create a website

TITO

“Tito liderava as igrejas na ilha de Creta, cujos habitantes tinham a fama de falsos, briguentos, imorais etc. Era preciso ajudar as igrejas a evitar esses comportamentos. Paulo orienta Tito nessa tarefa e lhe incumbe de ordenar e preparar líderes para continuar seu trabalho pastoral com o mesmo zelo.”



1 e 2 - DE: PAULO, escravo de Deus e mensageiro de Jesus Cristo. Fui enviado para trazer a fé àqueles que Deus escolheu e ensinar-lhes a conhecer a verdade de Deus - a espécie de verdade que transforma vidas - a fim de que tenham a vida eterna, que Deus lhes prometeu antes do princípio do mundo - e Ele não pode mentir.

3 - E agora, em seu próprio e devido tempo, Ele revelou esta Boa Nova e Permite que eu a conte a todo mundo. Por ordem de Deus, nosso Salvador, eu fui encarregado de fazer esta obra para Ele.

4 - Para: Tito, que é verdadeiramente meu filho nas coisas do Senhor. Que Deus Pai e Cristo Jesus nosso Salvador dêem suas bênçãos e sua paz a você.

5 - Deixei-o aí, na ilha de Creta, a fim de que você pudesse fazer tudo quanto fosse necessário para ajudar cada uma das igrejas daí a fortalecer-se e pedi-lhe que nomeasse, em cada cidade, pastores que seguissem as instruções que eu lhe dei.

6 - Os homens que você escolher devem ser bem conceituados por causa da sua vida decente; devem ter só uma mulher e seus filhos devem amar ao Senhor e não ter fama de desordeiros ou desobedientes a seus pais.

7 - Estes pastores devem ser homens de vida irrepreensível, porque são ministros de Deus. Não devem ser orgulhosos, nem impacientes; não devem ter o vício da bebida, nem ser valentões nem ser gananciosos por dinheiro.

8 - Devem gostar de ter hóspedes em casa e amar tudo o que é bom. Devem ser homens sensatos e justos. Devem ter a mente pura e ser dotados de bom senso.

9 - Sua crença na verdade que lhes foi ensinada deve ser forte e firme, a fim de que possam ensiná-la aos outros e mostrar aos que discordam deles onde é que estão errados.

10 - Pois há muitos que se recusam a obedecer. Isto é verdade especialmente entre aqueles que dizem que todos os cristãos devem obedecer às leis judaicas. Isto, porém, é uma conversa absurda, que torna as pessoas cegas à verdade.

11 - E é preciso fazê-lo cessar. Famílias inteiras já foram desviadas da graça de Deus. Esses mestres estão apenas atrás do dinheiro de vocês.

12 - Um homem deles mesmos, um profeta nascido em Creta, disse a respeito deles: "Estes homens de Creta são todos uns mentirosos; são como animais preguiçosos e só vivem para encher a barriga".

13 - E isto é uma verdade. Portanto, fale aos cristãos daí tão severamente quanto necessário para fazê-los fortes na fé,

14 - e fazê-los deixar de darem ouvidos às lendas judaicas e às exigências de homens que se tornaram surdos à verdade.

15 - Uma pessoa pura de coração vê virtude e pureza em tudo; mas uma pessoa cujo próprio coração é maligno e descrente, acha maldade em tudo, pois sua mente impura e seu coração rebelde pintam assim tudo o que ela vê e ouve.

16 - Tais pessoas alegam que conhecem a Deus, mas só de ver o modo como procedem, já se sabe que não. São corruptas e desobedientes, imprestáveis para fazer qualquer coisa boa.

Capítulo 2

Tito 2



1 - MAS QUANTO a você, defenda a vida decente que acompanha o verdadeiro Cristianismo.

2 - Ensine os homens mais velhos a serem sérios e calmos; eles devem ser sensatos, devem conhecer e crer na verdade e fazer todas as coisas com amor e perseverança.

3 - Ensine as mulheres mais idosas a serem calmas e atenciosas em tudo quanto fizerem. Não devem andar de um lado para outro falando mal dos outros e não devem beber demais, e sim ser mestras do bem.

4 - Estas mulheres mais idosas devem instruir as mulheres mais jovens a viverem sossegadamente, a amarem o marido e os filhos,

5 - e a serem sensatas e ter a mente pura, gastando o tempo em seus próprios lares, sendo bondosas e obedientes ao marido, de maneira tal que a fé cristã não possa ser criticada por aqueles que as conhecem.

