Monte Sião que Ele tanto amava.

69 - Ali Ele construiu o seu templo, alto e firme como a terra, eterno como os céus.

70 - Escolheu como rei o seu servo Davi, que antes era pastor de ovelhas.

71 - Deus tirou Davi do meio das ovelhas e dos cordeirinhos para ser o pastor de Israel, o seu povo escolhido.

72 - Davi guiou o povo com um coração sincero e atos inteligentes.

Capítulo 79

Salmos 79



1 - Ó DEUS, TUA terra santa foi invadida por povos que não Te conhecem. Eles mancharam a santidade do teu templo e fizeram de Jerusalém um montão de ruínas.

2 - Mataram muitos israelitas, teus servos, e deixaram os corpos dos teus fiéis espalhados pelo chão, para servirem de comida às aves e animais ferozes.

3 - O sangue do teu povo escolhido correu como água nas ruas de Jerusalém, e não houve ninguém que enterrasse os mortos.

4 - Agora somos motivo de riso e zombaria para as nações mais próximas.

5 - Ó Senhor, até quando ficarás zangado conosco? Até quando o teu zelo por nós vai queimar como um fogo?

6 - Lança a tua ira contra os povos que não Te conhecem, contra as nações que não Te adoram como Deus!

7 - Porque eles destruíram Israel, casa por casa, como animais ferozes devorando sua vítima.

8 - Não nos castigues por causa dos pecados dos nossos antigos parentes. Vem depressa socorrer-nos com a tua misericórdia, pois estamos muito fracos e humilhados.

9 - Ó Deus, nosso Salvador, pela tua própria glória, ajuda-nos! Mostra ao mundo quem és Tu, salvando-nos e perdoando os nossos pecados.

10 - Faze isso, senão as outras nações vão zombar de nós e perguntar: "Como é, onde está o seu Deus?" Vinga pessoalmente a morte dos teus servos e permite que nós vejamos a tua vingança.

11 - Ouve os gemidos e lamentos dos israelitas prisioneiros; pelo teu grande poder, salva os que estão condenados à morte.

12 - Ó Senhor, castiga com destruição sete vezes maior as nações vizinhas que zombam de Ti.

13 - Então nós, as tuas ovelhas, Te ofereceremos a nossa gratidão para sempre, e anunciaremos ao mundo a tua glória, através das gerações.

Capítulo 80

Salmos 80



1 - OUVE A MINHA oração, ó Deus cujo trono fica acima dos anjos, Tu que és o Pastor de Israel e guias o teu povo como a um rebanho. Mostra ao mundo a tua glória.

2 - Mostra a Efraim, Benjamim e Manassés o teu poder. Levanta-Te e vem nos salvar!

3 - Ó Deus, leva-nos de volta a Ti! Ilumina nossa vida com a luz do teu rosto, e assim seremos salvos.

4 - Ó Senhor, Deus de todo o universo, até quando ficarás zangado e deixarás de ouvir as nossas orações?

5 - Tu nos deste lágrimas em lugar de comida, e sofrimento em lugar de bebida.

6 - Tu nos transformaste no alvo da violência de todas as nações próximas, e os nossos inimigos zombam de nós.

7 - Ó Deus do universo, leva-nos de volta a Ti! Ilumina nossa vida com a luz do teu rosto e seremos salvos.

8 - Israel era uma pequena videira quando Tu nos trouxeste do Egito; expulsaste as nações pagãs que viviam nesta terra e plantaste aqui o nosso povo.

9 - Preparaste para Israel uma terra onde ele se firmou, com raízes profundas, e onde espalhou seus ramos.

10 - Os montes de Canaã foram cobertos com a sombra da videira. Os ramos cresceram e a videira ficou tão grande como os cedros criados por Deus.

11 - Os ramos se estenderam desde o Mar Mediterrâneo até o rio Jordão

12 - mas agora, por que deixaste os nossos muros serem derrubados e as nossas uvas serem arrancadas por todos que passassem pela terra?

13 - Os porcos selvagens arrancam as nossas raízes, e os animais do campo se alimentam de nossas uvas.

14 - Ó Deus do Universo, olha de novo para nós! Olha desde o céu e vem cuidar novamente da tua vinha.

15 - Protege o que Tu mesmo plantaste com a tua mão direita, o povo de Israel, teu filho que criaste para viver a teu lado.

16 - A tua vinha está queimada, os seus ramos foram cortados. Eles murcham e secam por causa da tua ira.

17 - Abençoa com a tua mão direita o teu povo escolhido; abençoa e dá a tua força ao teu filho,

18 - e assim nós nunca mais Te deixaremos. Devolve-nos a vida e nós Te adoraremos.

19 - Ó Senhor Deus do Universo, leva-nos de volta a Ti! Ilumina nossa vida com a luz do teu rosto, e assim seremos salvos.

Capítulo 81

Salmos 81



1 - CANTEM COM ALEGRIA louvores a Deus, o Deus de Israel, pois Ele é quem nos dá força!

2 - Cantem salmos, com acompanhamento de pandeiros, harpas e liras.

3 - Toquem as trombetas no dia da lua nova! Participem das alegres festas da lua cheia e da Festa das Tendas!

4 - O Deus de Israel mesmo deu ao seu povo esses dias especiais de festa e alegria; na Lei, Ele marcou os dias certos para cada festa.

5 - Deus nos ordenou essas festas para lembrarmos como Ele destruiu os exércitos do Egito e nos tirou da escravidão. Foi então que Deus falou ao povo numa linguagem nova, dizendo:

6 - Eu tirei as cargas pesadas de seus ombros; livrei as suas mãos de carregar cestos grandes e pesados.

7 - Vocês Me chamaram no dia do sofrimento, pedindo a minha ajuda, e agora Eu os libertei. No alto do Monte Sinai vocês ouviram a minha voz, um poderoso trovão. Em Meribá, onde vocês redaram a falta de água coloquei à prova sua confiança em Mim.

8 - Meu povo, ouça com atenção os meus conselhos e as minhas ordens! Quem dera que vocês me escutassem!

9 - De maneira alguma vocês devem adorar outros deuses, ou ter imagens de falsos deuses em seus lares!

10 - Eu, o Senhor, sou o único Deus! Eu tirei Israel da escravidão no Egito. Ainda hoje sou capaz de lhes dar tudo que vocês quiserem!

11 - No entanto o meu povo não quis Me dar ouvidos; Israel não quis o meu amor.

12 - Por isso, vou deixar os israelitas teimosos fazerem sua própria vontade e seguirem pelos seus caminhos errados!

13 - Ah, seria tão bom se Israel me obedecesse, se o meu povo andasse pelos meus caminhos!

14 - Então Eu destruiria rapidamente os seus inimigos! Minhas mãos cairiam depressa sobre os adversários de Israel.

15 - Então o meu povo dominaria eternamente as nações que desprezam o Senhor.

16 - Eu mesmo alimentaria Israel com o trigo mais fino e o mel mais puro e delicioso!

Capítulo 82

Salmos 82



1 - DEUS É O GRANDE juiz no tribunal divino. Ele julgará as autoridades da terra.

2 - Até quando vocês vão ser injustos nos seus julgamentos, favorecendo os maus?

3 - Façam justiça para os pobres e os órfãos! Sejam honestos com as pessoas aflitas e sem ajuda!

4 - Socorram os fracos e necessitados! Salvem os pobres das mãos dos homens malvados.

5 - vocês são juízes cegos! Vocês não conhecem a Lei e não entendem a vida"! A sociedade humana está abalada porque vocês, as autoridades, estão perdidos na escuridão.

6 - Eu disse que vocês eram "deuses" e "filhos do Grande Deus",

7 - mas vocês não passam de homens e a morte vai provar que vocês são iguais a todos os outros príncipes pois todos devem morrer!

8 - Ó Deus, levanta-Te e julga a terra pois ela Te pertence. Todas as nações estão em tuas mãos.

Capítulo 83

Salmos 83



1 - Ó DEUS, NÃO fiques aí parado e calado, enquanto nós fazemos nossas orações!

2 - Os Teus inimigos se agitam; os que Te odeiam se reúnem, cheios de orgulho!

3 - Fazem planos inteligentes para destruir o teu povo; preparam projetos para acabar com a tua nação escolhida.

4 - Eles dizem: "Vamos riscar Israel do mapa; vamos apagar esse povo da memória dos homens!"

5 - Eles todos concordam quanto aos planos de guerra, e fazem um tratado de cooperação contra Ti –

6 - os edomitas ismaelitas e os moabitas e hagarenos,

7 - os soldados de Gebal, Amom e Amaleque, os filisteus e o exército de Tiro

8 - além disso, a Assíria se uniu aos povos que começaram com a família de LÓ, para ajudar os teus inimigos.

9 - Destrói essa gente como destruíste os midianitas, como destruíste os exércitos de Sísera e Jabim no riacho de Quisom,

10 - como derrotaste os teus inimigos em Endor, onde os corpos dos soldados mortos serviram de adubo para a terra.

11 - Faze aos seus generais o mesmo que fizeste a Orebe e Zeebe; destrói os capitães do inimigo como destruíste Zebá e Zalmuna,

12 - que tentaram conquistar as cidades do Senhor.

13 - Ó meu Deus, sopra esses inimigos para longe, como folhas levadas por um pé de vento, como palha carregada por uma ventania.

14 e 15 - Persegue os inimigos com as tuas tempestades, com os teus furacões, com o fogo que destrói uma floresta e se espalha pelas montanhas.

16 - Derrota essa gente completamente! Deixa os teus inimigos envergonhados, para que eles procurem Te conhecer e adorar.

17 - Quando eles forem destruídos e ficarem confusos, desorientados e envergonhados,

18 - aprenderão que só Tu, Senhor, és o Grande Deus que domina toda a terra.

Capítulo 84

Salmos 84



1 - COMO É GOSTOSO estar no teu templo, ó Senhor do Universo!

2 - A minha alma suspira, sente muita saudade do templo do Senhor! Meu coração e meu corpo vibram de emoção quando me aproximo de Deus!

3 - Os pardais e andorinhas fazem seus ninhos para proteger seus filhotes. O meu ninho, Senhor do Universo, meu Rei e meu Deus, são os teus altares!

4 - Como são felizes as pessoas que freqüentemente estão em tua casa, louvando o teu nome para sempre!

5 - Felizes são também as pessoas que fazem do Senhor a sua força e resolvem, em seu coração, seguir pelos retos caminhos de Deus!

6 - Elas são capazes de transformar lugares secos em fontes, transformar tristezas e sofrimentos em alegrias e bênçãos, em lugares cobertos de flores e frutos com a chuva da primavera.

7 - Sempre que surge uma dificuldade, elas recebem a força de Deus, vão sempre ao templo em Sião para adorar o Senhor.

8 - Ó Senhor, Deus do Universo, escuta a minha oração! Ouve, ó Deus de Israel.

9 - Tu és a nossa proteção; então ajuda e apóia o homem escolhido por Ti mesmo.

10 - Passar um dia no teu templo vale mais que viver mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ficar humildemente à entrada da Casa do meu Deus a viver em ricas casas, onde existe pecado e maldade.

11 - Pois o Senhor Deus é o nosso Sol e o nosso Protetor. Ele nos dá a sua graça e a sua glória, e nunca deixa faltar coisa alguma a quem anda nos seus retos caminhos.

12 - Ó Senhor do Universo, felizes mesmo são as pessoas que confiam em Ti!

Capítulo 85

Salmos 85



1 - SENHOR, TU DESTE grandes bênçãos a esta terra! Devolveste a Israel a riqueza e a paz.

2 - Perdoaste a desobediência do teu povo, cobriste todos os nossos pecados,

3 - e assim a tua ira se afastou de nós e se apagou o fogo do teu furor.

4 - Agora, ó Deus, nosso Salvador, leva-nos de volta a Ti, para que a tua ira nunca mais caia sobre nós.

5 - Será possível que a tua ira dure para sempre, e fiques zangado eternamente contra Israel?

6 - Não! Tu darás nova vida ao teu povo e ele se alegrará profundamente em Ti.

7 - Mostra o teu grande amor por nós, ó Senhor, e salva-nos!

8 - Ouvirei com atenção tudo que Deus, o Senhor, disser a seu povo! Ele fará promessas de paz ao seu povo escolhido, mas exigirá que os israelitas deixem de lado seus loucos pecados.

9 - A salvação do Senhor está bem perto de quem O obedece e respeita, quando isso acontecer ele encherá nossa terra com a sua glória.

10 - Então, o amor fiel e a verdade se encontrarão; a perfeita justiça e a paz andarão de mãos dadas.

11 - A verdade se espalha pela terra inteira e a justiça perfeita sorri para o mundo, lá do Céu.

12 - O Senhor nos dará grandes bênçãos, e a terra produzirá colheitas formidáveis.

13 - A justiça irá adiante do Senhor, e preparará um caminho para seguirmos os seus passos.

Capítulo 86

Salmos 86



1 - Ó SENHOR, CHEGA os teus ouvidos mais perto de mim! Responde-me, pois já estou desesperado com tantos problemas.

2 - Protege a minha vida do mal, porque eu me esforço para obedecer tua Lei. Ó meu Deus, salva-me, pois eu sou teu servo e confio em Ti!

3 - Salva-me com a tua graça ó Senhor, pois venho pedindo a tua ajuda dia e noite sem parar.

4 - Enche a minha alma de alegria, pois sou teu servo e concentro meus pensamentos e orações em Ti.

5 - Meu Senhor, Tu és bondoso, cheio de amor e sempre pronto a perdoar; Tu sempre ajudas todos os que Te procuram.

6 - Ó Senhor, ouve a minha oração! Escuta com atenção meus insistentes pedidos por misericórdia.

7 - Sempre que eu estiver com problemas pedirei a tua ajuda, porque Tu sempre me respondes!

8 - Não há, entre todos os deuses de outros povos, um único deus que possa ser comparado a Ti. Ninguém é capaz de fazer as coisas que Tu fazes!

9 - Todas as nações que Tu mesmo criaste, um dia virão e se curvarão diante de Ti, para Te adorar e louvar, ó Senhor!

10 - Pois Tu és grande e fazes grandes maravilhas. Tu és o único Deus!

11 - Ó Senhor, ensina-me o teu caminho verdadeiro, e eu andarei por ele; ajuda-me a Te amar e obedecer com todas as forças do meu ser!

12 - Eu Te darei graças, Senhor meu Deus, de todo o coração. Darei glória ao teu nome durante toda a minha vida,

13 - porque o teu amor fiel por mim é muito grande! Tu me salvaste quando eu estava às portas da morte!

14 - Ó Deus, um bando de homens orgulhosos e violentos procura me destruir, sem dar a menor importância a Ti.

15 - Mas Tu, Senhor, és o Deus que ama profundamente e perdoa mesmo quem não merece perdão; a sua paciência é grande, o seu amor fiel e a sua verdade duram para sempre.

16 - Volta-Te para mim e salva-me pela tua graça; dá forças a este teu servo, salva este filho da tua serva!

17 - Mostra-me uma prova de que realmente vais me ajudar, alguma coisa que deixe envergonhados os meus inimigos quando eles virem que Tu, Senhor, me ajudas e me consolas.

Capítulo 87

Salmos 87



1 e 2 - COLOCADA POR DEUS no alto de seu santo monte, lá está a cidade de Jerusalém, a cidade que o Senhor mais ama entre todas as cidades de Israel!

3 - Quantas maravilhas se contam a teu respeito, ó cidade de Deus!

4 - O Senhor diz: "Haverá entre os que Me conhecem pessoas nascidas no Egito, na Babilônia, na Filístia, em Tiro e na distante Etiópia.

5 - Então, o maior orgulho de homem será dizer, 'Eu nasci em Jerusalém'. Isso porque Eu, o Grande Deus, farei dela uma cidade segura e feliz."

6 - Quando o Senhor registrar os habitantes da terra, escreverá ao lado de alguns nomes: "Nascido em Jerusalém"

7 - E nos momentos de alegria, os homens dançarão ao som de uma canção que diz, "Jerusalém é a fonte da nossa alegria e esperança!"

Capítulo 88

Salmos 88



1 - Ó SENHOR, DEUS meu Salvador, dia e noite sem parar eu choro e imploro a tua ajuda.

2 - Escuta a minha oração, ouve os meus pedidos desesperados de socorro! 3 - Não há mais lugar em meu coração para tantas tristezas e males; sinto que estou muito próximo da morte.

4 - Todos dizem que é apenas uma questão de tempo, que já estou praticamente morto.

5 - Fui abandonado entre os mortos, como um soldado qualquer que morre e fica estendido no campo de batalha, gente que Tu esqueceste e abandonaste à própria sorte.

6 - Tu me lançaste num abismo profundo, num buraco tão escuro que eu morro de medo.

7 - A tua ira pesa como chumbo sobre mim; uma após a outra, as tuas ondas me encobrem e derrubam.

8 - Fizeste os meus amigos fugirem de mim; eles me detestam. Estou trancado numa prisão e não consigo fugir!

9 - Desesperado, chorei tanto que já não enxergo direito; todos os dias, sem parar, eu me ajoelho e peço a tua ajuda, Senhor.

10 - Em breve, já será tarde demais! Para que farás milagres, quando eu já estiver morto? Lá eu não poderei Te louvar!

11 - Depois de morto não poderei falar a outros da tua bondade; na sepultura não poderei mostrar aos homens como Tu és fiel.

12 - No mundo das trevas, quem irá contar os teus milagres? Quem anunciará a tua justiça na Terra do Eterno Esquecimento?

13 - Por isso, enquanto estou vivo, Senhor, peço o teu socorro com gritos e gemidos! Muito antes do sol raiar, a minha oração já foi feita a Ti.

14 - Por que, Senhor, não queres que eu viva na tua presença? Por que escondes o teu rosto de mim?

15 - Desde moço ando fraco e abatido, às portas da morte. O peso do teu castigo me deixou confuso e desorientado.

16 - Fui arrastado pelas ondas da tua ira; os teus golpes violentos acabaram comigo.

17 - Sou como uma ilha, cercado por um mar de medo.

18 - Tu afastaste de mim os antigos companheiros e conhecidos. Hoje, meu único amigo é escuridão.

Capítulo 89

Salmos 89



1 - CANTAREI PARA SEMPRE as provas do teu grande amor, ó Senhor! Anunciarei aos homens de todas as épocas a tua fidelidade!

2 - Pensei comigo mesmo: O grande amor de Deus é eterno e sempre novo! A tua fidelidade está firmada para sempre nos céus.

3 e 4 - O Senhor Deus declara: "Fiz um trato com o meu escolhido e prometi solenemente a Davi, meu servo: A sua família ocupará o trono de Israel para sempre!"

5 - Todos os céus louvam as tuas maravilhas, ó Senhor! Os santos anjos louvam a tua fidelidade.

6 - Quem, em todo o céu, pode ser comparado ao Senhor? Nenhum dos anjos poderosos chega a seus pés!

7 - Deus fica muito acima dos santos anjos; todos eles respeitam profundamente ao Senhor.

8 - Ó Senhor, Deus do Universo, onde existe alguém tão forte e poderoso como Tu? Senhor, Tu és a própria Fidelidade!

9 - Tu dominas o mar, quando ele está bravo; Tu acalmas as grandes ondas com a tua voz!

10 - Tu quebraste o Egito em pedaços! Com o teu grande poder feriste mortalmente os teus inimigos, e todos eles fugiram.

11 - OS céus são teus, a terra é tua! Sim, este mundo e tudo que nele existe foi criado por Ti.

12 - Tu criaste o norte e o sul; o Monte Tabor e o Monte Hermon vibram de alegria porque foram criados pelo teu grande poder.

13 - O teu braço é poderoso, a tua mão é forte! Tua mão direita é levantada, com poder e honra.

14 - O teu trono tem mais bases, a Justiça e Direito. Por onde quer que vás, o Amor e a Verdade Te acompanham.

15 - Feliz é o povo que Te adora com gritos de alegria pois o seu caminho será iluminado pela luz do teu rosto.

16 - Tu és a alegria constante desse povo, e ele se orgulha de conhecer a tua justiça e bondade.

17 - Nós nos orgulhamos porque Tu és a nossa força! Nosso poder depende inteiramente da tua bondade conosco.

18 - Tu mesmo, Senhor, és a nossa proteção. Tu nos deste o nosso rei!

19 - Há algum tempo, numa visão, Tu disseste ao teu profeta:a "Dei a um rapaz valente o poder para salvar o meu povo! Escolhi um rapaz humilde para ser rei.

20 - Encontrei Davi, o meu servo; como prova da minha escolha derramei o meu santo óleo sobre a sua cabeça.

21 - A minha mão confirmará as ações dele, e o meu braço será a sua força!

22 - Ele nunca será apanhado de surpresa pelos seus inimigos, nunca será derrotado pelos perversos!

23 - Eu mesmo destruirei os seus inimigos e castigarei quem odiar Davi.

24 - A minha fidelidade e o meu amor cuidadoso estarão sempre a seu lado e ele se tornará forte e poderoso graças a Mim.

25 - Darei a Davi um reino que vai desde o Mar Mediterrâneo até o Rio Eufrates.

26 - Ele me agradecerá dizendo: 'Tu és o meu Pai, o meu Deus, a Rocha onde eu encontro a salvação!'

27 - Por isso, darei a ele as honras de meu primeiro filho, e farei dele o rei mais poderoso em toda a terra.

28 - Eu nunca lhe negarei o meu amor fiel; o meu trato com ele ficará firme para sempre.

29 - Sua família nunca acabará; ele sempre terá um herdeiro para ocupar o seu trono, que será eterno como o céu.

30 - Se os seus filhos e netos desprezarem a minha Lei, e não andarem pelos meus perfeitos caminhos,

31 - se não derem importância às minhas ordens escritas e desobedecerem os meus mandamentos,

32 - Eu mesmo castigarei com varas e chicotadas as desobediências e desvios de cada um deles.

33 - Mas isso não significa que meu amor para com eles terminou, nem que deixarei de ser fiel ao meu trato com Davi.

34 - Não! Jamais quebrarei o meu trato e nunca voltarei atrás de uma só palavra das promessas que fiz a ele.

35 - Porque Eu fiz esta promessa solene a Davi, baseado na minha santidade:

36 - A sua família será eterna! O seu trono ficará firme para sempre diante de mim, como o sol

37 - e como a lua; ele nunca mudará, como as leis que Eu criei para o dia e a noite.

38 - Por que, então, abandonaste o teu escolhido? Por que ficaste tão furioso com o rei?

39 - Por que deixaste de lado o trato feito com teu servo? A coroa do rei ficou sem valor, pois foi jogada na lama.

40 - Os muros de nossa capital e as nossas fortale­zas foram destruídos.

41 - Quem passa por perto de nós leva um pouco do que sobrou, e todos os nossos vizinhos zombam de Israel.

42 - Tu deste força aos inimigos do rei, e eles se alegraram com a nossa derrota.

43 - Tornaste as nossas armas inúteis, e não ajudaste o rei na hora da batalha.

44 - Apagaste o brilho glorioso do nosso reino e derrubaste o trono do nosso rei.

45 - Fizeste o rei envelhecer depressa de­mais! Tu cobriste o nosso rei de vergonha e humilhação.

46 - Ó Senhor, até quando esta situação vai continuar? Ficarás escondido de nós para sempre? O fogo da tua ira nunca se apagará?

47 - Lembra-Te, Senhor, de como a minha vida é curta! Será que Tu criaste o homem sem motivo, sem um propósito para a vida?

48 - Todos os homens terão de enfrentar a morte um dia; ninguém vive aqui para sempre! Quem é capaz de se livrar das garras da morte?

49 - Senhor, onde foi parar o amor tão grande do passado, o amor que juraste, com a tua fidelidade, dar a Davi para sempre?

50 - Vê bem, Senhor, a vergonha que os teus servos estão passando! Meu coração está carregado com as ofensas de outras nações.

51 - Teus inimigos, ó Senhor, se divertem humilhando o nosso rei, escolhido por Ti.

52 - Mas, mesmo assim, bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém!

Capítulo 90

Salmos 90



1 - ORAÇÃO DE MOISÉS, homem de Deus. SENHOR, TU TENS sido a nossa morada segura através de todas as gerações.

2 - Tu és o Deus eterno, sem principio nem fim; Tu já existias muito antes de fazer o mundo surgir e dos montes serem formados.

3 - Com uma simples palavra tua o homem vira pó. Basta dizeres: "Volte ao pó de onde você veio!"

4 - Para Ti, mil anos são como o dia de ontem, que já se foi, como uma noite de sono!

5 - Tu nos levas pelo rio da vida tão depressa quanto um sonho, como a erva que nasce pela madrugada,

6 - cresce durante a manhã e à tarde murcha e morre.

7 - A tua ira é capaz de nos destruir; o teu furor nos deixa confusos e desorientados.

8 - Nossas desobediências aparecem todas diante dos teus olhos; com a tua luz revelas os nossos pecados ocultos.

9 - Todos os dias de nossa vida se acabam, por causa da tua ira, e os anos se vão rápidos e tristes como um suspiro.

10 - O limite de nossa vida é setenta anos e só alguns, mais fortes, conseguem chegar a oitenta. Os melhores anos da vida são vazios e sofridos. Eles passam depressa, e nós desaparecemos.

11 - Ninguém sabe como é terrível a tua ira; se soubéssemos, nós Te respeitaríamos e obedeceríamos, como Tu mereces.

12 - Ensina-nos a contar os nossos dias e usar nosso pouco tempo para conseguir­mos a tua sabedoria.

13 - Ó Senhor , volta-Te para nós, mostra nos o teu amor! Até quando ficarás longe de nós?

14 - Enche, desde a manhã, a nossa vida com o teu amor fiel; assim cantare­mos de alegria e viveremos felizes para todo o sempre.

15 - Dá-nos alegria suficiente para compensar todas as desgraças que aconteceram conosco! Durante tantos anos suportamos sofrimentos, dá-nos agora outros tantos de felicidade!

16 - A nós, os teus servos, mostra teus milagres! Revela a tua glória aos nossos filhos.

17 - Ó Deus, nosso Senhor, cobre o teu povo com a tua gloriosa bondade! Dá-nos forças para o trabalho! Dá-nos sucesso em tudo que fizermos!

Capítulo 91

Salmos 91



1 - QUEM VIVE PROTEGIDO pelo Grande Deus, guardado pelo Deus Todo-Poderoso,

2 - pode dizer ao Senhor: Tu és a minha proteção, a minha fortaleza. Tu és o meu Deus, eu confio em Ti.

3 - Sim, Ele te salvará das armadilhas e das doenças mortais.

4 - Ele te protegerá debaixo das suas asas, e lá estarás em segurança. A sua fidelidade te protegerá como um escudo.

5 - Não terás medo da escuridão, nem da violência que acontece durante o dia.

6 - Não ficarás assustado com a doença que se espalha nas trevas nem com a destruição que acontece ao meio-dia.

7 - Mil podem ser feridos e cair à tua esquerda, dez mil podem morrer à tua direita, mas nenhum mal te acontecerá!

8 - Olharás tranqüilamente e verás Deus castigando os pecadores desobedientes.

9 - Tudo isso acontecerá porque disseste: "O Senhor é a minha proteção! O Grande Deus é a minha morada segura!"

10 - O mal não te apanhará de surpresa e o teu lar não será atingido por desgraças.

11 - O Senhor dará instruções especiais aos seus anjos para te protegerem em qualquer lugar onde fores.

12 - Eles te apoiarão com suas mãos, para não tropeçares nas pedras do caminho.

13 - Enfrentarás sem medo leões e cobras venenosas; matarás os leões e pisarás as cobras, e nada te acontecerá.

14 - Pois assim diz o Senhor sobre ti: Ele se entregou a mim de todo o coração, por isso Eu o salvarei! Ele Me conhece pessoalmente e por isso Eu o colocarei num lugar alto e seguro.

15 - Ele Me pedirá ajuda e Eu responderei. Quando estiver em dificuldades, Eu estarei a seu lado, resolverei seus problemas e lhe darei uma posição de honra.

16 - Darei a ele uma vida longa e feliz, e a minha salvação.

Capítulo 92

Salmos 92



1 - SALMO PARA SER cantado no Dia de Adoração ao Senhor. E BOM dizer "Muito obrigado, Senhor!" agrade­cer e cantar hinos a Ti, ó Grande Deus.

2 - É bom cantar a outros, cedo de manhã, sobre o teu amor cuidadoso e constante. À noite, é bom falar sobre a tua fidelidade.

3 - É bom cantar ao Senhor, ao som de instrumentos de dez cordas, da lira e da harpa.

4 - Quanta coisa boa fizeste para minha felicidade, ó Senhor! Meu coração canta de alegria por causa das tuas obras.

5 - Como são maravilhosos os teus feitos, ó Senhor! Como são sábios e profundos os teus pensamentos!

6 - O homem que não aceita o domínio de Deus não consegue perceber esta verdade:

7 - os perversos crescem e se espalham como erva num campo, os pecadores encontram o sucesso na vida, mas o fim deles todos já está preparado: a eterna destruição.

8 - Mas Tu, Senhor, és o Eterno Grande Deus!

9 - Todos os teus inimigos serão destruídos, acabarão mesmo, Senhor! Os que se dedicam a fazer o mal serão eliminados da terra.

10 - Mas a mim, Tu dás a força do boi selvagem! Tu derramas bênçãos sempre novas sobre mim!

11 - Meus olhos hão de ver a queda dos inimigos que vigiam os meus passos para me fazer mal; meus ouvidos ouvirão sobre o seu triste fim.

12 - Mas as pessoas que amam ao Senhor crescerão e darão frutos como a palmeira. Serão fortes como cedros do Líbano.

13 - Elas são como árvores plantadas nos jardins da casa do Senhor. Ali, dão bastante fruto.

14 - Mesmo na velhice crescerão e darão frutos, serão fortes e cheias de vida.

15 - Serão uma prova viva de que o Senhor é fiel. Ele é a minha Rocha, Ele é justo e perfeito!

Capítulo 93

Salmos 93



1 - O SENHOR É FIÉL. Ele está vestido com roupas reais, vestido com um manto de poder e força. O Senhor sustenta o mundo e ele fica firme!

2 - O trono do Senhor é eterno e seguro! Deus vive desde a eternidade.

3 - Ó Senhor, os rios sobem, as ondas dos rios crescem e o barulho dos rios aumenta

4 - mas Tu, Senhor, lá no céu, és mais forte e poderoso que o barulho das cachoeiras, que as grandes ondas do mar!

5 - As tuas Leis são verdadeiras, totalmente dignas de confiança. Por isso, Senhor, o teu povo deve viver em santidade e pureza, para todo o sempre!

Capítulo 94

Salmos 94



1 - Ó SENHOR, A TI pertence à autoridade para castigar! O Deus, faze brilhar a tua glória.

2 - Levanta-te, ó Juiz, e julga os homens! Castiga os orgulhosos como eles merecem.

3 - Até quando deixarás os maus sem castigo? Até quando os perversos se alegrarão de suas maldades?

4 - Falam palavras duras e violentas; eles se orgulham em contar os pecados que cometeram.

5 - Eles pisam o teu povo, ó Senhor! Maltratam os teus escolhidos!

6 - Matam viúvas e estrangeiros pobres! Assassinam órfãos indefesos

7 - e pensam: "O Senhor não vê o que estamos fazen­do! E se vê, não dará a menor importân­cia".

8 - Vocês são loucos! Quando será que vão entender as coisas e ter um pouco de juízo?

9 - Pensam que Deus não ouvirá? Foi Ele quem criou o ouvido! Pensam que Deus não verá? Foi Ele quem formou o olho!

10 - Ele julga e castiga as nações; pensam que Ele não vai castigar todos vocês? Ele dá conhecimento aos homens; como poderia deixar de saber o que vocês fazem?

11 - O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe que eles não passam de ilusão!

12 - Ó Senhor, que bênção é o homem a quem Tu corriges e ensinas a tua Lei!

13 - Assim, sua mente ficará em paz e ele esperará com paciência o dia em que os maus serão castigados.

14 - Pois o Senhor nunca abandonará o seu povo nem deixará os seus escolhidos à própria sorte porque são a sua herança.

15 - Ele fará os juizes julgarem com justiça novamente e os homens justos se alegrarão.

16 - Quem se levantará para me ajudar contra os maus? Quem ficará ao meu lado para me proteger dos pecados?

17 - Se o Senhor não tivesse me ajudado, eu já estaria no reino dos mortos há muito tempo!

18 - Quando eu gritei, "Socorro, estou caindo!" , o teu amor cuidadoso, Senhor, me segurou e me pôs em pé.

19 - Quando minha mente está cheia de dúvidas e preocupações, Tu me consolas e enches meu ser de alegria!

20 - Por que, então deixas um governo mau e injusto levar o teu nome? Eles torcem as Leis para poderem fazer o mal!

21 - Ajuntam-se para destruir os justos e condenam os inocentes à morte!

22 - Mas para mim há uma fortaleza segura, uma rocha firme onde eu me escondo, que é o Senhor, o meu Deus!

23 - Ele fará a maldade desses homens cair sobre eles mesmos; Deus destruirá essa gente com os pecados que eles vivem cometendo. O Senhor nosso Deus acabará com eles!

Capítulo 95

Salmos 95



1 - VENHAM, VAMOS CANTAR com alegria, louvando ao Senhor, pois Ele é a Rocha da nossa salvação!

2 - Vamos chegar diante dEle com os corações cheios de gratidão! Vamos louvar ao Senhor com salmos festivos!

3 - Pois o Senhor é o Grande Deus! Ele é um Rei bem diferente dos falsos deuses!

4 - A Ele pertencem as mais fundas cavernas e os montes mais altos.

5 - Os mares também Lhe pertencem, pois foram criados por Ele. Os continentes foram feitos pelas suas mãos.

6 - Venham, vamos nos ajoelhar e adorar o Senhor que nos criou!

7 - Ele é o nosso Deus, e nós somos o seu povo. Somos suas ovelhas, e Ele é o nosso Pastor. Como seria bom se hoje mesmo vocês ouvissem e obedecessem ao Senhor!

8 - Não sejam rebeldes como os antigos israelitas, quando estavam no deserto, em Meribá e Massá!

9 - Eles duvidaram de Mim e abusaram da minha paciência, depois de verem meus grandes milagres, diz o Senhor.

10 - Durante quarenta anos esse povo só Me deu tristezas, porque é um povo cujo coração está muito longe de Mim. É incapaz de compreender e aceitar a minha vontade.

11 - Por isso, cheio de ira, Eu prometi solenemente: o povo que saiu do Egito não entrará na Terra Prometida, o descanso que preparei para Israel!"

Capítulo 96

Salmos 96



1 - CANTEM AO SENHOR uma nova canção! Todos os povos cantem para louvar ao Senhor!

2 - Cantem para dar glória ao Senhor! Anunciem as suas qualidades, anunciem a sua salvação diariamente!

3 - Falem a todos os povos sobre a glória do Senhor! Contem os milagres tremendos que Ele faz!

4 - Pois o Senhor é grande; Ele merece a nossa adoração. Só Ele deve ser respeitado e obedecido entre os deuses.

5 - Os "deuses" de outras nações não passam de imagens, mas o Senhor criou os céus.

6 - A Ele pertencem a glória e o poder real; no seu templo podemos ver sua força e sua santidade.

7 - Povos do mundo, reconheçam que o Senhor é glorioso e poderoso.

8 - Dêem ao Senhor a glória que Ele merece! Tragam ofertas para louvar a Ele e cheguem diante dEle, no seu templo.

9 - Adorem ao Senhor na sua perfeita santidade. Todos os povos devem ter um profundo respeito por Ele.

10 - Espalhem a noticia entre as nações: "O Senhor é Rei da terra!" Ele estabeleceu o mundo e sustenta a terra; ele julga os povos com a mais perfeita justiça.