6 - Do mesmo modo exorte os rapazes a que se conduzam com todo o cuidado, levando a vida a sério.

7 - E nisto você mesmo deve ser para eles um exemplo nas boas obras de toda espécie. Que tudo o que você fizer revele o seu amor pela verdade e o fato de que é absolutamente sincero nisso.

8 - Sua linguagem deve ser tão sensata e equilibrada que alguém que quiser questionar, sinta vergonha de si mesmo, porque não haverá nada a censurar em tudo o que você diz!

9 - Exorte os escravos a que obedeçam aos seus senhores e façam o melhor possível para deixá-los satisfeitos. Não devem ser respondões,

10 - nem roubar, mas devem mostrar-se dignos de inteira confiança. Desta maneira levarão as pessoas a desejarem crer no nosso Salvador e Deus.

11 - Porque o dom gratuito da salvação eterna agora está sendo oferecido a todos;

12 - e juntamente com este dom, vem a compreensão de que Deus quer que nos voltemos da vida ímpia e dos prazeres pecaminosos para uma vida correta no temor de Deus, dia a dia,

13 - aguardando ansiosamente aquele tempo quando se verá a sua glória - a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo,

14 - que morreu debaixo da condenação de Deus sobre os nossos pecados, para que pudesse nos livrar de cair constantemente no pecado e fazer de nós o seu próprio povo, de coração purificado e com profundo entusiasmo para fazer coisas boas pelos outros.

15 - Você deve ensinar estas coisas e estimular o seu povo a fazê-las, corrigindo o quando for necessário, como quem tem todo o direito de fazer isso. Não permita que ninguém pense que o que você diz não tem importância.

Capítulo 3

Tito 3



1 - LEMBRE AO SEU povo o dever de obedecer ao governo e às suas autoridades, que estejam sempre submissos e prontos para qualquer trabalho honesto.

2 - Não devem falar mal de ninguém, nem contender, mas sim ser bondosos e verdadeiramente atenciosos para com todos.

3 - Antigamente nós mesmos também éramos insensatos e desobedientes; éramos enganados pelos outros e nos tornamos escravos de muitos prazeres malignos e desejos ruins. Nossas vidas estavam cheias de rancor e inveja. Odiávamos aos outros e os outros nos odiavam.

4 - Entretanto, quando chegou o tempo da bondade e do amor de Deus nosso Salvador se manifestar,

5 - então Ele nos salvou - não porque fôssemos suficientemente bons para sermos salvos, mas por causa da sua bondade e compaixão quando lavou os nossos pecados e nos deu a nova alegria de sermos a morada do Espírito Santo.

6 - Que Ele derramou sobre nós com maravilhosa abundância - e tudo por causa daquilo que Jesus Cristo nosso Salvador fez,

7 - a fim de que ele nos pudesse declarar justos aos olhos de Deus - tudo por causa da sua grande bondade; e agora podemos participar da riqueza da vida eterna que ele nos dá, e estamos ansiosamente aguardando recebê-la.

8 - Estas coisas que eu lhe disse são todas verdadeiras; insista nelas, a fim de que os cristãos não deixem de praticar boas obras durante o tempo todo, pois isso não só é justo como produz resultados.

9 - Não se envolva em discussões sobre questões insolúveis e idéias teológicas controvertidas; afaste-se de disputas e contendas a respeito da obediência às leis judaicas, pois esse tipo de assunto não tem nenhum valor; só prejudica.

10 - Se alguém está provocando divisões entre vocês, devem ser-lhe feitas uma primeira e uma segunda advertências. Depois disso, cortem as relações com ele,

11 - pois tal pessoa tem um senso de valores errado. Está pecando e sabe disso.

12 - Estou planejando enviar-lhe Ártemas ou, então, Tíquico. Logo que algum deles chegar aí, por favor procure vir encontrar-se comigo em Nicópolis o mais depressa possível, pois decidi ficar lá durante o inverno.

13 - Faça tudo o que puder para ajudar Zenas, o advogado, e Apolo na viagem deles; veja que lhes dêem tudo quanto eles precisam.

14 - O nosso povo deve aprender a ajudar todos os que precisam da sua assistência, para que assim as suas vidas sejam frutíferas.

15 - Todo mundo aqui manda lembranças. Peço-lhe que apresente a minha saudação a todos os amigos cristãos daí. Que as bênçãos de Deus estejam com todos vocês. Com toda a estima, Paulo.