11 - Céus, alegrem-se! Terra, vibre de alegria! Oceanos, ilhas e animais marinhos, mostrem sua alegria com um barulho bem forte!

12 - Campos, flores e animais encham-se de alegria! Árvores das florestas, fiquem muito felizes

13 - porque o Senhor Se aproxima! Ele vem julgar a terra! Julgará as nações com justiça e fidelidade!

Capítulo 97

Salmos 97



1 - O SENHOR REINA! Vibre de alegria a terra, alegram-se as muitas ilhas nos mares.

2 - Ele está cercado de nuvens escuras! A Justiça e o Direito são as bases do seu trono.

3 - Por onde quer que Ele vá, um fogo vai à sua frente e destrói os seus inimigos.

4 - Ele ilumina o mundo com seus relâmpagos! Os homens vêem isso e tremem de medo!

5 - As montanhas se derretem como cera, quando surge o Senhor Dono e Soberano de todo este mundo.

6 - Os céus revelam ao homem a sua justiça e mostram a todos os povos a glória de Deus.

7 - Que a miséria caia sobre os homens que adoram imagens de deuses falsos e se orgulham dos seus ídolos. Todos esses "deuses" vão se curvar diante do Deus verdadeiro.

8 - Jerusalém e as cidades de Judá ouviram falar da tua justiça, ó Senhor, e se alegraram

9 - pois Tu és o Grande Deus de toda a terra. Tu, Senhor, estás muito acima de todos esses outros deuses.

10 - Vocês, que amam o Senhor, devem odiar o pecado! E fiquem tranqüilos, pois Ele protege a vida dos seus escolhidos e livra os que O amam da mão dos perversos.

11 - A luz se espalha na vida dos justos, e a alegria encherá a alma de quem têm coração sincero para com Deus.

12 - Ó justos, alegrem-se por causa do Senhor e cantem louvores a Ele!

Capítulo 98

Salmos 98



1 - CANTEM AO SENHOR uma nova canção, porque Ele fez grandes milagres! Sozinho, por seu grande poder, Ele conquistou a vitória!

2 - O Senhor anunciou ao mundo a sua salvação. Mostrou abertamente às nações a sua justiça.

3 - Foi fiel às suas promessas e mostrou novamente o seu grande amor ao povo de Israel; todos os povos viram como o nosso Deus nos salvou.

4 - Por isso, povos de toda a terra cantem louvores ao Senhor com profunda alegria! Alegrem-se! Gritem vivas! Cantem hinos!

5 - Acompanhem os seus louvores com o som das harpas. Cantem enquanto tocam.

6 - Usem trombetas e clarins para demonstrar sua alegria diante do Rei da Terra, o Senhor!

7 - Que o mar imenso louve ao Senhor com o grande barulho das suas ondas! Louvem a terra e os seus habitantes!

8 - Os rios baterão palmas e os montes cantarão de alegria

9 - quando o Senhor surgir, porque Ele vem, vem julgar a terra! Julgará os homens com a sua perfeita justiça.

Capítulo 99

Salmos 99



1 - O SENHOR REINA! Povos da terra, tremam de medo! O seu trono é sustentado pelos anjos poderosos; a terra será abalada por Ele!

2 - O Senhor é o Grande Rei de Sião! Ele é mais importante e poderoso que todos os reis das nações.

3 - Que as nações Te louvem porque Tu és grande, poderoso e santo!

4 - Tu és o Rei poderoso que ama a justiça e espalhas o direito, a honestidade e verdade por todo Israel.

5 - Proclamem a grandeza do Senhor nosso Deus! Ele é santo, e por isso devemos nos curvar até o chão diante dEle.

6 - Alguns homens falavam diretamente com o Senhor, e Ele atendia aos seus pedidos. Entre os sacerdotes representantes do povo diante de Deus, Moisés e Arão; entre os profetas representantes de Deus diante do povo, Samuel.

7 - O Senhor lhes falava de uma coluna de nuvem, e eles obedeciam às ordens e Leis dadas por Deus.

8 - Tu respondeste os pedidos que esses homens fizeram em favor do povo, Ó Senhor nosso Deus. Perdoaste os pecados do povo, mas nunca deixaste de dar o castigo merecido às nossas desobediências.

9 - Levantem bem alto o nome do Senhor nosso Deus! Curvem-se diante do seu santo templo e adorem ao Senhor, porque Ele é santo!

Capítulo 100

Salmos 100

0

1 - CANTEM ALEGREMENTE, TODOS os povos da terra, para louvar ao Senhor.

2 - Obedeçam a Ele de coração alegre; venham à sua presença com música e canções.

3 - Compreendam bem isto: o Senhor é Deus! Ele nos criou e pertencemos a Ele! Somos as suas ovelhas, Ele é nosso Pastor!

4 - Entrem pelas portas de seu templo cantando hinos de gratidão! No pátio de sua casa cantem hinos de louvor! Dêem graças ao Senhor e louvem o seu nome!

5 - Porque o Senhor é bom! O Seu amor cuidadoso e leal é eterno, a sua fidelidade para conosco nunca acabará.

Capítulo 101

Salmos 101



1 - CANTAREI SOBRE O amor fiel, a Justiça, cantarei de TI mesmo, o Senhor!

2 - Tomarei bastante cuidado para andar sempre pelo caminho certo, mas para isso, preciso muito da tua ajuda! Quero começar pela minha própria casa, tendo sempre um coração puro e sincero.

3 - Não quero ter interesse por coisas más; odeio os atos de quem se afasta da tua Lei e não me juntarei a essa gente.

4 - Não quero ter um coração inclinado para o pecado, não quero ter qualquer ligação com o mal.

5 - Castigarei a quem fala mal de seus conhecidos pelas costas; não ficarei junto de pessoas orgulhosas e egoístas.

6 - Procurarei encontrar pessoas fiéis a Ti; esses serão meus companheiros, os amigos que receberei em minha casa. Meus empregados serão pessoas que andem pelo teu reto caminho.

7 - Nenhum mentiroso ou ladrão ficará muito tempo em minha casa; não permitirei falsidade na minha presença.

8 - Diariamente, "limparei" minha terra dos maus elementos, para deixar a cidade do Senhor livre de criminosos e pecadores.

Capítulo 102

Salmos 102



1 - ORAÇÃO DE UM homem desesperado que, já sem forças, apresenta suas preocupações ao Senhor. O SENHOR, OUVE a minha oração! Escuta os meus insistentes pedidos de ajuda!

2 - Não Te escondas de mim nessa hora de tanta angústia! Escuta os meus pedidos e atende depressa quando oro.

3 - Pois a minha vida some como fumaça no ar. Estou ardendo em febre;

4 - meu coração está fraco, sem vigor, como uma planta seca. Perdi a vontade de comer!

5 - Emagreci a ponto dos ossos aparecerem, de tanto que chorei e gemi de dor!

6 - Vivo sozinho, como a garça nos brejos e a coruja nas casas destruídas.

7 - Não consigo dormir; sou como um passarinho solitário em cima dos telhados.

8 - Meus inimigos me ofendem a toda hora; furiosos, eles zombam de mim e ameaçam me matar.

9 - Minha comida tem gosto de cinza e as lágrimas se misturam com a minha bebida,

10 - por causa da tua ira, porque Tu estás zangado comigo! Tu me fizeste subir na vida, mas depois me derrubaste até o chão!

11 - Minha vida é como uma sombra que some depressa, quando o sol se põe; estou murchando como uma plantinha qualquer.

12 - Mas Tu, Senhor, és eterno. O teu nome será conhecido de todas as gerações da humanidade.

13 - Tu ainda Te levantarás e mostrarás tua misericórdia por Jerusalém. Aliás, já está mais que na hora de ajudares nossa cidade,

14 - pois nós, os teus servos, amamos até as pedras dos muros derrubados, e a poeira das casas destruídas.

15 - Um dia, todos os povos do mundo honrarão ao Senhor, e os reis da terra tremerão de medo diante da sua glória,

16 - quando Ele aparecer com todo o seu poder e reconstruir Jerusalém.

17 - E ajudar os fracos e aflitos, respondendo com amor as orações do seu povo.

18 - Estou escrevendo estas coisas para as gerações do futuro saberem das grandes maravilhas feitas pelo Senhor. Um povo que ainda está para ser criado louvará ao Senhor por tudo isto.

19 - Todos saberão que o Senhor olhou para a terra, lá do Santo Lugar onde vive, no céu,

20 - e ouviu os gemidos de dor dos escravos e libertou os condenados à morte.

21 e 22 - Ele fez isso para os povos O conhecerem e louvarem em Jerusalém, quando as nações e reinos ali se reunirem para adorar e servir ao Senhor.

23 - Ele cortou minha vida ao meio e me tirou as forças.

24 - Então eu Lhe pedi: "Meu Deus, Tu és eterno! Por favor, não tires a minha vida enquanto ainda sou jovem!

25 - No passado muito distante Tu criaste a terra e formaste os céus com as tuas mãos.

26 - Os céus e a terra serão destruídos mas Tu viverás para sempre; eles ficarão velhos como uma roupa muito usada e então Tu transformarás este universo, como um homem muda sua roupa.

27 - Tu, porém, nunca ficarás velho nem morrerás; Tu sempre serás o mesmo!

28 - Por isso, tenho certeza de que as famílias dos teus servos viverão em segurança e as gerações futuras viverão em perfeita paz na tua presença.

Capítulo 103

Salmos 103



1 - DÊ LOUVORES AO Senhor, ó minha alma! Todo o meu ser louve o seu santo nome.

2 - Louve ao Senhor, ó minha alma, e não esqueça nenhuma das bênçãos que Ele me deu.

3 - Ele perdoa todos os meus pecados. Ele cura todas as minhas doenças.

4 - Ele salva a minha vida de perigos mortais. Ele me cerca de amor fiel e Se interessa por mim com muita ternura.

5 - Ele enche minha vida de coisas boas. A minha juventude se renova como as penas da águia.

6 - Ele fez justiça aos que são maltratados e explorados por outros.

7 - Ele revelou a sua vontade a Moisés, e mostrou grandes milagres ao povo de Israel.

8 - O Senhor é cheio de amor e perdão; Ele é muito paciente e cheio de boas intenções para com os homens.

9 - O Senhor não castiga o homem por toda a vida; a sua ira não dura para sempre.

10 - Ele não nos dá o castigo que os nossos pecados e desobediências merecem.

11 - pois o seu bondo­so amor para com as pessoas que O amam e lhe obedecem é muito grande; é maior que a distância entre o céu e a terra.

12 - Ele afasta de nós as nossas culpas pelos pecados, tanto quanto o leste está afastado do oeste.

13 - O Senhor sente um amor bondoso e uma compreensão especial por quem O respeita e obedece. Ele é como um pai, que ama e compreende seus filhos.

14 - Pois Ele sabe bem como somos formados; sabe que não passamos de um punhado de pó. 15 - Sim, nossa vida é curta como a da erva; nós crescemos, como a flor do mato,

16 - mas quando bate o vento ela desaparece e ninguém se lembra de que ela existiu e de onde estava.

17 e 18 - Mas o amor fiel do Senhor vai de eternidade a eternidade, para quem O ama e respeita. A sua justiça se estende aos filhos e netos de quem cumpre o seu trato, para quem põe em prática os ensinos de Deus.

19 - O Senhor firmou o seu trono no céu, e todas as coisas fazem parte do seu reino.

20 - Todos vocês, anjos poderosos, que obedecem ao Senhor e cumprem suas ordens, louvem a Ele!

21 - Cante ao Senhor todo o exército de anjos; louvem ao Senhor, vocês anjos que são os seus servos.

22 - Obras do Senhor, espalhadas por todo o uni verso, louvem a Ele! Eu também louvarei ao Senhor, de todo o meu coração.

Capítulo 104

Salmos 104



1 e 2 - LOUVAREI AO SENHOR de todo o meu coração, dizendo: Se­nhor meu Deus, Tu és grandioso! Tuas vestes são a glória e o poder real; teu manto é feito de luz. As cortinas da tua morada são os céus cheios de estrelas.

3 - O telhado de tua casa foi construído sobre as nuvens carregadas de chuva. As nuvens são as tuas carruagens; Tu voas sobre elas, levado pelas asas do vento.

4 - Tu dás aos teus anjos a rapidez dos ventos e o terrível poder do fogo.

5 - Tu mesmo colocaste os alicerces da terra para ela nunca ser tirada de seu lugar.

6 - Vestiste a terra com os mares e oceanos, deixando grandes montanhas debaixo d'água.

7 - Mas, ouvindo a tua ordem as águas baixaram; ouvindo a tua voz, forte como um trovão, as águas ocuparam o seu lugar;

8 - os morros e montes se elevaram e os vales se abaixaram até ficarem no lugar determinado por Ti.

9 – Tu marcaste um lugar além do qual as águas não podem ir; assim, elas nunca mais cobrirão a terra.

10 - Tu fazes brotar as fontes de água nos vales, e os riachos que correm entre os montes e matam a sede dos animais do campo e dos burros selvagens.

12 - Junto a esses riachos os passarinhos fazem os seus ninhos e cantam entre os ramos das árvores.

13 - Como um jardineiro Tu regas os montes com a chuva que cai do céu e a terra se enche dos teus frutos.

14 - Tu fazes crescer o capim que alimenta o gado e as plantas que dão alimento ao homem – os frutos, os legumes e as verduras.

15 - A terra produz o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que serve para cuidar da pele; o pão, que dá forças pra viver.

16 - As árvores do campo, plantadas pelo Senhor, crescem e ficam fortes. O mesmo acontece com os cedros do Líbano, plantados por Ele.

17 - Nessas árvores as aves fazem seus ninhos. As cegonhas, porém, fazem seus ninhos em outras árvores, os ciprestes.

18 - As cabras selvagens vivem, no alto dos montes e os coelhos fazem suas tocas entre as pedras.

19 - O Senhor criou a lua para marcar o tempo e o sol sempre cumpre o horário que recebeu de Deus.

20 - Tu preparas a escuridão e crias a noite, quando os animais da floresta saem de suas tocas.

21 - Os leões jovens saem para procurar o alimento que Deus preparou para eles e andam rugindo pela mata.

22 - Quando o sol aparece, eles voltam às suas tocas para dormir.

23 - É então que o homem sai de sua casa e vai trabalhar até o pôr-do-sol.

24 - Ó Senhor, como são tantas e tão diferentes as tuas obras! Tu fizeste todas elas com grande sabedoria e encheste a terra com as tuas riquezas!

25 - Vejo, por exemplo, o mar imenso, cheio das mais variadas formas de vida, animais pequenos e grandes.

26 - Por ele passam os navios e as grandes baleias, criadas por Ti para viverem se divertindo nos oceanos.

27 - Todos, animais e homens, dependem de Ti para receber seu alimento na ocasião certa.

28 - Tu ofereces o alimento e eles recolhem o seu sustento; quando Tu abres a tua mão todas as criaturas ficam satisfeitas e felizes.

29 - Mas se Tu desvias delas o teu olhar, ficam completamente desorientadas. Se Tu cortas a respiração dos animais e do homem, eles morrem e acabam como um simples punhado de pó!

30 - Envias o teu Espírito e novos seres são criados para manter esta terra sempre cheia de vida.

31 - Dêem glória ao Senhor para sempre! Assim o Senhor terá alegria por causa de suas criaturas.

32 - Basta um olhar e Ele faz a terra tremer; com um simples toque Ele faz as montanhas arderem em chamas!

33 - Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver! Enquanto houver um restinho de vida em meu ser, eu cantarei hinos ao meu Deus!

34 - Eu quero que meus pensamentos e emoções deixem o Senhor satisfeito, pois Ele é a minha satisfação, a minha alegria.

35 - Meu desejo é que os pecadores desapareçam da terra e os rebeldes contra o Senhor sumam de uma vez por todas. Louvarei ao Senhor de todo o meu coração! Glória ao Senhor! Aleluia!

Capítulo 105

Salmos 105



1 - AGRADEÇAM AO SENHOR! Chamem, pedindo a sua presença! Contem a todos os povos as coisas maravilhosas que fez.

2 - Cantem salmos louvando a Deus e contem todos os seus grandes milagres.

3 - Orgulhem-se no Senhor, o Deus Santo! Encha-se de alegria o coração de quem procura sinceramente a Ele.

4 - Procurem sempre o Senhor e o seu poder! Procurem sempre andar em companhia dEle!

5 e 6 - Vocês, escolhidos do Senhor, filhos de Abraão, servo de Deus, e filhos de Jacó, lembrem dos milagres e das maravilhas que Ele fez por vocês! Lembrem dos terríveis castigos que Ele enviou contra os seus inimigos!

7 - Ele é o Senhor, o nosso Deus. Seus atos de justiça aparecem por todo o mundo.

8 - Ele será eternamente fiel ao seu compromisso, e não Se esquecerá de sua promessa, mesmo que passem mil gerações.

9 - Não deixará de cumprir o trato que fez com Abraão, nem o juramento que fez a Isaque,

10 - e confirmou, mais tarde, a Jacó, Ele estabeleceu uma lei eterna e prometeu ao povo de Israel:

11 - Eu lhes darei a terra de Canaã como herança!

12 - Quando Deus fez essas promessas, os israelitas não passavam de um pequeno grupo de gente! Eram estrangeiros na terra de Canaã!

13 - Andavam sem destino pela terra, indo de um reino para outro.

14 - No entanto, o Senhor não permitiu que as nações maltratassem os primeiros israelitas. Pelo contrário, por causa deles, reis poderosos foram castigados por Deus,

15 - ouvindo estas palavras: "Não façam mal aos meus escolhidos, nem maltratem os meus profetas!"

16 - Algum tempo depois, Deus mandou uma época de fome e pobreza sobre a terra de Canaã. Era impossível conseguir comida!

17 - No entanto, Deus providenciou para que José fosse vendido como escravo ao Egito;

18 - ali, ele foi preso com correntes e jogado na prisão.

19 - Finalmente, chegou o tempo em que se cumpriu a profecia feita a respeito dele. Mas até isso acontecer, José foi posto à prova pelo Senhor!

20 - O próprio rei do Egito ordenou que José fosse solto; ele foi posto em liberdade pelo rei mais poderoso de seu tempo.

21 - Faraó, o rei do Egito, escolheu José para ser seu primeiro ministro e tomar conta de todo o reino.

22 - José tinha autoridade para escolher e afastar os oficiais do rei; ele foi indicado para ensinar sabedoria aos líderes egípcios.

23 - Então Jacó, que tinha recebido o nome de Israel, e sua família foram morar no Egito.

24 - O número de israelitas cresceu demais enquanto estavam no Egito. Na verdade, havia mais israelitas do que egípcios na terra governada por Faraó.

25 - Então Deus fez os egípcios odiarem o seu povo e transformarem os israelitas em escravos.

26 - Depois de algum tempo, Ele mandou seu servo Moisés e Arão, seu escolhido,

21 - para realizarem grandes milagres, e maravilhas de Deus diante dos israelitas e dos egípcios.

28 - Moisés e Arão obedeceram às ordens do Senhor, e Ele mandou uma profunda escuridão que cobriu toda a terra do Egito.

29 - Depois, transformou as águas em sangue e todos os peixes morreram.

30 - Então, encheu o Egito com rãs. Havia rãs até dentro do palácio real, no quarto do rei!

31 - Deus ordenou e moscas e piolhos cobriram a terra do Egito, em verdadeiras nuvens de insetos.

32 - Em vez de chuva, mandou sobre o Egito chuva de pedras e tempestades de relâmpagos.

33 - Assim, destruiu as plantações de uvas e figos, e todas as árvores do Egito.

34 - Deus falou mais uma vez e milhões e milhões de gafanhotos surgiram sobre o país,

35 - devorando toda a erva, destruindo completamente as colheitas!

36 - Finalmente, Ele matou todos os filhos mais velhos das famílias egípcias, que seriam a alegria e força da nação.

37 - Assim, o Senhor tirou o seu povo do Egito, carregado de riquezas, ouro e prata. Em toda a multidão de israelitas não havia uma única pessoa doente ou aleijada!

38 - Os egípcios ficaram muito alegres quando os israelitas partiram, porque estavam dominados pelo medo.

39 - Enquanto o povo caminhava pelo deserto, Deus mandou uma nuvem para proteger os israelitas do calor do sol; à noite, mandou uma coluna de fogo para iluminar o caminho.

40 - Quando o povo pediu carne, Deus mandou codornizes e alimentou Israel com maná, o pão do céu.

41 - Partiu a rocha ao meio e fez brotar rios de água pura no meio do deserto.

42 - Ele fez tudo isso porque tinha sempre em mente suas santas promessas feitas a Abraão, seu servo.

43 - Deus guiou o seu povo escolhido até à Terra Prometida; todos os israelitas cantavam felizes e gritavam de alegria.

44 - Deus lhes deu as terras de outros povos, as cidades que outras pessoas haviam construído, as plantações que outros tinham plantado.

45 - Deus fez tudo isso para os israelitas obedecerem fielmente os seus mandamentos e seguirem de perto as suas leis. Aleluia! Glória ao Senhor!

Capítulo 106

Salmos 106



1 - ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Agradeçam de coração ao Senhor porque Ele é bom e o seu amor cuidadoso por nós dura para sempre!

2 - Quem seria capaz de contar todos os grandes milagres do Senhor? Quem é capaz de dizer como é grande o poder de Deus e assim louvar a Ele?

3 - Há muitas bênçãos para aqueles que andam pelo caminho da verdade e procuram sempre fazer o que é certo aos olhos de Deus.

4 - Ó Senhor, lembra-Te de mim quando mostrares o teu amor, salvando o teu povo. Salva-me também, para eu poder ver a riqueza e a paz dos teus escolhidos, sentir a alegria do teu povo e participar da tremenda felicidade que darás ao teu povo eleito.

6 - Nós pecamos contra Ti, como nossos pais fizeram. Fomos desobedientes e fize­mos muitas coisas contra tua vontade.

7 - Nossos pais não deram valor aos grandes milagres que Tu fizeste no Egito. Bem depressa eles se esqueceram do teu imenso amor, tantas vezes demonstrado. Junto ao Mar Vermelho se revoltaram contra Ti.

8 - Assim mesmo, Tu ó Deus salvaste a Israel para proteger a honra do teu nome e mostrar a todo o mundo o teu poder.

9 - Deste uma ordem e o Mar Vermelho se abriu ao meio. Surgiu, no meio da água, um caminho seco como um deserto, por onde os israelitas passaram.

10 - Foi assim que Deus os salvou dos seus inimigos e ficaram livres.

11 - Quando os egípcios tentaram passar por ali, as águas do mar se fecharam e todos os inimigos de Israel morreram afogados. Ninguém escapou!

12 - Então, finalmente, os israelitas confiaram em Deus e lhe deram louvor, cantando hinos.

13 - Mas, que tristeza! Logo se esqueceram dos milagres de Deus e não tiveram paciência para esperar a sua vontade.

14 - Exigiram que Deus lhes desse o que seus apetites pediam; com sua cobiça, lá no deserto, abusaram da paciência de Deus.

15 - Deus atendeu os pedidos do povo mas como castigo mandou uma doença que se espalhou entre eles e matou muita gente.

16 - Mais tarde, tiveram inveja de Moisés como líder e de Arão, o homem escolhido por Deus para ser representante do povo perante Ele.

17 - Por causa disso, a terra se abriu e engoliu um grupo comandado por Datã e Abirão.

18 - Além disso, o Senhor mandou fogo do céu para destruir duzentos e cinqüenta homens que queriam ocupar o lugar dos sacerdotes.

19 - No Monte Sinai, onde o Senhor lhes deu a Lei, fizeram um bezerro e adoraram aquela imagem feita de metal.

20 - Trocaram o Deus glorioso pela imagem de um bezerro que come capim!

21 – Desprezaram o seu Salvador! Deixaram de lado o Deus que tinha feito grandes milagres na terra do Egito,

22 - sinais contra os egípcios e maravilhas junto ao Mar Vermelho.

23 - Por isso, Deus ameaçou destruir completamente os israelitas. Se Moisés, o escolhido do Senhor, não tivesse pedido e implorado, Deus certamente teria destruído o povo de Israel, na sua justa ira.

24 - Além disso, não deram valor à Terra Prometida e não acreditaram na promessa do Senhor.

25 - Meteram-se em suas tendas, resmungando e reclamando, sem obedecer às ordens do Senhor.

26 - Como castigo, o Senhor jurou solenemente que aquela geração de israelitas morreria toda no deserto,

27 - e que, no futuro, o povo de Israel seria espalhado entre as nações da terra.

28 - Na região de Peor, os israelitas adoraram a imagem de Baal e comeram animais oferecidos aos ídolos, deuses falsos e sem vida.

29 - Com todos esses pecados, os israelitas fizeram o Senhor ficar irado; por isso, uma terrível doença se espalhou entre o povo.

30 - Foi então que Finéias tomou a iniciativa de castigar os culpados e a doença parou.

31 - Por causa desse ato de fé, Finéias foi contado por Deus como um homem justo! Será lembrado em toda história, e eternamente.

32 - Os israelitas também deixaram o Senhor irado quando exigiram que Ele lhes desse água, em Meribá. Por causa disso, Moisés foi prejudicado;

33 - os israelitas foram rebeldes contra o Espírito de Deus e Moisés, muito zangado, agiu e falou sem pensar.

34 - Depois de entrarem na terra de Canaã, os israelitas não destruíram completamente as nações que ali viviam, conforme o Senhor havia ordenado.

35 - Pelo contrário, misturaram-se àquelas nações e aprenderam todos os seus maus costumes;

36 - adoraram os ídolos dos outros povos, uma grande armadilha em que os israelitas caíram

37 e 38 - pois mataram criancinhas inocentes, seus filhos e filhas que foram sacrificados aos demônios, os falsos deuses das nações de Canaã. Com isso, a terra ficou manchada com o sangue de tantos assassinatos.

39 - Suas obras más mancharam sua vida aos olhos de Deus; o amor que eles deram aos ídolos foi uma infidelidade muito grande para com o Senhor.

40 - Estas foram as razões por que a ira do Senhor contra Israel se acendeu como um fogo. Por isso, Ele desprezou o seu povo especialmente escolhido,

41 - e deixou que os israelitas fossem derrotados e dominados pelas nações pagãs cheias de ódio.

42 - Israel foi maltratado e explorado pelos inimigos que conquistaram sua terra.

43 - Por várias vezes o Senhor libertou os israelitas, mas eles insistiam em desobedecer sua vontade, e por causa dessa desobediência acabaram sendo derrotados por seus inimigos.

44 - No entanto, quando estavam passando por grandes sofrimentos, Deus olhava para eles com amor e atendia seus gritos de socorro.

45 - Punha em ação, por amor deles, sua promessa eterna e cumpria seu trato. Mostrava compaixão a eles, segundo o seu amor eterno e sempre novo.

46 - Fazia os povos que derrotavam Israel sentirem pena dos Israelitas!

47 - Á Senhor, nosso Deus, salva-nos agora! Reúne o teu povo espalhado entre as nações. Então daremos graças a Ti e teremos orgulho em poder cantar as glórias da tua santidade!

48 - Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, por toda a eternidade. Todo o povo de Israel diga "Amém! Aleluia!"

Capítulo 107

Salmos 107



1 - DÊEM GRAÇAS AO SENHOR, porque Ele é bom! O Seu amor cuidadoso e fiel dura para sempre.

2 - Vocês que foram salvos pelo Senhor das mãos do inimigo, contem ao mundo sobre a salvação de Deus!

3 - Sim, anunciem ao mundo esse amor pelos salvos que estavam espalhados por toda a terra: Leste, Oeste, Norte e Sul, e foram reunidos pelo Senhor.

4 - Eles andaram perdidos pelos desertos e caminhos sem fim, sem achar uma cidade onde pudessem viver.

5 - Passando fome e sede, estavam a ponto de morrer.

6 - No meio de tanto sofrimento, clamaram: "á Senhor, ajuda-nos!" e Ele acabou com seus terríveis problemas.

7 - Mostrou-lhes o caminho certo e seguro para alcançar uma cidade onde pudessem morar.

8 - Dêem graças ao Senhor por seu amor cuidadoso! Louvem ao Senhor pelas maravilhas que Ele faz na vida dos homens!

9 - Ele satisfez todos os desejos da alma humana e deu alimento de sobra à alma faminta.

10 - Há pessoas que vivem na escuridão, sentindo bem perto a ameaça da morte, presas por correntes e dominadas pelo desespero.

11 - Estão nessa triste situação porque se revoltaram contra Deus e não deram importância aos conselhos do Grande Deus.

12 - Por isso, Ele mandou dificuldades que derrubaram essas pessoas. Elas caíram e não apareceu ninguém para ajudar!

13 - No meio de tanto sofrimento, clamaram: "á Senhor, ajuda-nos!" e Ele acabou com seus terríveis problemas.

14 - Deus as tirou da escuridão, livrou da ameaça de morte e quebrou em pedaços as suas correntes.

15 - Dêem graças ao Senhor por seu amor cuidadoso e pelas maravilhas que Ele faz na vida dos homens!

16 - Ele quebrou as pesadas portas de bronze das prisões e partiu as trancas de ferro.

17 - Há ainda os tolos, pessoas que foram castigadas com doenças por causa de andarem no caminho do pecado, desobedecendo a Deus.

18 - Perderam a vontade de se alimentar e quase morreram.

19 - No meio de tanto sofrimento, clamaram: "á Senhor, ajuda-nos!" e Ele acabou com seus terríveis problemas.

20 - Com uma única ordem do Senhor curou os doentes, livrando-os das garras da morte.

21 - Dêem graças ao Senhor por Sua bondade! Louvem ao Senhor pelas maravilhas que Ele faz na vida dos homens!

22 - Ofereçam sacrifícios de gratidão e anunciem com grande alegria as obras do Senhor!

23 - Há ainda os marinheiros que em seus navios cruzam os mares, comerciando através dos oceanos.

24 - Eles vêem as obras do Senhor e o poder de Deus em ação nas águas profundas.

25 - Com uma palavra sua, Ele provocou um vento muito forte que levantou ondas enormes.

26 - Levados pelas ondas, os navios subiam bem alto e depois pareciam descer até o fundo do mar. Desesperados, os marinheiros já perdem a vontade de viver.

27 - Andam pelo navio como se fossem bêbados, tropeçando e caindo, sem a mínima idéia do que fazer.

28 - No meio de tanto sofrimento, clamaram: "Ó Senhor, ajuda-nos!" e Ele acabou com seus terríveis problemas.

29 - Fez a tempestade para e as ondas se acalmarem.

30 - Os marinheiros ficaram muito contentes com o tempo calmo. Assim, Deus os levou ao porto em segurança.

31 - Se isso aconteceu com vocês, dêem graças ao Senhor por sua bondade! Louvem ao Senhor pelas maravilhas que Ele faz na vida dos homens!

32 - Além disso, louvem ao Senhor quando o povo se reunir para adorar e dêem glória a Ele quando as autoridades estiverem reunidas.

33 - O Senhor transformou rios em desertos, fontes em terra seca,

34 - terra boa para plantação em solo salgado e inútil por causa do pecado de quem vive ali.

35 - Por outro lado, transforma o sertão quente e seco em lago, o deserto em fontes de água.

36 - Dá aos pobres e famintos essa nova terra, para ali construírem sua cidade.

37 - Lá, eles semeiam os cereais e plantam uvas. Depois, têm colheitas enormes.

38 - O Senhor abençoa essa gente humilde e eles crescem muito em número e possuem muito gado.

39 - No entanto, por causa de seu pecado, perderam sua força e poder, voltaram a ser poucos em número. Foram humilhados com exploração, grandes problemas e muito sofrimento.

40 - O Senhor despreza os príncipes orgulhosos e faz com que eles andem sem destino por terras desconhecidas, onde nem sequer existem estradas.

41 - No entanto, livra da escravidão o humilde. Dá a ele um lugar seguro onde viver e uma grande família.

42 - Os que obedecem a Deus vêem essas coisas e se alegram, enquanto os pecadores desobedientes ficam sem resposta.

43 - Se você é uma pessoa sensata, preste bastante atenção no que eu disse! Pense no amor fiel e cuidadoso do Senhor para com os homens!

Capítulo 108

Salmos 108



1 - Ó DEUS, O MEU coração confia totalmente em Ti! Cantarei salmos e hinos a Ti com todas as forças do meu ser!

2 - Acordem, harpa e lira! Quero acordar cantando bem cedinho!

3 - Ó Senhor, eu Te darei graças entre os povos do mundo; eu Te louvarei entre as nações,

4 - porque o teu amor bondoso é mais alto que os céus e a tua verdade é maior que a distância entre a terra e as nuvens.

5 - Ó Deus, mostra o teu poder desde os céus e a tua glória aqui na terra

6 - para salvar os teus amados. Responde os nossos pedidos e salva-nos com a tua mão direita!

7 - Deus fez grandes promessas e por causa delas eu estou vibrando de alegria! Serei o dono de Siquém e do Vale de Sucote!

8 - Deus nos diz: "Gileade Me pertence e Manassés é meu! Efraim é minha força militar e Judá obriga o cumprimento da minha Lei.

9 - Moabe e Edom, pelo contrário nada valem; Moabe é a bacia onde lavo meus pés e Edom o escravo que limpa minhas sandálias. Gritarei de alegria por ter conquistado a Filistia."

10 - Quem poderá me ajudar a vencer essas nações e conquistar suas fortalezas? Quem me levará vitorioso ao coração da terra de Edom?

11 - Ó Senhor, será que Tu nos abandonaste? Por que não acompanhas nossos exércitos nas batalhas?

12 - Vem ajudar-nos na dificuldade pois a ajuda dos homens nada vale.

13 - Contudo, com a ajuda e a força de Deus faremos coisas incríveis porque Ele esmaga os nossos inimigos debaixo de seus pés.

Capítulo 109

Salmos 109



1 - Ó SENHOR, DEUS A quem eu sempre canto glórias, não fiques calado!

2 - Gente perversa e cheia de traição anda espalhando mentiras contra mim.

3 - Estou cercado de gente que me ameaça e me odeia sem qualquer motivo.

4 - Sempre procurei demonstrar amor por eles mas enquanto eu orava em seu favor eles tentavam me destruir.

5 - Pagaram o bem com o mal, o amor com o ódio.

6 - Por isso agora peço: Faze aparecer alguém que espalhe mentiras a respeito desse meu inimigo! Que ele seja julgado por um mau juiz e acusado publicamente!

7 - E quando for julgado, que ele seja considerado culpado! E Tu, ó Deus, rejeita a oração desse homem como se fosse pecado!

8 - Encurta a vida desse homem e dá o seu lugar a outra pessoa.

9 e 10 - Traz a desgraça sobre a sua família! Que seus filhos fiquem órfãos e sua esposa viúva, que andem mendigando pelas ruas e sejam expulsos das ruínas de sua casa.

11 - Tomara que as riquezas desse homem sejam tiradas pelos credores e os seus bens distribuídos entre os estranhos.

12 - Ninguém tenha pena dele, ninguém se interesse em ajudar os seus órfãos.

13 - Tomara que sua família desapareça da terra com a morte de seus filhos.

14 - Ó Senhor, não Te esqueças de como os pais desse homem foram desobedientes a Ti! Lembra-Te do pecado que a mãe dele cometeu!

15 - Lembra-Te sempre desses pecados, ó Senhor, para dares o castigo merecido, a completa destruição desse homem e de sua família.

16 - Pois ele nunca pensou em ser bondo­so com outras pessoas; pelo contrário, perseguiu e maltratou os pobres, os fracos e os tristes.

17 - Ele sentia prazer em rogar pragas contra outras pessoas; agora, Senhor, lança a tua maldição contra ele! Ele nunca abençoou ninguém; por isso, não dês a ele a tua bênção!

18 - Para ele, a maldição era quase como a roupa do corpo; não podia viver sem ela. Por isso, ela atingirá todo o seu ser, como a água que ele bebe e o azeite que ele come.

19 - Sim, a maldição será a sua roupa e o seu cinto! Nunca se afastará dele!

20 - Este será o castigo que o Senhor dará aos que são da parte de Satanás, que planejam destruir a minha alma.

21 - Senhor Deus, ajuda-me e salva-me, para mostrar a todos como Tu és grande e poderoso, e que o teu amor fiel não tem fim!

22 - Eu estou numa situação muito ruim; sinto-me fraco e sem esperança; o meu coração está partido em pedaços. 23 - Vou desaparecendo aos poucos, como a sombra que some quando o sol vai se pondo. A vida me lançou para o alto, como um homem tira um gafanhoto de seu braço.

24 - Estou quase morrendo de tanto jejuar; minhas pernas estão fracas; estou reduzido à pele e ossos.

25 - Sou o símbolo da vergonha para todo o povo; quando alguém me vê, sacode a cabeça com desprezo.

26 - Ajuda-me, Senhor meu Deus! Salva-me por causa do teu amor cuidadoso e fiel.

27 - Assim, todos saberão que fui salvo por Ti, que as tuas mãos me livraram!

28 - Que me importa se meus inimigos me amaldiçoarem? Tu me abençoas! Todos os planos que eles fizerem para me destruir falharão! Enquanto isso, viverei tranqüilo e alegre.

29 - Fiquem envergonhados os meus inimigos! Que eles sejam envolvidos completamente pela desonra e desgraça.

30 - Quanto a mim, sempre darei graças ao Senhor com minhas palavras. No meio do meu povo, cantarei glórias a Deus

31 - porque Ele se aproxima do pobre para livrar sua vida das mãos de seus inimigos.

Capítulo 110

Salmos 110



1 - O SENHOR DISSE ao Messias, o meu Senhor: "Sente-se em seu trono e seja o Príncipe do meu reino! Eu derrotarei todos os seus inimigos, e eles serão humilhados diante de Você."

2 - O Senhor dará ao Messias autoridade e força começando de Jerusalém, e dirá: "Domine todos os seus inimigos!"

3 - Quando Ele revelar todo o seu poder, o povo se apresentará de livre vontade para O servir. Os jovens, vestidos com roupas sagradas, são tantos que parecem as gotas de orvalho brilhando quando o sol nasce.

4 - O Senhor jurou ao Messias e não voltará atrás: "Você é sacerdote para sempre! Foi escolhido por Deus, como Melquisedeque."

5 - Deus lutará ao seu lado, no dia da ira do Senhor, e destruirá os seus inimigos.

6 - Deus julgará e castigará as nações, enchendo a terra de mortos; esmagará a cabeça de muita gente.

7 - Na sua marcha o Messias renovará suas forças bebendo água dos riachos, atravessando a terra de cabeça erguida, forte e poderoso.

Capítulo 111

Salmos 111



1 e 2 - ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Quero agradecer de todo o coração ao Senhor, diante do povo e dos que amam a Deus, pelas grandes coisas que Ele faz. Quem tem prazer nas obras do Senhor deve procurar entender cada uma delas.

3 - As maravilhas que Deus faz revelam o seu poder e a sua grandeza; mostram que Ele é eternamente justo.

4 - Quem poderá esquecer as maravilhas operadas pelo Senhor? Ele é bondoso e cheio de amor por nós!

5 - A quem o ama e obedece, o Senhor dá tudo que é necessário para viver, porque jamais Se esquece do seu compromisso com eles.

6 - Ele mostrou ao seu povo como é grande o seu poder, dando a Israel a terra de Canaã, quando ainda viviam nela muitas nações pagãs.

7 e 8 - Tudo que Ele faz demonstra sua verdade e sua justiça. As leis do Senhor são verdadeiras e dignas de confiança. Elas valerão para todo o sempre, pois estão baseadas na fidelidade e na retidão de Deus.

9 - Ele pagou o preço da liberdade do seu povo e assumiu um compromisso eterno com Israel. O Senhor é santo e muito poderoso! Merece todo o nosso respeito.

10 - Como podemos ser sábios? O primeiro passo é amar e obedecer ao Senhor! Quem viver assim mostra que é uma pessoa sensata e louvará a Deus eternamente.

Capítulo 112

Salmos 112



1 - ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Quem ama e obedece ao Senhor e cumpre com alegria os seus mandamentos tem uma vida cheia de bênçãos e alegrias!

2 - Sua família será rica e famosa em toda a terra; os filhos e netos deste homem direito serão abençoados por Deus.

3 - Ele será rico e sempre lembrado pelas coisas boas que fez.

4 - Quando ele estiver cercado pela escuridão, Deus iluminará o seu caminho. Por isso, ele é bondoso, gosta de ajudar os outros e sempre age com justiça.

5 - Este homem bom sente grande alegria em ajudar os necessitados com seus bens e sempre realiza seus negócios com honestidade.

6 - Ele nunca será derrotado pelas dificuldades da vida e todos se lembrarão dele como um homem justo.

7 - Ele não tem medo de más notícias porque o seu coração confia totalmente no Senhor e ele tem uma base firme para sua vida.

8 - Por isso, não tem medo de seus inimigos; sabe que Deus o ajudará a vencer.

9 - Ele reparte seus bens, ajuda os pobres e necessitados. E assim, será sempre lembrado pelas suas boas obras. Ele terá muita influência e honra em sua sociedade.

10 - Os pecadores perversos ficarão furiosos vendo isso; rangerão os dentes e desaparecerão, sem esperança de conseguir sucesso.

Capítulo 113

Salmos 113



1 - ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Servos do Senhor, louvem a Ele!

2 - Bendito seja o nome do Senhor, desde agora e para sempre!

3 - Cantem glórias e louvem ao Senhor desde o nascer até o pôr-do-sol.

4 - O Senhor é grande, maior que todas as nações; a sua glória é maior que os céus!

5 - Não existe outro ser semelhante ao Senhor, o nosso Deus, cujo trono fica no céu.

6 - De lá Ele se inclina para ver o que acontece aqui em baixo, no universo e aqui na terra.

7 - Ele levanta os fracos e humildes do pó e tira os necessitados da lama.

8 - Além disso, lhes dá um lugar de honra junto aos príncipes e autoridades do povo.

9 - Dá uma grande família à mulher que não pode ter filhos, tornando-a muito alegre. Aleluia! Glória ao Senhor!

Capítulo 114

Salmos 114



1 - HÁ MUITO TEMPO, quando os israelitas escaparam do Egito, onde eram escravos de um povo de língua estranha,

2 - eles se transformaram no templo e no reino de Deus.

3 - Quando o Mar Vermelho viu os israelitas chegando, abriu-se ao meio para o povo passar. O rio Jordão parou de correr quando Israel entrou em sua nova terra.

4 - Os montes saltaram como carneiros, os morros pularam como ovelhas.

5 - O que aconteceu com você, Mar Vermelho, para ter-se dividido em duas partes? E você, Rio Jordão, por que parou de correr?

6 - E vocês, montes e morros, por que saltaram como carneiros e ovelhas?

7 - Toda a terra trema de respeito na presença do Senhor, o Deus de Israel,

8 - pois Ele fez a água brotar da rocha e transformou as terras secas do deserto numa fonte!

Capítulo 115

Salmos 115



1 - GLORIFICA O TEU NOME, não o nosso, Senhor! Torna o teu nome amado e respeitado e mostra ao mundo o teu grande amor e a tua fidelidade.

2 - Assim as nações pagãs não poderão dizer: "Onde foi parar o Deus dos israelitas?"

3 - Pois o nosso Deus está no céu e dirige o universo conforme a sua vontade.

4 - Mas os deuses de outros povos, esses não passam de estátuas feitas por homens, com ouro e prata.

5 - Têm boca e olhos mas não podem falar ou ver!

6 - Têm ouvidos e nariz mas são incapazes de ouvir ou cheirar!

7 - Têm mãos mas não podem segurar; têm pés mas não podem andar; são totalmente mudos!

8 - Quem faz essas imagens e quem adora esses falsos deuses vai acabar sendo tão tolo quanto eles.

9 - lsraelitas, confiem no Senhor! Ele é o nosso apoio e o escudo que nos protege.

10 - Sacerdotes, homens da família de Arão, confiem no Senhor! Ele é o seu apoio e o seu escudo de proteção.

11 - Todos que amam e obedecem ao Senhor, confiem nEle! O Senhor é o seu apoio e o seu escudo de proteção.

12 - O Senhor Se lembra de nós constantemente; por isso, nos dará muitas bênçãos. Dará bênçãos aos israelitas e aos sacerdotes, à família de Arão.

13 - Ele sempre dá muitas bênçãos a quem O ama e obedece, grandes ou pequenos.

14 - Tomara que o Senhor também dê grandes bênçãos a vocês e às suas famílias!

15 - Que o Senhor, o Criador do céu e da terra, dê a vocês grandes bênçãos!

16 - Porque o Senhor criou os céus para Si mesmo mas entregou a terra ao homem.

17 É impossível contar a outros as maravilhas do Senhor, depois de morrer e ir para o reino dos mortos.

18 - Mas nós estamos vivos e podemos louvar o Senhor para sempre! Aleluia! Glória ao Senhor!

Capítulo 116

Salmos 116



1 - AMO AO SENHOR, porque Ele sempre ouve e atende as minhas orações.

2 - Ele me escuta com toda a atenção; por isso sempre pedirei a sua ajuda para minha vida.

3 - A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram.

4 - Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida!"

5 - Vi assim como o Senhor é bondoso e como é grande a sua justiça; o nosso Deus é cheio de misericórdia por nós.

6 - O Senhor cuida das pessoas simples e sinceras; eu estive a ponto de morrer e Ele me salvou.

7 - Agora minha alma pode ficar bem tranqüila, porque o Senhor me deu grandes bênçãos.

8 - Tu, Senhor, livraste da morte, a minha alma, enxugaste as minhas lágrimas de tristeza e não deixaste os meus pés tropeçarem no laço.

9 - Por isso, eu viverei bem perto do Senhor até o fim da minha vida.

10 e 11 - Em meu desânimo pensei: "estão mentindo quando dizem que vou me restabelecer".

12 - E agora, como pagar ao Senhor por todas as coisas boas que fez por mim?

13 - Farei a Ele uma oferta de vinho, agradecendo pela salvação, e louvarei o seu nome.

14 - Diante de todo o povo, cumprirei as promessas que fiz ao Senhor.

15 - Para os fiéis, ate a morte é bênção e vitória da parte do Senhor.

16 - Senhor, Tu quebraste as correntes que me prendiam. Por isso, eu Te servirei para sempre, como fez minha mãe. 17 - Eu Te louvarei e oferecerei sacrifícios de gratidão. Só a Ti invocarei.

18 - Diante de todo o povo, cumprirei as promessas que fiz ao Senhor;

19 - farei isso bem aqui no pátio do templo do Senhor; Aleluia!

Capítulo 117

Salmos 117



1 - CANTEM GLÓRIAS AO Senhor, homens de todas as raças! Louvem ao Senhor todos os povos da terra.

2 - Pois o seu amor por nós é muito grande e a sua fidelidade é eterna. Glória ao Senhor! Aleluia!

Capítulo 118

Salmos 118



1 - AGRADEÇAM AO SENHOR, porque Ele é bom e o seu amor fiel e dedicado dura para sempre.

2 - Por isso, todo o povo de Israel deve dizer: "Sim, o seu amor fiel e dedicado dura para sempre!"

3 - E os sacerdotes, a família de Arão, também devem louvar dizendo: "O seu amor fiel e dedicado dura para sempre!"

4 - Todos, enfim, que amam e respeitam ao Senhor devem dizer: "O seu amor fiel e dedicado dura para sempre!"

5 - Cercado por terríveis problemas pedi ajuda ao Senhor. Ele me ouviu e me livrou do aperto.

6 - Tenho certeza de que o Senhor está comigo. Por isso não tenho medo do que os homens planejam fazer contra mim.

7 - O Senhor é o meu melhor amigo! Ele me ajudará, e por isso eu vencerei todos os meus inimigos.

8 - É melhor confiar na proteção do Senhor do que confiar no homem.

9 - Vale mais a pena ser protegido pelo Senhor do que por um rei muito poderoso.

10 - Os exércitos de todas as nações me cercaram mas eu venci a batalha e destruí meus inimigos pelo poder do Senhor.

11 - Eles me cercaram por todos os lados mas eu venci a batalha em nome do Senhor.

12 - Meus inimigos me atacaram como um bando de abelhas bravas, mas foram queimados como ramos secos numa fogueira! Destruí todos eles com o poder do Senhor.

13 - Eles me atacaram violentamente para me destruir mas o Senhor não me deixou cair.

14 - O Senhor é a minha força e o meu canto de guerra pois Ele me salvou.

15 - As noticias alegres sobre a salvação são dadas em alta voz nas casas de quem obedece ao Senhor, porque o braço direito do Senhor fez grandes milagres.

16 - Ele levantou seu braço direito e fez maravilhas.

17 - Não serei destruído! Pelo contrário, viverei para anunciar as maravilhas do Senhor.

18 - O Senhor me castigou duramente, mas não me deixou morrer.

19 - Abram para mim as portas do templo; entrarei e darei graças ao Senhor.

20 - Por elas é que se chega à presença do Senhor; só quem obedece a Ele pode entrar por ali.

21 - Ó Senhor, o motivo que eu tenho para Te dar graças é este: Tu me ajudaste e me salvaste!

22 - A pedra que os construtores rejeitaram acabou se tornando a pedra mais importante de toda a construção.

23 - Foi o Senhor mesmo quem ordenou assim; por isso, aos nossos olhos, pareceu um grande milagre.

24 - Este dia foi especialmente preparado pelo Senhor; vamos nos alegrar, vamos festejar por causa dele.

25 - Ó Senhor, por favor, salva-nos! Ó Senhor, por favor, ajuda-nos a ser um povo forte e rico!

26 - Bendito seja quem vem ao templo para adorar ao Senhor. Será abençoado por nós na casa do Senhor.

27 - O Senhor é Deus! Ele é a nossa luz! Aproximem-se do altar carregando ramos!

28 - Senhor, Tu és o meu Deus! Quero Te dar graças e falar da tua grandeza.

29 - Dêem graças ao Senhor porque Ele é bom e o seu amor fiel e dedicado dura para sempre!

Capítulo 119

Salmos 119



1 - FELIZES SÃO AQUELES que fazem da Lei do Senhor o seu caminho e andam por ela sem se desviar.

2 - Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o coração á vontade revelada de Deus;

3 - sem dúvida alguma, eles não praticam injustiças e andam sempre pelo caminho do Senhor.

4 - Tu nos deste as tuas regras de conduta para serem obedecidas de verdade

5 - e o meu maior desejo é ter um andar correto, obedecendo sempre as tuas ordens escritas.

6 - Fazendo isso, eu sei que ninguém poderá me acusar de coisa alguma, porque dou o devido valor a todas as tuas regras de vida.

7 - Eu Te darei graças de todo o coração quando estiver colocando em prática as tuas decisões sobre a vida, tão justas e perfeitas.

8 - Senhor, obedecerei às tuas ordens escritas! Por favor, não me deixes sozinho!

9 - Como pode o jovem ter uma vida limpa e pura? Vigiando os seus passos conforme a tua palavra.

10 - Eu me esforcei de todo o coração para Te encontrar; não me deixes desviar das tuas regras de conduta.

11 - Tuas palavras estão sempre presentes em minha mente; penso nelas muitas vezes para não pecar contra Ti.

12 - Senhor, eu Te louvo! Ensina-me as tuas instruções para a vida.

13 - Tenho contado a outras pessoas as decisões do Senhor sobre os fatos da vida.

14 - Fico mais alegre andando de acordo com a tua vontade revelada do que possuindo grandes riquezas.

15 - Pensarei nas tuas ordens e as aplicarei à minha vida; os teus caminhos são muito importantes para mim.

16 - Minha maior alegria será cumprir as tuas ordens escritas. Nunca me esquecerei da tua Palavra!

17 - Mostra o teu grande amor por mim, que sou teu servo! Assim viverei eternamente e serei capaz de obedecer à tua Palavra aqui na terra.

18 - Abre os meus olhos para ver as coisas maravilhosas que há na tua Lei.

19 - Estou apenas de passagem aqui na terra, sou um viajante e preciso de teus mandamentos para me orientar.

20 - Tenho um desejo forte e constante de saber as tuas decisões sobre os fatos da vida.

21 - Tu condenas os orgulhosos, rebeldes malditos, que desobedecem de propósito às tuas regras de comportamento.

22 - Não permitas que eles zombem de mim por obedecer à tua vontade revelada.

23 - Até as autoridades me acusaram, e perseguiram mas eu continuei a Te servir e obedecer às tuas ordens escritas.

24 - É verdade, a tua vontade revelada é a minha maior alegria; ela me orienta e me corrige quando estou errado.

25 - A minha vida está por um fio, estou me arrastando na lama; cumpre as promessas da tua Palavra e salva-me!

26 - Eu te mostrei os meus problemas e Tu me ajudaste a vencer todos eles; agora, ensina­me a cumprir as tuas ordens.

27 - Ajuda-me a entender e seguir as tuas instruções para a vida humana; assim poderei descobrir as tuas grandes obras e pensar nelas.

28 - Estou chorando de tanta tristeza no meu coração; enche-me de alegria e força conforme prometes na tua palavra.

29 - Não me deixes andar pelo caminho da mentira; ajuda-me com a tua lei, pela tua graça.

30 - Ajuda-me porque eu escolhi andar pelo caminho da verdade e seguir de perto as tuas regras sobre a vida.

31 - Estou muito ligado á tua vontade revelada; por isso, Senhor, não permitas que eu seja envergonhado.

32 - Farei dos teus mandamentos o meu caminho porque Tu alivias meu coração dos sofrimentos.

33 - Ensina-me, Senhor, a cumprir as tuas ordens escritas! Então eu Te obedecerei até o fim da vida.

34 - Dá-me capacidade de aplicar a tua Lei; assim, obedecerei a ela de todo o coração.

35 - Guia-me pelo caminho das tuas regras de conduta pois eu fico feliz andando por ele.

36 - Faze o meu coração amar mais a tua vontade revelada que as riquezas desta vida!

37 - Não deixes os meus olhos serem atraídos pelas ilusões do pecado. Dá novas forças à minha alma para prosseguir no teu caminho.

38 - Cumpre na minha vida a promessa que fizeste aos que Te amam e obedecem.

39 - Tenho medo de ser desprezado pelos homens; não deixes que isso aconteça porque os teus pontos de vista são certos.

40 - Chego a suspirar de tanta vontade de cumprir as tuas instruções; dá-me nova vida pela tua justiça.

41 - Ó Senhor, derra­ma sobre mim o teu imenso amor e a tua salvação, conforme prometeste na tua Palavra.

42 - Assim, poderei dar uma resposta adequada a essas pessoas que me ofendem porque confio na tua Palavra.

43 - Não me deixes esquecer tuas palavras verdadeiras pois as tuas decisões são a minha única esperança.

44 - Por isso, obedecerei à tua Lei durante toda a minha vida.

45 - Minha vida será alegre e tranqüila porque eu me esforço para cumprir as tuas ordens.

46 - Terei oportunidade de contar aos reis como a tua vontade revelada é importante para mim e não ficarei com vergonha de falar da tua palavra.

47 - Amo os teus mandamentos! Eles são a minha alegria!

48 - Amo os teus mandamentos; estou sempre ansioso por obedecer a cada um deles! Pensarei nas tuas ordens escritas, e aplicarei cada uma delas à minha vida.

49 - Lembra-Te da promessa que na tua palavra fizeste ao teu servo. Ela tem sido o meu consolo e a minha esperança.

50 - Quando estou cercado de problemas e dificuldades uma coisa me anima e conso­la: a tua palavra me enche de força e poder para enfrentar a situação.

51 - Pessoas orgulhosas zombam de mim e toda hora mas eu nunca abandonarei a tua Lei.

52 - Animo e consolo o meu oração lembrando como, no passado, tuas instruções provaram ser verdadeiras.

53 - Fico furioso com os pecadores rebeldes que, por vontade própria, deixam de obedecer à tua Lei.

54 - Transformei as tuas ordens escritas em alegres canções que me acompanham durante toda a vida.

55 - Durante a noite, Senhor, eu penso em Ti, na tua santidade e no teu amor; penso também em maneiras de obedecer mais de perto à tua Lei.

56 - Isso acontece comigo porque eu cumpro as tuas ordens.

57 - O Senhor é a minha maior riqueza! Por isso prometi obedecer à sua Palavra.

58 - Ó Deus, de todo o coração eu Te suplico, por favor ajuda-me com o teu amor, embora eu não mereça. Mostra o teu cuidado e proteção carinhosa por mim, conforme diz a tua palavra.

59 - Quando paro para pensar sobre a minha vida, trato sempre de deixar meus caminhos errados para andar segundo a tua vontade revelada.

60 - Quando se trata de cumprir os teus mandamentos, não tenho tempo a perder.

61 - Os pecadores procuram me apanhar nas armadilhas do pecado mas eu não abandono a tua Lei.

62 - À meia-noite me levanto para Te agradecer pelas tuas instruções justas e verdadeiras.

63 - Todos os que Te amam e obedecem, todos os que cumprem as tuas ordens são meus amigos chegados.

64 - Ó Senhor, a terra está cheia de provas da tua bondade! Ensina-me os teus mandamentos.

65 - Senhor, Tu cumpriste a tua palavra e a cada dia abençoas o teu servo.

66 - Ensina-me a tomar decisões e a aplicar bem a tua sabedoria pois confio plenamente nas tuas regras para o comportamento do homem.

67 - Antes de Tu me castigares eu andava pelos meus próprios caminhos errados, mas agora obedeço tudo que mandas na tua Palavra.

68 - Eu sei que tudo que fazes é bom, porque Tu és bom; por isso eu Te peço: ensina-me a conhecer e obedecer às tuas ordens escritas.

69 - Pecadores orgulhosos têm inventado mentiras sobre mim, mas mesmo assim eu continuo a obedecer às tuas ordens de todo o coração.

70 - O coração dessa gente é incapaz de entender e sentir as maravilhas da tua Lei. Para mim, ela é a maior alegria!

71 - O castigo que Tu me deste foi muito bom para mim; só assim aprendi a pôr em prática os teus mandamentos.

72 - Agora, as leis de conduta que Tu deixaste valem mais para mim que uma enorme fortuna em ouro e prata.

73 - Tu mesmo formaste o meu corpo, cada parte do meu ser. Agora, ensina-me a aplicar as tuas regras de comportamento à minha vida.

74 - As pessoas que Te amam e obedecem têm prazer na minha companhia porque eu também coloquei a minha confiança na tua palavra.

75 - Eu sei muito bem, Senhor, que as tuas decisões sobre a vida humana são perfeitas e que tinhas o objetivo de me ajudar quando me castigaste.

76 - Então, por favor, vem consolar-me com teu amor fiel e dedicado, conforme me prometeste na tua palavra.

77 - Cobre-me com o teu amor eterno pois só assim eu poderei continuar vivendo. E nesta vida meu maior prazer é obedecer à tua Lei.

78 - Castiga com a vergonha pública os orgulhosos que me maltrataram sem motivo. Quanto a mim, continuarei a encher minha mente com as tuas ordens.

79 - Quando Tu castigares os meus inimigos, os que Te amam e obedecem e praticam a tua vontade se juntarão a mim.

80 - Por isso, ajuda-me a obedecer sem a menor falha a cada uma das tuas ordens escritas. Assim, nunca terei de me envergonhar de mim mesmo.

81 - Minha alma está triste e sem forças, de tanto esperar a tua salvação. No entanto, continuo a confiar na tua palavra.

82 - Os meus olhos já estão cansados de procurar a realização da tua promessa. Dia e noite pergunto: "Quando virás me ajudar e me animar um pouco?"

83 - Já estou enrugado como um pedaço de couro deixado junto ao fogo; apesar disso, não me esqueço de cumprir as tuas ordens.

84 - Quanto tempo ainda viverei? Quando irás castigar os meus inimigos e fazer justiça?

85 - Os orgulhosos, que se recusam a viver de acordo com a tua Lei, prepararam armadilhas para me destruir.

86 - Eles me perseguem injustamente porque eu obedeço os teus mandamentos, que são verdadeiros. Por favor, ajuda-me!

87 - Quase acabaram com a minha vida, mas não deixei de seguir as tuas instruções.

88 - Renova a minha vida, pelo teu amor fiel. Assim poderei cumprir a tua vontade revelada.

89 - A tua palavra permanece para sempre, ó Senhor, firmada no céu.

90 - A tua fidelidade passa de uma geração para outra, eternamente. Tu formaste a terra e ela existe até hoje!

91 - Todo o universo se mantém porque as Leis que Tu estabeleceste são perfeitas e firmes. Tudo, no universo, funciona de acordo com a tua vontade!

92 - Se eu não tivesse feito da obediência à tua Lei a minha maior alegria, já teria morrido de tanto sofrer.

93 - Nunca esquecerei as tuas instruções, pois através delas Tu me renovas as forças e a vontade de viver.

94 - Senhor, sou teu! salva-me, porque me esforço para seguir de perto as tuas instruções sobre a vida humana.

95 - Os pecadores rebeldes procuram me destruir à traição mas continuo a concentrar meus pensamentos na tua vontade revelada.

96 - Percebi que aqui na terra não existe coisa alguma absolutamente perfeita. Somente as tuas regras para o comportamento do homem são totalmente justas e perfeitas.

97 - Oh, como eu amo a tua Lei! Durante todo o dia penso nela e em como obedecer melhor aos teus mandamentos. 98 - Eles me fazem mais sábio que os meus inimigos, pois me orientam a cada passo.

99 - Entendo a vida melhor que os meus professores porque tomo todas as decisões só depois de pensar bastante sobre a tua vontade revelada.

100 - Sei aplicar meus conhecimentos mais do que os velhos mais experientes porque sempre obedeço às tuas ordens.

101 - Sempre me afasto dos caminhos do pecado porque quero obedecer à tua palavra.

102 - Nunca deixo de lado as tuas decisões sobre a vida, porque Tu és o meu professor.

103 - As tuas palavras são doces, mais doces do que o mel para o meu gosto.

104 - Somente as tuas instruções me dão capacidade de enfrentar as situações da vida com a tua sabedoria. Por isso, odeio o caminho da mentira, os falsos ensinos.

105 - A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!

106 - Prometi ao Senhor, e volto a prometer: "Cumprirei as tuas justas decisões!"

107 - Senhor, estou dominado pelo desespero; renova a minha vida através da tua palavra.

108 - Aceita, ó Senhor, as minhas palavras de gratidão pois elas são sinceras. Ensina-me a praticar as tuas instruções para a vida.

109 - Minha vida está sempre por um fio mas não me esqueço da tua Lei.

110 - Homens que se desligaram completamente de Deus fazem planos para me destruir mas nem isso pode me afastar das tuas instruções.

111 - A tua vontade revelada é para mim uma herança eterna, a maior alegria para o meu coração.

112 - Estou decidido a obedecer às tuas ordens escritas, até a morte.

113 - Odeio pessoas sem firmeza que não querem Te obedecer de todo o coração. Por outro lado amo a tua Lei.

114 - Tu és o lugar seguro onde me escondo, és o escudo que me protege. Confio totalmente na tua palavra.

115 - Longe de mim, homens voltados para o mal! A minha vontade é obedecer aos mandamentos do meu Deus.

116 - Ó Senhor, Tu prometeste ser o apoio, a força da minha vida; não permitas que outros pensem que a minha esperança na tua palavra foi em vão.

117 - Sustenta-me e eu serei salvo! Então, por toda a minha vida obedecerei de coração às tuas ordens.

118 - Tu rejeitas as pessoas que não dão valor aos teus mandamentos. Os planos que elas fazem à traição não passam de ilusões.

119 - Os pecadores rebeldes são para Ti o lixo do mundo. É por isso que eu amo a tua vontade revelada.

120 - Chego a ter medo do teu poder. Tenho medo de ser castigado de acordo com a tua Lei.

121 - Tenho seguido as tuas decisões e praticado a justiça. Não me deixes cair nas mãos de meus inimigos.

122 - Prova Tu mesmo que eu tenho praticado o bem; não permitas que pessoas orgulhosas me maltratem.

123 - Meus olhos já estão cansados de tanto procurar a tua salvação e esperar a justiça prometida por Ti.

124 - Meu Deus, quando lidares comigo, faze-o de acordo com o teu imenso amor e assim, ensina-me a cumprir as tuas ordens escritas.

125 - Sou teu servo; dá-me sabedoria para que eu saiba aplicar a tua verdade à minha vida.

126 - Senhor, já está na hora de entrares em ação! Os homens estão desobedecendo abertamente à tua Lei.

127 - Eu, no entanto, dou mais valor aos teus mandamentos que ao ouro mais puro e valioso.

128 - Por isso em minha opinião, tuas ordens são perfeitas e válidas em qualquer situação. Odeio o caminho da mentira.

129 - A tua vontade revelada ao homem é maravilhosa! Por isso, eu obedeço à tua Lei de todo o coração.

130 - Quanto a tua palavra é revelada ao homem, ilumina o seu caminho. Ela dá sabedoria às pessoas de coração aberto.

131 - Chego a suspirar, tamanha é a minha vontade de entender e praticar os teus mandamentos.

132 - Olha novamente para mim com amor e mostra-me a tua bondade como fazes a todos que Te amam e obedecem.

133 - Orienta cada um de meus passos segundo a tua palavra para que eu não seja dominado por algum pecado.

134 - Salva­me das maldades dos homens e seguirei todas as tuas instruções para a minha vida.

135 - Ilumina-me com a luz do teu rosto e ensina-me a cumprir tuas ordens escritas.

136 - Choro muito, sem cessar, porque os homens não obedecem à tua Lei.

137 - Senhor, Tu és justo e as tuas decisões sobre a vida humana são absolutamente certas.

138 - Tu revelaste mandamentos justos e verdadeiros para o homem seguir.

139 - Meu cuidado e amor pela tua palavra me cortam o coração quando vejo que meus inimigos não têm lugar para a tua palavra em suas vidas.

140 - Eu já pus a tua palavra à prova várias vezes e ela nunca falhou. É por isso que eu gosto tanto dela.

141 - Sou pequeno e desprezado mas não me esqueço das tuas instruções.

142 - A tua justiça é eterna; a tua Lei é a pura verdade.

143 - Fiquei cercado por sofrimento e desespero mas os teus mandamentos foram a minha grande alegria.

144 - A tua vontade revelada é eternamente justa; ajuda-me a tomar posse da sabedoria que há nela e viverei de verdade.

145 - Senhor, eu Te peço ajuda de todo o coração; ouve-me, pois obedeço às tuas ordens escritas.

146 - Senhor, eu Te peço, salva-me! Assim continuarei a obedecer à tua vontade revelada.

147 - Bem antes do sol nascer já estou orando a Ti e esperando com muita fé na tua palavra.

148 - Fico acordado durante a noite, pensando nas tuas palavras.

149 - Ó Senhor, ouve a minha voz por causa do teu doce amor; renova a minha vida através da tua verdade.

150 - Os que fazem da maldade o seu modo de vida estão me perseguindo. Eles não dão a menor importância à tua Lei.

151 - Mas Tu estás bem perto de mim, Senhor; todos os teus mandamentos são verdadeiros.

152 - Há muito tempo eu sei que a tua vontade revelada permanecerá para sempre.

153 - Vê como estou sofrendo e livra-me, pois eu sempre obedeço à tua Lei.

154 - Sê o meu protetor e salva-me; dá-me nova vida. através das tuas promessas.

155 - Para os pecadores rebeldes não há esperança de salvação porque eles não dão importância às tuas ordens escritas.

156 - SENHOR, a tua misericórdia é sempre nova; dá-me nova vida através das tuas palavras.

157 - Tenho muitos inimigos; muita gente quer me prejudicar mas não deixarei de fazer a tua vontade revelada.

158 - Fiquei muito triste vendo quanta gente não confia em Ti nem obedece à tua palavra.

159 - Senhor, vê como eu amo e respeito os teus mandamentos; dá-me nova vida com o teu constante amor.

160 - Desde o princípio do mundo as tuas palavras são verdadeiras e as tuas opiniões exatas sobre a vida valerão para sempre.

161 - As autoridades me perseguem sem motivo; no entanto, eu respeito a tua palavra muito mais que a elas. 162 - As tuas promessas são a minha grande alegria; são melhores que encontrar um tesouro!

163 - Odeio a mentira e a rejeito, mas amo a tua Lei.

164 - Sete vezes por dia eu Te louvo por causa dos teus justos mandamentos.

165 - Quem ama a tua Lei tem paz. Pode viver tranqüilo sem medo de cair.

166 - Senhor, confio na tua salvação e por isso sigo obedecendo às tuas regras de comportamento.

167 - O meu coração tem obedecido à tua vontade revelada. Amo os teus mandamentos de todo o meu coração.

168 - Tenho seguido com cuidado as tuas instruções e ordens porque sei que Tu conheces todos os meus passos.

169 - Ouve a minha oração, Ó Senhor! Dá-me sabedoria através da tua palavra.

170 - Ouve os meus pedidos e salva-me mediante a tua palavra.

171 - Eu Te louvarei porque Tu me ensinas a tua vontade.

172 - Cantarei as maravilhas da tua Lei pois todos os teus mandamentos são justos.

173 - Socorre-me sempre que eu precisar porque escolhi as tuas ordens como padrão da minha vida.

174 - Senhor, eu desejo muito a tua salvação e meu maior prazer é obedecer à tua Lei.

175 - Enquanto eu viver, louvarei o teu nome. Ajuda-me a viver, com as tuas instruções espirituais.

176 - Andei perdido como uma ovelha; vem procurar-me pois não me afastei dos teus mandamentos.

Capítulo 120

Salmos 120



1 - QUANDO ESTOU CERCADO de problemas, peço ajuda ao Senhor e Ele me atende.

2 - Ó Senhor, livra-me dos mentirosos! Livra-me de quem procura me enganar.

3 - Mentirosos traiçoeiros, sabem qual será o seu terrível castigo?

4 - Serão atravessados por flechas agudas e queimados com brasas vivas.

5 - Pobre de mim! Vivo entre estranhos, na terra de Meseque, e entre os moradores de Quedar.

6 - Há muito tempo que tenho vivido entre essa gente que odeia o Senhor.

7 - Gostaria de viver em paz, tranqüilamente. No entanto, basta falar em paz e eles ficam zangados, insistindo em fazer a guerra.

Capítulo 121

Salmos 121



1 - OLHO PARA OS MONTES e penso: Quem virá me socorrer?

2 - O Senhor virá me socorrer, o Senhor que criou o céu e a terra.

3 - Ele não me deixará tropeçar ou cair. Ele vigia de perto cada um dos meus passos, sem cochilar.

4 - É verdade! O Protetor de Israel não cochila nem dorme.

5 - O Senhor é o teu protetor Ele estará sempre ao teu lado para te defender.

7 - O Senhor protegerá a tua vida contra todos os males!

8 - O Senhor tomará conta de todos os teus passos, indo e vindo; Ele te protegerá até o fim da vida.

Capítulo 122

Salmos 122



1 - FIQUEI MUITO ALEGRE quando me convidaram, dizendo: "Va­mos até a casa do SENHOR!"

2 e 3 - Quando paramos junto aos portões de entrada, vimos que Jerusalém é uma cidade bem construída e bem protegida pelos seus muros.

4 - Gente de todas as tribos de Israel, o povo de Deus, vai a Jerusalém para dar graças e adorar ao SENHOR.

5 - Lá em Jerusalém as autoridades de Israel estão reunidas para julgar os casos e resolver os problemas do povo.

6 - Orem pela paz de Jerusalém. Todos os que amam esta cidade hão de crescer e progredir na vida.

7 - Ó Jerusalém, que haja paz dentro dos teus muros e muitas riquezas dentro dos teus palácios.

8 - Em favor dos meus irmãos e amigos, eu peço ao SENHOR: "Haja paz em Jerusalém".

9 - Além disso, por amor à Casa do SENHOR, eu me esforçarei para proteger Jerusalém.

Capítulo 123

Salmos 123



1 - Ó DÉUS, A TI que vives no céu como Rei do universo, eu olho cheio de esperança.

2 - Olhamos para o Senhor, o nosso Deus, esperando a sua graça como o servo olha para seu patrão e a empregada olha para sua patroa, esperando um gesto ou uma ordem.

3 - Ó Senhor, salva-nos com a tua graça e mostra-nos a tua misericórdia pois todos os povos nos desprezam.

4 - Nosso coração já está cansado das zombarias dos povos ricos e do desprezo das nações fortes e orgulhosas.

Capítulo 124

Salmos 124



1 e 2 - SE O SENHOR não estivesse ao nosso lado, se Ele não tivesse permanecido ao nosso lado (e todo o povo de Israel tem de reconhecer esse fato), quando houve luta contra nós,

3 - os inimigos que nos atacaram teriam nos engolido vivos, tão grande era a sua ira contra nós.

4 e 5 - Teríamos nos afogado no rio largo e profundo do ódio de nossos inimigos.

6 - Bendito seja o Senhor! Ele não nos deixou ser vítimas da violência desses povos.

7 - Escapamos vivos como uma ave que foge do alçapão. O alçapão se quebrou e nós ficamos livres!

8 - O nosso socorro é o Senhor, o Criador do céu e da terra!

Capítulo 125

Salmos 125



1 - QUEM CONFIA NO Senhor é firme como o Monte Sião! Nada é capaz de derrubar essas pessoas.

2 - Assim como os montes cercam a cidade de Jerusalém, o Senhor cerca e protege o seu povo, hoje e eternamente.

3 - Pois os pecadores. rebeldes não dominarão sobre os justos para sempre, obrigando os justos que amam a Deus a fazerem coisas erradas.

4 - Ó Senhor abençoa aos bons e aos que andam pelo teu reto caminho.

5 - Mas os que andam pelos maus caminhos do pecado, o Senhor castigará juntamente com todos os que praticam o mal. E assim Israel viverá em paz para sempre!

Capítulo 126

Salmos 126



1 - QUANDO O SENHOR libertou os judeus da escravidão, nossa vida parecia um sonho!

2 - Ríamos e cantávamos sem parar, de tanta alegria! E muitas nações, por toda a terra, reconheciam: "Que grande milagre o Senhor fez para os judeus!"

3 - É verdade! O Senhor fez grandes milagres por nós, e por isso estamos tão felizes!

4 - Ó Senhor, enche novamente a nossa vida de bênçãos, como as chuvas do inverno enchem os riachos secos do sertão, de Judá.

5 - Quem planta as sementes chorando colherá as espigas com gritos de alegria.

6 - Quem sai com a cesta de sementes chorando enquanto anda, voltará carregado de feixes de espigas, gritando de alegria!

Capítulo 127

Salmos 127



1 - SE O SENHOR não construir a casa, os pedreiros trabalham em vão. Se o Senhor não proteger a cidade, o trabalho dos guardas é completamente inútil.

2 - É uma grande tolice trabalhar de sol a sol, acordar de madrugada e dormir a altas horas da noite, comer o pão amassado com o suor do rosto, pois Deus quer que aqueles que O amam tenham um bom descanso.

3 - Os filhos são um presente do Senhor; uma grande recompensa dada por Ele.

4 - Os filhos que o homem tem durante a sua mocidade são como flechas de um soldado valente, afiadas e prontas para a defesa.

5 - Feliz o homem que tem muitos filhos - uma caixa cheia de flechas. Ele terá ajuda quando tiver algum problema com seus inimigos e precisar ir ao tribunal.

Capítulo 128

Salmos 128



1 - HÁ MUITAS BÊNÇÃOS para o homem que ama e obedece ao Senhor andando sempre nos seus caminhos.

2 - Seu trabalho renderá muito e em todas as áreas da vida ele será feliz.

3 - Sua esposa será uma fonte de alegria para ele! Seus filhos serão fortes e cheios de saúde como uma oliveira nova, reunidos à volta da mesa.

4 - Esta é a bênção que o Senhor dá ao homem que O ama e obedece os seus mandamentos.

5 - Que o Senhor abençoe a você, lá do Santo Lugar onde vive! Que você possa ver Israel crescer e progredir,

6 - e tenha uma vida longa, para se alegrar com os seus netos. Deus abençoe Israel!

Capítulo 129

Salmos 129



1 - DESDE A MOCIDADE tenho sofrido horríveis perseguições, diz o povo de Israel.

2 - Desde o começo da minha história venho sendo perseguido mas ninguém foi capaz de me destruir!

3 - As minhas costas têm marcas profundas, feitas pelos chicotes dos inimigos.

4 - No entanto, o Senhor é justo e me livrou das cordas com que as nações pecadoras me prendiam.

5 - Deus há de envergonhar e derrotar todos os povos que odeiam os judeus.

6 - Eles serão como a grama que cresce entre as pedras da calçada, que seca e murcha logo que cresce.

7 - Serão completamente inúteis, seja para quem for.

8 - Quem passar diante dessas pessoas se recusará a lhes dar a bênção e não dirá:, "A bênção do Senhor esteja sobre vocês! Nós os abençoamos em nome do Senhor!"

Capítulo 130

Salmos 130



1 - DO FUNDO DA minha tristeza, Senhor, eu oro a Ti, pedindo a tua ajuda.

2 - Por favor, Senhor, atenda minha oração! Presta atenção aos meus insistentes pedidos de misericórdia!

3 - Quem seria capaz de escapar da tua ira, Senhor se Tu guardasses contra nós cada um dos nossos pecados?

4 - Mas Tu nos ofereces o perdão, para Te amarmos e obedecermos sinceramente.

5 - É por isso que eu espero o Senhor agir; espero que Ele cumpra as promessas que fez.

6 - Eu espero por Ele com ansiedade, mais do que as sentinelas que vigiam a cidade durante toda a noite esperam a chegada da manhã.

7 - Povo de Israel, faça do Senhor a sua esperança pois Ele é rico em amor fiel! A salvação que Ele tem para dar não acaba nunca!

8 - Ele mesmo há de livrar o povo de Israel de sua escravidão ao pecado.

Capítulo 131

Salmos 131



1 - Ó SENHOR, NÃO sou orgulhoso; não olho com desprezo para outras pessoas nem procuro me fazer de entendido em coisas muito difíceis e grandiosas.

2 - Pelo contrário! Meu coração está calmo e tranqüilo, como um nenê depois de ser alimentado pela mãe. Acalmei o meu coração e fiquei em paz.

3 - Povo de Israel, coloque você também a sua esperança no Senhor, hoje e para sempre.

Capítulo 132

Salmos 132



1 - Ó SENHOR, LEMBRA-TE de mim," de todas as humilhações por que passei!

2 - Lembra-Te de como prometi solenemente a Ti, o poderoso Deus de Israel:

3 - Não voltarei para minha casa, não me deitarei na cama,

4 - não dormirei nem fecharei os olhos para cochilar

5 - enquanto não encontrar um lugar apropriado para a Arca do Senhor, e construir uma Casa para o Poderoso Deus de Israel.

6 - Alguém contou que a Arca estava na região de Efrata mas só foi encontrada na vila de Jaar.

7 - Porém agora podemos entrar na Casa de Deus e adorar ao Senhor no lugar onde Ele mostra sua glória.

8 - Ó Senhor, levanta-Te e entra em tua Casa junto com a Arca, o símbolo do teu poder.

9 - Os sacerdotes virão vestidos com a tua justiça. O povo que Te ama e confia em Ti virá cantando hinos de alegria.

10 - Ó Senhor, não me rejeites, pois sou Davi, o teu servo escolhido por Ti para ser rei do teu povo.

11 - Tu me fizeste um juramento fiel: "Seu filho vai ocupar o trono de Israel depois de você!" E Tu não deixarás de cumprir a tua promessa!

12 - Tu também prometeste que meus netos e bisnetos continuariam a ser reis em Israel se cumprissem o trato que recebi de Ti e obedecessem à tua vontade ensinada na Lei.

13 - Além disso, o Senhor escolheu Jerusalém para ser sua casa na terra, e disse:

14 - Este é o lugar que escolhi para morar! Neste lugar ficará a minha casa.

15 - Encherei Jerusalém de muitas bênçãos e darei comida de sobra aos pobres da cidade.

16 - Vestirei os sacerdotes com a minha salvação e o povo que Me ama e obedece cantará de profunda alegria.

17 - Lá o poder da família real de Davi se manifestará pois preparei uma Luz que nascerá nessa família.

18 - Envergonharei os seus inimigos e Ele será o Grande Rei.

Capítulo 133

Salmos 133



1 - QUE MARAVILHA, QUE coisa boa quando os irmãos são amigos e unidos!

2 - Essa união é como o óleo perfumado que Moisés derramou sobre a cabeça de Arão, escorreu pela barba e chegou até à bainha da roupa do grande sacerdote.

3 - Essa união perfeita é como o orvalho que cai sobre o Monte Hermom e as montanhas de Israel. O Senhor derrama suas bênçãos sobre Jerusalém e dá vida eterna ao seu povo.

Capítulo 134

Salmos 134



1 - LOUVEM AO SENHOR todos vocês, os seus servos que trabalham como guardas do templo durante a noite.

2 - Levantem as mãos lá no templo, orando e louvando ao Senhor.

3 - Que o Senhor envie sobre você, desde o seu templo em Jerusalém, a sua bênção, a bênção do Criador do céu e da terra!

Capítulo 135

Salmos 135



1 - ALELUIA! LOUVEM ao Senhor, todos os seus servos! Cantem glória ao seu nome!

2 - Sim, os sacerdotes que servem ao templo e o povo que se reúne no pátio da Casa do Senhor, o nosso Deus.

3 - Cantem glória ao Senhor porque Ele é bom! Que coisa boa é cantar salmos para louvar a Ele!

4 - Devemos fazer isso porque o Senhor escolheu Israel para ser o seu povo especial, o seu tesouro particular.

5 - É verdade! O Senhor é grande e eu sei que Ele é maior e mais poderoso que todos os outros deuses.

6 - O Senhor cumpriu toda a sua vontade nos céus, na terra e em todos os mares, e até no fundo deles.

7 - Ele faz a neblina subir do chão em toda a terra, cria os relâmpagos que acompanham a chuva e faz o vento sair de seus depósitos.

8 - Ele matou o filho mais velho de todas as famílias do Egito; nem os animais dos rebanhos egípcios escaparam.

9 - Ele realizou grandes milagres e maravilhas na terra do Egito, contra Faraó e todos os egípcios.

10 - Ele derrotou muitas nações e destruiu reis poderosos

11 - como Seom, rei dos amorreus; Ogue, rei de Basã, e muitos reis das nações de Canaã.

12 - Depois o Senhor entregou essas terras como presente ao seu povo, Israel.

13 - Senhor, Tu és o Deus eterno! Teu nome será sempre lembrado e respeitado pelo nosso povo em todas as gerações

14 - porque Tu defendes a causa de Israel e mostras teu cuidado e amor pelos teus servos.

15 - OS falsos deuses de outros povos não passam de imagens feitas de ouro e prata, simples bonecos feitos pelo homem.

16 - Têm boca mas não podem falar; têm olhos mas não podem ver.

17 - Apesar de terem ouvidos são incapazes de ouvir porque esses ídolos não têm vida!

18 - Quem faz essas imagens e adora esses ídolos vai acabar se tornando tão inútil e vazio quanto eles.

19 - Povo de Israel, louve ao Senhor! Sacerdotes, da família de Arão, louvem ao Senhor!

20 - Levitas, servos e guardas no templo, louvem ao Senhor! Todos vocês que amam e obedecem ao Senhor, louvem a Ele!

21 - Louve ao Senhor toda a cidade de Jerusalém, a cidade onde o Senhor habita! Glória ao Senhor! Aleluia!

Capítulo 136

Salmos 136



1 - AGRADEÇAM AO SENHOR por Ele ser tão bom conosco, porque o seu amor fiel dura para sempre.

2 - Dêem graças ao Deus dos deuses, porque o seu amor fiel dura para sempre.

3 - Dêem graças ao Senhor dos senhores, porque o seu amor fiel dura para sempre.

4 - Louvem o único que faz grandes maravilhas, porque o seu amor fiel dura para sempre.

5 - Louvem a quem criou os céus com grande sabedoria, porque o seu amor fiel dura para sempre.

6 - Louvem a quem colocou os continentes sobre os oceanos, porque o seu amor fiel dura para sempre.

7 - Louvem a quem fez as grandes estrelas, porque o seu amor fiel dura para sempre.

8 - Louvem a quem criou o sol para iluminar o dia, porque o seu amor fiel dura para sempre.

9 - Louvem a quem criou a lua e as estrelas para iluminar a noite, porque o seu amor fiel dura para sempre.

10 - Louvem a quem destruiu todos os filhos mais velhos do Egito, porque o seu amor fiel por Israel dura para sempre.

11 - Louvem a quem livrou os israelitas da escravidão no Egito, porque o seu amor fiel dura para sempre.

12 - Louvem a quem estendeu o seu braço poderoso para salvar Israel com mão forte, porque o seu amor fiel dura para sempre.

13 - Louvem a quem abriu o Mar Vermelho ao meio, porque o seu amor fiel dura para sempre.

14 - Louvem a quem abriu um caminho para o povo de Israel, porque o seu amor fiel dura para sempre,

15 - a quem afogou nas águas do Mar Vermelho o rei do Egito e seus exércitos, porque o seu amor fiel por Israel dura para sempre.

16 - Louvem a quem guiou o seu povo através do deserto, porque o seu amor fiel dura para sempre.

17 e 18 - Louvem a quem destruiu grandes reis e exércitos, porque seu amor fiel por Israel dura para sempre.

19 e 20 Louvem a quem matou Seom, rei dos amorreus, e Ogue, rei de Basã, porque o seu amor fiel por Israel dura para sempre.

21 - Louvem a quem entregou as terras desses povos como presente aos israelitas, porque o seu amor fiel dura para sempre.

22 - Sim, um presente que Deus deu ao seu servo, o povo de Israel, porque o seu amor fiel dura para sempre.

23 - Louvem a quem cuidou de nós quando estávamos fracos e doentes, porque o seu amor fiel dura para sempre.

24 - Louvem a quem nos arrancou do meio de nossos inimigos, porque o seu amor fiel dura para sempre.

25 - Ele dá o alimento a todos os seres vivos, porque o seu amor fiel dura para sempre.

26 - Sim, dêem louvores ao Deus dos céus, porque o seu amor fiel dura para sempre.

Capítulo 137

Salmos 137



1 - SENTADOS JUNTO AOS rios de Babilônia chorávamos, lembrando de Jerusalém.

2 - Pendurávamos os nossos instrumentos musicais, as harpas e as liras, nos galhos dos salgueiros.

3 - E para aumentar nossa dor, os babilônios pediam para cantarmos as canções alegres que faziam parte do culto em Jerusalém.

4 - Mas como! Como cantar os hinos dedicados ao Senhor nessa terra estranha, onde os homens nos maltratam e castigam?

5 - Se me esquecer de Jerusalém quero que minha mão direita fique seca e incapaz de tocar a harpa.

6 - Se não preferir Jerusalém a tudo que mais me alegra, quero que minha língua fique presa e nunca mais eu possa cantar.

7 - Ó Senhor, não deixes passar sem castigo a maldade dos edomitas que atacaram Jerusalém depois que a cidade foi destruída pelos exércitos de Babilônia, dizendo: "Vamos arrasar tudo o que sobrou!"

8 - E você, Babilônia, será completamente destruída! Bendito seja o homem que vingar as horríveis maldades que você cometeu contra Israel.

9 - Bendito seja o homem que atacar as pequenas cidades em volta de Babilônia e destruir todas elas!

Capítulo 138

Salmos 138



1 - EU TE AGRADECEREI, Senhor, de todo o meu coração! Louvarei o teu nome com cânticos diante dos reis e autoridades da terra.

2 - Eu me curvarei, com o rosto em direção ao teu santo templo, e Te louvarei por causa do teu imenso amor e da tua fidelidade. Sim, as tuas promessas são garantidas pela honra do teu nome.

3 - Quando orei pedindo a tua ajuda, Tu me respondeste e deste novas forças ao meu coração.

4 - Ó Senhor, todos os reis da terra Te darão graças quando entenderem a tua palavra

5 - e louvarão, cantando os teus planos perfeitos porque a glória do Senhor é grande!

6 - E no entanto apesar de ser grande e poderoso o Senhor é amigo íntimo dos humildes. Mas os orgulhosos Ele só conhece de longe.

7 - Se estou cercado de problemas, Tu me dás novas forças para vencer e lutar com o teu poder contra os meus inimigos.

8 - O Senhor cumprirá perfeitamente todos os seus planos a meu respeito! Ó Senhor! Teu amor cuidadoso e fiel dura para sempre; por isso eu Te peço, não me abandones porque Tu me criaste!

Capítulo 139

Salmos 139



1 - SENHOR, TU EXAMINASTE a fundo a minha alma e conheces todas as coisas a meu respeito.

2 - Tu sabes o que acontece comigo quando estou descansando ou quando estou caminhando. Tu conheces de longe cada um dos meus pensamentos.

3 - Tu examinas cuidadosamente todos os meus passos e observas com atenção o meu sono; sim, Tu conheces muito bem tudo o que eu faço.

4 - Tu sabes tudo o que eu vou dizer antes da palavra ser formada em minha boca.

5 - Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão.

6 - Saber isso é algo tão maravilhoso que eu nem consigo compreender!

7 - É impossível fugir do teu Espírito! Em lugar algum conseguirei me esconder de Ti, meu Deus!

8 - Se eu subir bem alto em direção ao céu Tu estás lá; se eu quiser descansar no reino dos mortos, lá também Te encontrarei.

9 - Se eu voar para as partes mais distantes do oceano com os primeiros raios da manhã,

10 - até ali a tua mão dirigirá os meus passos e o teu poder me dará forças para ficar de pé.

11 - Se eu tentar me esconder de Ti na escuridão, Tu transformas a noite em dia claro.

12 - Para Ti, a escuridão nada esconde, a noite mais escura é dia claro; a escuridão e a luz são a mesma coisa.

13 - Tu criaste todas as partes internas do meu corpo; Tu uniste todas essas partes para formar o meu corpo, enquanto eu ainda estava no ventre de minha mãe.

14 - Eu Teu agradeço por me teres criado de maneira tão perfeita e maravilhosa! O teu trabalho é um verdadeiro milagre e na minha alma sei disso muito bem.

15 - Tu conhecias perfeitamente cada parte do meu corpo enquanto eu ainda estava sendo formado no ventre de minha mãe, como a semente que cresce debaixo da terra.

16 - Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro!

17 e 18 - Senhor, como são importantes para mim os teus pensamentos sobre a vida! São tantos que não consigo contar; são como os grãos de areia nas praias. A cada novo dia, quando acordo, sinto que fico mais perto de Ti.

19 - Eu desejo Senhor que Tu destruas os pecadores rebeldes! Para longe de mim, homens malvados e violentos! Vão embora!

20 - Eles ofendem a Deus abertamente, cheios de ódio e maldade nos corações.

21 - Ó Senhor, eu odeio os que Te odeiam! Teus inimigos são meus inimigos também.

22 - Realmente odeio essa gente que Te despreza; para mim, são inimigos mortais.

23 - Por isso, ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo!

24 - Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eterna.

Capítulo 140

Salmos 140



1 e 2 - Ó SENHOR, LIVRA-ME dos homens maus, do homem violento, pois vivem planejando maldades e cada dia se reúnem para brigas e problemas.

3 - As palavras deles são mais perigosas que o veneno das cobras! Têm língua de serpente!

4 - Protege-me Senhor dos pecadores que vivem longe de Ti! Salva-me dos homens violentos porque eles se esforçam para me tirar do teu caminho.

5 - Cheios de orgulho, preparam armadilhas para me apanhar, laços para prenderem meus pés e redes para lançarem sobre mim. Sim, tentam todos os meios de me destruir a traição por onde vou!

6 - Eu no entanto digo ao Senhor: Tu és o meu Deus, ouve a minha oração pedindo misericórdia!

7 - Tu és o meu Poderoso Salvador; tu guardaste a minha vida durante as lutas passadas.

8 - Não permitas que os pecadores realizem seus planos malvados de me destruir!

9 - Ó Deus, faze voltar contra eles mesmos à maldade que espalham com suas palavras.

10 - Tomara que caiam brasas sobre eles, que sejam atirados dentro do fogo ou em poços bem fundos de onde não possam sair.

11 - Os mentirosos jamais conseguirão uma posição firme nesta terra. O homem violento será castigado com a violência, golpe sobre golpe.

12 - Mas o Senhor cuidará pessoalmente do aflito e do pobre, ajudando a vencer todos os problemas.

13 - Por isso, os justos que Te obedecem, darão graças a Ti e viverão para sempre na tua presença.

Capítulo 141

Salmos 141



1 - SENHOR, ESTOU pedindo a tua ajuda; vem socorrer-me depressa! Ouve a minha oração, os meus pedidos!

2 - Que a minha oração com mãos levantadas seja como o incenso perfumado queimado pelos sacerdotes no templo e como a oferta feita na hora do pôr-do-sol.

3 - Ó Senhor, ajuda-me a tomar cuidado com o que falo; ajuda-me a não falar o que não Te agrada.

4 - Não permitas que o meu coração seja atraído para o pecado, tendo desejo de fazer maldades e andar com homens violentos e maus. Não me deixes tomar parte em suas deliciosas refeições.

5 - Se alguém que Te obedece me ferir e castigar, isso será um favor, um remédio para a minha alma; por isso, não fugirei do castigo. E também continuarei a orar para Deus castigar os pecadores rebeldes.

6 e 7 - Quando seus líderes forem condenados e seus ossos estiverem espalhados no chão, finalmente vão me ouvir e saber que estou tentando ajudá-los.

8 - Senhor, olho para Ti e dependo de Ti para viver; não me abandones.

9 - Salva-me desses alçapões e armadilhas que os malvados prepararam para me apanhar.

10 - Faze com que eles mesmos caiam nas armadilhas que fizeram e ajuda-me a escapar, sem sofrer qualquer dano.

Capítulo 142

Salmos 142



1 - EM VOZ ALTA, faço minhas orações ao Senhor e apresento meus pedidos a Ele.

2 - Abro o meu coração e conto a Ele tudo que me deixa triste e preocupado.

3 - Meus inimigos puseram armadilhas no meu caminho e isso me deixou desanimado e triste; no entanto sei que Tu conheces todos os meus caminhos.

4 - Olha à minha direita e vê, estão me atacando! Não tenho amigos, não tenho lugar onde me esconder, ninguém se interessa por fim.

5 - Por isso Senhor eu oro e digo: Senhor, Tu és o meu lugar seguro! Tu és a minha única riqueza neste mundo.

6 - Responde aos meus gritos de ajuda porque estou muito fraco. Salva-me dos inimigos que me perseguem, pois eles são muito mais fortes do que eu.

7 - Liberta a minha alma desta prisão de medo e pavor; assim, eu Te darei graças e os homens que Te obedecem se alegrarão comigo pela grande bênção que me deste.

Capítulo 143

Salmos 143



1 - Ó SENHOR, OUVE a minha oração! Escuta os meus pedidos por misericórdia e responde, pois Tu és justo e fiel.

2 - Não me ponhas à prova conforme o teu padrão; Tu és perfeito e ninguém é justo aos teus olhos.

3 - Meus inimigos me perseguiram e prenderam; prenderam-me numa prisão escura e estreita como uma sepultura.

4 - Por isso, meu coração já está sem forças e completamente desorientado.

5 - Eu me lembro dos bons tempos passados. Fico pensando nas grandes coisas que fizeste e medito nos teus milagres.

6 - Por isso, oro a Ti levantando as mãos; minha alma sente sede de Ti, como a terra seca deseja as chuvas.

7 - Ó Senhor, responde-me depressa porque meu espírito já desfalece! Não Te escondas de mim, senão nada me restará a não ser a morte.

8 - Mostra-me o teu amor fiel já pela manhã, porque confio em Ti. Mostra-me o caminho por onde devo andar porque a minha oração é sincera.

9 - Senhor, livra­me dos meus inimigos pois Tu és o meu lugar protegido e seguro.

10 - Ensina-me a fazer a tua vontade, pois Tu és o meu Deus. Que o teu bom Espírito me guie por caminhos retos e seguros!

11 - Senhor, se Tu salvares a minha vida o teu nome será honrado e respeitado. Demonstra a tua justiça perfeita livrando minha alma de toda esta angústia.

12 - Por causa do teu amor fiel e cuidadoso por mim, destrói os meus inimigos e todos que me oprimem a alma, pois sou teu servo.

Capítulo 144

Salmos 144



1 - LOUVADO SEJA O Senhor! Ele é a minha rocha firme; Ele me dá força e me prepara para a guerra.

2 - Ele sempre tem um profundo amor por mim. Ele é a minha fonte de força, o meu lugar seguro, o meu libertador. Confio totalmente Nele, pois Ele é o meu escudo. Ele me ajuda a governar e dirigir o meu povo.

3 - Ó Senhor, que é o homem para dares a ele tanto valor e atenção? Por que Te interessas tanto pela humanidade?

4 - O homem não passa de uma brisa e a sua vida é apenas uma sombra que logo some!

5 - Desce, Senhor, do teu trono no céu! Pisa os montes, e eles soltarão fogo e fumaça.

6 - Lança os teus relâmpagos e põe os meus inimigos para correr; lança as tuas flechas, os raios, e espalha os que me atacam.

7 - Estende a tua mão, desde do céu e salva-me! Tira-me das águas profundas, do poder dos meus inimigos.

8 - Eles vivem dizendo mentiras e torcendo a verdade em tudo que fazem.

9 - Eu cantarei um novo cântico para Te louvar, ó Senhor! Usarei instrumentos de dez cordas e cantarei louvores a Ti.

10 - Tu dás vitórias aos reis! Sim, Tu proteges teu servo Davi da espada da morte.

11 - Livra­me e salva-me dos meus inimigos poderosos que vivem espalhando mentiras e torcendo a verdade em tudo quanto fazem.

12 a 15 - Esta é a bênção do Senhor ao povo que faz dEle o seu Deus: Jovens fortes e altos como plantas; Moças belas e delicadas como colunas de um palácio. Depósitos cheios de alimentos de todo o tipo; Rebanhos sadios e pastos cheios de gado e ovelhas, bastante leite para alimentar o povo. Gente feliz, pois não há guerra nem mortos a lamentar, nem crimes violentos nas cidades. Sim, feliz é o povo cujo Deus é o Senhor!

Capítulo 145

Salmos 145



1 - CANTAREI A TUA grandeza, ó meu Deus e Rei! Eu Te louvarei durante toda a minha vida.

2 - Cantarei louvores e glórias a Ti diariamente, até o fim da minha vida.

3 - O Senhor é grande e poderoso e por isso merece todo o nosso louvor. Ninguém é capaz de imaginar como é grande o poder de Deus!

4 - Os pais contarão a seus filhos as coisas maravilhosas, os grandes milagres que Tu fizeste.

5 - Pensarei constantemente sobre o teu glorioso poder, meditarei sobre a tua grandeza e os teus milagres maravilhosos.

6 - Teus tremendos sinais de poder estarão em todas as bocas, e eu anunciarei ao mundo a tua grandeza.

7 - Por muito e muitos anos todos se lembrarão da tua grande bondade e os homens cantarão, louvando a tua justiça.

8 - O Senhor é cheio de graça e misericórdia; sua paciência é grande e Ele está sempre pronto a perdoar.

9 - O Senhor faz o bem a todos; sua misericórdia está presente em todas as coisas que Ele faz.

10 - Todos os seres vivos Te darão graças, ó Senhor. Os homens que Te amam e obedecem louvarão o teu nome.

11 - Todos comentarão a glória do teu reino e reconhecerão abertamente o teu poder.

12 - Assim, toda a humanidade conhecerá os teus grandes milagres, a majestade e a glória do teu reino.

13 - O teu reino durará para sempre, e Tu dominarás o universo eternamente. O Senhor é fiel e cumpre as suas promessas; Ele faz tudo com absoluta perfeição.

14 - O Senhor apóia os que estão caindo e levanta os que caíram ao chão.

15 - Os olhos de todos se voltam em tua direção, esperando o sustento que Tu dás, sempre na hora certa.

16 - Dia e noite, sem parar, abres a tua mão e derramas a tua bondade sobre todos os seres vivos, dando alimento e água.

17 - O Senhor é justo em todos os seus planos e mostra o seu amor fiel em tudo que faz.

18 - Ele se aproxima de todos os que pedem a sua ajuda, que clamam por Ele com um coração sincero.

19 - Ele atende os pedidos de quem O ama e obedece às suas leis; ouve as orações e salva a quem pede ajuda.

20 - O Senhor protege a todos que amam a Deus, mas castiga os que vivem longe dEle.

21 - Por tudo isso eu cantarei glórias ao Senhor, e toda a humanidade há de louvar o Santo Deus por toda a eternidade!

Capítulo 146

Salmos 146



1 e 2 - GLÓRIA AO SENHOR! Minha alma dará glória ao Senhor! Sim, darei glória ao Senhor durante toda a minha vida. Cantarei salmos ao meu Deus, enquanto estiver vivo.

3 - Não confiem nos homens ricos e poderosos porque não existe um único homem capaz de salvar.

4 - Quando o espírito sai de seus corpos eles voltam ao pó e todos os seus planos vão por água abaixo.

5 - Feliz mesmo é o homem que faz do Deus de Israel o seu apoio e depende completamente do Senhor seu Deus,

6 - o criador dos céus, da terra, do mar e de todos os seres vivos, o Deus que é Fiel e Verdadeiro para sempre.

7 - Ele faz justiça aos pobres e fracos, alimenta os famintos e liberta os presos.

8 - O Senhor devolve a vista aos cegos e levanta os caídos e desanimados. O Senhor ama os homens que se esforçam para fazer o bem.

9 - Ele protege os estrangeiros e ajuda os órfãos e as viúvas, mas enche de perigos e dificuldades o caminho dos pecadores rebeldes.

10 - O Senhor é o Rei eterno! O teu Deus, ó Jerusalém, reinará para sempre! Aleluia! Glória ao Senhor!

Capítulo 147

Salmos 147



1 - ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! E maravilhoso louvar ao nosso Deus cantando; isso é bom para nós e merecido para Ele.

2 - O Senhor constrói novamente Jerusalém e reúne os israelitas espalhados por todo o mundo.

3 - Ele devolve a alegria aos tristes de coração e cura todas as suas feridas e aflições.

4 - Ele sabe de cor o número das estrelas e conhece cada uma delas pelo seu nome.

5 - O nosso Senhor é grande e muito poderoso; ninguém é capaz de medir a sua sabedoria.

6 - O Senhor apóia e ajuda os humildes, mas derruba os pecadores orgulhosos e rebeldes.

7 - Cantem hinos de gratidão ao Senhor; cantem louvores ao som das harpas para o nosso Deus.

8 - Ele cobre o céu de nuvens, preparando a chuva que rega a terra e fazendo a erva nascer sobre os montes.

9 - Ele alimenta os animais do campo e os filhotes do corvo quando gritam pedindo comida.

10 - O prazer do Senhor não é a energia do cavalo, nem a força e a coragem do soldado valente.

11 - Ele tem grande prazer e alegria nas pessoas que O amam, respeitam e dependem do seu amor fiel para viver.

12 - Povo de Jerusalém, louve ao Senhor! Cante glória ao seu Deus!

13 e 14 - Ele deu perfeita segurança e abençoou os seus moradores; deu paz perfeita entre você e seus vizinhos e alimentou os moradores de Jerusalém com o trigo mais puro.

15 - Ele manda suas ordens à terra e a sua palavra se espalha rapidamente.

16 - Faz a neve cobrir a terra como um casaco de lã bem branca; faz a geada cair sobre a terra como um manto cinza.

17 - Derrama pequenas pedras de gelo, e ninguém é capaz de escapar ao frio.

18 - Mas, com uma simples ordem, o Senhor traz de volta o calor, os ventos quentes da primavera, derrete o gelo e os riachos transbordam.

19 - Ele revelou a sua vontade e as suas Leis ao povo de Israel; deixou ordens escritas para os israelitas.

20 - Deus não deu esse privilégio a nenhuma outra nação; elas vivem sem conhecer os mandamentos do Senhor. Aleluia! Glória ao Senhor!

Capítulo 148

Salmos 148



1 - ALELÚIA! GLÓRIA AO Senhor! Cantem glória ao Senhor nos mais altos céus!

2 - Cantem glória ao Senhor todos os seus anjos, os grandes exércitos celestes.

3 - Cantem glória ao Senhor, sol, lua e todas as estrelas brilhantes.

4 - Cantem glória ao Senhor, céus imensos, nuvens carregadas de chuva.

5 - Cantem glória ao nome do Senhor, pois Ele mandou, e todos vocês foram criados.

6 - Ele criou todas essas coisas e elas permanecerão para sempre; as leis que o Senhor determinou para o universo nunca serão mudadas.

7 - Cantem glória ao Senhor deste planeta! Cantem glória ao Senhor, mares profundos e todos os peixes e animais do mar.

8 - Cantem glória ao Senhor, o fogo e a geada, a neve e a neblina, os ventos de tempestade, forças da natureza que obedecem a Ele.

9 - Cantem glória ao Senhor os montes e todos os morros, as árvores que dão fruto e os grandes cedros,

10 - as feras e o gado, animais que se arrastam e que voam,

11 - reis da terra e homens comuns de todas as nações, líderes e autoridades de todos os povos,

12 - rapazes e moças, velhos e crianças.

13 - Cantem glória ao Senhor porque somente Ele é digno de ser louvado. Ele é o Rei poderoso, maior que a terra e o céu.

14 - Ele transforma seu povo, Israel, numa nação forte e respeitada. Ele dá honra ao povo que escolheu para Si com amor. Aleluia! Glória ao Senhor!

Capítulo 149

Salmos 149



1 - GLÓRIA AO SENHOR! Cantem um cântico novo para louvar ao Senhor todos vocês que amam e obedecem a Deus.

2 - Povo de Israel, cante de alegria por causa do seu Criador! Povo de Jerusalém, cante de alegria por causa do seu rei.

3 - Louvem ao Senhor com a dança, louvem ao Senhor ao som das harpas e dos tamborins.

4 e 5 - Cantem de alegria os escolhidos do Senhor, cantem de alegria ao deitar e ao levantar, porque o Senhor tem grande prazer no seu povo e dará uma salvação completa aos humildes.

6 e 7 - Que haja em todas as bocas hinos de louvor a Deus e em todas as mãos espadas de dois gumes para dar aos povos rebeldes o castigo de seus pecados.

8 - Os reis e líderes dessas nações serão presos com pesadas correntes,

9 - e receberão o castigo já determinado por Deus. Assim o Senhor dará honra ao seu povo escolhido. Glória ao Senhor!

Capítulo 150

Salmos 150



1 - GLÓRIA AO SENHOR! Cantem glória a Deus no seu templo! Cantem glória a Deus nos céus que Ele criou com o seu poder.

2 - Cantem glória ao Senhor pelos seus grandes milagres; dêem a Ele o louvor que a sua grandeza exige.

3 - Cantem glória ao Senhor com trombe­tas, com harpas e liras!

4 - Cantem glória ao Senhor com tamborins e danças, com instrumentos de corda e flautas!

5 - Cantem glória ao Senhor com cimbalos de som bem forte e puro!

6 - Todos os seres vivos cantem glória ao Senhor! Cante glória você também ao Se­nhor! Aleluia!